Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#3106 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 27, 2013 3:58 am

Eu achei que aquelas coisas de preferências do Saito não seria tão verídico, mas cada dia que passa vejo que é realmente verídico.

Se o Lula e o NJ estariam fechando com os Franceses e o Saito interrompeu algo á favor do SH, sinceramente falando, ele é tão culpado quanto Lula, FHC e Dilma pelo atraso do processo.

Semanas atrás, quando foi falado do Su-35S, ele veio a público e falou que tinha MEDO. Isso mesmo, medo do melhor caça de 4,5ª geração.

Como havia dito bem antes: posso ser o ideólogo mais ferrenho, amar e idolatrar o EUA, mas se eu tenho Mirage 2000 C/D dando baixa e F-5EM/FM capengando e me oferecem Su-35S (seja leasing de 12 aeronaves, compra de 36 ou coprodução do mesmo), Rafale e PAK-FA, eu nem penso 2 vezes em aceitar.

Tudo bem, a entrada do Su-35S no F-X2 traria problemas, pois haveria demora para avalia-lo também, mas será que se fosse com um F-15E entrando na concorrência o Cmt. Saito teria tratado de outra maneira?

É inadmissível que um Comandante de uma Força tão gloriosa quanto a nossa possa colocar preferências pessoais acima das necessidades da sua Força.

O Short-list, na minha opinião, já é no mínimo estranho, pois só veio caças que possuem componentes do EUA. Se o COPAC e o Cmt. Saito não gostam do Rafale, então porque eles o colocaram no Short-list? Se suspeita da transferência de tecnologia irrestrita porque coloca-lo no Short-list?
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3107 Mensagem por Penguin » Dom Out 27, 2013 7:13 am

gabriel219 escreveu:Eu achei que aquelas coisas de preferências do Saito não seria tão verídico, mas cada dia que passa vejo que é realmente verídico.

Se o Lula e o NJ estariam fechando com os Franceses e o Saito interrompeu algo á favor do SH, sinceramente falando, ele é tão culpado quanto Lula, FHC e Dilma pelo atraso do processo.

Estariam iniciando negociações. Segundo todas as notícias, entre setembro de 2009 e janeiro de 2010 apontaram para um não atendimento das expectativas brasileiras. Logo em seguida vieram as questões das negociações fracassadas do Mercosul-UE e depois a bola nas contas na questão do Irã. Realmente não dá para entender como anunciar uma preferência antes do fim de uma concorrência pode fazer bem à mesma.

Semanas atrás, quando foi falado do Su-35S, ele veio a público e falou que tinha MEDO. Isso mesmo, medo do melhor caça de 4,5ª geração.

Como havia dito bem antes: posso ser o ideólogo mais ferrenho, amar e idolatrar o EUA, mas se eu tenho Mirage 2000 C/D dando baixa e F-5EM/FM capengando e me oferecem Su-35S (seja leasing de 12 aeronaves, compra de 36 ou coprodução do mesmo), Rafale e PAK-FA, eu nem penso 2 vezes em aceitar.

Tudo bem, a entrada do Su-35S no F-X2 traria problemas, pois haveria demora para avalia-lo também, mas será que se fosse com um F-15E entrando na concorrência o Cmt. Saito teria tratado de outra maneira?

Pura especulação. Se a FAB quisesse o F-15, esse seria o caça ofertado pela Boeing. Lembre-se que o Eurofighter e o F-16 tb foram eliminados, não foi só o Sukhoi.

É inadmissível que um Comandante de uma Força tão gloriosa quanto a nossa possa colocar preferências pessoais acima das necessidades da sua Força.

Eu nunca vi o Saito externando alguma preferência, como o Jobim, o Lula, o Celso Amorim fizeram em público. Com o Saito é sempre alguém relatando, fuxicando. Nunca na 1a pessoa.

O Short-list, na minha opinião, já é no mínimo estranho, pois só veio caças que possuem componentes do EUA. Se o COPAC e o Cmt. Saito não gostam do Rafale, então porque eles o colocaram no Short-list? Se suspeita da transferência de tecnologia irrestrita porque coloca-lo no Short-list?
O SL foi apenas o início de uma nova rodada de avaliações mais profundas que tb incluiu voos e muita negociação. Qualquer conclusão apenas foi possível após essa nova etapa de avaliação.
Leasing, qualquer fabricante faz. Se será esse o caminho, que pelo menos se pesquise as opções existentes no mercado. Com certeza os Sukhoi não são as únicas opções.
Editado pela última vez por Penguin em Dom Out 27, 2013 11:45 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#3108 Mensagem por EDSON » Dom Out 27, 2013 10:35 am

knigh7 escreveu:Agora que eu percebi no cable: quando os americanos disseram que o documento que o Saito solicitara e que considerava importante (a respeito do compromisso do Governo Americano com ToT, um forte fator a favor dos frances) estava em fase final de aprovação, os americanos descreveram a reação do Saito como de "alívio"...
Por essa notícia, por trás das cortinas, dá para perceber como a FAB, na pessoa de seu Comandante, vê o caça francês.
Mas o Rafale atende ou não atende as necessidades da FAB? O que esta fazendo aí na reta final que não foi desclassificado?
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#3109 Mensagem por EDSON » Dom Out 27, 2013 10:38 am

