“(…) As curvas de máxima performance foram realizadas a 12 mil ft e 350 kt. Com razão de curva, de aproximadamente 40 graus/s, atingi 6,2 Gs, sentindo um leve Buffet, com aquela configuração (seis mísseis)”.
Buscando no Google só encontrei três menções a esse texto, uma postados por você nesse forum, outra postado por um usuário de mesmo nome em outro forum e a terceiro postado em um terceiro forum com um nome diferente, mas suspeito que as três vezes tenha sido postado por você, e não encontrei nenhuma menção ao Super Honert (na verdade a qualquer caça moderno) com razão de curva instantânea de 40°/s, sustentada então nem se fala, mas deixa isso pra la, já que até o Leandro passou batido, foi citado um monte de números, vamos ver se eles batem?
A aceleração centrípeda é a = w²r onde w é a velocidade angular e r o raio, ou a = v²/r onde v é a velocidade linear e r o raio, temos a aceralção, 6,2 Gs ou 61 m/s², vou ignorar o efeito da gravidade porque não sabemos a direção da curva e nesse caso é desprezível, a velocidade de 350 kt que, assumindo velocidade real, da 180 m/s e a velocidade angular de 40°/s ou 0,7 rad/s, então:
61 = (0,7)² * r
61 = (180)² / r
Isolando o r e igualando as equações:
61 / (0,7)² = (180)² / 61
(61)² = (0,7)² * (180)²
61 = 0,7 * 180
O que não é verdade...
Para que os números apresentados fossem verdade seria preciso que um desses itens fosse verdade:
1) A força G fosse 12,9 Gs;
2) A velocidade fosse 169 kt;
3) A razão de curva fosse 19,4°/s.
O item 1 é impossível por estar acima tanto da capacidade do Super Hornet quando da capacidade humana, o item 2 é impossível por ser muito próxima da velocidade de estol e, mesmo que a aeronave não estolasse nessa velocidade seria preciso uma carga alar muito baixa com um angulo de ataque muito alto para conseguir fazer uma curva assim, mesmo aeronaves com menor carga alar que o SH e sem limitação de angulo de ataque (Su 35 e F-22 por exemplo) não são capazes de algo assim, e mesmo que o SH fosse capaz disso os motores dele não são potentes o bastante para essa situação e nem possuem TVC que ajudaria um pouco, na verdade, nenhum caça hoje é potente o bastante pra isso.
Sobra o item 3, que não é impressionante, não é impossível e está dentro dos valores de razão de curva normalmente divulgados para o Super Hornet.
Penguin escreveu:
Não Leandro. O melhor desempenho em curva de uma aeronave (de forma sustentada) ocorre quando ela atinge a corner speed
Como o texto que você postou bem explica, "corner speed" não é sustentada...