Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 672 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3136 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 29, 2013 2:44 pm

Carlos Lima escreveu:Acho que esbarramos na questão do "ovo e a galinha".

O que muita gente critica não é a FAB em si. Não custa repetir mais uma vez... ninguém é maluco de dizer que todas as pessoas da FAB que dão sangue, suór e lágrimas para manter esses F-5 velhos voando não merecem algo melhor ou "são culpados" por isso ou aquilo.

As críticas que nós lemos por aí são por conta da meia-dúzia de 10 ou 12 que preferem "fazer política" ao invés de se preocupar em fazer a FAB voar que é a sua missão.

Se o Governo faz isso, é uma droga, e lamentável e tem que ser criticado mesmo. Não é correto nos deixar com uma Força de combate obsoleta da maneira que vem sendo a muitos anos. O problema piora quando gente de dentro quer também fazer política. Isso certamente esbarra em um Sr problema e daí temos o que temos.

Quando vemos um Comandante de uma Força ir e dizer... olha... o candidato X é o meu preferido, e indo a embaixada de um dos concorrentes dar dicas de como melhorar as suas propostas isso é um absurdo pois mostra que não existe "concorrência".

Existe de fato uma vontade nos últimos anos de um grupo que tem feito de tudo para que se torne realidade (com direito a vazamentos, reuniões em embaixadas e afins) e que se dane os principios éticos que um Comandante desses deveria ter.

Ora, isso começa a colocar em questão todo o processo a começar pela short-list em si. Essa coisa de "ter preferência" é um direito reservado ao Presidente e é essa pessoa quem vai bater o martelo no fim das contas.

Mas qual Presidente vai querer escolher avião de caça nesse clima? Politicamente isso é uma loucura e não vai acontecer. Afinal caça não chama voto.

Então nenhuma decisão passa ser a melhor coisa, já que na prática, só afeta um esquadrão da FAB pelo menos por enquanto até que alguma decisão possa ser tomada. Quando acontecerá isso? Só a Presidente sabe qual será o momento bom "para ela" tomar essa decisão.

E é claro no meio disso tudo estamos aí com um escândalo de espionagem que a cada dia só piora cada vez mais, e mesmo diante disso o Comandante da Aeronáutica vem dizendo que prefere o caça Americano. Quer dizer... o camarada viu o que está acontecendo e ainda faz juras de amor para os Americanos.

Mas ao que parece ele não é unanimidade dentro da própria Força e quem sabe por conta disso uma solução para esse impasse seja encontrada. ;)

Tomara.

Mas se nada acontrecer, temos mais 11 F-5 para receber e infelizmente quem tem que voar esses aviões obsoletos ainda vai ter que pastar por um bom tempo.

Espero que isso não aconteça. :(

[]s
CB_Lima
CB Lima,

Queira me perdoar, no seu texto você escreve de tudo, mas no final qual a conclusão? Você ainda quer insistir nessa versão conspiratória que existe um grupinho dentro da FAB fazendo política? Essa tese é fraca.

O que tenho visto nos últimos anos é uma turminha querendo denegrir a imagem da FAB por não haver um desfecho para o FX-2. Além do mais, ainda insistem em fazer comparações com a MB. Da mesma forma que a FAB não caças, a MB não possui fragatas. Afinal, cadê o Prosuper? Está na mesma mesa com o relatório do FX-2. Quando a MB disse que rejeitara os russos no Prosub porque eles não estavam dispostos a transferir tecnologias, ninguém aqui no FDB se levantou para protestar. Agora, bastou a FAB eliminar o SU-35 que a mesma se tornou um capacho dos EUA. Estranho esse comportamento seletivo, não acha?! Ainda mais se considerarmos que a FAB é a maior operadora de equipamentos russos no Brasil.

O texto anterior só reforça a opinião que já vinha sendo debatida no FDB nos últimos anos. O presidente Sarkozy negociou diretamente com o presidente Lula, mas até o presente momento não sabemos se de fato ele conseguiu convencer a Dassault a colocar tudo isso no papel. Acrescente-se a isso, o episódio envolvendo Brasil-Turquia-Irã e a postura da França na negociação envolvendo o acordo nuclear. Guardadas as devidas proporções, o que aconteceu naquela época entre Brasil e França, aconteceu agora entre Brasil e EUA, ou seja, não existia clima para negociações. O resto é só história de pescador...


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3137 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Out 29, 2013 2:47 pm

Então que se compre o Gripen, mas que haja LOGO uma decisão DEFINITIVA!
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3138 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 29, 2013 3:34 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acho que esbarramos na questão do "ovo e a galinha".

O que muita gente critica não é a FAB em si. Não custa repetir mais uma vez... ninguém é maluco de dizer que todas as pessoas da FAB que dão sangue, suór e lágrimas para manter esses F-5 velhos voando não merecem algo melhor ou "são culpados" por isso ou aquilo.

