JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: JAS-39 Gripen
o Gripen E/F é o tal do Gripen NG?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Sáporra que deveria ser o Gripen NG enquanto o E/F um C/D com a eletrônica proposta para o NG, realmente não consigo entender aonde a diretoria da Saab estava com a cabeça para propor um avião de quarta geração que vai estar plenamente operacional na terceira década desse século.NovaTO escreveu:O que deveria ser:Saab mira na Ásia para desenvolver novo caça furtivo FS-2020
17 de setembro de 2013, em Indústria Aeronáutica, Noticiário Internacional, Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologia, por Fernando "Nunão" De Martini
FS-2020 - imagem via Gripen4Canada
Segundo notícia publicada no Sweedish Wire nesta terça-feira, 17 de setembro, o grupo aeroespacial e de defesa Saab, da Suécia, está mirando na Ásia para desenvolver um novo caça furtivo. As informações são do Global Times, um tabloid que é publicado sob os auspícios do People’s Daily, considerado a voz oficial do Partido Comunista Chinês.
O Grupo Saab busca ajuda da Coreia do Sul, Finlândia e Taiwan para desenvolver seu novo caça furtivo, o FS-2020, para competir com vários modelos de quinta geração, incluindo o J-31 da China e o ATD-X Shinshin, do Japão. Também se noticia que o grupo está próximo de estabelecer uma cooperação com a fabricante americana de aeronaves Boeing, visando oferecer o JAS 39 Gripen para o programa TX da Força Aérea dos EUA, que visa a aquisição de um novo jato de treinamento.
FONTE: Sweedish Wire (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
IMAGEM via Gripen4Canada
Leia mais (Read More): Saab mira na Ásia para desenvolver novo caça furtivo FS-2020 | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
FX2 em 2008: Gripen E/F FX-3 em 2014: FS2020 (em parceria com alguns países para dividir os custos e aumentar a escala)
Realidade:FX-2 prestes a ser cancelado em favor de um tampão modernizado ou nada (F-5EM até cairem).
[]'s
Alias, deveria ser isso ai que a Saab estaria propondo no tal "aprenda fazendo" que tanto falam por ai.
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.bcorreia escreveu:Sáporra que deveria ser o Gripen NG enquanto o E/F um C/D com a eletrônica proposta para o NG, realmente não consigo entender aonde a diretoria da Saab estava com a cabeça para propor um avião de quarta geração que vai estar plenamente operacional na terceira década desse século.NovaTO escreveu: O que deveria ser:
FX2 em 2008: Gripen E/F FX-3 em 2014: FS2020 (em parceria com alguns países para dividir os custos e aumentar a escala)
Realidade:FX-2 prestes a ser cancelado em favor de um tampão modernizado ou nada (F-5EM até cairem).
[]'s
Alias, deveria ser isso ai que a Saab estaria propondo no tal "aprenda fazendo" que tanto falam por ai.
[]'s
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Bom Dia Irlan,irlan escreveu:o Gripen E/F é o tal do Gripen NG?
Gripen NG (nova geração) foi proposto para a FA suéca, portanto NG é uma designação comercial, primeiro aplicada no demonstrador, ao ser adquirido/aprovado pela Flygvapnet ganhou a designação de JAS-39 E/F, "JAS", que significa Jakt (air-to-air), Attack (ar-superfície), e Spaning (reconhecimento), indicando um multirole, ou swingrole, ou seja, aviões de caça que pode cumprir vários papéis durante a mesma missão.
Seria similar ao Super Tucano (nome comercial) e AT-29 designação da FAB, ou mesmo o AMX + A-1.
Cordialmente
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Não camarada, não foi isso que quis dizer, o que quis dizer é que a Saab não deveria ter feito um novo projeto estrutural pro E/F, mas que o E/F deveria ter sido um C/D com a eletrônica proposta pro atual E/F, e junto a essa oferta ter incluído esse projeto para um pós FX-2NovaTO escreveu: Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.
[]'s
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.bcorreia escreveu:Não camarada, não foi isso que quis dizer, o que quis dizer é que a Saab não deveria ter feito um novo projeto estrutural pro E/F, mas que o E/F deveria ter sido um C/D com a eletrônica proposta pro atual E/F, e junto a essa oferta ter incluído esse projeto para um pós FX-2NovaTO escreveu: Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.
