Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Boss
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3121 Mensagem por Boss » Dom Out 27, 2013 3:55 pm

Não é baseado só nisso, é baseado em unir todos os pontos por aí.

Mas é uma coisa que não adianta discutir.

Quem acredita nisso, vai continuar acreditando. E quem não acredita, vai continuar não acreditando.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3122 Mensagem por Penguin » Dom Out 27, 2013 4:29 pm

Boss escreveu:Não é baseado só nisso, é baseado em unir todos os pontos por aí.

Mas é uma coisa que não adianta discutir.

Quem acredita nisso, vai continuar acreditando. E quem não acredita, vai continuar não acreditando.
A depender dos pontos ligados, a direção da história muda totalmente.
No mais, estou de acordo que cada um liga os pontos como quer.

[]s
Editado pela última vez por Penguin em Seg Out 28, 2013 10:26 am, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3123 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Out 28, 2013 9:49 am

Frota sucateada gera pressão
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -pressao-/


Abraços,

Wesley
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3124 Mensagem por Olinda » Seg Out 28, 2013 5:42 pm

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:Eu achei que aquelas coisas de preferências do Saito não seria tão verídico, mas cada dia que passa vejo que é realmente verídico.

Se o Lula e o NJ estariam fechando com os Franceses e o Saito interrompeu algo á favor do SH, sinceramente falando, ele é tão culpado quanto Lula, FHC e Dilma pelo atraso do processo.

Estariam iniciando negociações. Segundo todas as notícias, entre setembro de 2009 e janeiro de 2010 apontaram para um não atendimento das expectativas brasileiras. Logo em seguida vieram as questões das negociações fracassadas do Mercosul-UE e depois a bola nas contas na questão do Irã. Realmente não dá para entender como anunciar uma preferência antes do fim de uma concorrência pode fazer bem à mesma.

Semanas atrás, quando foi falado do Su-35S, ele veio a público e falou que tinha MEDO. Isso mesmo, medo do melhor caça de 4,5ª geração.

Como havia dito bem antes: posso ser o ideólogo mais ferrenho, amar e idolatrar o EUA, mas se eu tenho Mirage 2000 C/D dando baixa e F-5EM/FM capengando e me oferecem Su-35S (seja leasing de 12 aeronaves, compra de 36 ou coprodução do mesmo), Rafale e PAK-FA, eu nem penso 2 vezes em aceitar.

Tudo bem, a entrada do Su-35S no F-X2 traria problemas, pois haveria demora para avalia-lo também, mas será que se fosse com um F-15E entrando na concorrência o Cmt. Saito teria tratado de outra maneira?

Pura especulação. Se a FAB quisesse o F-15, esse seria o caça ofertado pela Boeing. Lembre-se que o Eurofighter e o F-16 tb foram eliminados, não foi só o Sukhoi.

É inadmissível que um Comandante de uma Força tão gloriosa quanto a nossa possa colocar preferências pessoais acima das necessidades da sua Força.

Eu nunca vi o Saito externando alguma preferência, como o Jobim, o Lula, o Celso Amorim fizeram em público. Com o Saito é sempre alguém relatando, fuxicando. Nunca na 1a pessoa.

O Short-list, na minha opinião, já é no mínimo estranho, pois só veio caças que possuem componentes do EUA. Se o COPAC e o Cmt. Saito não gostam do Rafale, então porque eles o colocaram no Short-list? Se suspeita da transferência de tecnologia irrestrita porque coloca-lo no Short-list?
O SL foi apenas o início de uma nova rodada de avaliações mais profundas que tb incluiu voos e muita negociação. Qualquer conclusão apenas foi possível após essa nova etapa de avaliação.
Leasing, qualquer fabricante faz. Se será esse o caminho, que pelo menos se pesquise as opções existentes no mercado. Com certeza os Sukhoi não são as únicas opções.

Como testaram o Gripen-NG se o prototipo ainda não existe?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3125 Mensagem por Penguin » Seg Out 28, 2013 9:27 pm

Olinda escreveu:
Penguin escreveu: O SL foi apenas o início de uma nova rodada de avaliações mais profundas que tb incluiu voos e muita negociação. Qualquer conclusão apenas foi possível após essa nova etapa de avaliação.
Leasing, qualquer fabricante faz. Se será esse o caminho, que pelo menos se pesquise as opções existentes no mercado. Com certeza os Sukhoi não são as únicas opções.