As críticas que nós lemos por aí são por conta da meia-dúzia de 10 ou 12 que preferem "fazer política" ao invés de se preocupar em fazer a FAB voar que é a sua missão.

Se o Governo faz isso, é uma droga, e lamentável e tem que ser criticado mesmo. Não é correto nos deixar com uma Força de combate obsoleta da maneira que vem sendo a muitos anos. O problema piora quando gente de dentro quer também fazer política. Isso certamente esbarra em um Sr problema e daí temos o que temos.

Quando vemos um Comandante de uma Força ir e dizer... olha... o candidato X é o meu preferido, e indo a embaixada de um dos concorrentes dar dicas de como melhorar as suas propostas isso é um absurdo pois mostra que não existe "concorrência".

Existe de fato uma vontade nos últimos anos de um grupo que tem feito de tudo para que se torne realidade (com direito a vazamentos, reuniões em embaixadas e afins) e que se dane os principios éticos que um Comandante desses deveria ter.

Ora, isso começa a colocar em questão todo o processo a começar pela short-list em si. Essa coisa de "ter preferência" é um direito reservado ao Presidente e é essa pessoa quem vai bater o martelo no fim das contas.

Mas qual Presidente vai querer escolher avião de caça nesse clima? Politicamente isso é uma loucura e não vai acontecer. Afinal caça não chama voto.

Então nenhuma decisão passa ser a melhor coisa, já que na prática, só afeta um esquadrão da FAB pelo menos por enquanto até que alguma decisão possa ser tomada. Quando acontecerá isso? Só a Presidente sabe qual será o momento bom "para ela" tomar essa decisão.

E é claro no meio disso tudo estamos aí com um escândalo de espionagem que a cada dia só piora cada vez mais, e mesmo diante disso o Comandante da Aeronáutica vem dizendo que prefere o caça Americano. Quer dizer... o camarada viu o que está acontecendo e ainda faz juras de amor para os Americanos.

Mas ao que parece ele não é unanimidade dentro da própria Força e quem sabe por conta disso uma solução para esse impasse seja encontrada. ;)

Tomara.

Mas se nada acontrecer, temos mais 11 F-5 para receber e infelizmente quem tem que voar esses aviões obsoletos ainda vai ter que pastar por um bom tempo.

Espero que isso não aconteça. :(

[]s
CB_Lima
CB Lima,

Queira me perdoar, no seu texto você escreve de tudo, mas no final qual a conclusão? Você ainda quer insistir nessa versão conspiratória que existe um grupinho dentro da FAB fazendo política? Essa tese é fraca.

O que tenho visto nos últimos anos é uma turminha querendo denegrir a imagem da FAB por não haver um desfecho para o FX-2. Além do mais, ainda insistem em fazer comparações com a MB. Da mesma forma que a FAB não caças, a MB não possui fragatas. Afinal, cadê o Prosuper? Está na mesma mesa com o relatório do FX-2. Quando a MB disse que rejeitara os russos no Prosub porque eles não estavam dispostos a transferir tecnologias, ninguém aqui no FDB se levantou para protestar. Agora, bastou a FAB eliminar o SU-35 que a mesma se tornou um capacho dos EUA. Estranho esse comportamento seletivo, não acha?! Ainda mais se considerarmos que a FAB é a maior operadora de equipamentos russos no Brasil.

O texto anterior só reforça a opinião que já vinha sendo debatida no FDB nos últimos anos. O presidente Sarkozy negociou diretamente com o presidente Lula, mas até o presente momento não sabemos se de fato ele conseguiu convencer a Dassault a colocar tudo isso no papel. Acrescente-se a isso, o episódio envolvendo Brasil-Turquia-Irã e a postura da França na negociação envolvendo o acordo nuclear. Guardadas as devidas proporções, o que aconteceu naquela época entre Brasil e França, aconteceu agora entre Brasil e EUA, ou seja, não existia clima para negociações. O resto é só história de pescador...

Abraços,

Wesley
Ol'a Wesley,

O meu problema 'e que eu nao acho correto esses vazamentos, eu nao acho correto essas idas a Embaixada Americana para fornecer informacoes sobre o que eles precisavam melhorar na proposta deles, assim como eu nao acho correto todo esse caso de espionagem, e nao acho correto o Saito apesar disso dizer que prefere o SHornet, assim como nao acho correto determinadas pessoas bem ligadas ao processo deixarem claras visoes muio estranhas sobre existir somente 'uma opcao' .

Vou falar mais uma vez, nao tenho problema ou sou contra a FAB. Nunca disse isso! Mas repetindo novamente, por tudo que se le por ai, existe uma turma dentro da FAB que eu acho que nao ajuda em nada a conclusao do processo.

