Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1786 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 21, 2013 1:09 am

É bom lembrar que um SH com AMRAAM e tanques de combustível tem um RCS enorme e de pouco ajuda as 'melhorias' ditas nas propagandas.

Além disso existem vários "aspectos" do RCS (frontal, lateral, traseiro, etc) e dependendo do ângulo uma aeronave como o SH (ou F-15, ou Rafale, ou Typhoon, ou Gripen ou Flanker, etc) apresenta um "RCS" maior ou 'muito maior'.

Isso tudo somado a condições atmosféricas, perfil de vôo, etc aumentam mais ainda a chance de uma aeronave de 4 Geração usar muito pouco do seu 'reduzido' RCS.

A bem da verdade hoje em dia as aeronaves que fazem proveito de uma redução substancial do RCS são o F-22, o B-2, o F-35 e o PAK. O resto é pouco provável.

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1787 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 21, 2013 10:21 am

kirk escreveu:
gabriel219 escreveu:Tube bem Eagle, sem problemas :D .
Só que acho errado falar que o SH faz coisas melhor do que o F-15E e o meso cogitou até ser melhor que o F-15SE, que, mesmo sem seus dados serem confirmados, ainda é bem melhor do que o SH. Se no mínimo melhorar o F-15E, não há como o SH ser melhor.
Um abraço.
Prezado Gabriel219 !

Se me permite uma observação:

O F-15 é considerado o MELHOR avião de todos os tempos, mais de 100 kills ... porém, na época o foco de aviões dessa classe era "superioridade aérea" isso não significa apenas combate com outros caças, mas principalmente, a proteção contra os bombardeiros estratégicos e aviões de reconhecimento estratégico, cito: U-2, TU-160, Black Bird, EF-111A Raven (espião), Tu-22M3+Backfire ...

Assim, as características mais importantes desses aviões eram (e são até hoje) poder voar a grandes altitudes e grandes velocidades ... para isso, são aeronaves enormes e motores de grande potência, são projetos ou "conceitos" dos anos 70s, F-15 EUA e SU-27 Russo, na época os sensores eram bastante ineficientes, não haviam combates BVR, enfim, esse foi o cenário que fez do F-15 uma lenda.

Mas com o aprimoramento dos sensores, radares, satélites, comunicação em tempo real, todo o CONCEITO que ancorou essas aeronaves (F-15 e SU-27) simplesmente MUDOU, atualmente o mais importante é a furtividade para "fugir" dos sensores altamente eficientes, baixo RCS é o foco dos projetistas, comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link, comunicações entre aeronave e satélites, passaram a serem os fatores determinantes para a "superioridade" do combate moderno, o conceito hoje é de um verdadeiro smart-Fighter.

É sob essa ótica, que NA MINHA OPINIÃO, o SH está "acima" do F-15 / SU-27 ... seu conceito é de baixo RCS, enquanto F-15 e SU-27, quando projetados não havia esta preocupação, assim, são aeronaves muito grandes, com grande emissão de calor devido a potência dos motores ... e hoje quem vê primeiro, atira primeiro ...

Também, prefiro estar no cockpit do Super Hornet

Sds
kirk
Kirk, você pode ter razão se estiver comparando F-15A da década de 70 contra o Super Hornet que entrou em serviço bem depois.
Mas lembre-se que o Super Hornet não é uma aeronave furtiva. O F-15E, com certeza já possui medidas para redução da RCS.
Então diria que não existe esta vantagem toda de RCS.

Se analisarmos o novo F-15SE Silent Eagle, ai é o Super Hornet que sai perdendo no quesito RCS.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1788 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 21, 2013 10:26 am

Carlos Lima escreveu:É bom lembrar que um SH com AMRAAM e tanques de combustível tem um RCS enorme e de pouco ajuda as 'melhorias' ditas nas propagandas.

Além disso existem vários "aspectos" do RCS (frontal, lateral, traseiro, etc) e dependendo do ângulo uma aeronave como o SH (ou F-15, ou Rafale, ou Typhoon, ou Gripen ou Flanker, etc) apresenta um "RCS" maior ou 'muito maior'.

Isso tudo somado a condições atmosféricas, perfil de vôo, etc aumentam mais ainda a chance de uma aeronave de 4 Geração usar muito pouco do seu 'reduzido' RCS.

