Bolívia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Bolívia

#1276 Mensagem por Marino » Dom Ago 25, 2013 8:49 pm

Esses Fuzileiros Navais. :twisted: :twisted: :twisted:
Aposto que a Casa das Calcinhas Cor de Rosa colocará a culpa nos mesmos.
Esperemos. :evil: :evil: :evil:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: Bolívia

#1277 Mensagem por delmar » Dom Ago 25, 2013 11:51 pm

Marino escreveu:Esses Fuzileiros Navais. :twisted: :twisted: :twisted:
Aposto que a Casa das Calcinhas Cor de Rosa colocará a culpa nos mesmos.
Esperemos. :evil: :evil: :evil:
Ninguém iria fazer uma coisa destas sem ter permissão ou ordem de alguém superior, de algum alto escalão. O pessoal do Itamarati talvez não estivesse a par do que iria acontecer, tendo sido posto de lado ( o que duvido ter acontecido). Agora é certo que houve uma ação conjunta de vários órgãos. Pelas notícias a Policia Federal já aguardava o fugitivo em Corumbá onde ele foi conduzido, sob proteção ao hotel. O aeroporto local ficou aberto durante a noite, o que nunca acontece naquela cidade, para o avião decolar e leva-lo até Brasilia. Enfim foi uma operação bem planejada e bem conduzida.
Vamos aguardar, mas eu penso que toda a operação teve o sinal verde da presidência. Se isto for confirmado trata-se de uma mudança profunda em nossas relações com os bolivarianos. Vamos esperar os próximos capítulos.


.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Bolívia

#1278 Mensagem por Wingate » Seg Ago 26, 2013 8:57 am

delmar escreveu:
Marino escreveu:Esses Fuzileiros Navais. :twisted: :twisted: :twisted:
Aposto que a Casa das Calcinhas Cor de Rosa colocará a culpa nos mesmos.
Esperemos. :evil: :evil: :evil:
Ninguém iria fazer uma coisa destas sem ter permissão ou ordem de alguém superior, de algum alto escalão. O pessoal do Itamarati talvez não estivesse a par do que iria acontecer, tendo sido posto de lado ( o que duvido ter acontecido). Agora é certo que houve uma ação conjunta de vários órgãos. Pelas notícias a Policia Federal já aguardava o fugitivo em Corumbá onde ele foi conduzido, sob proteção ao hotel. O aeroporto local ficou aberto durante a noite, o que nunca acontece naquela cidade, para o avião decolar e leva-lo até Brasilia. Enfim foi uma operação bem planejada e bem conduzida.
Vamos aguardar, mas eu penso que toda a operação teve o sinal verde da presidência. Se isto for confirmado trata-se de uma mudança profunda em nossas relações com os bolivarianos. Vamos esperar os próximos capítulos.


.




Wingate [000]




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Bolívia

#1279 Mensagem por Bourne » Seg Ago 26, 2013 10:24 am

Está com cara de mais uma barbeiragem diplomática do Governo Federal. Espero que tenham um grande motivo para tal. :x




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: Bolívia

#1280 Mensagem por delmar » Seg Ago 26, 2013 10:39 am

Bourne escreveu:Está com cara de mais uma barbeiragem diplomática do Governo Federal. Espero que tenham um grande motivo para tal. :x
Não importa se foi barbeiragem ou não, o que interessa é que sacanearam com o Evo. Fizemos ele, ao menos uma vez, de bobinho. Ele que sempre está aprontando conosco levou o troco. Agora vá reclamar do papa ( não tem mais o Chavez para escutar suas lamúrias).



.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Bolívia

#1281 Mensagem por Boss » Seg Ago 26, 2013 10:39 am

Qualquer ação que desagrade essas jostas que nos cercam não pode ser chamada de "barbeiragem". :twisted:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Bolívia

#1282 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 26, 2013 11:59 am

Autorizaram o resgate e agora não tem 1 homem para assumir quem mandou. Imagina uma situação de combate...




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Anton
Avançado
Avançado
Mensagens: 684
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:57 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Bolívia

#1283 Mensagem por Anton » Seg Ago 26, 2013 12:19 pm

Ou foi uma armação deliberada, o Itamarati sabia de tudo.
Agora fazem de conta que foi pura iniciativa do embaixador por questão de saúde, humanitárias (como está falando na TV).
Vão deixar o Evo ficar esperteneando. :twisted:




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: Bolívia

#1284 Mensagem por delmar » Seg Ago 26, 2013 12:57 pm

rodrigo escreveu:Autorizaram o resgate e agora não tem 1 homem para assumir quem mandou. Imagina uma situação de combate...
O que importa é o resultado. Agora todo mundo se faz de louco, que não sabia de nada (meu Deus! quem fez isto?), mas já que aconteceu, fazer o que? Como sempre poderá ser nomeada uma comissão (de alto nível que nunca consegue reunir-se) para averiguar o que aconteceu e empurrar o caso até o dia em que esquecerem dele. É o método mais usado neste país.