E sim, quando os russos foram rejeitados pela MB rolou uma discussao pelo assunto, assim como no topico dos porta-avioes sobre a questao so substituto do Sampa e mesmo no caso dos Subs anos atras. O que aconteceu foi que como em seguida o assunto dos subs foi imediatamente resolvido nao existia motive para continuar a discussao.

Mas eu sou da opiniao de que espionar a Dilma 'e consideravelmente mais grave do que a questao Ira/Turquia/Brasil que sim foi feia, nao vou dizer que nao foi, mas esses casos de espionagem na minha opiniao sao bem piores.

Mas honestamente, se amanha a Dilma decidir por qualquer um dos 3, quero crer que ela levou todos esses pontos em consideracao e nao serei eu quem irei reclamar. Hoje enquanto a decisao nao foi tomada tenho a minha opiniao sobre o que nao concordo com relacao a maneira como esse processo de 20 anos de idade foi conduzido. S'o isso :)

Valeu pela resposta :)

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3139 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 29, 2013 4:10 pm

Thor escreveu:
Carlos Lima escreveu: ...
Quando vemos um Comandante de uma Força ir e dizer... olha... o candidato X é o meu preferido, e indo a embaixada de um dos concorrentes dar dicas de como melhorar as suas propostas isso é um absurdo pois mostra que não existe "concorrência".

Existe de fato uma vontade nos últimos anos de um grupo que tem feito de tudo para que se torne realidade (com direito a vazamentos, reuniões em embaixadas e afins) e que se dane os principios éticos que um Comandante desses deveria ter.
...
[]s
CB_Lima
Lima, a parte relativa a ida na embaixada não vejo da mesma maneira que está vendo. Penso eu, que como responsável por assinar o contrato e garantir o melhor produto com tudo o que tem direito, negociações dessa natureza são perfeitamente normais. Imagina você tendo que negociar um negócio com três empresas distintas e que uma simples ação de negociação possa gerar benefícios enormes para sua empresa. É comum o negociador utilizar de técnicas diversas para conseguir a melhor proposta. Fazemos isso quase que diariamente, sem perceber, ou propositalmente. Ou você acha que algo semelhante não foi feito com as demais propostas, com cartadas em que houve até a promessa de abaixar valores do avião e garantias de hora de voo, aperfeiçoamento de datalink, etc. Isso se chama negociação, e na condução do processo apenas o Comandante e a COPAC poderiam fazer isso diretamente com os futuros contratados.
Eu mesmo já fiz isso, fui numa agencia de veículos, conversei com o vendedor, puxei o saco de seu produto para conseguir a melhor proposta...e no final, comprei do concorrente, mesmo tendo conseguido o farol de neblina e os vidros elétricos traseiros na proposta, no prazo que eu tinha pedido.
Quanto a primeira parte, não podemos saber se é verídica ou não. Da mesma forma que tivemos nessa semana inúmeras "reportagens" de alto nível falando que os russos entraram no F-X, que a FAB vai comprar aviões Su-35 de 5a geração, que o SH está fora do F-X devido a espionagem (que todos sabemos que os EUA, França e outros países praticam), etc. E se o Cmt falou em sala fechada (não aberto a imprensa) informalmente ou formalmente, não sabemos se poderia ter dito como piloto ou como Comandante da Aeronáutica, segundo o relatório de análise das propostas.
Abraços
Ol'a Thor,

Valeu mesmo pela resposta :)

Voce leu o que o Saito disse naqueles Cables do Wikileaks? Ele nao disse, tira esse datalink e coloca aquele outro, tira o Sidewinder M e coloca o X e diz que integramos o A-Darter facinho facinho. O que ele disse por la foi que a preferencia dele era para o SHornet, que ele estava ajudando para garantir que a proposta Americana era a melhor, etc. Existem paginas e paginas divulgadas sobre as diversas visitas feitas.

Voce vai me desculpar, mas isso nao 'e reuniao de quem vai melhorar a proposta para o bem do Brasil.

Eu nao gosto da analogia do carro porque essa 'e uma decisao bem mais complexa e tem um reflexo de 30/40 anos e varias geracoes e o carro nao, mas em todo o caso :mrgreen: eu entendo o que vc quer dizer, mas eu nunca vou a um vendedor me derretendo pelo carro dele e ao mesmo tempo fazer de tudo para comprar esse mesmo carro e achar que por conta disso o vendedor vai fazer a melhor proposta possivel.