[]'s
Se os suecos forem espertos, com as seguidas revisões das propostas, e conhecendo a END, onde está dito bem claro com todas as letras, que a FAB buscará o desenvolvimento de um caça de 5a G nacional já a partir da próxima década, então a possibilidade está em aberto.
Talvez, digo, talvez, esta possibilidade de co-desenvolvimento do FS2020, se incluída realmente no pacote de oferta da SAAB possa até ter justificado em termos a repetida escolha do Gripen como vencedor nas duas fases do processo. Tanto que pelo que se andou vazando por aí até hoje, dão conta de que a proposta sueca sempre foi a melhor avaliada em termos das tão afamadas tot's.
Mas agora eu já não sei mais. Com todos os prazos já mais que extirpados neste rolo todo, talvez nem isso mais nos seja possível. Mas vai saber o que se passa na cabeça da presidente.
Quem sabe... quer dizer, quem conseguir ter saco para esperar, verá.
abs.
Carpe Diem
- andrelemos
- Intermediário
- Mensagens: 153
- Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 56 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Acredito que se a SAAB soubesse que essa novela do FX-2 demoraria tanto, teriam oferecido o FS-2020 no lugar do Gripen E/F. O problema do FS-2020 é o prazo de entrega, algo para 2020/25. Em teoria o FX-2 seria para 2014(agora se fechar somente em 2016/18), ou seja os prazos estão se aproximando. Mas também existe o fato que o FS-2020 exigiria mais investimentos, ou seja, não seria 36 caças que "startariam" esse projeto.
[]'s
Olha, pelo que está na END, pelos prazos, pelo fato do Celso Amorim ter ido recentemente à Turquia negociar cooperação de defesa... Creio que a oferta está na mesa. E entre comprar um 4a G pra ser entregue em 2018-19 (qualqer que seja) e um 5a G a ser entregue na década de 2020, creio que a segunda opção é muito mais atraente. Na cabeça do GF deve estar pesando o atual clima político interno e o estado das relações com os EUA, aposto que o cancelamento do F-X2 será o próximo passo. Até lá pra 2025 dá pra se virar com um tampão, ou mais F-5 modernizados. A verba do F-X2 já daria um bom caldo numa negociação de parceria no projeto FS-2020/TAI TFX...
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Novo despistador ‘BriteCloud’ da Selex foi selecionado para o Gripen
Demonstrador do Gripen F e Gripen D em voo - foto Saab
SELEX ES ACABA DE LANÇAR O EQUIPAMENTO, QUE É UM ‘DECOY’ ATIVO LANÇADO A PARTIR DE AERONAVES, E INFORMOU QUE A SUECA SAAB OFERECERÁ O DISPOSITIVO PARA CAÇAS GRIPEN NOVOS OU EXISTENTES
-
Na quarta-feira, 6 de novembro, a Selex ES lançou para o mercado o seu EAD (Expendable Active Decoy – despistador ativo dispensável BriteCloud. O lançamento foi feito em Londres, no “Churchill War Rooms”, quando também foi anunciado que a Saab é o primeiro parceiro a oferecer o equipamento de guerra eletrônica como opcional para todas as versões do seu caça Gripen, tanto novas quanto já existentes.
O BriteCloud representa novos conceitos de projetos e de tecnologias aplicadas para despistar mísseis guiados por radio-frequência (RF) e radares de controle de fogo. O equipamento tem o mesmo tamanho e forma de um “flare” (isca para mísseis guiados por infravermelho) e é lançado de um cartucho padrão de flare de 55mm. Sua alimentação é por baterias, e possibilita desviar ameaças para longe de sua plataforma lançadora, gerando grandes distâncias de erro. A tecnologia, segundo a empresa, já foi provada em testes, e estão agendadas diversas missões de qualificação e testes de voo para garantir a completa capacidade operacional.
BriteCloud Expendable Active Decoy - imagem SelexSegundo o vice-presidente de marketing e vendas de sistemas de guerra eletrônica da Selex ES, Pete Forrest, “tendo comprovadas suas capacidades, o BriteCloud vai aprimorar a sobrevivência do Gripen, melhorando ainda mais a atratividade do caça para seus clientes. Temos trabalhado com a Saab em relação a testes de voo do BriteCloud no Gripen, que deverão ser feitos em 2014.”
