Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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jauro
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Re: Aviação do Exército

#1726 Mensagem por jauro » Sex Set 20, 2013 8:00 pm

Ai você esta´falando de Licitação, cujo tipo concorrência é uma de suas modalidades. Não é dessa concorrência que eu falo. Falo de comparar, estudar dois ou três tipos de material que existam no mercado e decidir por um.
Ex: PantsirS1, SAAB BAMSE, MBDA, Thales Crotale, Diehl IRIS-T, sem falar nas ofertas israelenses das empresas RAFAEL, IAI e ELBIT.
A aquisição do PS1foi muito dirigida, beneficiando mais os vendedores do que os compradores. Enfim aquisição tática, estratégica e tecnologicamente certa, de ocasião duvidosa, de efeitos colaterais logísticos imprevisíveis e norteada por princípios ideológicos bolivarianos-chavistas.
E tome pantsir, médicos cubanos e fazer a vontade do Evo. Mas esse é o Brasillllllllll....de hoje.




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Re: Aviação do Exército

#1727 Mensagem por Franz Luiz » Sex Set 20, 2013 8:11 pm

Entendi.
Obrigado.




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Re: Aviação do Exército

#1728 Mensagem por irlan » Sex Set 20, 2013 8:46 pm

Esqueci de mencionar que se nós não tivéssemos comprado mais armas da Rússia, ela não compraria mais nossa carne...




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Aviação do Exército

#1729 Mensagem por Hermes » Sex Set 20, 2013 10:01 pm

Esses dias comprei um chocolate Kit Kat e era feito na Rússia, então, em vez de comprarmos armas sem planejamento poderíamos ter comprado um novo lote de chocolate :D :D :D




...
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Re: Aviação do Exército

#1730 Mensagem por Olinda » Dom Set 22, 2013 7:54 am

jauro escreveu:Ai você esta´falando de Licitação, cujo tipo concorrência é uma de suas modalidades. Não é dessa concorrência que eu falo. Falo de comparar, estudar dois ou três tipos de material que existam no mercado e decidir por um.
Ex: PantsirS1, SAAB BAMSE, MBDA, Thales Crotale, Diehl IRIS-T, sem falar nas ofertas israelenses das empresas RAFAEL, IAI e ELBIT.
A aquisição do PS1foi muito dirigida, beneficiando mais os vendedores do que os compradores. Enfim aquisição tática, estratégica e tecnologicamente certa, de ocasião duvidosa, de efeitos colaterais logísticos imprevisíveis e norteada por princípios ideológicos bolivarianos-chavistas.
E tome pantsir, médicos cubanos e fazer a vontade do Evo. Mas esse é o Brasillllllllll....de hoje.

Caro Jauro,

Esta compra direta com a Russia, talvez, tenha sido para ajudar a equilibrar a balança comercial entre os países. O GF juntou o" últil ao necessário". Possívelmente o custo para conseguir a operacionalização do Pantsir com todos aqueles itens indicados por você, seja menor que um boicote russo a carne brasileira.




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Re: Aviação do Exército

#1731 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 22, 2013 2:25 pm

Tá, mas e se ao invés de gastar a nosso escasso "corinho de rato" em importados legais e bonitos, tivéssemos feito o mesmo investimento em P&D nacional para um mesmo tipo de sistema?
Qual a melhor vantagem? Desenvolver ou já comprar pronto e tentar aprender algo com isso?
Acho que quase tudo que vem de fora até pode ser bom, mas seria muito melhor se fossemos mais condizentes, e fizéssemos aqui mesmo dentro de casa, pensando lá longe...
O problema é só saber como fazer os donos temporários da caneta pensarem assim.
Como sempre.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#1732 Mensagem por irlan » Dom Set 22, 2013 5:58 pm

Um colega nosso aqui já disse que não temos know-how nem para fazer os canhões rápidos do Pantsyr.




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Re: Aviação do Exército

#1733 Mensagem por jauro » Dom Set 22, 2013 6:06 pm

FCarvalho escreveu:Tá, mas e se ao invés de gastar a nosso escasso "corinho de rato" em importados legais e bonitos, tivéssemos feito o mesmo investimento em P&D nacional para um mesmo tipo de sistema?
Qual a melhor vantagem? Desenvolver ou já comprar pronto e tentar aprender algo com isso?
Acho que quase tudo que vem de fora até pode ser bom, mas seria muito melhor se fossemos mais condizentes, e fizéssemos aqui mesmo dentro de casa, pensando lá longe...
O problema é só saber como fazer os donos temporários da caneta pensarem assim.
Como sempre.

