NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: NOTÍCIAS

#26116 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Jun 08, 2013 1:05 am

NettoBR escreveu:Nem sei mais o que pensar, melhor deixar quieto até o fim disso...

Tem que pensar como eu nesse ponto Netto, os dois melhores caças 4++, qual vier é lucro. :lol:

Brava Gente, Brasileira!!!
Olinda
Avançado
Avançado
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#26117 Mensagem por Olinda » Sáb Jun 08, 2013 10:02 am

BrasilPotência escreveu:
NettoBR escreveu:Nem sei mais o que pensar, melhor deixar quieto até o fim disso...

Tem que pensar como eu nesse ponto Netto, os dois melhores caças 4++, qual vier é lucro. :lol:

Na minha opinião os dois melhores (para o Brasil), pela quantidade a ser adquirida, pelo objetivo primeiro que é substituir os caças do GDA, são o SU-35 e F-15, mas não estão na disputa.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#26118 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 08, 2013 10:14 am

NovaTO escreveu:Drones serão importantes sim, mas caças tripulados ainda terão vez pelo menos por mais uma geração.
Sim, terão, mas em que quantidade?

Pessoalmente vejo um futuro breve (15-20 anos) em que caças serão usados apenas na defesa aérea, e as restantes atividades bélicas empreendidas por aeronaves o serão por drones. Bombardeio, supressão de defesas, reconhecimento e etc... precisam apenas de uma plataforma para levar as armas e sistemas, um piloto à bordo vira somente um condutor, que pode atrapalhar mais do que ajudar. E nas missões de apoio aproximado ao invés de chamar as aeronaves o pessoal em terra vai chamar a artilharia, equipada com armamento inteligente também. Isso vai reduzir em muito a necessidade de aviões tripulados (e também reduzir a necessidade que tanto se fala hoje de que sejam omnirole).

Então se o Brasil fosse iniciar o desenvolvimento de algum caça agora ele estaria pronto justamente numa época em que os números a serem adquiridos seriam mínimos não só aqui como (principalmente) no restante do mundo, e dificilmente o investimento teria alguma chance de retorno. Já se os recursos forem gastos em drones avançados (e não apenas em copiar o que já se faz lá fora) e defesa AAe poderíamos ter resultados muito mais promissores em termos de mercado com investimentos até menores, e montar uma defesa também mais eficaz.

É claro que não estou apregoando que o Brasil não tenha nenhuma força de caças modernos, mas simplesmente constatando que apesar do que diz qualquer END não vale mais à pena investir em um caça nacional, a janela de oportunidade para isso teria sido lá atrás, quando se começou a falar no FX-1.Nem mesmo uma parceria vai ajudar muito a mudar esta situação. Agora a solução é comprar alguma plataforma que já esteja disponível e que tenha um bom desempenho e uma boa relação custo x benefício, e que permita que possamos fazer suas modernizações aqui mesmo no futuro, já que a estaremos operando com ela por muito, muito tempo mesmo. E vamos concentrar nossa capacidade criativa naquilo que vale à pena fazer.

Leandro G. Card

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#26119 Mensagem por NovaTO » Sáb Jun 08, 2013 3:25 pm

LeandroGCard escreveu:
NovaTO escreveu:Drones serão importantes sim, mas caças tripulados ainda terão vez pelo menos por mais uma geração.
Sim, terão, mas em que quantidade?

Pessoalmente vejo um futuro breve (15-20 anos) em que caças serão usados apenas na defesa aérea, e as restantes atividades bélicas empreendidas por aeronaves o serão por drones. Bombardeio, supressão de defesas, reconhecimento e etc... precisam apenas de uma plataforma para levar as armas e sistemas, um piloto à bordo vira somente um condutor, que pode atrapalhar mais do que ajudar. E nas missões de apoio aproximado ao invés de chamar as aeronaves o pessoal em terra vai chamar a artilharia, equipada com armamento inteligente também. Isso vai reduzir em muito a necessidade de aviões tripulados (e também reduzir a necessidade que tanto se fala hoje de que sejam omnirole).

Então se o Brasil fosse iniciar o desenvolvimento de algum caça agora ele estaria pronto justamente numa época em que os números a serem adquiridos seriam mínimos não só aqui como (principalmente) no restante do mundo, e dificilmente o investimento teria alguma chance de retorno. Já se os recursos forem gastos em drones avançados (e não apenas em copiar o que já se faz lá fora) e defesa AAe poderíamos ter resultados muito mais promissores em termos de mercado com investimentos até menores, e montar uma defesa também mais eficaz.

