Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10996 Mensagem por Clermont » Sáb Jul 20, 2013 8:34 pm

FCarvalho escreveu: (...) O uso dos 'Igla' é só um exemplo de como as estruturas atuais do EB são enrigecidas tanto quanto os seus manuais e mais ainda o pensamento de muitos pessoal estrelado.

Igla na arma da artilharia e operado somente por ela, e ainda por cima em nível de Bgda :shock: é só um dos fatores comprometedores da nossa modernidade. Imagine-se então a revolução que não deve estar sendo a adoção de um simples fuzil novo.
Olha, sinceramente, não me parece uma coisa assim, tão errada. Pra mim, faz sentido que um equipamento tão especializado fique sob controle do ramo antiaéreo da Arma de Artilharia, para treinamento, criação de doutrina. Quando comecei a ouvir falar da organização do Exército distribuindo esses mísseis Igla pelos batalhões de infantaria paraquedistas, eu achei que esta seria uma idéia discutível.

O que importa é que, mesmo sendo da artilharia - arma de apoio de fogo -, não haverá problema algum, em descentralizar suas frações de mísseis Igla para o apoio aos batalhões e regimentos das armas de combate, infantaria e cavalaria.

A exceção, eu acho, poderiam ser as forças de operações especiais. Talvez fizesse sentido elas mantivessem seus próprios destacamentos de mísseis Igla.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10997 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 5:36 am

Já eu não tenho conhecimento nenhum sobre doutrina, mas eu ACHO que os mísseis Igla-S podem ficar a nível de Batalhões de Inf Mec/Lv/Sl/Pqd, Cav Mec/Blind e etc - como Clermont disse -, para ter autodefesa antiaérea e deixando os RBS 70 ou Mistral ou qualquer míssil SHORAD que seja necessário uso de reparos com as Brigadas de Artilharia Antiaérea.
Eu penso assim, mas é claro que não sei se seria bom ou não, gostaria que um dos colegas me respondesse isso.
Um abraço.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10998 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 21, 2013 4:25 pm

Clermont escreveu:
FCarvalho escreveu: (...) O uso dos 'Igla' é só um exemplo de como as estruturas atuais do EB são enrigecidas tanto quanto os seus manuais e mais ainda o pensamento de muitos pessoal estrelado.
Igla na arma da artilharia e operado somente por ela, e ainda por cima em nível de Bgda :shock: é só um dos fatores comprometedores da nossa modernidade. Imagine-se então a revolução que não deve estar sendo a adoção de um simples fuzil novo.
Olha, sinceramente, não me parece uma coisa assim, tão errada. Pra mim, faz sentido que um equipamento tão especializado fique sob controle do ramo antiaéreo da Arma de Artilharia, para treinamento, criação de doutrina. Quando comecei a ouvir falar da organização do Exército distribuindo esses mísseis Igla pelos batalhões de infantaria paraquedistas, eu achei que esta seria uma idéia discutível.
O que importa é que, mesmo sendo da artilharia - arma de apoio de fogo -, não haverá problema algum, em descentralizar suas frações de mísseis Igla para o apoio aos batalhões e regimentos das armas de combate, infantaria e cavalaria.
A exceção, eu acho, poderiam ser as forças de operações especiais. Talvez fizesse sentido elas mantivessem seus próprios destacamentos de mísseis Igla.
Olá Clermont,

Não digo que esteja errada e nem certa. Apenas é uma solução diferente(talvez até um pouco excêntrica) da usualmente vista na maioria dos exércitos por aí, em que este tipo de material serve justamente para prover uma defesa simples de curtíssimo alcance e reação rápida para tropas de infantaria, que eventualmente não disponham de cobertura de AAe em nível acima.

Agora o que se destaca na solução do EB é que além de terem dados os Iglas para artilharia, os inseriram em uma organização complexa dentro das OM's(as bia AAe), a meu ver, absolutamente pesada e contraditória à própria gênese e objetivos do material em si. Imagine-se "linkar" um MANPADS da categoria do Igla à radares e centros de controle de tiro a nível de Bgda :shock: , onde normalmente deveriam estar operando sistemas como Pantsyr e/ou TOR, e até mesmo BUK-M3 ? Realmente é bem estranho. Se isso fosse feito com um RBS70 da vida, eu até entenderia, mas com um Igla? Enfim. Vamos ver no que vai dar isso tudo, porque, hoje me pergunto, se e quando os Pantsyr chegarem, vão colocar eles onde? Nas AD's?

