Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2311 Mensagem por Justin Case » Qua Ago 21, 2013 12:12 pm

Bolovo escreveu:O radar do AMX italiano é o Elta/Fiar EL/M-2001.
Amigos, boa tarde.

Tecnicamente, esse radar é apenas um telêmetro ("range finder"), focado principalmente nas operações ar-superfície.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61273
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#2312 Mensagem por Túlio » Qua Ago 21, 2013 12:35 pm

Ia dizer isso, era o radar dos primeiros Kfir, não?

Acontece que tinha lido algo, muitos anos atrás, sobre uma suposta MLU em que os Italianos usariam o Grifo, imaginava que tinha sido feita...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2313 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 21, 2013 12:56 pm

Túlio escreveu:Ia dizer isso, era o radar dos primeiros Kfir, não?

Acontece que tinha lido algo, muitos anos atrás, sobre uma suposta MLU em que os Italianos usariam o Grifo, imaginava que tinha sido feita...
A MLU não aconteceu.

O que aconteceu foi a atualização do radar e outros sistemas eletrônicos para compatibilizar o Litening e bombas à laser e JDAM.

O AM-X na Itália é basicamente uma plataforma barata (mais barata do que o Tornado) de lançamento de JDAM / LGB e que faz reconhecimento levando 2 Sidewinders na ponta das asas (e isso não é uma coisa ruim de maneira nenhuma :) ).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61273
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#2314 Mensagem por Túlio » Qua Ago 21, 2013 12:57 pm

Valews pelo esclarecimento, Lima véio: uma besteira a menos para eu sair espalhando na net! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2315 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 21, 2013 5:04 pm

Falando em AMX italiano, olhem esse vídeo do KC-135 os reabastecendo no Afeganistão. Dois tanques subalares, duas GBU-12 e o Litening no centro.

http://www.youtube.com/watch?v=nbqiZUBqbxM




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2316 Mensagem por sapao » Sex Ago 23, 2013 8:15 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Há... Mas ai temos uma aeronave 30% mais pesada, 20% mais velocidade de cruzeiro e 3 vezes mais potência, e em um turbo-hélice!
Concordo, mas será que os 20% a mais de velocidade compensam os 50% a menos de alcance para o fim que se destina?
Será que os 30% a mais de peso e o triplo de potencia compensam a quantidade a mais de pista utilizada para o fim que se destina?
Como eu venho dizendo, tudo depende. E tudo isso foi levado em conta no caso do A-1.

Marechal-do-ar escreveu: São 20% mais potência, menos peso, mesma velocidade, e é um jato, apesar da turbina ser mais potente o empuxo em cruzeiro é o mesmo, equanto a Spey fica nos, digamos 80% para manter o cruzeiro, uma outra turbina ficaria nos 70%, ela não precisa consumir mais para entregar o mesmo.
Com a EJ200 não acho que o consumo vá aumentar e não me surpreenderia se o consumo reduzisse.
Não necessariamente.
Como foi falado teríamos que validar isso em ensaio para saber se, por exemplo, a entrada de ar fornece quantidade suficiente para tal desempenho.
Ai sim poderíamos dizer que necessitaríamos menos potencia para manter a mesma performance. Sem contar que a turbina em si não fornece somente empuxo e sim movimento para praticamente todos os sistemas da aeronave através de engrenagens. Será que ao final a mudança compensaria?
Não sei dizer, só sei que quem teve acesso aos dados achou que não.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2317 Mensagem por sapao » Sex Ago 23, 2013 8:27 pm

Túlio escreveu: Não estava estressado, devo ter entendido errado mesmo...ehahehahehaheh

Tipo assim, deve ter sido um post meio "genérico", tipo "a quem possa interessar" e acabei inadvertidamente vestindo a carapuça, nem esquentes, kôza de véio...

Mas reitero ser fã do nosso diabinho, a ponto de ter postado em algum lugar, possivelmente neste mesmo tópico, duas coisas:

:arrow: SE os Italianos ainda tiverem algumas dezenas de unidades (ênfase nos biplaces, que servem para mais do que apenas treinamento) em bom estado, comprar deles e modernizar aqui.

:arrow: Um sucessor para ele, desenvolvido aqui, agora bimotor, com bomb-bay e canopy ao estilo do F-117, que evita aquele brilho denunciador no topo; seria necessariamente biplace em tandem, igualmente subsônico e mantendo a asa pesadamente carregada e agora inteiramente associada a um FBW, esta última característica um must, pois aumenta muito a furtividade se puder voar baixo mas com estabilidade, utilizando o clutter do solo para maximizar a dificuldade de detecção por parte tanto de radares terrestres quanto aéreos.