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Ai tem um problema né Carvalho? Tudo tem que estar pronto em 2014-15-16. Quero ver depois qual será o pretexto para a Transformação do EB.




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Re: Aviação do Exército

#1734 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 22, 2013 6:45 pm

irlan escreveu:Um colega nosso aqui já disse que não temos know-how nem para fazer os canhões rápidos do Pantsyr.
É verdade, mas com um pouco de esforço poderia ser feito, ou você acha que os russos adquiriram esse know-how com alienígenas?




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Re: Aviação do Exército

#1735 Mensagem por irlan » Dom Set 22, 2013 7:18 pm

Só estou passando oque foi dito aqui..., enquanto os mísseis do Pantsyr?, temos algum equivalente nacional?




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Re: Aviação do Exército

#1736 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 22, 2013 11:07 pm

jauro escreveu:
FCarvalho escreveu:Tá, mas e se ao invés de gastar a nosso escasso "corinho de rato" em importados legais e bonitos, tivéssemos feito o mesmo investimento em P&D nacional para um mesmo tipo de sistema?
Qual a melhor vantagem? Desenvolver ou já comprar pronto e tentar aprender algo com isso?
Acho que quase tudo que vem de fora até pode ser bom, mas seria muito melhor se fossemos mais condizentes, e fizéssemos aqui mesmo dentro de casa, pensando lá longe...
O problema é só saber como fazer os donos temporários da caneta pensarem assim.
Como sempre.
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Ai tem um problema né Carvalho? Tudo tem que estar pronto em 2014-15-16. Quero ver depois qual será o pretexto para a Transformação do EB.
Jauro, a aquisição dos Pantsyr é apenas, mais uma, revelação prática da pontualidade, casualidade e oportunismo com que se faz defesa no Brasil. Fossemos mais coerentes e responsáveis com isso, os Pantsyr não seriam necessários. Mas isso sabemos que não somos.
Ademais, a continuarmos nessa nossa cultura de incoerências e dubiedades nem de pretexto vamos precisar para transformar o EB em qualquer coisa.... a idéia é bem outra. Pra dizer a verdade, é bem o contrário.

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Re: Aviação do Exército

#1737 Mensagem por Olinda » Seg Set 23, 2013 12:33 pm

Marechal-do-ar escreveu:
irlan escreveu:Um colega nosso aqui já disse que não temos know-how nem para fazer os canhões rápidos do Pantsyr.
É verdade, mas com um pouco de esforço poderia ser feito, ou você acha que os russos adquiriram esse know-how com alienígenas?

Vamos desenvolver a tecnologia, e quantos serão adquiridos? Pelas quantidades que são adquiridas nenhuma empresa quer correr o risco de gastar com pesquisa e desenvolvimento.




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Re: Aviação do Exército

#1738 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 23, 2013 2:14 pm

P&D em qualquer país sério, sempre foi e sempre será uma via de mão dupla. O interesse e a responsabilidade do Estado geram as necessidades, impõe critérios e aponta as demandas. A industria entra com o KnowHow e a oferta de soluções. Se esta relação não se mantiver equilibrada, fato que no Brasil nunca houve, ficaremos sempre a mercê de compras de oportunidade e aquisições pontuais cheias de passionalismos e politicagem.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#1739 Mensagem por J.Ricardo » Seg Set 23, 2013 2:30 pm

Sempre que penso em P&D aqui no Brasil, me lembro do Osório, então, se for pra gastar dinheiro e depois não comprar, vamos comprar gringos mesmo!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Aviação do Exército

#1740 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 23, 2013 2:54 pm

O EE-T1 Osório foi uma aposta da Engesa, por sua própria conta e risco, visando o mercado externo. Nunca foi uma solicitação do EB. Já começou errado por aí.

Contudo, acho que depois deste grande fiasco, que inclusive virou monumento - só dava pra fazer isso mesmo com ele, né? - hoje ali pelos lados do RGS, a nos lembrar e assombrar do episódio, que tal fato não se repetirá de novo. Ao menos esta lição a industria nacional deve ter aprendido.

E mesmo porque, hoje em dia sequer temos condições autóctones para desenvolver um CC de verdade. Falta-nos do básico ao mais complexo em termos de BID e recursos humanos. Então é melhor fazer a lição de casa e ir devagar tentando recuperar o tempo perdido, e ver se desta vez a coisa é feito do jeito certo. Quando e se o projeto VBTP Guarani chegar a seu termo, vamos saber se agimos certo, ou não.

Os exemplos podem até ser esquecidos, mas a aprendizagem, quando há, esta fica sempre.

abs.




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