A bem da verdade hoje em dia as aeronaves que fazem proveito de uma redução substancial do RCS são o F-22, o B-2, o F-35 e o PAK. O resto é pouco provável.

[]s
CB_Lima
Por isto gosto bastante dos projetos da Boeing, tanto do Silent Eagle como do Silent Hornet (se é que posso chamá-lo assim).
Só não temos dados, mas pela propaganda da Boeing, o Silent Eagle teria uma RCS frontal equivalente à de um caça de 5ª geração, ou pelo menos, muito próximo disto.
E com a vantagem de em 3 horas alterar a configuração para mais combustível no lugar do armamento interno e até 13T de carga externa.
Já no Silent Hornet, em vez de tanques de combustível externo, entram os CFT. E o armamento vai em um compartimento furtivo. Dependendo dos resultados obtidos eu acho que se optarmos pelo SH, vale à pena olhar atentamente para estas melhorias...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1789 Mensagem por kirk » Qua Ago 21, 2013 10:57 am

Luís Henrique escreveu:
kirk escreveu: Prezado Gabriel219 !

Se me permite uma observação:

O F-15 é considerado o MELHOR avião de todos os tempos, mais de 100 kills ... porém, na época o foco de aviões dessa classe era "superioridade aérea" isso não significa apenas combate com outros caças, mas principalmente, a proteção contra os bombardeiros estratégicos e aviões de reconhecimento estratégico, cito: U-2, TU-160, Black Bird, EF-111A Raven (espião), Tu-22M3+Backfire ...

Assim, as características mais importantes desses aviões eram (e são até hoje) poder voar a grandes altitudes e grandes velocidades ... para isso, são aeronaves enormes e motores de grande potência, são projetos ou "conceitos" dos anos 70s, F-15 EUA e SU-27 Russo, na época os sensores eram bastante ineficientes, não haviam combates BVR, enfim, esse foi o cenário que fez do F-15 uma lenda.

Mas com o aprimoramento dos sensores, radares, satélites, comunicação em tempo real, todo o CONCEITO que ancorou essas aeronaves (F-15 e SU-27) simplesmente MUDOU, atualmente o mais importante é a furtividade para "fugir" dos sensores altamente eficientes, baixo RCS é o foco dos projetistas, comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link, comunicações entre aeronave e satélites, passaram a serem os fatores determinantes para a "superioridade" do combate moderno, o conceito hoje é de um verdadeiro smart-Fighter.

É sob essa ótica, que NA MINHA OPINIÃO, o SH está "acima" do F-15 / SU-27 ... seu conceito é de baixo RCS, enquanto F-15 e SU-27, quando projetados não havia esta preocupação, assim, são aeronaves muito grandes, com grande emissão de calor devido a potência dos motores ... e hoje quem vê primeiro, atira primeiro ...

Também, prefiro estar no cockpit do Super Hornet

Sds
kirk
Kirk, você pode ter razão se estiver comparando F-15A da década de 70 contra o Super Hornet que entrou em serviço bem depois.
Mas lembre-se que o Super Hornet não é uma aeronave furtiva. O F-15E, com certeza já possui medidas para redução da RCS.
Então diria que não existe esta vantagem toda de RCS.

Se analisarmos o novo F-15SE Silent Eagle, ai é o Super Hornet que sai perdendo no quesito RCS.
Bom Dia, Luís Henrique !

As soluções propostas no Silent Eagle, provavelmente serão as mesmas (material RAM, etc) para o Silent Hornet, me parece ser esta uma comparação mais justa.

O que eu disse não serve unicamente para o F-15A ou SU-27 ... com relação ao RCS todas as versões posteriores tem o mesmo design ... e consequente RCS avantajado.

Sair de um RCS de 25 m frontal para algo abaixo de 0,1 é bastante improvável, mas independente disso continua sendo um avião grande, com o mesmo design e forte emissão de calor nas turbinas.

Segue o link da proposta do SE para a Coréia do Sul :

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... tation.pdf

Vídeo institucional da proposta da Boeing :

http://www.aereo.jor.br/2013/08/21/um-f ... nunca-viu/

Super hornet foi "pensado" para o mínimo RCS possível ... NA MINHA OPINIÃO levará vantagem na comparação com o F-15.