É claro que não estou apregoando que o Brasil não tenha nenhuma força de caças modernos, mas simplesmente constatando que apesar do que diz qualquer END não vale mais à pena investir em um caça nacional, a janela de oportunidade para isso teria sido lá atrás, quando se começou a falar no FX-1.Nem mesmo uma parceria vai ajudar muito a mudar esta situação. Agora a solução é comprar alguma plataforma que já esteja disponível e que tenha um bom desempenho e uma boa relação custo x benefício, e que permita que possamos fazer suas modernizações aqui mesmo no futuro, já que a estaremos operando com ela por muito, muito tempo mesmo. E vamos concentrar nossa capacidade criativa naquilo que vale à pena fazer.

Leandro G. Card
Caro Leandro G. Card,

Acredito que existe espaço sim, para os caças. Se possível desenvolvido em parceria. Caso não haja essa possibilidade, ae sim, partir para uma compra customizada, nos moldes do FX-2, mas com caças de 5ª geração. Esse caça não precisa ser um F-35, com tecnologias caríssimas, etc. Pode seguir um modelo menos custoso. Eu admiro o Typhoon, mas sua célula não tem o shape furtivo. Por outro lado, poderiamos ter alguns de seus sistemas em um projeto desenvolvido em parceria, como o TF-X Turco. Se o AMX saiu, qualquer outro caça pode. :)

Sobre o futuro, eu visualizo "packs" de drones liderados por caças tripulados. Tanto em situações ofensivas, como defensivas. O caça fazendo o papel de "servidor", em uma espécie de rede local, distribuindo e orientando os drones em missões. Ao mesmo tempo, sendo um elo de uma grande rede aérea com um AWACs postado mais na retaguarda, ou mesmo com o QG através de um data-link via satélite. Portanto, ainda há um papel para os caças tripulados. E nas discussões recentes, podemos antever que existem riscos em operar os drones à longa distância. Usando de 2 modos de controle (Satélite + controle local através dos caças) teremos uma redundância importante, que aumentaria a segurança das operações. Além de que um link local tem muito menos delay que um link via satélite (acredito eu :)).

A situação deverá evoluir para a diminuição dos caças tripulados, à medida que as tecnologias de AI e comunicação avancem, mas até lá, acredito que o MIX Caças+Drones será o padrão.

[]'s

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#26120 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jun 08, 2013 5:25 pm

NovaTO escreveu:
LeandroGCard escreveu:Sim, terão, mas em que quantidade?

Leandro G. Card
Caro Leandro G. Card,

Acredito que existe espaço sim, para os caças. Se possível desenvolvido em parceria. Caso não haja essa possibilidade, ae sim, partir para uma compra customizada, nos moldes do FX-2, mas com caças de 5ª geração. Esse caça não precisa ser um F-35, com tecnologias caríssimas, etc. Pode seguir um modelo menos custoso. Eu admiro o Typhoon, mas sua célula não tem o shape furtivo. Por outro lado, poderiamos ter alguns de seus sistemas em um projeto desenvolvido em parceria, como o TF-X Turco. Se o AMX saiu, qualquer outro caça pode. :)

Sobre o futuro, eu visualizo "packs" de drones liderados por caças tripulados. Tanto em situações ofensivas, como defensivas. O caça fazendo o papel de "servidor", em uma espécie de rede local, distribuindo e orientando os drones em missões. Ao mesmo tempo, sendo um elo de uma grande rede aérea com um AWACs postado mais na retaguarda, ou mesmo com o QG através de um data-link via satélite. Portanto, ainda há um papel para os caças tripulados. E nas discussões recentes, podemos antever que existem riscos em operar os drones à longa distância. Usando de 2 modos de controle (Satélite + controle local através dos caças) teremos uma redundância importante, que aumentaria a segurança das operações. Além de que um link local tem muito menos delay que um link via satélite (acredito eu :)).

A situação deverá evoluir para a diminuição dos caças tripulados, à medida que as tecnologias de AI e comunicação avancem, mas até lá, acredito que o MIX Caças+Drones será o padrão.