Como testaram o Gripen-NG se o prototipo ainda não existe?
Testaram o Demostrador, assim como a Suíça.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3126 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 28, 2013 9:51 pm

Ah, assim qualquer avião fica nas medidas da FAB. Será que o Gripen NG será tudo aquilo demonstrado? A FAB prefere arriscar do que escolher outro e ter certeza?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3127 Mensagem por knigh7 » Ter Out 29, 2013 12:08 am

Pessoal,

A questão de culparem a FAB sobre a ausência do caça do FX2, é de uma base frágil:

A questão da escolha do Rafale no 07/09 barrou-se na necessidade de propor uma solução aos outros 2 candidatos.
Isso foi divulgado, por exemplo, no dia 09 de setembro, numa entrevista dada pelo Jobim ao jornalista Luís Nassif. E foi o que ocorreu após.

Conversei agora com o Ministro da Defesa Nelson Jobim, sobre as negociações com os franceses da licitação FX – os caças da Força Aérea Brasileira.

Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, que tinha sido paralisado devido à crise econômica de 2005. Incumbida de levantar as propostas, a FAB pediu novas informações aos concorrentes. Cinco haviam se apresentado: a Boeing F/A18, a Dassault Rafale, a Eurofighter Typhoon, a Lockeed MArtin F-16, a Saab Gripen e o Sukhoi Su-35.

Em outubro, foram eliminados a Eurofighter, a Lockeed e o Sukhoi. O primeiro, pelo fato de ser um consórcio europeu de vários países, o que dificultaria a transferência de tecnologia. A Lockeed, por não haver informações mais precisas sobre o controle que detinha sobre a tecnologia. E a Sukhoi por não aceitar falar em transferência de tecnologia. Ficaram F18, da Boeing, o novo Gripen NG, que ainda não existe, e o Rafale.

A FAB prosseguiu com os trabalhos e, em outubro de 2008, pediu para as três finalistas a oferta final. Começou a trabalhar, então, em um relatório com os detalhes técnicos das propostas, aspectos individuais dos aviões, preço e custo de manutenção.

As promessas de Sarkozy

Enquanto os trabalhos prosseguiam, surgiram os primeiros sinais da aproximação do presidente francês Nicolas Sarkozy com o presidente Lula. O francês manifestou intenção de se anunciar os termos do acordo militar Brasil-França no dia 7 de Setembro.

Sentindo que a intervenção presidencial poderia lhe ser favorável, a Dassault jogou para cima os preços da proposta. Não seria possível porque o processo ainda não tinha se encerrado.

Na primeira conversa que tiveram, Lula alertou Sarkozy dos problemas em relação aos preços e à transferência de tecnologia. Além disso, os franceses não haviam fixado um mercado para a comercialização dos Rafales brasileiros. Não interessava só comprar tecnologia, mas dispor de um ambiente para a comercialização do produto.

No domingo à noite houve outra reunião, à qual Jobim foi convidado. Participaram vários brasileiros e franceses. Dentre os brasileiros, o Brigadeiro Saito, Comandante da FAB.

Na conversa, Sarkozy disse que garantiria os pleitos brasileiros. A Dassault é uma companhia privada, mas da qual 43% é de propriedade da estatal EDS – que, no entanto, não participa da gestão. Mesmo assim, Sarkozy deu sua palavra. Disse que enquadraria a Dassault para que fizesse oferta competitiva e razoável, e compatível com os valores praticados pela Dassault para as Forças Armadas francesas.

Do lado brasileiro, havia dúvidas sobre esses valores. E se neles estivesse embutido alguma espécie de subsídio cruzado do governo francês à companhia? Decidiu-se então que esses valores seriam o teto, para as negociações.

Sarkozy garantiu também o mercado latino-americano com exclusividade para o Brasil. Em relação ao custo de manutenção, havia dúvidas sobre o custo da hora-vôo apresentado pelos franceses. Avaliações informadas por Saito indicavam que, para um período de 30 anos (período de obsolescência), o cálculo da FAB chegara a valores pedidos muito elevados.

Houve uma discussão a respeito da metodologia de medição. No final, Sarkozy se comprometeu a conversar com a Dassault e assegurar que ofereça um preço fixo por hora-vôo. O teto a ser fixado é aquele pago pelas Forças Armadas francesas. Acima desse valor, ficaria por contad a Dassault.
Finalmente, tratou-se da transferência irrestrita de tecnologia e da compra de dez cargueiros que estão sendo desenvolvidos pela Embraer. A EADS se comprometeu a adquirir e, se necessário, a participar do desenvolvimento com a Embraer.