Ainda segundo o informe da empresa, o BriteCloud é o sucessor tecnológico de gerações anteriores de despistadores RF do tipo repetidores ou rebocados (Towed Radar Decoys – TRD). Quando um BriteCloud é lançado pelo piloto, o “decoy” procura ameaças e as organiza em prioridades, utilizando tecnologia avançada DRFM. Pulsos de radar vindos da ameaça são recebidos e o computador embarcado copia esses pulsos e os usa para simular um falso alvo, de maneira tão convincente a ponto do sistema da ameaça não detectar que está ocorrendo um despistamento. Assim, a empresa diz que o equipamento pode seduzir até as mais modernas ameaças para longe da plataforma lançadora.
BriteCloud Expendable Active Decoy - imagem brochura de divulgação Selex
Por ser um jameador (interferidor) operando fora da aeronave (off-board), o BriteCloud evita as vulnerabilidades “home-on-jam” (quando a ameaça foca no jameador que opera a partir do próprio alvo) e permite colocar uma distância significativa entre ele e o caça, após o lançamento, minimizando riscos de mísseis atacantes detonarem próximos à plataforma. Outros benefícios, segundo a Selex, incluem economias de custo e de treinamento, quando comparados a outros sistemas, com cada unidade sendo significativamente mais baratas do que tecnologia TRD equivalente, além das facilidades de emprego e armazenamento.
FONTE / IMAGENS DE BAIXO: Selex ES (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO DO ALTO: Saab
NOTA DO EDITOR: para saber mais sobre o sistema, confira material de divulgação em pdf sobre o BriteCloud, em inglês, no site da Selex ES, clicando aqui. http://www.selex-es.com/documents/73744 ... ochure.pdf
Demonstrador do Gripen F e Gripen D em voo - foto Saab
SELEX ES ACABA DE LANÇAR O EQUIPAMENTO, QUE É UM ‘DECOY’ ATIVO LANÇADO A PARTIR DE AERONAVES, E INFORMOU QUE A SUECA SAAB OFERECERÁ O DISPOSITIVO PARA CAÇAS GRIPEN NOVOS OU EXISTENTES
-
Na quarta-feira, 6 de novembro, a Selex ES lançou para o mercado o seu EAD (Expendable Active Decoy – despistador ativo dispensável BriteCloud. O lançamento foi feito em Londres, no “Churchill War Rooms”, quando também foi anunciado que a Saab é o primeiro parceiro a oferecer o equipamento de guerra eletrônica como opcional para todas as versões do seu caça Gripen, tanto novas quanto já existentes.
O BriteCloud representa novos conceitos de projetos e de tecnologias aplicadas para despistar mísseis guiados por radio-frequência (RF) e radares de controle de fogo. O equipamento tem o mesmo tamanho e forma de um “flare” (isca para mísseis guiados por infravermelho) e é lançado de um cartucho padrão de flare de 55mm. Sua alimentação é por baterias, e possibilita desviar ameaças para longe de sua plataforma lançadora, gerando grandes distâncias de erro. A tecnologia, segundo a empresa, já foi provada em testes, e estão agendadas diversas missões de qualificação e testes de voo para garantir a completa capacidade operacional.
BriteCloud Expendable Active Decoy - imagem SelexSegundo o vice-presidente de marketing e vendas de sistemas de guerra eletrônica da Selex ES, Pete Forrest, “tendo comprovadas suas capacidades, o BriteCloud vai aprimorar a sobrevivência do Gripen, melhorando ainda mais a atratividade do caça para seus clientes. Temos trabalhado com a Saab em relação a testes de voo do BriteCloud no Gripen, que deverão ser feitos em 2014.”
Ainda segundo o informe da empresa, o BriteCloud é o sucessor tecnológico de gerações anteriores de despistadores RF do tipo repetidores ou rebocados (Towed Radar Decoys – TRD). Quando um BriteCloud é lançado pelo piloto, o “decoy” procura ameaças e as organiza em prioridades, utilizando tecnologia avançada DRFM. Pulsos de radar vindos da ameaça são recebidos e o computador embarcado copia esses pulsos e os usa para simular um falso alvo, de maneira tão convincente a ponto do sistema da ameaça não detectar que está ocorrendo um despistamento. Assim, a empresa diz que o equipamento pode seduzir até as mais modernas ameaças para longe da plataforma lançadora.