[]'s
Essa situação obrigará os grandes a desenvolverem armas ASAT para "quebrar" o link primário dos UCAVS.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#26121 Mensagem por lobo_guara » Sáb Jun 08, 2013 6:00 pm

Profetizando: O FX2 será anunciado em outubro deste ano! O contrato será assinado até o final do ano e os primeiros caças deverão ser entregues até o segundo semestre de 2015 para as olimpíadas do RJ.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#26122 Mensagem por alcmartin » Sáb Jun 08, 2013 6:14 pm

Ja que estao falando muito de drones, que tal essa:

http://noticias.band.uol.com.br/mundo/n ... 0000604767
Óvni atinge avião comercial na China
A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado; veja imagens

Avião foi atingido por óvni na ponta
Reprodução/YouTube
Da Redação notícias@band.com.br
Um Óvni (objeto voador não identificado) atingiu a ponta de um avião comercial na China, no início desta semana, entre Chengdu e Guangzhou.

A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado.
Dando uma olhada na foto do estrago no radome, eu chutaria mais um "urubu-foguete" de grande altitude", :shock: :mrgreen: ou drone, que um OVNI. Pequeno e de raspao... :mrgreen:

Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#26123 Mensagem por Justin Case » Sáb Jun 08, 2013 6:48 pm

alcmartin escreveu:Ja que estao falando muito de drones, que tal essa:

http://noticias.band.uol.com.br/mundo/n ... 0000604767
Óvni atinge avião comercial na China
A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado; veja imagens

Avião foi atingido por óvni na ponta
Reprodução/YouTube
Da Redação notícias@band.com.br
Um Óvni (objeto voador não identificado) atingiu a ponta de um avião comercial na China, no início desta semana, entre Chengdu e Guangzhou.

A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado.
Dando uma olhada na foto do estrago no radome, eu chutaria mais um "urubu-foguete" de grande altitude", :shock: :mrgreen: ou drone, que um OVNI. Pequeno e de raspao... :mrgreen:
Amigos,

Para fazer tão pouco estrago, sem deixar marcas contundentes (apenas pressão), para mim, foi um balão meteorológico.
E, mais precisamente, foi o avião que atingiu o objeto.
Abraços,

Justin

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#26124 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Jun 08, 2013 7:06 pm

Justin Case escreveu:Para fazer tão pouco estrago, sem deixar marcas contundentes (apenas pressão), para mim, foi um balão meteorológico.
E, mais precisamente, foi o avião que atingiu o objeto.
Abraços,

Justin
Com toda certeza :lol: :lol: :lol: !

Imagem

Leandro G. Card

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#26125 Mensagem por alcmartin » Sáb Jun 08, 2013 8:13 pm

Essa foi show... :lol:

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#26126 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jun 09, 2013 6:59 pm

no Terra saiu um video relatando o fato e mostrando um video, mas não sei se o suposto ovni que aparece é do mesmo caso (filmado do avião).

http://terratv.terra.com.br/videos/Noti ... o-veja.htm

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#26127 Mensagem por NovaTO » Dom Jun 09, 2013 7:07 pm

Rodrigoiano escreveu:no Terra saiu um video relatando o fato e mostrando um video, mas não sei se o suposto ovni que aparece é do mesmo caso (filmado do avião).

Pelo vídeo foi uma barbeiragem do disco-voador... hahahshasdhahashhashash! :lol:

[]'s

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#26128 Mensagem por Bourne » Dom Jun 09, 2013 7:40 pm

Prevejo algum programa especial no History Channel sobre os deus astronautas e a relação com o caso "UFO China". :x

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#26129 Mensagem por Wingate » Dom Jun 09, 2013 8:33 pm

NovaTO escreveu:
Rodrigoiano escreveu:no Terra saiu um video relatando o fato e mostrando um video, mas não sei se o suposto ovni que aparece é do mesmo caso (filmado do avião).

Pelo vídeo foi uma barbeiragem do disco-voador... hahahshasdhahashhashash! :lol:

[]'s
Prendam os tibetanos de costume, por precaução... [000]

Wingate

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#26130 Mensagem por Dieneces » Dom Jun 09, 2013 11:42 pm

Se em Star Wars que se passa muitos séculos adiante de nós , os caças e demais naves (de vários planetas e raças de alienígenas , inclusive) são todos tripulados , como é que vamos nós aqui pensar que os drones substituirão caças tripulados num mero par de décadas ou pouco mais...?

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder