11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
passarodeferro
Júnior
Júnior
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 9:48 pm
Agradeceram: 9 vezes

11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#1 Mensagem por passarodeferro » Qua Set 11, 2013 9:26 am

Uma crónica emotiva contada por uma das primeiras piloto de caça norte-americanas, que chegou a descolar no seu F-16, sem armamento, para abater o voo 93 da United Airlines no dia 11 de Setembro de 2001.

O texto é ainda algo grande, pelo que o melhor é ler mesmo a tradução no site do Pássaro de Ferro, do original publicado no Washington Post:


http://www.passarodeferro.com/2013/09/1 ... to-de.html


Foto:USAF
Imagem


Cumprimentos




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#2 Mensagem por henriquejr » Qua Set 11, 2013 9:51 am

O F-16 decolou sem armamento? Ainda bem que foi nos EUA, porque se fosse aqui no Brasil... :roll:




.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#3 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 11, 2013 10:13 am

No Brasil decolaria sem combustível.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#4 Mensagem por Justin Case » Qua Set 11, 2013 11:49 am

Marechal-do-ar escreveu:No Brasil decolaria sem combustível.
Amigos,

No Brasil, em caso semelhante, os aviões de alerta Mirage III decolaram armados e interceptaram a aeronave comercial sequestrada antes que ela chegasse a Brasília. Depois disso, sempre estiveram escoltando a aeronave até que ela pousou em Goiânia, após uma manobra arrojada do piloto.
Quem puder que consulte a história sobre o sequestro do Vasp 375, em 29 de setembro de 1988.
Vale a pena conhecer.
Abraços,

Justin




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#5 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 11, 2013 12:31 pm

Justin, isso foi em 88, e não eram radicais islâmicos suicidas, pela política internacional do Brasil é provável que algo assim nunca acontecesse, se acontecesse algo assim nos anos 2000 tenho dúvidas se autorizariam o abate de um avião civil, um acidente seria mais fácil de explicar.

E tudo isso considerando a lei do abate, se acontecesse antes...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7442
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 88 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#6 Mensagem por FOXTROT » Qua Set 11, 2013 12:45 pm

12 anos do ataque forjado, falta quantos para o próximo? :twisted:

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#7 Mensagem por Justin Case » Qua Set 11, 2013 1:52 pm

Marechal-do-ar escreveu:Justin, isso foi em 88, e não eram radicais islâmicos suicidas, pela política internacional do Brasil é provável que algo assim nunca acontecesse, se acontecesse algo assim nos anos 2000 tenho dúvidas se autorizariam o abate de um avião civil, um acidente seria mais fácil de explicar.

E tudo isso considerando a lei do abate, se acontecesse antes...
Caro Marechal do Ar,

Naquela época, acho que era bem maior a probabilidade de que o avião fosse abatido.
Existiam regras mais simples para a autorização para tiro de destruição e, certamente, os pilotos tinham mais liberdade moral para realizar as ações necessárias. Só iriam aguardar uma autorização se houvesse tempo útil para que a resposta viesse. Senão, eles mesmos tomariam a decisão.
Mas, como você disse, isso foi em 1988.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#8 Mensagem por Hermes » Qui Set 12, 2013 12:07 am

Acho que pelo menos o canhão devia estar municiado.




...
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#9 Mensagem por gingerfish » Qui Set 12, 2013 4:39 am

São 12 anos de mentira. O povo morre pelo próprio governo... matam americanos para terem um motivo para irem lá para fora, soltar bomba, gastar dinheiro, dominar petróleo, depois 'reconstruir' (eles têm ótimas empresas para a reconstrução), e é isso aí... as corporações ficam ricas. O povo americano pode até desconfiar, mas ele está sob a pata de um poder muito grande. Você vê que na época que o Bush ganhou fraudulentamente de Al Gore, o Al Gore poderia ter pedido a recontagem de votos... não pediu e aceitou o resultado das eleições sem que todo mundo entendesse... ele foi prejudicado, ele foi mais votado. Blá blá blá... 'regime democrático'. Por que você acha que Al Gore fez isso? 'Por amor' ao Bush? Porque era a hora, por acordo palaciano, de o Bush ganhar... na época de Bill Clinton, o que o americano tinha a ver com Kosovo? A troco de quê? Obama fez diferente?




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
shucrut
Júnior
Júnior
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 3:40 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#10 Mensagem por shucrut » Dom Set 15, 2013 10:54 pm

Muito estranho não ter um avião com o munição...




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#11 Mensagem por rodrigo » Seg Set 16, 2013 1:08 pm

shucrut escreveu:Muito estranho não ter um avião com o munição...
São poucas as bases aéreas americanas que possuem munição para pronto emprego. Os militares americanos são forças expedicionárias, praticamente não existe previsão de seu emprego em território nacional, e seus vizinhos são aliados militares, não oferecem o mínimo risco. Em território americano, munição e caças armadas somente são comuns em bases destinadas especificamente a treinamento. De cabeça me lembro da base em Las Vegas e outra no norte da Flórida onde derrubam os F-4 e F-16 drones.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#12 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 17, 2013 2:14 pm

rodrigo escreveu:
shucrut escreveu:Muito estranho não ter um avião com o munição...
São poucas as bases aéreas americanas que possuem munição para pronto emprego. Os militares americanos são forças expedicionárias, praticamente não existe previsão de seu emprego em território nacional, e seus vizinhos são aliados militares, não oferecem o mínimo risco. Em território americano, munição e caças armadas somente são comuns em bases destinadas especificamente a treinamento. De cabeça me lembro da base em Las Vegas e outra no norte da Flórida onde derrubam os F-4 e F-16 drones.
Exato.

Assim como na Europa, Oriente Médio, Japão, Havaí e Alaska já que eram os lugares mais 'prováveis' de uma primeira interceptação 'real'.

Além disso algumas unidades da Guarda Aérea Nacional equipadas com F-15 estavam armadas pois novamente era provavelmente as primeiras aeronaves americanas a entrar em combate.

Para a comunidade de F-16 dentro dos EUA, a não ser que você estivesse realizando campanha de tiros não era díficil encontrar essas aeronaves se nenhum armamento.

Isso de certo modo era lógico pois garantia um menor desgaste do F-16. A consequência depois disso é que com todas essas aeronaves armadas voando o tempo todo e as Guerras que vieram em seguida mandaram para o espaço o planejamento da vida útil dos F-16/F-15 e hoje existe um número enorme dessas aeronaves 'no osso'.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: 11 de Setembro de 2001: memórias de uma piloto de F-16

#13 Mensagem por hancelo » Qui Out 10, 2013 3:49 pm

só espero que em algum aniversario do 11 de setembro eles tenham a coragem de dizer a população americana que o que ocorreu no pentágono foi um complô, engodo para forçar a população americana a apoiar a invasão ao Iraque, eu não coloco o Afeganistão neste contesto pois todos sabem que a opinião publica já estava 100% a favor da invasão, mas o Iraque eram outros 500.




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Responder