De resto, como os demais, estranhei o valor de peças e sobressalentes para as turbinas Spey: o valor total dividido pelo número de turbinas fica em mais do que para trocar todas por iguais zero km! Tem que ter coisa aí, e para mim das duas uma:

1 - Jabá!

2 - Modernização para maior potência.

Mas a resposta definitiva a isso só poderia ser dada por alguém "da graxa" ou piloto da ativa (o cara tem que conhecer bem seu avião, pois "lá em cima" vai ter que se desenrascar sozinho e para isso seu conhecimento do desempenho deve ser enciclopédico).


PS.: Os 1600 hp do A-29 não são o triplo dos 750 hp do T-27, apenas pouco mais que o dobro... :wink: 8-]


Abração aê!!! :D :D :D :D
Tem razão sobre as turbinas do T-27 e A-29, me confundi aqui com o PT-6 do Caravan... Coisa de veio!!! :D

Sobre a compra dos A-1 italianos, acho que chegou-se a cogitar tal coisa, mas se não me engano não houve interesse deles em vender. Acho que por lá a coisa está parecida com aqui... :roll:

Sobre o substituto sabes que sou o primeiro a defender qualquer coisa feita aqui, para mim qualquer coisa diferente disso já se mostrou para nós a centenas de anos um atraso! Enquanto ficarmos comprando resto, refugo ou prototipo de fora vamos continuar achando impossível fazer aqui e sonhando com a grama do vizinho. Mas fazer o quê? Quem pensa assim é louco.
Mas ainda acho que é melhor ser louco do que conformado....

Sobre o preço das Spey, temos que tomar cuidado com 2 coisas:
1- a linha da mesma estava fechada, estamos praticamente pagando para reativar TODA a linha de produção SOMENTE para nós! Ainda continua achando caro?
2- comprar outra mais barato em que sentido? na porta da fabrica ou já homologada e operacional no A-1M? Porque muita gente não leva isso em conta: a Spey já esta testada e provada no A-1 em combate real, TODAS as nossos oficinas de manutenção já possuem bancadas e ferramental para sua manutenção, já existe uma linha de suprimento com o fabricante e nosso pessoal já está treinado e capacitado para operar com ela. O preço final que citaram como "menor", leva isso tudo em comparação ou esqueceram de mencionar esses "pequenos detalhes"? :wink:

No mais, sou fã dele também porque para mim é uma das poucas aeronaves da FAB com condições de cumprir o que a força espera dele por completo.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2318 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 27, 2013 10:27 pm

Pra mim, o substituto ideal de nossos A-1M no futuro seria um VANT de ataque/reconhecimento furtivo, equipado com turbina nacional, sendo capaz de operar em conjunto com nosso FX.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2319 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 27, 2013 10:47 pm

J.Ricardo escreveu:Pra mim, o substituto ideal de nossos A-1M no futuro seria um VANT de ataque/reconhecimento furtivo, equipado com turbina nacional, sendo capaz de operar em conjunto com nosso FX.
Também acho. O A-1M vai voar até uns 2030...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2320 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 02, 2013 3:08 pm

Primeiro A-1M será entregue amanhã
Imagem
A Embraer fará amanhã a entrega do primeiro caça AMX modernizado para a Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa organizou uma cerimônia fechada, que será realizada em sua fábrica de Gavião Peixoto (SP), onde estão concentrados os programas de defesa, e da qual participarão apenas militares da FAB.

O programa de modernização do caça, designado na FAB como A-1M, envolve um total de 43 aviões e está avaliado em cerca de R$ 1,3 bilhão, segundo a Aeronáutica. O AMX é a principal ferramenta de dissuasão da FAB, configurado para ataque ar-superfície e usado em missões de interdição, apoio aéreo e reconhecimento.

Com novos sistemas aviônicos (eletrônica de bordo), armamentos e sensores, o AMX estará capacitado para executar operações de combate pelos próximos 20 anos, afirma o brigadeiro José Augusto Crepaldi, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), órgão responsável pelos programas de aquisição e modernização de aeronaves da FAB.

O AMX também voltará a assumir papel de destaque na linha de frente da defesa das fronteiras terrestres do país e nos limites das águas juridicionais Brasileiras, onde já atuam o A-29 Super Tucano e o caça F-5 modernizado.

Em abril deste ano, a FAB recebeu a última aeronave F-5 modernizada, de um total de 46 que, assim como o AMX, receberam novos sistemas eletrônicos, um radar multímodo e capacidade de utilizar armamentos mais modernos.

A Embraer também está fazendo a modernização de um segundo lote de 11 aeronaves F-5, adquiridas da Jordânia por US$ 5 milhões. O contrato de modernização de 57 unidades do F-5, segundo a FAB, terá um custo total de R$ 820 milhões.