O SH subiu no telhado e acho bom o Saito sair para não morrer de desgosto. :lol:
Penguin
Sênior
Sênior

#3110 Mensagem por Penguin » Dom Out 27, 2013 10:46 am

EDSON escreveu:O SH subiu no telhado e acho bom o Saito sair para não morrer de desgosto. :lol:
Ele já disse, publicamente, que os 3 atendem às necessidades da FAB. E que a decisão não cabe a ele. Cabe ao Presidente. Certamente todos ficarão felizes com qualquer decisão.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#3111 Mensagem por Penguin » Dom Out 27, 2013 10:47 am

EDSON escreveu:
knigh7 escreveu:Agora que eu percebi no cable: quando os americanos disseram que o documento que o Saito solicitara e que considerava importante (a respeito do compromisso do Governo Americano com ToT, um forte fator a favor dos frances) estava em fase final de aprovação, os americanos descreveram a reação do Saito como de "alívio"...
Por essa notícia, por trás das cortinas, dá para perceber como a FAB, na pessoa de seu Comandante, vê o caça francês.
Mas o Rafale atende ou não atende as necessidades da FAB? O que esta fazendo aí na reta final que não foi desclassificado?
E se não atende as necessidades do MPOG, do MRE e da PR?
Como saber?
Carlo M. Cipolla
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#3112 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Out 27, 2013 12:15 pm

E o tópico volta as antigas, em menos de 24 horas os três concorrentes "ganharam" a concorrência...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 28 vezes

#3113 Mensagem por Italo Lobo » Dom Out 27, 2013 12:33 pm

Penguin escreveu:
gabriel219 escreveu:Eu achei que aquelas coisas de preferências do Saito não seria tão verídico, mas cada dia que passa vejo que é realmente verídico.

Estariam iniciando negociações. Segundo todas as notícias, entre setembro de 2009 e janeiro de 2010 apontaram para um não atendimento das expectativas brasileiras. Logo em seguida vieram as questões das negociações fracassadas do Mercosul-UE e depois a bola nas contas na questão do Irã. Realmente não dá para entender como anunciar uma preferência antes do fim de uma concorrência pode fazer bem à mesma.

Pura especulação. Se a FAB quisesse o F-15, esse seria o caça ofertado pela Boeing. Lembre-se que o Eurofighter e o F-16 tb foram eliminados, não foi só o Sukhoi.

Eu nunca vi o Saito externando alguma preferência, como o Jobim, o Lula, o Celso Amorim fizeram em público. Com o Saito é sempre alguém relatando, fuxicando. Nunca na 1a pessoa.

O SL foi apenas o início de uma nova rodada de avaliações mais profundas que tb incluiu voos e muita negociação. Qualquer conclusão apenas foi possível após essa nova etapa de avaliação.
Leasing, qualquer fabricante faz. Se será esse o caminho, que pelo menos se pesquise as opções existentes no mercado. Com certeza os Sukhoi não são as únicas opções.
A única autoridade responsável pelo fracasso do FX-2 é a Comandante das Forças Armadas. Seu nome é Dilma que mostra a incompetência de decidir e executar qualquer coisa, basta ver o quanto este governo fala e o quanto executa(PAC1-PAC2,saúde, educação, segurança pública, infraestrutura etc..) Me digam somente 3 grandes obras de infraestrutura do governo estático dos últimos governos que calo a minha boca...Pior do que tomar uma decisão errada no FX2 é não fazer porra nenhuma e deixar o país sem defesa aérea...
Penguin
Sênior
Sênior

#3114 Mensagem por Penguin » Dom Out 27, 2013 1:06 pm

Notícia que saiu no O Globo de hoje:
Após espionagem, EUA podem ser afastados de compra de caças
No atual cenário, disputa está entre Suécia e França; Rússia corre por fora

Emane Oliveira

A comprovada espionagem dos Estados Unidos no Brasil continua repercutindo negativamente
nos negócios bilaterais, especialmente na compra de novos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). É
cada vez mais forte a possibilidade de os americanos serem deixados de lado, o que configuraria um
cenário de disputa só entre franceses e suecos.