Nenhum vendedor vai se esforcar se eu ajudar o cara a vender o produto. ;)

No mais, esses projetos seguem diversos milestones aonde tais propostas sao discutidas e melhoradas e a mesma chance de melhorar 'e em teoria dada a todos os concorrentes. A historia dos cafezinhos informais nas embaixadas retira a transparencia do processo, pois voce esta falando com embaixadores e outras pessoas que reportam a outros tipos de interesses diferentes do Fabricante, e eu acho que a esse nivel a coisa deixa de ser tecnica e passa a ser politica, e 'e correto esse povo ir a Embaixadas fazer politica? Ou isso pertence a outra parte das negociacoes?

Na minha opiniao isso 'e tudo um tanto estranho.

No mais, o que 'aparentemente' foi dito pelo Saito, ja nao seria a primeira, segunda, Terceira, ou quarta vez que isso acontece. Se nao for verdade porque sera que a FAB nao divulga nota dizendo que nao 'e assim que a coisa funciona e lembra a midia sobre a 'neutralidade' do seu Cmdte com relacao ao processo?

Sim, todo mundo tem preferencias pessoais, e sem duvida o Saito tem as dele e tenho respeito por isso, mas o que complica 'e que pela sua proximidade e influencia nesse processo, eu sou da opiniao que at'e em respeito aos outros candidatos ele deveria manter a opiniao dele para si at'e que tudo esteja terminado.

Aqui em riba pelo menos (e nas empresas que trabalhei no Brasil relacionadas a determinadas atividades) assinamos compromissos de confidencialidade (NDAs) que em determinados casos nao podemos falar nada sobre o assunto por 3 ou 5 anos apos o projeto ter terminado, ou mesmo discutir com clientes fora das reunioes relacionadas a tais discussoes para justamente retirar suspeitas de favorecimento de um ou outro.

Mas enfim, essa 'e a minha opiniao e se no fim qualquer um dos 3 for escolhido, nao serei eu quem irei reclamar embora realmente ache que merecemos algo melhor do que o Gripen NG, mas fazer o que se no fim a Presidente pensar diferente? :lol: Ela 'e quem manda! :D

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 672 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3140 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 29, 2013 5:52 pm

Carlos Lima escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: CB Lima,

Queira me perdoar, no seu texto você escreve de tudo, mas no final qual a conclusão? Você ainda quer insistir nessa versão conspiratória que existe um grupinho dentro da FAB fazendo política? Essa tese é fraca.

O que tenho visto nos últimos anos é uma turminha querendo denegrir a imagem da FAB por não haver um desfecho para o FX-2. Além do mais, ainda insistem em fazer comparações com a MB. Da mesma forma que a FAB não caças, a MB não possui fragatas. Afinal, cadê o Prosuper? Está na mesma mesa com o relatório do FX-2. Quando a MB disse que rejeitara os russos no Prosub porque eles não estavam dispostos a transferir tecnologias, ninguém aqui no FDB se levantou para protestar. Agora, bastou a FAB eliminar o SU-35 que a mesma se tornou um capacho dos EUA. Estranho esse comportamento seletivo, não acha?! Ainda mais se considerarmos que a FAB é a maior operadora de equipamentos russos no Brasil.

O texto anterior só reforça a opinião que já vinha sendo debatida no FDB nos últimos anos. O presidente Sarkozy negociou diretamente com o presidente Lula, mas até o presente momento não sabemos se de fato ele conseguiu convencer a Dassault a colocar tudo isso no papel. Acrescente-se a isso, o episódio envolvendo Brasil-Turquia-Irã e a postura da França na negociação envolvendo o acordo nuclear. Guardadas as devidas proporções, o que aconteceu naquela época entre Brasil e França, aconteceu agora entre Brasil e EUA, ou seja, não existia clima para negociações. O resto é só história de pescador...

Abraços,

Wesley
Ol'a Wesley,

O meu problema 'e que eu nao acho correto esses vazamentos, eu nao acho correto essas idas a Embaixada Americana para fornecer informacoes sobre o que eles precisavam melhorar na proposta deles, assim como eu nao acho correto todo esse caso de espionagem, e nao acho correto o Saito apesar disso dizer que prefere o SHornet, assim como nao acho correto determinadas pessoas bem ligadas ao processo deixarem claras visoes muio estranhas sobre existir somente 'uma opcao' .

Vou falar mais uma vez, nao tenho problema ou sou contra a FAB. Nunca disse isso! Mas repetindo novamente, por tudo que se le por ai, existe uma turma dentro da FAB que eu acho que nao ajuda em nada a conclusao do processo.

E sim, quando os russos foram rejeitados pela MB rolou uma discussao pelo assunto, assim como no topico dos porta-avioes sobre a questao so substituto do Sampa e mesmo no caso dos Subs anos atras. O que aconteceu foi que como em seguida o assunto dos subs foi imediatamente resolvido nao existia motive para continuar a discussao.

