Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2296 Mensagem por henriquejr » Seg Ago 19, 2013 11:08 am

Trecho retirado de uma matéria sobre o A-1M, do site Sistemasdearmas:
A remotorização só seria justificada com uma grande encomenda de aeronaves novas ou em caso de problemas sérios de peças de reposição coma Spey. O único problema que deveria ser sanado na Spey é a troca da câmera de combustão para evitar a produção excessiva de fumaça que aumenta a assinatura visual do AMX.

[destacar]Em janeiro de 2008 foram realizados três contratos no valor total de US$ 153 milhões para compra de sobressalentes e manutenção do motor Spey 807 da FAB como parte do programa de modernização.[/destacar]
Em 1991, um AMX de desenvolvimento voou com a Spey Mk807 com potência de 13.500lb (60KN) para decolagem. A versão RB168-821 [destacar]demonstrou 30% de potência a mais que a Mk807[/destacar]. Foi uma tentativa para reavivar o mercado. O AMX-ATA fo proposto com a turbina EJ-200 do Eurofighter. Seria a versão sem pós combustor [destacar]mas aumentando a potência em 40% a Mach 0.8, melhorando em 40% no desempenho de decolagem[/destacar] e 20% na razão de curva sustentada.
A parte destacada fala sobre as modificações que podem ser feitas na Spey para melhor seu desempenho, passando de 49,1 kN / 11.030lb para 60KN / 13.500lb, um aumento de cerca de 30%, chegando bem próximo a diferença de desempenho oferecido pelo bem mais moderno, e caro, EJ-200.

Como eu já havia dito anteriormente, no início do programa de modernização dos nossos A-1, previa-se modificações que melhorariam o desempenho, através de um kit de modificações fornecida pela RR. Destaquei a parte que informa que em 2008 foram realizados três contratos, no valor total U$153 milhões (!!!), para manutenção e compra de sobressalentes dos Spey. Creio que as modificações foram feitas nestes contratos, até pelo valor dos mesmos!




.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2297 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Ago 19, 2013 11:20 am

henriquejr escreveu:[destacar]Em janeiro de 2008 foram realizados três contratos no valor total de US$ 153 milhões para compra de sobressalentes e manutenção do motor Spey 807 da FAB como parte do programa de modernização.[/destacar]
US$ 153 milhões?! É... Não sei se o problema era falta de dinheiro...

Quanto ao valor do contrato, US$ 3 milhões por unidade? Qual o tempo de vida útil das Spey? Não achei essa informação, pode ser que nesse valor inclui a troca das turbinas, o que, na minha opinião, teria sido um grande desperdício não trocar por outro motor...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2298 Mensagem por henriquejr » Seg Ago 19, 2013 11:30 am

Marechal-do-ar escreveu:
henriquejr escreveu:[destacar]Em janeiro de 2008 foram realizados três contratos no valor total de US$ 153 milhões para compra de sobressalentes e manutenção do motor Spey 807 da FAB como parte do programa de modernização.[/destacar]
US$ 153 milhões?! É... Não sei se o problema era falta de dinheiro...

Quanto ao valor do contrato, US$ 3 milhões por unidade? Qual o tempo de vida útil das Spey? Não achei essa informação, pode ser que nesse valor inclui a troca das turbinas, o que, na minha opinião, teria sido um grande desperdício não trocar por outro motor...
Se para modificar e comprar sobressalentes das Spey custou isso tudo, o que dirá se fosse para substituir por outro modelo?! Segundo a mesma matéria, do site Sistemasdearmas, tal empreendimento custaria mais caro que todo valor gasto na modernização dos A-1!




.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2299 Mensagem por Bourne » Seg Ago 19, 2013 11:59 am

O A1 é um projeto quase morto. Não tem sentido gastar com motor novo para três dúzias de unidades, a modernização básica está de bom tamanho. Além disso, qualquer caça do FX ou modernizado tem capacidade de ataque bem superior ao A1.

A não ser utilizá-lo como cobaia para testes malucos que a molecada como o Glauber gosta de fazer. Para alguma serventia de pequisa e industrial serve.
IAE testa ‘canards’ em maquete do jato de ataque A-1 da FAB

(...)

http://www.aereo.jor.br/2013/03/06/iae- ... -1-da-fab/




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2300 Mensagem por Alitson » Seg Ago 19, 2013 12:20 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Alitson escreveu:Aplicações na versão naval:


Abukuma class destroyer escort
Akizuki class destroyer (2010)
Asagiri class destroyer
De Zeven Provinciën class frigate
Hatakaze class destroyer
Karel Doorman class frigate
Murasame class destroyer
Takanami class destroyer
Type 23 frigate
Type 22 frigates
Não é a mesma coisa, em navios 500 quilos a mais ou a menos não fazem diferença, nesse caso os dolares economizados com a Spey justificam.
Desculpa, mas temos fragatas de 6000 toneladas na lista e novas, ou seja, o motor tem peças e produção mesmo tendo quase 50 anos de vida...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2301 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Ago 19, 2013 12:46 pm

Alitson escreveu:Desculpa, mas temos fragatas de 6000 toneladas na lista e novas, ou seja, o motor tem peças e produção mesmo tendo quase 50 anos de vida...
Acho que você não entendeu o que eu disse...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#2302 Mensagem por Túlio » Seg Ago 19, 2013 3:16 pm

sapao escreveu:
Túlio escreveu:Mas tem que chegar perto do alvo, Sapão véio! :wink: 8-]

Outra que sempre tive dúvidas e explico suas origens: o texto sobre os pods Israelenses no SdA! Segundo o autor, poderiam ser um problema em situações-limite, quando a própria sobrevivência da aeronave estivesse em risco.