BriteCloud Expendable Active Decoy - imagem brochura de divulgação Selex
Por ser um jameador (interferidor) operando fora da aeronave (off-board), o BriteCloud evita as vulnerabilidades “home-on-jam” (quando a ameaça foca no jameador que opera a partir do próprio alvo) e permite colocar uma distância significativa entre ele e o caça, após o lançamento, minimizando riscos de mísseis atacantes detonarem próximos à plataforma. Outros benefícios, segundo a Selex, incluem economias de custo e de treinamento, quando comparados a outros sistemas, com cada unidade sendo significativamente mais baratas do que tecnologia TRD equivalente, além das facilidades de emprego e armazenamento.
FONTE / IMAGENS DE BAIXO: Selex ES (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO DO ALTO: Saab
NOTA DO EDITOR: para saber mais sobre o sistema, confira material de divulgação em pdf sobre o BriteCloud, em inglês, no site da Selex ES, clicando aqui. http://www.selex-es.com/documents/73744 ... ochure.pdf
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Vídeo sobre tecnologia dos radares AESA da Selex para Gripen e Typhoon
Conheça mais sobre a tecnologia dos radares Selex com antena AESA (varredura eletrônica ativa) instalada em mecanismo rotatório do tipo “swashplate”, e que estão em desenvolvimento para instalação em caças Eurofighter Typhoon Tranche 3 (Captor E) e Saab Gripen E/F (Raven ES-05), e confira as suas vantagens num combate. O vídeo, da série “How do they do it” (como eles fazem isso), tem locução em inglês.
COLABOROU: Baschera
http://www.aereo.jor.br/2013/11/28/vide ... o-typhoon/
Conheça mais sobre a tecnologia dos radares Selex com antena AESA (varredura eletrônica ativa) instalada em mecanismo rotatório do tipo “swashplate”, e que estão em desenvolvimento para instalação em caças Eurofighter Typhoon Tranche 3 (Captor E) e Saab Gripen E/F (Raven ES-05), e confira as suas vantagens num combate. O vídeo, da série “How do they do it” (como eles fazem isso), tem locução em inglês.
COLABOROU: Baschera
http://www.aereo.jor.br/2013/11/28/vide ... o-typhoon/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Na Suica,
A compra do Gripen vai a referendo...
http://www.aereo.jor.br/2013/12/04/grip ... referendo/
[]s
CB_Lima
A compra do Gripen vai a referendo...
http://www.aereo.jor.br/2013/12/04/grip ... referendo/
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Há um grupo político que é contra aviões militares e gastos em armamento...Carlos Lima escreveu:Na Suica,
A compra do Gripen vai a referendo...
http://www.aereo.jor.br/2013/12/04/grip ... referendo/
[]s
CB_Lima
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55295
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Carlos Lima escreveu:Na Suica,
A compra do Gripen vai a referendo...
http://www.aereo.jor.br/2013/12/04/grip ... referendo/
[]s
CB_Lima
os sacanas dos suiços andaram a ler o DB, topem-me só o desenho pormenorizado do gripado
Triste sina ter nascido português
-
- Novato
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sáb Abr 06, 2013 9:09 am
Re: JAS-39 Gripen
Pessoal,
Agora que o vencedor foi declarado, já dá para reler muito do que em breve estará voando pelos céus do Brasil.
Parabéns a SAAB Brasil e a FAB por finalmente o GF ter autorizado o que até as portas do MD e do Comando da Aeronáutica já sabiam a 5 ANOS - A melhor opção foi a vencedora - JAS39E/F...
Agora que o vencedor foi declarado, já dá para reler muito do que em breve estará voando pelos céus do Brasil.
Parabéns a SAAB Brasil e a FAB por finalmente o GF ter autorizado o que até as portas do MD e do Comando da Aeronáutica já sabiam a 5 ANOS - A melhor opção foi a vencedora - JAS39E/F...