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13784
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1790 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 21, 2013 12:42 pm

kirk escreveu:
gabriel219 escreveu:Tube bem Eagle, sem problemas :D .
Só que acho errado falar que o SH faz coisas melhor do que o F-15E e o meso cogitou até ser melhor que o F-15SE, que, mesmo sem seus dados serem confirmados, ainda é bem melhor do que o SH. Se no mínimo melhorar o F-15E, não há como o SH ser melhor.
Um abraço.
Prezado Gabriel219 !

Se me permite uma observação:

O F-15 é considerado o MELHOR avião de todos os tempos, mais de 100 kills ... porém, na época o foco de aviões dessa classe era "superioridade aérea" isso não significa apenas combate com outros caças, mas principalmente, a proteção contra os bombardeiros estratégicos e aviões de reconhecimento estratégico, cito: U-2, TU-160, Black Bird, EF-111A Raven (espião), Tu-22M3+Backfire ...

Assim, as características mais importantes desses aviões eram (e são até hoje) poder voar a grandes altitudes e grandes velocidades ... para isso, são aeronaves enormes e motores de grande potência, são projetos ou "conceitos" dos anos 70s, F-15 EUA e SU-27 Russo, na época os sensores eram bastante ineficientes, não haviam combates BVR, enfim, esse foi o cenário que fez do F-15 uma lenda.

Mas com o aprimoramento dos sensores, radares, satélites, comunicação em tempo real, todo o CONCEITO que ancorou essas aeronaves (F-15 e SU-27) simplesmente MUDOU, atualmente o mais importante é a furtividade para "fugir" dos sensores altamente eficientes, baixo RCS é o foco dos projetistas, comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link, comunicações entre aeronave e satélites, passaram a serem os fatores determinantes para a "superioridade" do combate moderno, o conceito hoje é de um verdadeiro smart-Fighter.

É sob essa ótica, que NA MINHA OPINIÃO, o SH está "acima" do F-15 / SU-27 ... seu conceito é de baixo RCS, enquanto F-15 e SU-27, quando projetados não havia esta preocupação, assim, são aeronaves muito grandes, com grande emissão de calor devido a potência dos motores ... e hoje quem vê primeiro, atira primeiro ...

Também, prefiro estar no cockpit do Super Hornet

Sds
kirk
Entendi, mas SE for F-15A e Su-27, tudo bem, mas cogitar ser superior ao F-15E é demais. Um Su-35S tem o radar mais potente que o SH, sendo assim, maior chance de detecta-lo.
Um abraço.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#1791 Mensagem por Túlio » Qua Ago 21, 2013 12:50 pm

Sem querer me intrometer no Super Trunfo mas até que ponto um radar mais potente é superior diante de um menor RCS? Ademais, quem puder vai emitir em LPI, e isso se não mantiver o radar em stand-by e se basear nas informações do AEW/AWACS/GCI.

Ligar um radar potente em full é o mesmo que berrar "ei, estou aqui, atirem em mim" para todo mundo num raio enorme...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1792 Mensagem por kirk » Qua Ago 21, 2013 12:53 pm

gabriel219 escreveu:
kirk escreveu: Prezado Gabriel219 !

Se me permite uma observação:

O F-15 é considerado o MELHOR avião de todos os tempos, mais de 100 kills ... porém, na época o foco de aviões dessa classe era "superioridade aérea" isso não significa apenas combate com outros caças, mas principalmente, a proteção contra os bombardeiros estratégicos e aviões de reconhecimento estratégico, cito: U-2, TU-160, Black Bird, EF-111A Raven (espião), Tu-22M3+Backfire ...

Assim, as características mais importantes desses aviões eram (e são até hoje) poder voar a grandes altitudes e grandes velocidades ... para isso, são aeronaves enormes e motores de grande potência, são projetos ou "conceitos" dos anos 70s, F-15 EUA e SU-27 Russo, na época os sensores eram bastante ineficientes, não haviam combates BVR, enfim, esse foi o cenário que fez do F-15 uma lenda.

Mas com o aprimoramento dos sensores, radares, satélites, comunicação em tempo real, todo o CONCEITO que ancorou essas aeronaves (F-15 e SU-27) simplesmente MUDOU, atualmente o mais importante é a furtividade para "fugir" dos sensores altamente eficientes, baixo RCS é o foco dos projetistas, comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link, comunicações entre aeronave e satélites, passaram a serem os fatores determinantes para a "superioridade" do combate moderno, o conceito hoje é de um verdadeiro smart-Fighter.

É sob essa ótica, que NA MINHA OPINIÃO, o SH está "acima" do F-15 / SU-27 ... seu conceito é de baixo RCS, enquanto F-15 e SU-27, quando projetados não havia esta preocupação, assim, são aeronaves muito grandes, com grande emissão de calor devido a potência dos motores ... e hoje quem vê primeiro, atira primeiro ...

Também, prefiro estar no cockpit do Super Hornet

Sds
kirk
Entendi, mas SE for F-15A e Su-27, tudo bem, mas cogitar ser superior ao F-15E é demais. Um Su-35S tem o radar mais potente que o SH, sendo assim, maior chance de detecta-lo.
Um abraço.
Olá Gabriel219,

O que eu disse não serve unicamente para o F-15A ou SU-27 ... com relação ao RCS todas as versões posteriores tem o mesmo design ... e consequente RCS avantajado.

Com relação a radar é fortemente dependente de emissões de energia o que torna o emissor mais facilmente identificável ... é uma equação complexa e a comparação baseada unicamente em dados do fabricante não permite uma análise conclusiva.

Essa é uma vantagem do AESA, que tem alcance satisfatório com menor emissão ... radar "ON" permite maior visibilidade até em caças stealth.

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1793 Mensagem por kirk » Qua Ago 21, 2013 12:54 pm

Túlio escreveu:Sem querer me intrometer no Super Trunfo mas até que ponto um radar mais potente é superior diante de um menor RCS? Ademais, quem puder vai emitir em LPI, e isso se não mantiver o radar em stand-by e se basear nas informações do AEW/AWACS/GCI.

Ligar um radar potente em full é o mesmo que berrar "ei, estou aqui, atirem em mim" para todo mundo num raio enorme...
Eita ! cabra BOM !!!!

Abs
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1794 Mensagem por Olinda » Qua Ago 21, 2013 1:03 pm

kirk escreveu:
gabriel219 escreveu:Tube bem Eagle, sem problemas :D .
Só que acho errado falar que o SH faz coisas melhor do que o F-15E e o meso cogitou até ser melhor que o F-15SE, que, mesmo sem seus dados serem confirmados, ainda é bem melhor do que o SH. Se no mínimo melhorar o F-15E, não há como o SH ser melhor.
Um abraço.
Prezado Gabriel219 !

Se me permite uma observação:

O F-15 é considerado o MELHOR avião de todos os tempos, mais de 100 kills ... porém, na época o foco de aviões dessa classe era "superioridade aérea" isso não significa apenas combate com outros caças, mas principalmente, a proteção contra os bombardeiros estratégicos e aviões de reconhecimento estratégico, cito: U-2, TU-160, Black Bird, EF-111A Raven (espião), Tu-22M3+Backfire ...

Assim, as características mais importantes desses aviões eram (e são até hoje) poder voar a grandes altitudes e grandes velocidades ... para isso, são aeronaves enormes e motores de grande potência, são projetos ou "conceitos" dos anos 70s, F-15 EUA e SU-27 Russo, na época os sensores eram bastante ineficientes, não haviam combates BVR, enfim, esse foi o cenário que fez do F-15 uma lenda.

Mas com o aprimoramento dos sensores, radares, satélites, comunicação em tempo real, todo o CONCEITO que ancorou essas aeronaves (F-15 e SU-27) simplesmente MUDOU, atualmente o mais importante é a furtividade para "fugir" dos sensores altamente eficientes, baixo RCS é o foco dos projetistas, comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link, comunicações entre aeronave e satélites, passaram a serem os fatores determinantes para a "superioridade" do combate moderno, o conceito hoje é de um verdadeiro smart-Fighter.

É sob essa ótica, que NA MINHA OPINIÃO, o SH está "acima" do F-15 / SU-27 ... seu conceito é de baixo RCS, enquanto F-15 e SU-27, quando projetados não havia esta preocupação, assim, são aeronaves muito grandes, com grande emissão de calor devido a potência dos motores ... e hoje quem vê primeiro, atira primeiro ...

