Olinda escreveu:FCarvalho escreveu:Mas quem disse que os Gripen sul-africanos estão a venda?
Que eu saiba eles estão 'groudeados'. E por enquanto é só.
Senhores, não haverá tampão do exterior. A FAB já decidiu que o F-5 guarnecerá o GDA até que se tome uma decisão final sobre o FX. E tendo esta decisão, eles ainda lá permanecerão até que os primeiros aviões do FX cheguem.
E isso só vai acontecer, caso haja alguma decisão ainda este ano, só lá para 2018-19. Caso contrário, se nada for decidido, esqueçam tudo e vamos esperar pela próxima década, e ver o que acontece.
Simples assim.
abs.
FCarvalho,
Mas caso ocorra uma decisão do FX-2 favorável ao Gripen-NG, na minha opinião um tampão será necessário, pois não acredito que o caça esteja pronto antes dos F-5 sair de operação.
Olinda, os F-5EM como já foi colocado aqui no fórum nas discussões do FX, segundo a própria FAB, poderão ter a sua vida útil estrutural mantida até 2025. Pelo menos. Isso claro é bem válido para as últimas células a serem introduzidas, que no caso serão as 11 undes 'jordanianas'. Mas, também vale para as últimas células de F-5 modernizados pela Embraer, e entregues ainda por estes dias à FAB.
Os primeiros F-5EM a começarem a dar baixa, segundo o planejamento da FAB, serão aqueles modernizados por primeiro, a partir de 2001. Isto está previsto para começar em 2017/2018, datas que obviamente poderão ser modificadas se assim a demanda por estes caças exigir, e obviamente, as células permitirem, dentro de um nível de segurança e operacionalidade que não comprometa a utilização do caça e a vida de seus pilotos.
Mesmo que o Gripen NG seja o escolhido no mês que vem ou no final do ano, a FAB até o momento, não deu qualquer indicação de que irá lançar mão de outro tampão para o GDA que não o F-5EM, e isto está posto bem claro na fala do Bgdo Saito no Congresso. A não ser, claro, que o governo, nas negociações subsequentes à escolha, faça questão de apor ao GDA, seja por motivos A, B ou C a introdução daquele modelo, ainda que nas versões A/B ou C/D.
Sabemos que qualquer dos caças que for escolhido, só aparece por aqui, em 4/5 anos após a escolha. E isso se não houver maiores problemas na negociação do contrato de compra, o que também sabemos, normalmente não costumam ser resolvidos tão rapidamente e sem algumas intempéries.
Vamos torcer para que algo seja feito. Da maneira como está, infelizmente este processo já devia ter acabado há muito tempo. Até mesmo as vantagens que penso o Gripen NG nos daria em termos de participação industrial e tot's já não são as mesmas devido à inexistência de uma decisão. Muita coisa já foi feita em termos de desenvolvimento no NG. Não tenho certeza que possamos a essa altura do campeonato fazer mais do que "apertar parafusos e dar rebite em lata", coisa que a Embraer já faz hoje e muito bem.
Enfim, perdemos o tempo ideal para se obter alguma vantagem real, concreta na participação no projeto do NG. E sendo assim, os outros dois candidatos também não trazem nenhuma novidade para nós em termos tecnológicos que nos seja melhor do que os ganhos com logística e manutenção.
Foi-se o tempo. Perdemos o trem. O negócio agora é aproveitar o que der e o que tive,r e tentar manter o pouco que ainda temos, e viremos a ter, e continuar tentando fazer, nas palavras do Bgdo Saito, "o melhor possível para a defesa aérea" do Brasil.
Se será suficiente, eu realmente não sei.
abs.