Mas é como eu disse. Para um exército pouco ou nada afeito ao costume de utilizar material de vanguarda tecnológica, qualquer coisa diferente de um fuzil ou e de um canhão SR, já começa a ficar complicado, e portanto merecedora, no caso do EB, de tratamento tão dístico quanto específico. Ou seja, não é para qualquer um, e pior, não para todo mundo.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10999 Mensagem por Clermont » Dom Jul 21, 2013 5:42 pm

FCarvalho escreveu:Não digo que esteja errada e nem certa. Apenas é uma solução diferente(talvez até um pouco excêntrica) da usualmente vista na maioria dos exércitos por aí, em que este tipo de material serve justamente para prover uma defesa simples de curtíssimo alcance e reação rápida para tropas de infantaria, que eventualmente não disponham de cobertura de AAe em nível acima.
Olhando por aí, eu encontrei esta foto

Imagem

O negão é o soldado Tor Duncan e o branquelo é o sargento Bran Croft. Ambos pertencem à Bateria "E" do VI Batalhão do 52º Regimento de Artilharia Antiaérea, não a uma tropa de infantaria ou de cavalaria.

Salvo engano meu, nos Estados Unidos mísseis antiaéreos leves do tipo "Stinger" ou "Igla" são armas de artilharia, da mesma forma como parece ser o caso no Brasil.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11000 Mensagem por irlan » Dom Jul 21, 2013 6:58 pm

Sim, mas o soldado vai ficar o dia todo lá apontando esse trambolho pro alto?, e quando der vontade de mijar?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11001 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 9:46 pm

Mas é claro que não.
Se não há ameaça no momento não há para que usa-lo.
É como ficar apontando míssil Kornet para a Infantaria Inimiga.
Se for a nível de Brigada de AAA, radares de apoio serão usados e quando detectarem a ameaça serão postos em prontidão para tentar neutralizar a ameaça.
Se for proteção do Batalhão, ouvidos e olhos das Companhias serão usados para detectar a ameaça e tentar neutraliza-la.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11002 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 9:47 pm

Mas é claro que não.
Se não há ameaça no momento não há para que usa-lo.
É como ficar apontando míssil Kornet para a Infantaria Inimiga esperando um carro de combate.
Se for a nível de Brigada de AAA, radares de apoio serão usados e quando detectarem a ameaça serão postos em prontidão para tentar neutralizar a ameaça.
Se for proteção do Batalhão, ouvidos e olhos das Companhias serão usados para detectar a ameaça e tentar neutraliza-la.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11003 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 9:47 pm

Mas é claro que não.
Se não há ameaça no momento não há para que usa-lo.
É como ficar apontando míssil Kornet para a Infantaria Inimiga esperando um carro de combate.
Se for a nível de Brigada de AAA, radares de apoio serão usados e quando detectarem a ameaça serão postos em prontidão para tentar neutralizar a ameaça.
Se for proteção do Batalhão, ouvidos e olhos das Companhias serão usados para detectar a ameaça e tentar neutraliza-la.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11004 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 9:48 pm

Mas é claro que não.
Se não há ameaça no momento não há para que usa-lo.
É como ficar apontando míssil Kornet para a Infantaria Inimiga.
Se for a nível de Brigada de AAA, radares de apoio serão usados e quando detectarem a ameaça serão postos em prontidão para tentar neutralizar a ameaça.
Se for proteção do Batalhão, ouvidos e olhos das Companhias serão usados para detectar a ameaça e tentar neutraliza-la.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11005 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 9:49 pm

Mas é claro que não.
Se não há ameaça no momento não há para que usa-lo.
É como ficar apontando míssil Kornet para a Infantaria Inimiga esperando um carro de combate.
Se for a nível de Brigada de AAA, radares de apoio serão usados e quando detectarem a ameaça serão postos em prontidão para tentar neutralizar a ameaça.
Se for proteção do Batalhão, ouvidos e olhos das Companhias serão usados para detectar a ameaça e tentar neutraliza-la.




wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11006 Mensagem por wilsonjsjr » Dom Jul 21, 2013 10:52 pm

irlan escreveu:Sim, mas o soldado vai ficar o dia todo lá apontando esse trambolho pro alto?, e quando der vontade de mijar?

Isso é função do outro militar.....remuniciador.rsrs




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11007 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 11:03 pm

Oche, por que minha mensagem saio várias vezes?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#11008 Mensagem por Túlio » Seg Jul 22, 2013 3:49 pm

Melhor várias do que nenhuma, cupincha! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11009 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 22, 2013 4:29 pm

Túlio escreveu:Melhor várias do que nenhuma, cupincha! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E agora não consigo apaga-las, só falta tomar bronca. :mrgreen: .
Eu cliquei uma vez só e saio 5 msg.
Coisa esquisita... :|




Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Jul 23, 2013 7:35 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#11010 Mensagem por dalton romao » Seg Jul 22, 2013 4:53 pm

igla não é outro tópico?




Responder