Mas eu sou da opiniao de que espionar a Dilma 'e consideravelmente mais grave do que a questao Ira/Turquia/Brasil que sim foi feia, nao vou dizer que nao foi, mas esses casos de espionagem na minha opiniao sao bem piores.

Mas honestamente, se amanha a Dilma decidir por qualquer um dos 3, quero crer que ela levou todos esses pontos em consideracao e nao serei eu quem irei reclamar. Hoje enquanto a decisao nao foi tomada tenho a minha opiniao sobre o que nao concordo com relacao a maneira como esse processo de 20 anos de idade foi conduzido. S'o isso :)

Valeu pela resposta :)

[]s
CB_Lima
CB Lima,

Também não concordo com vazamentos de informações que visam apenas favorecer um candidato ou tumultuar o processo. Mas convenhamos, os vazamentos existiram para todos os lados e não da forma como é colocada aqui no fórum, como se fosse apenas para favorecer o Gripen NG. Não faz muito tempo, alguns membros do DB afirmaram em diversas oportunidades que tiveram acesso à famosa proposta russa e diziam que a mesma contemplava transferência de tecnologia, "informação" esta que era colocada para contrabalançar afirmação do ministro Jobim de que os russos estavam interessados apenas em vender seus equipamentos. Mas dentre todos esses vazamentos, os única culpada foi a tal de Eliane Cantanhêde, que divulgou uma informação que era contra a preferências de muitos do fórum. Se este relatório esteve em posse do ministro Jobim, do presidente Lula, da ministra da casa civil (na época, a Dilma) e que estes possuem assessores, dentre outros envolvidos de forma direta ou indireta, como afirmar que foi a FAB quem vazou o relatório? Para mim, fazer essa afirmação seria leviano.

Além da teoria conspiratória que existe um grupinho dentro da FAB que advoga por X ou Y, existe outra que é mais interessante. Segundo alguns membros aqui do DB, a FAB antecipou a definição da short-list antes que um acordo de salvaguardas fosse assinado com os russos, um acordo que estava sendo costurado pelo Mangabeira Unger. Sem este acordo, os russos não poderiam fazer uma oferta de ToTs no FX-2. Bem, a pretensão brasileira com relação a ToTs já era conhecida desde o FX-1. Talvez naquela época não fosse tão ampla como agora no FX-2. Então, sabendo que era necessário um acordo de salvaguardas, por que os russos se aventuraram no FX-2? Para mim, isso reforça ainda mais as afirmações do ministro Jobim e da MB, ou seja, os russos queriam apenas vender seus equipamentos, sem nenhuma proposta de ToTs.

O mais revoltante é que a criação dessas lendas que circulam pela internet, como se fossem pragas, tem nome e endereço. Lembro muito bem quem soltou essas "informações" aqui no DB e no fórum da Alide, pessoa esta que era tratada como se fosse um "Deus" entre os fontados. O problema é que estas versões não se sustentam, pela falta de fundamentação, mas volta ou outra alguém as coloca nas discussões do fórum. Eu mesmo cansei de colocar aqui uma notícia de uma revista da MB, onde o oficial afirmava com todas as letras o motivo da desclassificação dos russos do processo do Prosub. Mas tenho que confessar, isto cansa.


Abraços,

Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3141 Mensagem por Penguin » Ter Out 29, 2013 6:42 pm

Thor escreveu:
Carlos Lima escreveu: ...
Quando vemos um Comandante de uma Força ir e dizer... olha... o candidato X é o meu preferido, e indo a embaixada de um dos concorrentes dar dicas de como melhorar as suas propostas isso é um absurdo pois mostra que não existe "concorrência".

Existe de fato uma vontade nos últimos anos de um grupo que tem feito de tudo para que se torne realidade (com direito a vazamentos, reuniões em embaixadas e afins) e que se dane os principios éticos que um Comandante desses deveria ter.
...
[]s
CB_Lima
Lima, a parte relativa a ida na embaixada não vejo da mesma maneira que está vendo. Penso eu, que como responsável por assinar o contrato e garantir o melhor produto com tudo o que tem direito, negociações dessa natureza são perfeitamente normais. Imagina você tendo que negociar um negócio com três empresas distintas e que uma simples ação de negociação possa gerar benefícios enormes para sua empresa. É comum o negociador utilizar de técnicas diversas para conseguir a melhor proposta. Fazemos isso quase que diariamente, sem perceber, ou propositalmente. Ou você acha que algo semelhante não foi feito com as demais propostas, com cartadas em que houve até a promessa de abaixar valores do avião e garantias de hora de voo, aperfeiçoamento de datalink, etc. Isso se chama negociação, e na condução do processo apenas o Comandante e a COPAC poderiam fazer isso diretamente com os futuros contratados.
Eu mesmo já fiz isso, fui numa agencia de veículos, conversei com o vendedor, puxei o saco de seu produto para conseguir a melhor proposta...e no final, comprei do concorrente, mesmo tendo conseguido o farol de neblina e os vidros elétricos traseiros na proposta, no prazo que eu tinha pedido.
Quanto a primeira parte, não podemos saber se é verídica ou não. Da mesma forma que tivemos nessa semana inúmeras "reportagens" de alto nível falando que os russos entraram no F-X, que a FAB vai comprar aviões Su-35 de 5a geração, que o SH está fora do F-X devido a espionagem (que todos sabemos que os EUA, França e outros países praticam), etc. E se o Cmt falou em sala fechada (não aberto a imprensa) informalmente ou formalmente, não sabemos se poderia ter dito como piloto ou como Comandante da Aeronáutica, segundo o relatório de análise das propostas.
Abraços
Prezado Thor,