Também, prefiro estar no cockpit do Super Hornet

Sds
kirk
Kirk,

Na minha opinião para quem tem comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link , uma quantidade grande de caças, e muito dinheiro para mante-los, as caracteristicas do F-15 e SU-35 são desprezíveis, mas para a realidade da FAB, acredito que com suas caracteristicas (F-15 e SU-35) mais os sensores moderno seriam bem vindos.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1795 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 21, 2013 1:16 pm

Túlio escreveu:Sem querer me intrometer no Super Trunfo mas até que ponto um radar mais potente é superior diante de um menor RCS? Ademais, quem puder vai emitir em LPI, e isso se não mantiver o radar em stand-by e se basear nas informações do AEW/AWACS/GCI.

Ligar um radar potente em full é o mesmo que berrar "ei, estou aqui, atirem em mim" para todo mundo num raio enorme...
Pois é Véio,

Mas também é uma forma de dizer via datalink:

"ei, eles estão lá, podem vir pelo outro lado e atirar neles" quando um AWACS/AEW/CGI não estão disponíveis.

E é bom deixar claro que aeronaves de 4 Geração carregando mísseis e tanques de combustível tem um RCS enorme e o que lemos por aí tem muita propaganda para tentar elevar as qualidades dessas aeronaves quando o pensamento relacionado ao seu projeto não levava redução significativa de RCS em consideração.

Como diria o pessoal do 'Old Crows', com essas tintas e uma coisa angular aqui e outra ali a aeronave que tinha um RCS de um Cadillac agora tem o de um Taurus... menor, mas ainda bem grande! :lol:

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13784
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1796 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 21, 2013 1:22 pm

Túlio escreveu:Sem querer me intrometer no Super Trunfo mas até que ponto um radar mais potente é superior diante de um menor RCS? Ademais, quem puder vai emitir em LPI, e isso se não mantiver o radar em stand-by e se basear nas informações do AEW/AWACS/GCI.

Ligar um radar potente em full é o mesmo que berrar "ei, estou aqui, atirem em mim" para todo mundo num raio enorme...
Nem sempre. Se for para ambos desligarem radar para se manterem mais furtivos, tchau-tchau SH, pois só terá como dispara de curta distância, com mísseis guiados por IR, já o Su-35S não, possui IRST. No caso do F-15E, não sei.
Lembrando que é dito que o Su-35S e seu radar Iris-E detecta aeronaves com 0,1m² há 90 km de distância. O SH não possui um RCS deste tamanho.
Se for para desligar seus radares e usar AEW&C, bem, ficaria um pouco complicado para o SH, já que o Su-35S terá disponível armamentos anti-AEW&C e o SH ficará limitado há mísseis AIM-120D (futuramente) e não poderá disparar primeiro. Ai terá que ligar o seu radar.
Já no caso do F-15E seria muito relativo.
Um abraço.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#1797 Mensagem por Túlio » Qua Ago 21, 2013 1:24 pm

Carlos Lima escreveu: Pois é Véio,

Mas também é uma forma de dizer via datalink:

"ei, eles estão lá, podem vir pelo outro lado e atirar neles" quando um AWACS/AEW/CGI não estão disponíveis.


[]s
CB_Lima


Quem não tem isso, melhor nem ter Força Aérea. Nós temos. Curiosamente, falta só OS CAÇAS! :lol: :lol: :lol: :lol:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1798 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 21, 2013 1:33 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Pois é Véio,

Mas também é uma forma de dizer via datalink:

"ei, eles estão lá, podem vir pelo outro lado e atirar neles" quando um AWACS/AEW/CGI não estão disponíveis.


[]s
CB_Lima
Quem não tem isso, melhor nem ter Força Aérea. Nós temos. Curiosamente, falta só OS CAÇAS! :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol:

Somos quase a Nova Zelândia... :twisted:

:mrgreen:

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1799 Mensagem por kirk » Qua Ago 21, 2013 1:43 pm

Olinda escreveu: Kirk,

Na minha opinião para quem tem comunicação e interoperalidade com AEW&C, NCW, D-link , uma quantidade grande de caças, e muito dinheiro para mante-los, as caracteristicas do F-15 e SU-35 são desprezíveis, mas para a realidade da FAB, acredito que com suas caracteristicas (F-15 e SU-35) mais os sensores moderno seriam bem vindos.
E MUITO bem vindos, está a anos luz de tudo que temos em termos de caças.