Assim...são ejetáveis em voo?


EDIT - Tem MARE cromado??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Não se preocupe, ele chega... :wink:
E o tipo de coisa que quem não conhece um projeto fala sem saber ao critica-lo por ser subsônico: existem vantagens e desvantagens nisso!!!

Sobre os pods, acredito que sejam alijáveis sim; mas se não forem isso não é problema para o A-1. Ele é lento e pouco manobrável, mas praticamente não tem performance degradada com peso embaixo da asa (que por sinal é alta exatamente para isso). Como eu disse, é aquela coisa: para criticar tem que saber qual o contexto. Para o que ele foi feito, ele é excelente!

Sobre o MARE: não sei, têm????

Cupincha véio, se leres outros posts meus neste tópico verás que o AMX é o ÚNICO jato de combate da FAB no qual não desço a lenha ( :twisted: estou muito ocupado malhando o F-5FAL4ever :twisted: ), gosto do nosso Canivete do Diabo.

Apenas perguntei:

1 - Porque não sei e gosto de saber.

2 - Porque basta olhar as fotos da versão M para se ver que as entradas de ar têm sua "boca" cromada, niquelada, inox, sei lá. Assim, apenas imaginei que talvez fossem peças removíveis e substituíveis por material RAM e não tinta RAM.

3 - Li tempos atrás sobre uma possível oferta de um kit da própria R&R que reduziria a emissão de fumaça, o consumo e ainda aumentaria a potência. Se isso realmente ocorreu é outra coisa que não sei.


Em suma, é isso. Se pergunto é porque realmente NÃO SEI, gostaria de saber e conto com colegas que nem tu, com muito mais conhecimento na área do que eu para me ajudar.

Se eu for criticar, não o farei em modo de interrogação (vide F-5FAL4ever e Matusa :wink: ).

Para finalizar, se me expressei mal, de modo a parecer estar criticando de graça, minhas sinceras desculpas. Não foi a intenção, só queria aprender um pouco mais mesmo.


Abração, Big Frog!!! :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2303 Mensagem por sapao » Qua Ago 21, 2013 12:00 am

Marechal-do-ar escreveu:
Quem disse que terá consumo extra? A Spey está longe de ser um exemplo de eficiência energética, quanto ao consumo específico é o mesmo da F-404, F414 ou EJ200, claro consumo específico não é performance real... Mas pelas demais características e mesmo depoimentos ainda aposto que as outras três turbinas ainda tem consumo real menor.
Se vai ter mais potencia, vai ter mais consumo. Ele pode ser em comparação menor, mas ainda será maior. O A-29 tem quase o triplo da potencia do T-27 e o dobro do consumo, por exemplo.
O que teríamos, com certeza, seria uma turbina mais eficiente por ser mais moderna, mas se quisermos mais potencia não tem jeito.

Marechal-do-ar escreveu: Se essa outra turbina for a mesma que será usada pelo FX-2 nos próximos... 30 anos... Ai será que compensa?
Com certeza compensaria, SE já tivéssemos escolhido o F-X! Caso contrario teríamos que esperar a escolha dele para começar a pensar na modernização do A-1.
Agora se você fala no futuro pensarmos em algo assim, acho que faz todo o sentido.
Marechal-do-ar escreveu:Existe a possibilidade de quem tomou essa decisão até achar que vale a pena mas a verba disponibilizada no momento não ter sido suficiente
SEMPRE!!!
Um projeto desses não vai para frente sem esse tipo de planejamento, então em algum momento alguém deu um batente na quantia a ser aplicada.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2304 Mensagem por sapao » Qua Ago 21, 2013 12:05 am

Túlio escreveu: Cupincha véio, se leres outros posts meus neste tópico verás que o AMX é o ÚNICO jato de combate da FAB no qual não desço a lenha ( :twisted: estou muito ocupado malhando o F-5FAL4ever :twisted: ), gosto do nosso Canivete do Diabo.

Apenas perguntei:

1 - Porque não sei e gosto de saber.

2 - Porque basta olhar as fotos da versão M para se ver que as entradas de ar têm sua "boca" cromada, niquelada, inox, sei lá. Assim, apenas imaginei que talvez fossem peças removíveis e substituíveis por material RAM e não tinta RAM.

3 - Li tempos atrás sobre uma possível oferta de um kit da própria R&R que reduziria a emissão de fumaça, o consumo e ainda aumentaria a potência. Se isso realmente ocorreu é outra coisa que não sei.