Muito interessante o trecho ressaltado acima (azul). Diante dessas informações, não dá para compreender a incredulidade de alguns diante de explicação tão clara sobre a dinâmica das negociações entre a FAB/COPAC e os 3 proponentes do FX2 (empresas e governos).

Somando isso ao relato de Luis Nassiff, que trabalha da TV Brasil, do Governo, tem-se um quadro bem factível do que ocorreu de fato com o FX2 entre setembro/2009 e 2010.

[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3142 Mensagem por kirk » Ter Out 29, 2013 8:24 pm

J.Ricardo escreveu:Thor em uma negócio de bilhões como este, transparência é fundamental, se não, corre-se o risco da corrupção tornar todo o processo viciado, não que não vá ocorrer, por certo o FX proporcionara a aposentadoria para muita gente, mas o comandante da força aérea ter um relacionamento tão próximo de um determinado fornecedor é algo temerário...
Boa Noite Ricardo !

O problema é que somente existem cables da embaixada americana ... tenho convicção que ficaríamos surpresos se tivéssemos informações análogas dos franceses e suécos ...

Principalmente Franceses !

abs
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3143 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 29, 2013 8:50 pm

FIGHTERCOM escreveu: CB Lima,

Também não concordo com vazamentos de informações que visam apenas favorecer um candidato ou tumultuar o processo. Mas convenhamos, os vazamentos existiram para todos os lados e não da forma como é colocada aqui no fórum, como se fosse apenas para favorecer o Gripen NG. Não faz muito tempo, alguns membros do DB afirmaram em diversas oportunidades que tiveram acesso à famosa proposta russa e diziam que a mesma contemplava transferência de tecnologia, "informação" esta que era colocada para contrabalançar afirmação do ministro Jobim de que os russos estavam interessados apenas em vender seus equipamentos. Mas dentre todos esses vazamentos, os única culpada foi a tal de Eliane Cantanhêde, que divulgou uma informação que era contra a preferências de muitos do fórum. Se este relatório esteve em posse do ministro Jobim, do presidente Lula, da ministra da casa civil (na época, a Dilma) e que estes possuem assessores, dentre outros envolvidos de forma direta ou indireta, como afirmar que foi a FAB quem vazou o relatório? Para mim, fazer essa afirmação seria leviano.

Além da teoria conspiratória que existe um grupinho dentro da FAB que advoga por X ou Y, existe outra que é mais interessante. Segundo alguns membros aqui do DB, a FAB antecipou a definição da short-list antes que um acordo de salvaguardas fosse assinado com os russos, um acordo que estava sendo costurado pelo Mangabeira Unger. Sem este acordo, os russos não poderiam fazer uma oferta de ToTs no FX-2. Bem, a pretensão brasileira com relação a ToTs já era conhecida desde o FX-1. Talvez naquela época não fosse tão ampla como agora no FX-2. Então, sabendo que era necessário um acordo de salvaguardas, por que os russos se aventuraram no FX-2? Para mim, isso reforça ainda mais as afirmações do ministro Jobim e da MB, ou seja, os russos queriam apenas vender seus equipamentos, sem nenhuma proposta de ToTs.

O mais revoltante é que a criação dessas lendas que circulam pela internet, como se fossem pragas, tem nome e endereço. Lembro muito bem quem soltou essas "informações" aqui no DB e no fórum da Alide, pessoa esta que era tratada como se fosse um "Deus" entre os fontados. O problema é que estas versões não se sustentam, pela falta de fundamentação, mas volta ou outra alguém as coloca nas discussões do fórum. Eu mesmo cansei de colocar aqui uma notícia de uma revista da MB, onde o oficial afirmava com todas as letras o motivo da desclassificação dos russos do processo do Prosub. Mas tenho que confessar, isto cansa.

Abraços,

Wesley
Pois é Wesley,

Novamento voltamos a questão do "ovo e da galinha",

Em um processo tão longo quanto esse fica fácil nós todos misturarmos as coisas.