.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Bolívia

#1285 Mensagem por Bourne » Seg Ago 26, 2013 2:00 pm

Interesses comerciais explicam reação pragmática de La Paz
26 de agosto de 2013 | 2h 04

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 7836,0.htm

Luiz Raatz - O Estado de S.Paulo/EFE
Enquanto parte dos analistas políticos bolivianos, tendo em vista o histórico diplomático do presidente Evo Morales, esperava uma reação ainda mais histriônica contra o Brasil, a posição oficial foi relativamente branda. Diversos ministros foram a público dizer que a reação bilateral é mais importante do que a fuga de um senador acusado de corrupção, ainda que ela tenha ocorrido de maneira surpreendente. A reação revela uma estratégia pragmática de contenção de danos e uma tentativa de neutralizar possíveis ganhos da oposição com o episódio.

Ao menos três ministros do gabinete de Evo se pronunciaram sobre o caso, todos em coro pela normalidade das relações bilaterais. "Como é normal, o governo está pedindo informações antes de tomar decisões ou chegar a conclusões precipitadas", disse a ministra das Comunicações, Amanda Dávila, segundo a estatal Agência Boliviana de Informação. "O caso não afetou as relações entre Bolívia e Brasil."

Ainda de acordo com a ministra, há interesses políticos de setores "ultraconservadores" da política boliviana e brasileira por trás do caso. "Foi um caso produzido com informações falsas à embaixada brasileira em La Paz", disse.

O chefe da pasta da Previdência Social, Juan Ramón Quintana, deu opinião similar. "O que é Roger Pinto diante de um comércio bilateral de US$ 3 bilhões? É apenas um suspiro", argumentou. "Não temos de dar a isso uma importância maior do que o caso merece." Já o presidente Evo Morales, que cumpriu agenda pública ontem na Bolívia, preferiu não se pronunciar sobre o caso.

Na avaliação do cientista político Roberto Laserna, do Centro de Estudos da Realidade Econômica e Social (Ceres), Evo foi realista. "Não faz sentido brigar com um sócio importante como o Brasil. No fim das contas, perceberam que o fato de não terem dado o salvo-conduto para o senador deixar a embaixada apenas aumentou o problema. Agora, com ele no Brasil, a questão já é um fato consumado", disse o analista ao Estado. "Além disso, a oposição queria tratar a fuga como uma grande vitória. Com o governo minimizando o episódio, neutraliza esses ganhos."

A colaboração do corpo diplomático brasileiro na Bolívia revela também, na opinião do analista, um descontentamento com as reformas judiciais promovidas por Evo na Bolívia. Na visão de críticos do presidente, essas mudanças servem apenas para que ele persiga opositores. "A mensagem que fica é que um parceiro importante não está contente com tudo o que ocorre aqui", afirmou o analista boliviano.

RELEVÂNCIA
Ainda segundo Laserna, o episódio deve ter um desdobramento inesperado para Evo. O senador ganha uma relevância política que não tinha até pedir asilo à embaixada brasileira em La Paz. "Pinto é de Pando, um departamento (Estado) sem tradição política e econômica. Ele é muito mais importante agora para a oposição boliviana do que era há meses atrás", diz.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Bolívia

#1286 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 26, 2013 2:10 pm

Ainda de acordo com a ministra, há interesses políticos de setores "ultraconservadores" da política boliviana e brasileira por trás do caso.
O político brasileiro que participou é o senador Ferraço (PMDB-ES), da comissão de relações exteriores do senado brasileiro e do partido de sustentação do governo petista no congresso. Se esse é ultraconservador, imagina a oposição.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: Bolívia

#1287 Mensagem por Lirolfuti » Seg Ago 26, 2013 2:36 pm

Negociações com Bolívia sobre senador eram "faz de conta", diz diplomata brasileiro

O encarregado de negócios da embaixada brasileira em La Paz, Eduardo Saboia, que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil sem o aval do Itamaraty, disse que as negociações entre os dois países para resolver a situação do político eram um "faz de conta".

"Tenho os e-mails das pessoas [diplomatas brasileiros] dizendo 'olha, a gente sabe que é um faz de conta, eles fingem que estão negociando e a gente finge que acredita'", disse Saboia à Folha, por telefone.

Segundo ele, diante da inação da comissão bilateral que "mal conseguia se reunir", e de uma "situação limite", ele decidiu agir sozinho.

"Eu disse [ao Itamaraty]: 'se tiver uma situação limite, eu vou ter que tomar uma decisão'. E eu tomei porque havia um risco iminente. Ele [o senador] estava com um papo de suicídio", disse o diplomata. "Era sexta-feira, estava chegando o fim de semana, quando a embaixada sempre fica mais vazia. Aí veio o advogado com o laudo médico me dizer [que ele poderia se matar] e eu disse: vou fazer agora."

Molina estava asilado há 15 meses na embaixada e não podia sair porque o governo boliviano se recusava em conceder o salvo-conduto. Ele deixou o país com o diplomata e dois fuzileiros na última sexta-feira.