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Mas isto já até foi dito.FCarvalho escreveu:Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.bcorreia escreveu: Não camarada, não foi isso que quis dizer, o que quis dizer é que a Saab não deveria ter feito um novo projeto estrutural pro E/F, mas que o E/F deveria ter sido um C/D com a eletrônica proposta pro atual E/F, e junto a essa oferta ter incluído esse projeto para um pós FX-2
Se os suecos forem espertos, com as seguidas revisões das propostas, e conhecendo a END, onde está dito bem claro com todas as letras, que a FAB buscará o desenvolvimento de um caça de 5a G nacional já a partir da próxima década, então a possibilidade está em aberto.
Talvez, digo, talvez, esta possibilidade de co-desenvolvimento do FS2020, se incluída realmente no pacote de oferta da SAAB possa até ter justificado em termos a repetida escolha do Gripen como vencedor nas duas fases do processo. Tanto que pelo que se andou vazando por aí até hoje, dão conta de que a proposta sueca sempre foi a melhor avaliada em termos das tão afamadas tot's.
Mas agora eu já não sei mais. Com todos os prazos já mais que extirpados neste rolo todo, talvez nem isso mais nos seja possível. Mas vai saber o que se passa na cabeça da presidente.
Quem sabe... quer dizer, quem conseguir ter saco para esperar, verá.
abs.
Com toda certeza uma parceria na 5a geração está na mesa.
Poderá ser o FS2020 ou até um novo projeto, talvez de propriedade da Embraer e ai a SAAB entraria com a ajuda.
O ministro disse que o Brasil está aberto a novos parceiros na 5a geração.
E disse também que não está descartando a Suecia como parceiro na 5a geração. O sucesso da parceria no Gripen vai nos mostrar qual será o melhor caminho na 5a geração...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Intermediário
- Mensagens: 211
- Registrado em: Qui Dez 19, 2013 10:14 am
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 36 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Faz todo sentido, inegavelmente, esta mais do que na cara que tanto FAB como GF chegaram em um ponto em que resolveram radicalizar mas não tanto, uma mudança radical seria escolher uma avião russo, a escolha do Gripen ainda deixa uma porta aberta para que americanos e franceses melhorem seu trabalho conosco em outros programas.Luís Henrique escreveu:Mas isto já até foi dito.FCarvalho escreveu: Bom, mas quem nos garante que a oferta da SAAB não mencionou e nos ofereceu a participação no desenvolvimento do FS2020? Só quem sabe disso é a COPAC, o cmtde Saito, o MD e a Presidente.
Se os suecos forem espertos, com as seguidas revisões das propostas, e conhecendo a END, onde está dito bem claro com todas as letras, que a FAB buscará o desenvolvimento de um caça de 5a G nacional já a partir da próxima década, então a possibilidade está em aberto.
Talvez, digo, talvez, esta possibilidade de co-desenvolvimento do FS2020, se incluída realmente no pacote de oferta da SAAB possa até ter justificado em termos a repetida escolha do Gripen como vencedor nas duas fases do processo. Tanto que pelo que se andou vazando por aí até hoje, dão conta de que a proposta sueca sempre foi a melhor avaliada em termos das tão afamadas tot's.
Mas agora eu já não sei mais. Com todos os prazos já mais que extirpados neste rolo todo, talvez nem isso mais nos seja possível. Mas vai saber o que se passa na cabeça da presidente.
Quem sabe... quer dizer, quem conseguir ter saco para esperar, verá.
abs.
Com toda certeza uma parceria na 5a geração está na mesa.
Poderá ser o FS2020 ou até um novo projeto, talvez de propriedade da Embraer e ai a SAAB entraria com a ajuda.
O ministro disse que o Brasil está aberto a novos parceiros na 5a geração.
E disse também que não está descartando a Suecia como parceiro na 5a geração. O sucesso da parceria no Gripen vai nos mostrar qual será o melhor caminho na 5a geração...
.
Por outro lado, se os suecos atenderem as expectativas, então estão abrindo um importante mercado, Colombia, Peru e talvez Argentina optem por seguir o Brasil, ou pelo menos, se sintam encorajados em faze-lo, só ai já seriam mais 36 aviões, se olharmos para o futuro onde desativaremos AMX e F-5, então estamos falando de um mercado para mais de 150 aviões, coisa que a Saab não tinha, e que alguém vai perder.