Voltando um pouco atrás, você mesmo falou sobre o acordo de salvaguardas com os russos. Pois bem, essa era uma condição que convenhamos é necessária para que exista transferência de Tec. entre dois países. Se o Brasil esperou o Congresso Americano via H. Clinton votar o pacote do SHornet antes de liberar o short-list, por que não fazer o mesmo com os russos já que tal acordo estava a pouco tempo de ser assinado?

Concordo com você... se eles não eram para estar lá, e se tanto o MD quanto a FAB não queriam isso... não deveriam nem ter convidados os caras e também não perdido o tempo do MU para costurar tal acordo.

E com relação ao "vazamento"... Qual vazamento aconteceu primeiro? Eu lembro muito bem que dias antes dele aparecer no Jornal, foi anunciado aqui para quem queria ler que "nunca" a FAB iria operar uma aeronave que não fosse Americana ou pseudo Americana como o Gripen NG. Veja bem... "Nunca" e que além disso o "Comando" já tinha se fechado nessa "decisão" e que faria de tudo para que a coisa fosse assim.

Bom... dias depois aparece o vazamento parte 1.0. E aí? Será que isso veio do MD mesmo? Isso na minha opinião e tantas outras coisas que vieram depois bagunçou o processo por completo.

Depois de tantos boatos e Fuentes e afins hoje nos deparamos com esse caso de espionagem. E a coisa é bem séria, real e não veio de Fuentes amalucadas ou boatos de Internet. Está aí claro para quem quiser ler.

E aí? Como colocar isso no contexto de um contrato bilionário que vai durar entre 30 e 40 anos? Tem gente que acha que isso não tem nada a ver. Tem gente que acha que o processo deveria ser todo cancelado. Tem gente que acha que os Americanos deveria ser carta fora do baralho. Tem gente que acha que por essa receber uma proposta russa não faz mal a ninguém.

Eu não me oponho a ouvir o que os russos tem a dizer, e acho que depois dessa deveríamos dar um 'reset' nesse processo já que hoje temos os tais acordos assinados com os russos e o Typhoon já não é mais o bicho-papão de caro que já foi antes.

Ou seja, o mundo mudou muito desde 2008/9 e acho que temos todo o direito de mudar com ele. Não acho que tomar uma decisão hoje com pressa só porque estamos ultra atrasados é a melhor escolha.

Mas como eu já disse antes... é a Dilma quem manda!! :D

Meus 2 cents. ;)

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3144 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 29, 2013 8:52 pm

F 86 para defender os céus de Brasilia.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Sds


Lord Nauta
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3145 Mensagem por Wingate » Ter Out 29, 2013 10:47 pm

Lord Nauta escreveu:F 86 para defender os céus de Brasilia.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Sds


Lord Nauta
Falem baixo...vai que a Argentina aí do lado compra os moderníssimos MiG-15 :shock:

Wingate
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3146 Mensagem por kirk » Ter Out 29, 2013 11:02 pm

Rússia considera o Brasil um parceiro estratégico

Guilherme Wiltgen
29/10/2013
F-X2

Imagem
Sistema Pantsir S-1 será usado para reforçar esquema de segurança durante eventos esportivos no Brasil

A delegação militar russa, chefiada pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu que visitou o Brasil e o Peru com o tema principal de negociações sobre o fornecimento de armas no valor total de cerca de US$ 1,7 bilhões, demonstrou que a Rússia está a fortalecer a sua posição no mercado de armas na América Latina.

No Brasil, as autoridades russas e brasileiras combinaram assinar os contratos discutidos anteriormente para o fornecimento de sistemas de defesa antiaérea Panzir-S1 e individuais Igla 9K38, no valor de mais de um bilhão de dólares. Além da compra dessas armas, com assinatura prevista para meados de 2014, o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou um outro passo importante no estreitamento da cooperação militar com a Rússia, a possibilidade de o Brasil participar no desenvolvimento do mais avançado jato militar do mundo neste momento, o Sukhoi T-50. Outro assunto que passou a fazer parte das conversas entre o Brasil e a Rússia na área militar é a aquisição de caças Su-35, incluindo a possível transferência de tecnologia para a sua produção, visando substituir os atuais Mirage 2000.

Imagem
Su-35BM

A atividade por parte russa fica baseada no movimento do Brasil para suspender a execução do contrato assinado para a compra dos caças americanos F- 18, no valor de cerca de US$ 4 bilhões. A medida foi provocada pelo escândalo sobre a espionagem pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) a presidente brasileira Dilma Rousseff, ao governo e as empresas públicas. No entanto, de acordo com a imprensa brasileira, o problema é que é impossível voltar a incluir a Rússia no programa F-X2, devido a Sukhoi Design Bureau ter saido da primeira etapa dele. Então, se encerrar o F-X2 e iniciar um novo programa, o F-X3, isto poderia causar danos à reputação brasileira e possivelmente provocar um conflito diplomático, opina um jornal brasileiro.