Os próximos passos


Depois da conversa, Lula manifestação interesse pela opção francesas, atendendo aos requisitos que foram negociados. Mas era só o primeiro passo.
No dia seguinte, Jobim informou o presidente sobre a necessidade de formatar juridicamente o processo.

Está em curso um processo de seleção, substitutivo da licitação. Surgiu o fato novo, nas promessas do governo francês, a serem endossadas pela Dassault.

O próximo passo será definir os procedimentos jurídicos para a formalização do prometido. Em seguida, a nova proposta será comparada às duas outras selecionadas. E será aberta a possibilidade de uma contraproposta por parte de ambas. O procedimento será encerrado com a FAB analisando as três propostas.

A imprensa, especialmente a estrangeira, deu o caso encerrado, diz Jobim, mas isso não aconteceu. Há uma série de caminhos a serem percorridos, como os preços do Rafale, as condições do financiamento francês. Se bate o martelo, o governo brasileiro perde as condições de arrancar mais vantagens da Dassault.
De qualquer modo, espera-se para o final do ano a conclusão das negociações.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/ ... more-32944


E depois, em 2010.


06 de Dezembro de 2010 atualizado às 20h53

Lula: vaga no Supremo e novos caças são decisões de Dilma





Com menos de um mês restante no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que pretende deixar certas decisões para sua sucessora, Dilma Rousseff, entre elas a indicação de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante entrevista à TV Brasil, Lula disse que quer resolver o impasse da extradição do italiano Cesare Battisti e fará o que puder para facilitar o primeiro ano do governo Dilma, entretanto, afirmou que está ouvindo a presidente eleita sobre assuntos que dizem respeito aos dois mandatos. O italiano Battisti é acusado de ter cometido quatro assassinatos em seu país de origem. Foi preso no Rio de Janeiro em 2007, mas pediu asilo ao Brasil. O Supremo Tribunal (STF) autorizou sua extradição, mas a palavra final ainda cabe ao presidente Lula.

Segundo ele, a decisão sobre a extradição de Battisti depende apenas do parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que ele espera receber ainda neste mês. "Esse é um assunto em que tanto eu posso tomar uma decisão agora ou deixar para a presidenta tomar. Eu preferiria tomar agora. Se o parecer estiver pronto, decido agora para não deixar esse assunto (pendente), que é sempre amargo".

A indicação de um novo ministro que ocupe a vaga deixada por Eros Grau à frente do STF deve ficar para Dilma, segundo Lula, que disse que preferiu esperar as eleições e ainda vai conversar com Dilma sobre a indicação. Para o presidente, "não há muita pressa" em decidir o nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhos em fevereiro de 2011.

Dilma também deve decidir sobre a compra de aviões de combate para a FAB. "É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", afirmou Lula. Segundo ele, a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa.

O presidente disse ainda que a FAB também será consultada sobre outra compra, a de um novo avião presidencial. Para ele, não há "nenhum problema" em comprar uma nova aeronave e afirmou que, apesar das críticas, o avião comprado em seu primeiro mandato ajudou o Brasil a fortalecer a política externa porque possibilitou mais viagens internacionais. "Acho que o Brasil precisa de um avião melhor. Se vai comprar agora ou não, acho que é uma coisa que a Dilma vai decidir. Eu não teria nenhum problema em comprar".

Lula também afirmou que vai sugerir para Dilma uma nova legislação para o marco de telecomunicações do Brasil e que sua sucessora terá o desafio de representar as mulheres no poder. "Vou sair consciente de que cumpri o meu dever, de que fizemos muitas coisas e ainda temos muitas a fazer, mas consciente de que o Brasil melhorou muito nesses últimos oito anos".


Agência Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/lul ... aRCRD.html
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3128 Mensagem por knigh7 » Ter Out 29, 2013 12:33 am

E a questão de comparar a MB com a FAB considerando que ela tem vantagem não encontra eco nos fatos.
O PROSUB foi assinado na época do Lula, na década passada. Na década passada, a FAB foi a Força que mais teve investimento.

Dilma não escolheu o FX2. Do mesmo modo que está na mesa dela a decisão do PROSUPER, e há 25 meses. Do mesmo modo que o Coronel Jauro escreveu em setembro que os setores do EB estão "brigando" pelo investimento escasso.
Onde está a classe Mistral? Passou-se a cogitar NDDs. Só que nem isso. O NDD Rio de Janeiro deixou o serviço ativo há mais de 2 anos. Sem substituto. Nada, nem novo, nem usado.