— Quando você compra um equipamento dessa natureza, com esse valor, não dá para levar em
conta somente questões de natureza técnica. É preciso fazer uma análise geopolítica e todos esses fatos
relativos à espionagem, assim como seus desdobramentos, colaboram contrariamente — disse uma
fonte do governo brasileiro.
O certo é que a Rússia continua de fora da disputa, uma vez que a concorrência do programa
FX-2, da qual os russos não são finalistas, não foi abortada.

O Brasil, no entanto, trata com a Rússia sobre o desenvolvimento conjunto de uma aeronave de
quinta geração, com característica de não serem identificadas por radar. Na última semana, durante
encontro entre o ministros da Defesa Celso Amorim e o russo Sergei Shoigu, o brasileiro disse que o
Brasil está disposto a discutir o trabalho conjunto.
A decisão caberá à presidente Dilma, que tem sido pressionada pelos militares a agir rápido.
Se vão fechar o SL entre dois caças, o Gripen e o Rafale, que o façam logo e resolvam essa enrolação interminável. Enquanto isso, se negocia com a Rússia e outros países outras possibilidades.

Compra de armas não dá repercussão significativa no Brasil. Seja positiva ou negativa. Exemplo, recentemente foi anunciada por R$ 2bi o contrato dos mísseis russos e eu não li uma única linha criticando essa aquisição.
Carlo M. Cipolla
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#3115 Mensagem por knigh7 » Dom Out 27, 2013 2:00 pm

Carlos Lima escreveu::

Enfim... mas voltando ao assunto... que esforço os Americanos precisam fazer já que o Saito foi lá cantar a pedra do jogo? (e sem contar todo esse rolo de espionagem que só piora a situação).

Esse é o sonho de consumo em termos de negociação de compra bilionária... Assim, todo vendedor quer... ;)

[]s
CB_Lima
Está escrito lá no cable: Saito falou que a aeronave norte-americana era tecnicamente a melhor, não que iria vencer. O problema estava na questão da transferência de tecnologia. E ele pediu garantias sobre isso.

A avaliação não havia sido entregue ao Governo, mas ela já estava em estágio bem avançado. Os voos das aeronaves haviam ocorrido em abril, ou seja, 4 meses antes! E já estava na fase da BAFO.

A data mais anterior que se pode ter da preferência do Saito pelo SH é a desse cable. Eu, que acompanho o FX2, nunca vi antes. Vc viu?
E quanto ao Jobim, em agosto de 2008, na Base Aérea de Anápolis, ainda na fase do RFI, já havia cantado a vitória do Rafale...
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#3116 Mensagem por knigh7 » Dom Out 27, 2013 2:25 pm

Penguin escreveu:
EDSON escreveu: Mas o Rafale atende ou não atende as necessidades da FAB? O que esta fazendo aí na reta final que não foi desclassificado?
E se não atende as necessidades do MPOG, do MRE e da PR?
Como saber?
O Jobim reconheceu, em entrevista ao IG, que o valor da proposta dos franceses é bem mais alta. Enquanto que a verba para a manutenção sai da rubrica da FAB, a de aquisição sai direto do Tesouro. Não é problema da FAB.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#3117 Mensagem por Boss » Dom Out 27, 2013 2:33 pm

Penguin escreveu:
EDSON escreveu:O SH subiu no telhado e acho bom o Saito sair para não morrer de desgosto. :lol:
Ele já disse, publicamente, que os 3 atendem às necessidades da FAB. E que a decisão não cabe a ele. Cabe ao Presidente. Certamente todos ficarão felizes com qualquer decisão.
Dado os movimentos que uns e outros fazem, parece que não é assim não.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2539 vezes
Agradeceram: 1020 vezes

#3118 Mensagem por J.Ricardo » Dom Out 27, 2013 3:08 pm

Já não deu o tempo de serviço para o Saito aposentar não?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Penguin
Sênior
Sênior

#3119 Mensagem por Penguin » Dom Out 27, 2013 3:27 pm

Boss escreveu:
Penguin escreveu: Ele já disse, publicamente, que os 3 atendem às necessidades da FAB. E que a decisão não cabe a ele. Cabe ao Presidente. Certamente todos ficarão felizes com qualquer decisão.
Dado os movimentos que uns e outros fazem, parece que não é assim não.
Baseados em telegramas de funcionários da embaixada dos EUA?
Esses caras possuem toda essa credibilidade?!
Carlo M. Cipolla
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2539 vezes
Agradeceram: 1020 vezes

#3120 Mensagem por J.Ricardo » Dom Out 27, 2013 3:30 pm

Onde tem fumaça...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,