O programa F-X2 inclui agora, formalmente, três aeronaves rivais: Rafale da empresa francesa Dassault, o F-18 Super Hornet da americana Boeing e o Gripen NG da sueca Saab. Em 2008, o Ministério da Defesa do Brasil recusou três participantes: F-16 Fighting Falcon da Lockheed-Martin, o Eurofighter Typhoon do consórcio Eurofighter e o Su-35 da Sukhoi russa.

A Rússia, inspirada com o Brasil por não ter assinado o contrato com os americanos, pretende agora vender seu caça Su-35, oferecendo o desenvolvimento conjunto da aeronave da quinta geração T-50. Este caça é caracterizado pelo alto índice de informatização a bordo e pelo chamado voo furtivo, ou seja, capaz de escapar aos radares possuindo a tecnologia “stealth”. De acordo com os planos do governo russo, os aviões vão começar a chegar para Força Aérea Russa em 2016.

A Rússia já tem a experiência de desenvolvimento conjunto do T-50 com a Índia. De acordo com os representantes da empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), que está realizando a construção do caça, as partes concluíram o projeto preliminar do avião, provisoriamente chamado de FGFA. As negociações estão em andamento sobre os seus detalhes. Sem ser a Rússia, que tem neste momento cinco protótipos desse caça em teste, apenas os EUA possuem um aparelho similar, o F-22 Raptor.

Imagem
PAK FA T-50 WIKI Sukhoi_T-50

” As nossas propostas são de caráter sistêmico e complexo”, disse Igor Korotchenko, o editor chefe da revista russa Defesa Nacional. “Os sistemas de armas de defesa aérea que estão sendo oferecidos ao Brasil são armas muito eficazes, de acordo com suas características de desempenho, e podemos supor que, com alta probabilidade de que o Brasil assine o contrato. Quanto às propostas para a produção conjunta do Su-35 e para o desenvolvimento do T-50, ninguém, exceto a Rússia, fará uma proposta similiar aos brasileiros. Nenhum país ocidental nunca vai oferecer tal pacote de opções com a transferência de tecnologia. Significa dizer que a Federação Russa considera o Brasil um parceiro estratégico”, concluiu Korochenko.

Neste contexto, os brasileiros poderiam nomear um novo concurso para a compra de aviões de caça.

Digno de nota, de que a Força Aérea do Brasil já tem os helicópteros russos de ataque Mi-35, outro grupo dos quais foi entregue para o país pela Rússia em agosto, sob o contrato com Rosoboronexport. Além disso, durante a visita da presidente Dilma Rousseff no ano passado, a Russian Helicopters, assinou o primeiro contrato para fornecer sete helicópteros Ka-62 para a empresa brasileira Atlas Táxi Aéreo. Este helicóptero de transporte ganhou o concurso da petrolífera nacional brasileira Petrobras.

Imagem
Ka-62

A delegação russa, que, além de ministro da Defesa, Shoigu, incluiu Alexander Fomin, o chefe do Serviço Federal para Cooperação Militar e Técnica, e Anatoly Isaikin, o chefe da Rosoboronexport, a empresa russa exportadora de armas, também visitou o Peru que pretende comprar aa Rússia, 110 tanques T-90S e carros de combate BTR-80A, no valor de cerca de US$ 700 milhões, de acordo com o jornal Kommersant.

“Esta é uma visita importante, os nossos Exército e Força Aérea, inicialmente, surgiram com a colaboração e apoio logístico da ex-União Soviética, que é hoje a Rússia”, disse o ex-ministro da Defesa e deputado peruano, Daniel Mora. Ressaltou a importância do rearmamento do Peru e da cooperação com a Rússia no domínio das tecnologias avançadas, incluindo as espaciais.

FONTE: Pravda
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=31454
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3147 Mensagem por kirk » Ter Out 29, 2013 11:03 pm

É a segunda matéria que leio sobre o "cancelamento" de um possível contrato assinado a respeito do F-18, será ??

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3148 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 29, 2013 11:32 pm

Só a Dilma é quem tem essa resposta. ;)

[029]

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3149 Mensagem por kirk » Qua Out 30, 2013 12:03 am

Carlos Lima escreveu:Só a Dilma é quem tem essa resposta. ;)

[029]

[]s
CB_Lima
De fato ! :wink:
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3150 Mensagem por FABIO » Qua Out 30, 2013 12:09 am

Olha se o contrato foi assinado é difícil cancelar porque a multa recisoria deve ser milionário ou bilionária.Que venham os hornets e acabe de vez essa novela :D
Trancado