Para quem acompanha revistas especializadas (nesse caso a Segurança & Defesa e a Tecnologia & Defesa), o que tinha de novidade relevante quanto a matéria das novas Barroso lançada num site e colocada aqui e num outro fórum, foram as imagens e... a questão de que as outras unidades apenas teriam seu início de construção após as provas de mar da 1a. A MB sabe o que faz. O problema é que até em matérias como essa alguns aproveitam para tripudiar em cima da FAB.
Numa notícia onde se anuncia que a MB terá uma corveta sendo construída nessa década (há 2 anos se sabe que pelo menos 4 serão construídas) e as outras só na próxima é motivo para jogarem vantagem em cima da FAB...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3129 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 29, 2013 2:32 am

Acho que esbarramos na questão do "ovo e a galinha".

O que muita gente critica não é a FAB em si. Não custa repetir mais uma vez... ninguém é maluco de dizer que todas as pessoas da FAB que dão sangue, suór e lágrimas para manter esses F-5 velhos voando não merecem algo melhor ou "são culpados" por isso ou aquilo.

As críticas que nós lemos por aí são por conta da meia-dúzia de 10 ou 12 que preferem "fazer política" ao invés de se preocupar em fazer a FAB voar que é a sua missão.

Se o Governo faz isso, é uma droga, e lamentável e tem que ser criticado mesmo. Não é correto nos deixar com uma Força de combate obsoleta da maneira que vem sendo a muitos anos. O problema piora quando gente de dentro quer também fazer política. Isso certamente esbarra em um Sr problema e daí temos o que temos.

Quando vemos um Comandante de uma Força ir e dizer... olha... o candidato X é o meu preferido, e indo a embaixada de um dos concorrentes dar dicas de como melhorar as suas propostas isso é um absurdo pois mostra que não existe "concorrência".

Existe de fato uma vontade nos últimos anos de um grupo que tem feito de tudo para que se torne realidade (com direito a vazamentos, reuniões em embaixadas e afins) e que se dane os principios éticos que um Comandante desses deveria ter.

Ora, isso começa a colocar em questão todo o processo a começar pela short-list em si. Essa coisa de "ter preferência" é um direito reservado ao Presidente e é essa pessoa quem vai bater o martelo no fim das contas.

Mas qual Presidente vai querer escolher avião de caça nesse clima? Politicamente isso é uma loucura e não vai acontecer. Afinal caça não chama voto.

Então nenhuma decisão passa ser a melhor coisa, já que na prática, só afeta um esquadrão da FAB pelo menos por enquanto até que alguma decisão possa ser tomada. Quando acontecerá isso? Só a Presidente sabe qual será o momento bom "para ela" tomar essa decisão.

E é claro no meio disso tudo estamos aí com um escândalo de espionagem que a cada dia só piora cada vez mais, e mesmo diante disso o Comandante da Aeronáutica vem dizendo que prefere o caça Americano. Quer dizer... o camarada viu o que está acontecendo e ainda faz juras de amor para os Americanos.

Mas ao que parece ele não é unanimidade dentro da própria Força e quem sabe por conta disso uma solução para esse impasse seja encontrada. ;)

Tomara.

Mas se nada acontrecer, temos mais 11 F-5 para receber e infelizmente quem tem que voar esses aviões obsoletos ainda vai ter que pastar por um bom tempo.

Espero que isso não aconteça. :(

[]s
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3130 Mensagem por Thor » Ter Out 29, 2013 8:19 am

Carlos Lima escreveu: ...
Quando vemos um Comandante de uma Força ir e dizer... olha... o candidato X é o meu preferido, e indo a embaixada de um dos concorrentes dar dicas de como melhorar as suas propostas isso é um absurdo pois mostra que não existe "concorrência".