Em suma, é isso. Se pergunto é porque realmente NÃO SEI, gostaria de saber e conto com colegas que nem tu, com muito mais conhecimento na área do que eu para me ajudar.

Se eu for criticar, não o farei em modo de interrogação (vide F-5FAL4ever e Matusa :wink: ).

Para finalizar, se me expressei mal, de modo a parecer estar criticando de graça, minhas sinceras desculpas. Não foi a intenção, só queria aprender um pouco mais mesmo.


Abração, Big Frog!!! :D :D :D :D
kkkkkkkkk
Ta estressado Gauderio?

Sei muito bem que você não estava criticando, e pode ter certeza que nem eu dando resposta atravessada... :wink:

Só quis dizer que nessa modernização do A-1 algumas coisas vão ser divulgadas, outras não. O que você queria saber, acredito que esteja na segunda categoria... :roll:

abraço grande




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2305 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Ago 21, 2013 4:11 am

sapao escreveu:Se vai ter mais potencia, vai ter mais consumo. Ele pode ser em comparação menor, mas ainda será maior. O A-29 tem quase o triplo da potencia do T-27 e o dobro do consumo, por exemplo.
Há... Mas ai temos uma aeronave 30% mais pesada, 20% mais velocidade de cruzeiro e 3 vezes mais potência, e em um turbo-hélice!
sapao escreveu:O que teríamos, com certeza, seria uma turbina mais eficiente por ser mais moderna, mas se quisermos mais potencia não tem jeito.
São 20% mais potência, menos peso, mesma velocidade, e é um jato, apesar da turbina ser mais potente o empuxo em cruzeiro é o mesmo, equanto a Spey fica nos, digamos 80% para manter o cruzeiro, uma outra turbina ficaria nos 70%, ela não precisa consumir mais para entregar o mesmo.

Com a EJ200 não acho que o consumo va aumentar e não me surpreenderia se o consumo reduzisse.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2306 Mensagem por Penguin » Qua Ago 21, 2013 7:21 am

Creio que ainda não tenha sido desenvolvida uma EJ200 sem pós-combustão...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#2307 Mensagem por Túlio » Qua Ago 21, 2013 10:33 am

sapao escreveu: kkkkkkkkk
Ta estressado Gauderio?

Sei muito bem que você não estava criticando, e pode ter certeza que nem eu dando resposta atravessada... :wink:

Só quis dizer que nessa modernização do A-1 algumas coisas vão ser divulgadas, outras não. O que você queria saber, acredito que esteja na segunda categoria... :roll:

abraço grande

Não estava estressado, devo ter entendido errado mesmo...ehahehahehaheh

Tipo assim, deve ter sido um post meio "genérico", tipo "a quem possa interessar" e acabei inadvertidamente vestindo a carapuça, nem esquentes, kôza de véio...

Mas reitero ser fã do nosso diabinho, a ponto de ter postado em algum lugar, possivelmente neste mesmo tópico, duas coisas:

:arrow: SE os Italianos ainda tiverem algumas dezenas de unidades (ênfase nos biplaces, que servem para mais do que apenas treinamento) em bom estado, comprar deles e modernizar aqui.

:arrow: Um sucessor para ele, desenvolvido aqui, agora bimotor, com bomb-bay e canopy ao estilo do F-117, que evita aquele brilho denunciador no topo; seria necessariamente biplace em tandem, igualmente subsônico e mantendo a asa pesadamente carregada e agora inteiramente associada a um FBW, esta última característica um must, pois aumenta muito a furtividade se puder voar baixo mas com estabilidade, utilizando o clutter do solo para maximizar a dificuldade de detecção por parte tanto de radares terrestres quanto aéreos.


De resto, como os demais, estranhei o valor de peças e sobressalentes para as turbinas Spey: o valor total dividido pelo número de turbinas fica em mais do que para trocar todas por iguais zero km! Tem que ter coisa aí, e para mim das duas uma:

1 - Jabá!

2 - Modernização para maior potência.

Mas a resposta definitiva a isso só poderia ser dada por alguém "da graxa" ou piloto da ativa (o cara tem que conhecer bem seu avião, pois "lá em cima" vai ter que se desenrascar sozinho e para isso seu conhecimento do desempenho deve ser enciclopédico).


PS.: Os 1600 hp do A-29 não são o triplo dos 750 hp do T-27, apenas pouco mais que o dobro... :wink: 8-]


Abração aê!!! :D :D :D :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2308 Mensagem por irlan » Qua Ago 21, 2013 10:43 am

tinha lido aqui que a versão italiana do AMX não era pé de boi como os da FAB...acho que eles tem algumas coisinhas a mais como por exemplo...um radar.Isso é chute galera.. :lol:




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: Modernização dos AMX!!!

#2309 Mensagem por Túlio » Qua Ago 21, 2013 11:08 am

Se não me engano é o Grifo A, já meio que antiguinho mas, como não sabemos praticamente NADA sobre o Scipio...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Modernização dos AMX!!!

#2310 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 21, 2013 11:51 am

O radar do AMX italiano é o Elta/Fiar EL/M-2001.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder