Da minha parte, tenho absoluta certeza é que é a primeira hipótese. Eles acharam mesmo que poderiam surfar na crista da onda que eles mesmos provocaram, jogando um pedregulho dentro da água. Mas, aí, a onda acabou virando tsunami, e ameaçou virar a prancha, acabando por afogá-los.Wingate escreveu:Eles, pobrezinhos, não sabiam que poderia resultar na eclosão de um movimento maior...Ou são cínicos demais e manipuladores ou totalmente irresponsáveis...Eu quero crer na segunda hipótese...
Ou seja, o "Monstro de Frankstein" criou vida própria e não quer mais obedecer o criador. Começou a dar sinais perigosos, do tipo:
1) Ser contra todos os partidos políticos, seja os "traíras burgueses" (PSDB), mas também contra os "renegados vendidos ao capital" (PT). Incluindo até os partidos "autênticos defensores das massas" (PCO). Ora, em que lugar do mundo existe processo democrático sem partidos organizados, gostando-se ou não de algum deles?
2) Começar a defender coisas "conservadoras, burguesas e reacionárias" tipo redução da maioridade penal. Como mais de 80 porcento - ou até, 90 porcento - da população apóia isso, imaginem só se as manifestações começassem a exigir, em massa, uma emenda constitucional desse tipo?