Existe de fato uma vontade nos últimos anos de um grupo que tem feito de tudo para que se torne realidade (com direito a vazamentos, reuniões em embaixadas e afins) e que se dane os principios éticos que um Comandante desses deveria ter.
...
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CB_Lima
Lima, a parte relativa a ida na embaixada não vejo da mesma maneira que está vendo. Penso eu, que como responsável por assinar o contrato e garantir o melhor produto com tudo o que tem direito, negociações dessa natureza são perfeitamente normais. Imagina você tendo que negociar um negócio com três empresas distintas e que uma simples ação de negociação possa gerar benefícios enormes para sua empresa. É comum o negociador utilizar de técnicas diversas para conseguir a melhor proposta. Fazemos isso quase que diariamente, sem perceber, ou propositalmente. Ou você acha que algo semelhante não foi feito com as demais propostas, com cartadas em que houve até a promessa de abaixar valores do avião e garantias de hora de voo, aperfeiçoamento de datalink, etc. Isso se chama negociação, e na condução do processo apenas o Comandante e a COPAC poderiam fazer isso diretamente com os futuros contratados.
Eu mesmo já fiz isso, fui numa agencia de veículos, conversei com o vendedor, puxei o saco de seu produto para conseguir a melhor proposta...e no final, comprei do concorrente, mesmo tendo conseguido o farol de neblina e os vidros elétricos traseiros na proposta, no prazo que eu tinha pedido.
Quanto a primeira parte, não podemos saber se é verídica ou não. Da mesma forma que tivemos nessa semana inúmeras "reportagens" de alto nível falando que os russos entraram no F-X, que a FAB vai comprar aviões Su-35 de 5a geração, que o SH está fora do F-X devido a espionagem (que todos sabemos que os EUA, França e outros países praticam), etc. E se o Cmt falou em sala fechada (não aberto a imprensa) informalmente ou formalmente, não sabemos se poderia ter dito como piloto ou como Comandante da Aeronáutica, segundo o relatório de análise das propostas.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3131 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 29, 2013 11:47 am

Thor em uma negócio de bilhões como este, transparência é fundamental, se não, corre-se o risco da corrupção tornar todo o processo viciado, não que não vá ocorrer, por certo o FX proporcionara a aposentadoria para muita gente, mas o comandante da força aérea ter um relacionamento tão próximo de um determinado fornecedor é algo temerário...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3132 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 29, 2013 12:27 pm

P 51 MUSTANG para o FX.2

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


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Re: Alternativas para fim do FX2

#3133 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 29, 2013 1:03 pm

knigh7 escreveu:E a questão de comparar a MB com a FAB considerando que ela tem vantagem não encontra eco nos fatos.
O PROSUB foi assinado na época do Lula, na década passada. Na década passada, a FAB foi a Força que mais teve investimento.

Dilma não escolheu o FX2. Do mesmo modo que está na mesa dela a decisão do PROSUPER, e há 25 meses. Do mesmo modo que o Coronel Jauro escreveu em setembro que os setores do EB estão "brigando" pelo investimento escasso.
Onde está a classe Mistral? Passou-se a cogitar NDDs. Só que nem isso. O NDD Rio de Janeiro deixou o serviço ativo há mais de 2 anos. Sem substituto. Nada, nem novo, nem usado.

Para quem acompanha revistas especializadas (nesse caso a Segurança & Defesa e a Tecnologia & Defesa), o que tinha de novidade relevante quanto a matéria das novas Barroso lançada num site e colocada aqui e num outro fórum, foram as imagens e... a questão de que as outras unidades apenas teriam seu início de construção após as provas de mar da 1a. A MB sabe o que faz. O problema é que até em matérias como essa alguns aproveitam para tripudiar em cima da FAB.
Numa notícia onde se anuncia que a MB terá uma corveta sendo construída nessa década (há 2 anos se sabe que pelo menos 4 serão construídas) e as outras só na próxima é motivo para jogarem vantagem em cima da FAB...
Se analisarmos os objetivos das duas forças, sim da para dizer que a MB será a força priorizada.

A FAB pretende possuir uma força com 120 caças multimissão.
A MB 48 caças, 2 navios aeródromos, 4 navios de propósitos múltiplos, 30 navios escoltas, 15 submarinos convencionais, 6 submarinos nucleares.

Existe uma diferença SIGNIFICATIVA.
Para chegar perto da MB a FAB deveria TRIPLICAR a quantidade de caças.
E mesmo fazendo isto, ou seja, objetivando 360 caças em vez de 120, ainda assim a MB teria MAIS RECURSOS que a FAB.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#3134 Mensagem por talharim » Ter Out 29, 2013 1:57 pm

O Saito ja nao fala nada com nada mal aguenta levantar da cama com a ajuda de 3 enfermeiros . Alguem tem que aposentar este homem e dar um fim e este momento tragicomico da historia da FAB .
"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

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Re: Alternativas para fim do FX2

#3135 Mensagem por Olinda » Ter Out 29, 2013 2:22 pm

Penguin escreveu:
Olinda escreveu:
Como testaram o Gripen-NG se o prototipo ainda não existe?
Testaram o Demostrador, assim como a Suíça.
A fuselagem será bem diferente da atual, então os testes não correspondem a realidade do Gripen-NG. Não concordam?
Trancado