Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1981 Mensagem por BrasilPotência » Seg Set 02, 2013 11:30 am

NovaTO escreveu:Não vejo nada demais em espionagem, mesmo sendo a própria presidente. O que surpreende é não termos um serviço de inteligência que ao menos fosse capaz de manter a presidente informada sobre esses atos. De qualquer forma, serve desculpa para uma ala que quer um caça mais "independente". :)

[]'s



Olha, eu vejo e respeito a opinião alheia, espionagem sempre aconteceu e sempre vai acontecer, mas dizer que não vê nada demais em relação a espionagem de cidadãos do mundo inteiro e espionagen econômica para fortalecer a própria indústria eu acho preocupante, e se a ONU não fosse uma morta viva controlada pelos EUA deveria agir impondo sérias medidas contra esse país, culpam o terrorismo em nome desse jogo sujo, a Dilma deveria cancelar essa porra dessa viagem.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1982 Mensagem por kirk » Seg Set 02, 2013 11:32 am

Carlos Lima escreveu:Bom... pelo visto é mesmo tchau para Americanos e muito provavelmente suecos... esse papo de custos entra em um loop de mais de 1000 páginas de discussão aonde a minha conclusão continua a mesma... vale a pena gastar $$$ em um vetor do cacife do Rafale, ou Su-35, ou S Hornet, ou Typhoon ou mesmo F-35, ou PAK por conta de no fim das contas sermos um país continental que merece ter uma F Aérea de verdade.

O que ninguém sabe de fato é o que a Presidenta realmente pensa. Não existe indicativo algum que mostra que ela deixaria de escolher o Rafale por conta de "custos"... até porque isso é tão relativo.

Em todo o caso, continuo com a minha opinião de que por mim por tudo que já li por aí, deveríamos encerrar esse processo e fazer um outro dando uma chance para aeronaves como o Typhoon e o Su-35 competir de verdade. Acho que o resultado seria muito interessante.

Mas esse sou eu. ;)

[]s
CB_Lima
Lima, não entendo essa sua ligação entre americanos e suecos, poderia explicar ? ... pois, na minha humilde cabeça dura, americano é americano e sueco é sueco ... ou será que a Suécia comprou a américa ou vice versa ?

Sds
kirk
[] kirk

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1983 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 02, 2013 11:33 am

gabriel219 escreveu:
knigh7 escreveu: Para o preço do Advanced Super Hornet chegar perto do Rafale, o valor teria de passar a ser o dobro, o que seria extremamente improvável.

Até o Jobim reconheceu na CRE em abril de 2010 que os americanos ofereceram a nós a participação de desenvolvimento conjunto das novas versões do SH.
Como havia dito, o preço pode chegar perto do Rafale, mas isto para NÓS e não para US Navy/USAF, o que sabemos que pagaremos mais caro.
O valor de um SH (sem radar e motor aparentemente, pois ninguém chegou a comprar por este preço) é dito perto de US$ 60 Milhões, ouvir falar que a Austrália chegou a pagar muito mais do que isso, passando da casa dos US$ 100 Milhões.

Quase U$ 200 mi cada.
É claro que no contrato deve incluir muita coisa, mas dividindo pelo número de caças, da mais de 190 mi cada um.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1984 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 02, 2013 11:35 am

Se o governo concluir que uma parceria com os americanos será prejudicial e que devemos procurar nos INDEPENDER de seus produtos, ai as soluções seriam:

da short-list:

Rafale
Gripen E (trocando o motor por um europeu)

ou então analisarmos os caças russos: Su-35, MiG-35 e Pak Fa.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1985 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 02, 2013 12:04 pm

Luís Henrique escreveu:Gripen E (trocando o motor por um europeu)
E que motor seria esse? Trocando a F404 pela F414 o NG melhorou bem na questão da motorização mas ainda não é bem o ideal, que motor europeu podemos colocar no lugar sem retroceder na questão da potência?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1986 Mensagem por Olinda » Seg Set 02, 2013 12:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Gripen E (trocando o motor por um europeu)
E que motor seria esse? Trocando a F404 pela F414 o NG melhorou bem na questão da motorização mas ainda não é bem o ideal, que motor europeu podemos colocar no lugar sem retroceder na questão da potência?

A F414 foi testada no Gripen-Demo, a fuselagem do Gripen-NG ainda não existe.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1987 Mensagem por Penguin » Seg Set 02, 2013 12:53 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Gripen E (trocando o motor por um europeu)
E que motor seria esse? Trocando a F404 pela F414 o NG melhorou bem na questão da motorização mas ainda não é bem o ideal, que motor europeu podemos colocar no lugar sem retroceder na questão da potência?
Nenhum. Não há atualmente.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1988 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 02, 2013 2:14 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Gripen E (trocando o motor por um europeu)
E que motor seria esse? Trocando a F404 pela F414 o NG melhorou bem na questão da motorização mas ainda não é bem o ideal, que motor europeu podemos colocar no lugar sem retroceder na questão da potência?
O mesmo motor do Eurofighter, o ATUAL é mais potente que o motor do Gripen C, mas fica um pouco atrás da F-414G.

Por outro lado, eles estavam ou estão desenvolvendo uma nova versão que teria aproximadamente 11.000 kg/F de empuxo.
Ai seria ainda mais potente que a F-414.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1989 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 02, 2013 2:16 pm

Luís Henrique escreveu:
gabriel219 escreveu: Como havia dito, o preço pode chegar perto do Rafale, mas isto para NÓS e não para US Navy/USAF, o que sabemos que pagaremos mais caro.
O valor de um SH (sem radar e motor aparentemente, pois ninguém chegou a comprar por este preço) é dito perto de US$ 60 Milhões, ouvir falar que a Austrália chegou a pagar muito mais do que isso, passando da casa dos US$ 100 Milhões.

