Eu até agora não me meti a responder esse tipo de discussão abaixo (tripudiando em cima da FAB com base na MB), ou por ter sido proferida por moleques ou outros cujos adjetivos pessoais não poderia proferir.
Mas como o Lord Nauta não se encaixa no perfil acima, eu vou gastar o meu tempo.
Lord Nauta escreveu:
O PROSUB e projeto de estado, elogiado pela DR e integrante do PAC basicamente porque gera empregos no país. A MB em relação aos outros projetos de reequipamento tem vendido esta ideia para o GF. Este e grande motivo que impede a vinda de navios de combate de segunda mão.
A FAB também teve a oportunidade de resolver o problema dos caças.
A questão dos caças e do KC-X foram os únicos do Programa de Fortalecimento do controle do Espaço aéreo Brasileiro, conhecido como Plano Fênix, aprovado em 1999, que não foram resolvidos. Foi a Força que mais recebeu investimentos na década de 2000.
O PROSUB é o plano de reequipamento usado para tripudiar em cima da FAB, pois é o único relevante que a MB conseguiu, enquanto que o FX2 e o KC-X são os programa pelos que atacam a Força, pois são os que não estão bem encaminhados.
Materialmente, a FAB está muito melhor que a MB, com muito menos problema. Até e o comportamento dos detratores descritos acima denuncia isso.
Lord Nauta escreveu:
A EMBRAER e a DASSAULT estavam articuladas para produzir o Mirage 2000 no país.
Os Emirados Árabes Unidos manifestaram a intenção de se desfazer em menos de 1 década de ter recebidos a versão oferecida ao Brasil no FX1, a 2000-9 para eles, MK2 para nós. O que difere entre elas é coisa irrisória: diferentes armamentos integrados e software....
É realmente a FAB estava errada em não querê-lo...
Lord Nauta escreveu:
Se tivesse acontecido hoje haveria a participação no projeto do RAFALE e no futuro nos aviões de 5/6ª geração.
Se os franceses nem ofereceram o Rafale naquela época, lembrando que em 2002 ele já estava operacional na Marine Nationale, como é que poderíamos supor que participaríamos do desenvolvimento dele? Os franceses estão nos oferecendo agora. Claro, das 8 disputas que participou até agora, ganhou 1...
Lord Nauta escreveu:
Entretanto uns brigadeiros que estão hoje de pijama com ''dor de figado'' melaram o processo, ficaram com ''ciuminho'' e acusaram a EMBRAER de atropelar o processo.
Mentira. O Gripen foi o melhor avaliado pela COPAC no FX1 e no FX1,5. E o Alto Comando referendou. Ficou sem caças por isso. Melhor do que ter ficado com o mico do M2000 MK2.
Lord Nauta escreveu: O resultado este que vemos hoje a FAB ficando sem aviação de caça. Para fraseando o jornalista Boris Casoy ''uma vergonha''.
Vergonha na mesma intensidade da esquadra da MB. A MB tem os submarinos, que não são uma vergonha, mas nem toda a aviação de caça da FAB é uma vergonha.
Lord Nauta escreveu:
A MB esta fazendo a lição de casa, pode não obter tudo o que os altos estudos estratégicos aponta como necessidade mas com certeza vai dar um significativo salto qualitativo e quantitativo que vai se manter ao longo do tempo.
Resolver o todo problema da aviação de caça da FAB não precisa de mais de 10 anos. Em 2 lotes. Muito menos tempo e um problema bem menor do que resolver do que resolver os problemas dos navio de superfície da esquadra.
Aliás, no mês que vem fará 2 anos que a avaliação do PROSUPER foi entregue a Presidência para uma decisão. A MB está fazendo a lição de casa melhor do que a FAB? Piada.