Sds
kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#1800 Mensagem por Luís Henrique » Qua Ago 21, 2013 5:27 pm

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu: Kirk, você pode ter razão se estiver comparando F-15A da década de 70 contra o Super Hornet que entrou em serviço bem depois.
Mas lembre-se que o Super Hornet não é uma aeronave furtiva. O F-15E, com certeza já possui medidas para redução da RCS.
Então diria que não existe esta vantagem toda de RCS.

Se analisarmos o novo F-15SE Silent Eagle, ai é o Super Hornet que sai perdendo no quesito RCS.
Bom Dia, Luís Henrique !

As soluções propostas no Silent Eagle, provavelmente serão as mesmas (material RAM, etc) para o Silent Hornet, me parece ser esta uma comparação mais justa.

O que eu disse não serve unicamente para o F-15A ou SU-27 ... com relação ao RCS todas as versões posteriores tem o mesmo design ... e consequente RCS avantajado.

Sair de um RCS de 25 m frontal para algo abaixo de 0,1 é bastante improvável, mas independente disso continua sendo um avião grande, com o mesmo design e forte emissão de calor nas turbinas.

Segue o link da proposta do SE para a Coréia do Sul :

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... tation.pdf

Vídeo institucional da proposta da Boeing :

http://www.aereo.jor.br/2013/08/21/um-f ... nunca-viu/

Super hornet foi "pensado" para o mínimo RCS possível ... NA MINHA OPINIÃO levará vantagem na comparação com o F-15.

Sds
kirk
As reduções de RCS encontradas no SH são pontuais. Isto é óbvio pois trata-se de uma aeronave da 4ª geração. Ou como alguns preferem dizer da 4ª geração Plus, ou + ou 4,5.
Veja que a plataforma é bastante parecida com o Hornet antigo. A maioria das melhorias acontecem devido a pequenas mudanças, devido aos materiais utilizados, pintura RAM, etc.
Não é devido a uma estrutura totalmente nova e diferente. Isto é necessário para passar para a 5ª geração, ou seja, para tornar uma aeronave VLO (furtiva) tem que ser desde a raiz. Tem que ser desde o projeto.
Agora, para tornar uma aeronave LO (discreta), alterações pontuais fazem o trabalho.

O caso do Silent Eagle é uma modernização um pouco mais completa, pois altera a posição dos lemes, e inclui a operação de armamento em baias internas, além do básico que é a utilização de materiais absorventes de ondas eletromagnéticas e eliminação de outras 'pontas' na estrutura da aeronave.

Outra coisa, o SH não foi pensado para o mínimo RCS possível. Já foi até dito por representantes da Boeing, que o SH possui a RCS adequada para uma aeronave que carrega armamento em baias EXTERNAS. Ou seja, em outras palavras, não adianta reduzir ainda mais a RCS da aeronave, sendo que a RCS dos armamentos será superior.

Também acho que o F-15 continua vendendo. E que se o SH fosse assim tão superior em RCS, o F-15 já estaria aposentado.

Na minha opinião, se for para escolher entre as duas aeronaves APENAS pela capacidade do caça, eu fico com o F-15.
Se entrar a questão do custo/benefício, talvez o Super Hornet seja mais negócio. Eu não sei ao certo, mas parece que o F-15 continua sendo BEM MAIS CARO que o SH.

Outra coisa, sobre ser um caça grande com grande emissão de calor, vc talvez esteja esquecendo que o Super Hornet possui praticamente o mesmo tamanho que o F-15 e que é ainda MAIS PESADO.

O F-15E pesa 14.300 kg.
O SH pesa 14.500 kg.

As dimensões: 19,4m de comprimento contra 18,3m do SH.
Em compensação na envergadura o SH é maior.
13m para o Eagle e 13,7m para o SH.

Com a nova F-414EPE o SH terá motores com quase a mesma potência do F-15. Não deve ter tanta diferença em emissão IR.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Trancado