Segundo o presidente da Copac, os programas de modernização de aeronaves em curso têm garantido a manutenção de mão de obra com alto valor agregado e destacado nível de especialização nos quadros da Embraer. “Sem esses programas a Embraer não teria como manter esses funcionários e agregar mais conhecimento e habilidade no que se refere à integração de sistemas, hoje considerada a grande tônica no domínio do software operacional de uma aeronave.”
Imagem
Os novos sistemas que equiparão a frota de AMX, segundo o brigadeiro Crepaldi, são similares aos que já existem nos caças F-5 e na aeronave turboélice de treinamento Super Tucano. “A comunalidade (similaridade) entre os equipamentos das três aeronaves traz vantagens de segurança, na medida em que os pilotos podem fazer uma progressão operacional mais rápida e segura e também menores custos de treinamento e de suporte logístico”, diz.

No Brasil, além da Embraer, mais duas empresas estão participando da modernização do AMX: a Mectron, com o radar ar-solo e ar-mar do avião e a AEL Sistemas, na parte de sistemas aviônicos. A última entrega de AMX está prevista para 2017.

A AEL Sistemas, controlada pelo grupo israelense Elbit, é uma das principais parceiras da Embraer e da FAB nos programas de modernização de aeronaves. “Graças a um programa de transferência gradual de tecnologia hoje temos capacidade de produção e manutenção no Brasil dos sistemas aviônicos fornecidos para o AMX”, afirma o vice-presidente de operações da AEL, Vitor Neves.

“Além da manutenção da soberania nacional, a modernização das aeronaves AMX está contribuindo também para a absorção de novas tecnologias pela indústria nacional nas áreas de aviônica e sistema de autodefesa, integração de radar e mísseis, desenvolvimento do software embarcado, entre outras”, afirma o brigadeiro da Copac.

Desde 2009 a frota de AMX da Itália, que desenvolveu o avião em conjunto com o Brasil, tem sido utilizada em missões no Afeganistão, como parte das Forças da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan). A Itália também decidiu modernizar seus AMX e estender a vida útil das aeronaves até 2020 mas, de acordo com o presidente da Copac, o programa não prevê tantos avanços quanto o brasileiro.

“A modernização do AMX italiano foi mais modesta e menos complexa em relação ao projeto brasileiro, pois eles precisavam capacitar o avião para voar num tempo de vida mais curto, até a chegada do caça americano F-35, que foi adquirido”, diz.

A FAB investiu cerca de US$ 3 bilhões no desenvolvimento do AMX, na década de 80. O projeto deu à Embraer a base tecnológica necessária para o desenvolvimento da sua linha de jatos comerciais.
FONTE: Valor Econômico, via NOTIMP
RETIRADO DO BLOG Poder Aéreo.
MATÉRIA ORIGINAL: http://www.aereo.jor.br/2013/09/02/prim ... ue-amanha/
[009]




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2321 Mensagem por Justin Case » Seg Set 02, 2013 4:41 pm


Abraços,

Justin




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2322 Mensagem por Lord Nauta » Seg Set 02, 2013 8:03 pm

Justin Case escreveu:
Abraços,

Justin


GOSTEI MUITO DESTE VIDEO. A FAB, o EB e a MB TEM QUE ASSUMIR QUE EXISTEM PARA DESTRUIR O INIMIGO QUANDO E FOR NECESSÁRIO, QUE EXISTEM E PARA A GUERRA E O EMPREGO VIOLENTO DA FORÇA PELO ESTADO NACIONAL. MUITO BOM. ADOREI

GUERRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! :evil: :evil: :evil: :evil:


Acho que surtei. :mrgreen:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2323 Mensagem por Marino » Seg Set 02, 2013 8:06 pm

Lord, lembra daquele vídeo da retomada de uma plataforma de petróleo?
Foi proibido pq um MEC atirava em um terrorista.
Mostrava que a MB podia matar, então proibiram.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2324 Mensagem por LeandroGCard » Seg Set 02, 2013 8:35 pm

Marino escreveu:Lord, lembra daquele vídeo da retomada de uma plataforma de petróleo?
Foi proibido pq um MEC atirava em um terrorista.
Mostrava que a MB podia matar, então proibiram.
Putz [024] !!!

Leandro G. Card




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2325 Mensagem por henriquejr » Seg Set 02, 2013 8:37 pm

Marino escreveu:Lord, lembra daquele vídeo da retomada de uma plataforma de petróleo?
Foi proibido pq um MEC atirava em um terrorista.
Mostrava que a MB podia matar, então proibiram.
Este país está cada vez mais enterrado na hipocrisia desvairada! Amo a minha nação, mas confesso que a cada dia que passa eu sinto mais nojo da forma como este país vem sendo conduzido. Este governo PTista, e sua trupe, veio pra acabar de vez com o Brasil.




.
Responder