*

Folha - O senhor agiu completamente sozinho? O Itamaraty não participou mesmo da sua decisão de trazer o senador?

Eduardo Saboia - O que aconteceu foi o seguinte: eu vinha avisando [o Itamaraty] da situação, que estava em franca deterioração e que a gente tinha que pensar em contingências. Contingência seria levar ele para a residência, para uma clínica na Bolívia, para o Brasil.

Eu vim a Brasília duas vezes para dizer: 'olha, a situação está ruim, eu estou sob pressão'. Eu era um a espécie de agente penitenciário. Tudo o que acontecia com o senador, eles me ligavam: "pode entrar bebida? O senador está com dor de barriga, pode entrar um médico?" Eu vivia isso há 452 dias. Agora essas coisas se precipitaram e eu não sou médico, nem psiquiatra, mas diante de um risco iminente, uma situação limite, tomei essa decisão.

O plano de retirá-lo de carro já era cogitado pelo Itamaraty para ser aplicado em algum momento?

Veja bem: nós, da embaixada, mandamos muitas comunicações sugerindo várias formas de ação. A única coisa que existia [até agora] era um grupo de trabalho do qual a embaixada não faz parte. Nós éramos apenas informados.

Eu convivia diariamente com uma situação humanitária. É uma coisa que é muito difícil de explicar, mas você imagina ir todo dia para o seu trabalho e você tem uma pessoa trancada num quartinho do lado, que não sai. E você que impede ela de receber visitas, a família liga no aniversário a família liga. Aí vem o advogado e diz que se ele se matar é você que é o responsável.

Foi uma situação extrema. Eu estava no campo de batalha, eu estava no fogo cruzado. Eu já tinha inclusive pedido para sair. Falei: "está muita pressão, eu preciso de uma orientação mais clara, eu preciso de um horizonte".

Qual era a resposta do Itamaraty?

Falavam que era questão de tempo. Daí eu perguntava da comissão, e as pessoas me diziam: "olha, aqui é empurrar com a barriga".

Ninguém me disse isso por telegrama, eles não são bobos. Mas eu tenho os emails das pessoas, dizendo "olha, a gente sabe que é um faz de conta, eles fingem que estão negociando e a gente finge que acredita".

Óbvio que isso aí abalava o senador, ele sabia disso, porque isso aí está na cara. A comissão não tinha um prazo para terminar, mal conseguiam se reunir. Era um faz de conta.

Não estavam levando a sério e a embaixada era mantida à margem disso.

Como você viu esse risco de suicídio?

Eu disse [ao Itamaraty]: "olha, nessa coisa humanitária, eu não vou tergiversar. Se tiver uma situação limite, eu vou ter que tomar uma decisão". E eu tomei essa decisão porque havia um risco iminente. E ele [o senador] estava com um papo de suicídio. Aí podem dizer: "Ah, é uma manipulação". Pode ser, mas é preciso correr esse risco?

Era sexta-feira, estava chegando o fim de semana, quando a embaixada sempre fica mais vazia. Aí veio o advogado com o laudo médico me dizer [que ele poderia se matar] e eu disse: vou fazer agora. Eu não avisei o Itamaraty por uma questão simples: segurança. Eu não avisei ninguém. E funcionou, deu certo.

Como você acha que vai impactar a sua decisão para o governo brasileiro?

Foi uma decisão que tem uma motivação humanitária, mas, na prática, resolve um problema político. Veja bem: para o Itamaraty, como a Bolívia não daria salvo-conduto e o Brasil disse que queria o salvo-conduto e as garantias, nós estávamos num beco sem saída. Só tendia a piorar. Com um agravante de que estamos chegando perto de períodos eleitorais, a situação se radicaliza [nos dois países], a situação se radicaliza e fica muito mais difícil resolver problemas.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013 ... eiro.shtml




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Bolívia

#1288 Mensagem por Bourne » Seg Ago 26, 2013 2:42 pm

Pelo menos, alguém assumiu o ato. Porém destruiu a carreira. Vai cuidar da biblioteca do Itamaraty até o grupo atual sair. :|




luidpossan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 9:30 am
Agradeceram: 31 vezes

Re: Bolívia

#1289 Mensagem por luidpossan » Seg Ago 26, 2013 3:12 pm

esse ai sai e consegue um emprego ganhando 5 vezes mais




luidpossan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 9:30 am
Agradeceram: 31 vezes

Re: Bolívia

#1290 Mensagem por luidpossan » Seg Ago 26, 2013 3:15 pm

sou da opinião que o governo sabia mas precisa colocar a culpa em alguem isso acontece em qualquer pais, ex vc faz oque tem que fazer para tirar o cara dai mas e vc for pego não sabíamos de nada e se conseguir a culpa de tirar o cara dai é sua. todo governo tira o dele da reta não é somente o nosso nesse tipo de extração de pessoas




Responder