Quase U$ 200 mi cada.
É claro que no contrato deve incluir muita coisa, mas dividindo pelo número de caças, da mais de 190 mi cada um.
Exatamente e não lembro dos Australianos pedirem a tecnologia do F/A-18E/F, que ainda não era o ASH, que será mais caro que o mesmo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1990 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 02, 2013 2:17 pm

E o EJ2000?
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1991 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 02, 2013 2:25 pm

Sobre o custo do Advanced Super Hornet, a diferença será pequena.

Já foi declarado, não lembro exatamente, mas a diferença é de cerca de 10%.

Ou seja, se a aeronave pelada é vendida por U$ 50 mi para a US navy, na nova configuração sairia por U$ 55 mi.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1992 Mensagem por Penguin » Seg Set 02, 2013 2:53 pm

Luís Henrique escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: E que motor seria esse? Trocando a F404 pela F414 o NG melhorou bem na questão da motorização mas ainda não é bem o ideal, que motor europeu podemos colocar no lugar sem retroceder na questão da potência?
O mesmo motor do Eurofighter, o ATUAL é mais potente que o motor do Gripen C, mas fica um pouco atrás da F-414G.

Por outro lado, eles estavam ou estão desenvolvendo uma nova versão que teria aproximadamente 11.000 kg/F de empuxo.
Ai seria ainda mais potente que a F-414.
Não estão desenvolvendo. O Typhoon não precisa.
Se alguém bancar a conta, creio que seria possível.
Teria tb que adicionar o custo da integração de uma nova turbina ao Gripen.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1993 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 02, 2013 3:11 pm

Luís Henrique escreveu:Sobre o custo do Advanced Super Hornet, a diferença será pequena.

Já foi declarado, não lembro exatamente, mas a diferença é de cerca de 10%.

Ou seja, se a aeronave pelada é vendida por U$ 50 mi para a US navy, na nova configuração sairia por U$ 55 mi.
Isso para a US Navy, imagina para nós, somando implementação de armamentos nacionais no casulo stealth e na aeronave, fora a transferência de tecnologia, coisa que acredito pouco?
Mas vale lembrar que falavam que o F/A-35A seria mais barato que o F/A-16.
Vamos esperar os próximos capítulos...
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1994 Mensagem por Tchelo » Seg Set 02, 2013 4:29 pm

ESQUEÇAM F/A 18 SUPER HORNET

Dilma reavalia visita aos EUA em outubro após denúncia de espionagem
Por Luciana Lima - iG Brasília | 02/09/2013 14:56 - Atualizada às 02/09/2013 15:07

Presidente também está decidida a levar para debate na ONU, em setembro, caso de espionagem dos EUA

A presidente Dilma Rousseff está reavaliando se manterá sua primeira visita de Estado aos EUA após as denúncias de que ela e seus principais assessores foram alvo diretos de espionagem do governo americano . Após ver-se como possível alvo de monitoramento da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Dilma avalia suspender ou, até mesmo, cancelar a viagem marcada para 23 de outubro.

Carvalho: Ministro caracteriza denúncia de 'situação de emergência'

TV: Presidente Dilma foi alvo de espionagem dos EUA


Agência Brasil
Dilma Rousseff e novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto (28/8)
Thomas Shannon: Brasil convoca embaixador dos EUA após denúncia

Brasil: Leia todas as notícias sobre a espionagem no País

Além da indefinição sobre a viagem, a presidente Dilma está decidida a levar o assunto para o debate geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro. Essa possibilidade já havia sido levantada pelo governo brasileiro, mas acabou reforçada pelas informações de que a própria presidente foi alvo de monitoramento.

Para esse debate, que ocorrerá entre 25 de setembro e 1º de outubro, estão sendo esperados mais de 120 líderes mundiais.

De acordo com reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, Dilma e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, foram alvo da espionagem dos EUA.

Nesta segunda-feira (2), o governo brasileiro convocou o embaixador dos EUA no Brasil , Thomas Shannon, para cobrar esclarecimentos sobre as denúncias. Essa foi a primeira tarefa do ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, após assumir o cargo, na semana passada. Ele sucedeu a Antonio Patriota, que saiu do governo após a entrada, sem salvo-conduto, do senador boliviano Roger Molina ao País.

A reunião entre os chanceleres brasileiro e americano durou menos de meia hora. Depois do encontro, o ministro Figueiredo seguiu para o Planalto para uma reunião de emergência com a presidente.

As denúncias de espionagem também tomaram conta da manhã da presidente Dilma, que convocou em caráter de emergência duas reuniões. Da primeira reunião participaram os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo (Justiça), da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e José Elito Carvalho Siqueira, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Outra reunião ocorreu em seguida com a presença de Cardozo, do ministro Figueiredo, do ministro da Defesa, Celso Amorim e das Comunicações, Paulo Bernardo.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1995 Mensagem por Marino » Seg Set 02, 2013 4:31 pm

Prezado Alexandre Galante, segue a nota do CECOMSAER, conforme contato telefônico:

O Comando da Aeronáutica reforça que continuará cumprindo a missão de manter a soberania do espaço aéreo da melhor forma possível, empregando as aeronaves F-5M em substituição aos Mirage F-2000, que sairão de operação em dezembro deste ano, enquanto aguarda a decisão da Presidente da República sobre o vencedor do processo de aquisição dos novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira, conhecido como FX-2.

Atenciosamente,
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