NettoBR escreveu:Nem sei mais o que pensar, melhor deixar quieto até o fim disso...
Tem que pensar como eu nesse ponto Netto, os dois melhores caças 4++, qual vier é lucro.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
NettoBR escreveu:Nem sei mais o que pensar, melhor deixar quieto até o fim disso...
BrasilPotência escreveu:NettoBR escreveu:Nem sei mais o que pensar, melhor deixar quieto até o fim disso...
Tem que pensar como eu nesse ponto Netto, os dois melhores caças 4++, qual vier é lucro.
Sim, terão, mas em que quantidade?NovaTO escreveu:Drones serão importantes sim, mas caças tripulados ainda terão vez pelo menos por mais uma geração.
Caro Leandro G. Card,LeandroGCard escreveu:Sim, terão, mas em que quantidade?NovaTO escreveu:Drones serão importantes sim, mas caças tripulados ainda terão vez pelo menos por mais uma geração.
Pessoalmente vejo um futuro breve (15-20 anos) em que caças serão usados apenas na defesa aérea, e as restantes atividades bélicas empreendidas por aeronaves o serão por drones. Bombardeio, supressão de defesas, reconhecimento e etc... precisam apenas de uma plataforma para levar as armas e sistemas, um piloto à bordo vira somente um condutor, que pode atrapalhar mais do que ajudar. E nas missões de apoio aproximado ao invés de chamar as aeronaves o pessoal em terra vai chamar a artilharia, equipada com armamento inteligente também. Isso vai reduzir em muito a necessidade de aviões tripulados (e também reduzir a necessidade que tanto se fala hoje de que sejam omnirole).
Então se o Brasil fosse iniciar o desenvolvimento de algum caça agora ele estaria pronto justamente numa época em que os números a serem adquiridos seriam mínimos não só aqui como (principalmente) no restante do mundo, e dificilmente o investimento teria alguma chance de retorno. Já se os recursos forem gastos em drones avançados (e não apenas em copiar o que já se faz lá fora) e defesa AAe poderíamos ter resultados muito mais promissores em termos de mercado com investimentos até menores, e montar uma defesa também mais eficaz.
É claro que não estou apregoando que o Brasil não tenha nenhuma força de caças modernos, mas simplesmente constatando que apesar do que diz qualquer END não vale mais à pena investir em um caça nacional, a janela de oportunidade para isso teria sido lá atrás, quando se começou a falar no FX-1.Nem mesmo uma parceria vai ajudar muito a mudar esta situação. Agora a solução é comprar alguma plataforma que já esteja disponível e que tenha um bom desempenho e uma boa relação custo x benefício, e que permita que possamos fazer suas modernizações aqui mesmo no futuro, já que a estaremos operando com ela por muito, muito tempo mesmo. E vamos concentrar nossa capacidade criativa naquilo que vale à pena fazer.
Leandro G. Card
Essa situação obrigará os grandes a desenvolverem armas ASAT para "quebrar" o link primário dos UCAVS.NovaTO escreveu:Caro Leandro G. Card,LeandroGCard escreveu:Sim, terão, mas em que quantidade?
Pessoalmente vejo um futuro breve (15-20 anos) em que caças serão usados apenas na defesa aérea, e as restantes atividades bélicas empreendidas por aeronaves o serão por drones. Bombardeio, supressão de defesas, reconhecimento e etc... precisam apenas de uma plataforma para levar as armas e sistemas, um piloto à bordo vira somente um condutor, que pode atrapalhar mais do que ajudar. E nas missões de apoio aproximado ao invés de chamar as aeronaves o pessoal em terra vai chamar a artilharia, equipada com armamento inteligente também. Isso vai reduzir em muito a necessidade de aviões tripulados (e também reduzir a necessidade que tanto se fala hoje de que sejam omnirole).
Então se o Brasil fosse iniciar o desenvolvimento de algum caça agora ele estaria pronto justamente numa época em que os números a serem adquiridos seriam mínimos não só aqui como (principalmente) no restante do mundo, e dificilmente o investimento teria alguma chance de retorno. Já se os recursos forem gastos em drones avançados (e não apenas em copiar o que já se faz lá fora) e defesa AAe poderíamos ter resultados muito mais promissores em termos de mercado com investimentos até menores, e montar uma defesa também mais eficaz.
É claro que não estou apregoando que o Brasil não tenha nenhuma força de caças modernos, mas simplesmente constatando que apesar do que diz qualquer END não vale mais à pena investir em um caça nacional, a janela de oportunidade para isso teria sido lá atrás, quando se começou a falar no FX-1.Nem mesmo uma parceria vai ajudar muito a mudar esta situação. Agora a solução é comprar alguma plataforma que já esteja disponível e que tenha um bom desempenho e uma boa relação custo x benefício, e que permita que possamos fazer suas modernizações aqui mesmo no futuro, já que a estaremos operando com ela por muito, muito tempo mesmo. E vamos concentrar nossa capacidade criativa naquilo que vale à pena fazer.
Leandro G. Card
Acredito que existe espaço sim, para os caças. Se possível desenvolvido em parceria. Caso não haja essa possibilidade, ae sim, partir para uma compra customizada, nos moldes do FX-2, mas com caças de 5ª geração. Esse caça não precisa ser um F-35, com tecnologias caríssimas, etc. Pode seguir um modelo menos custoso. Eu admiro o Typhoon, mas sua célula não tem o shape furtivo. Por outro lado, poderiamos ter alguns de seus sistemas em um projeto desenvolvido em parceria, como o TF-X Turco. Se o AMX saiu, qualquer outro caça pode.
Sobre o futuro, eu visualizo "packs" de drones liderados por caças tripulados. Tanto em situações ofensivas, como defensivas. O caça fazendo o papel de "servidor", em uma espécie de rede local, distribuindo e orientando os drones em missões. Ao mesmo tempo, sendo um elo de uma grande rede aérea com um AWACs postado mais na retaguarda, ou mesmo com o QG através de um data-link via satélite. Portanto, ainda há um papel para os caças tripulados. E nas discussões recentes, podemos antever que existem riscos em operar os drones à longa distância. Usando de 2 modos de controle (Satélite + controle local através dos caças) teremos uma redundância importante, que aumentaria a segurança das operações. Além de que um link local tem muito menos delay que um link via satélite (acredito eu ).
A situação deverá evoluir para a diminuição dos caças tripulados, à medida que as tecnologias de AI e comunicação avancem, mas até lá, acredito que o MIX Caças+Drones será o padrão.
[]'s
Dando uma olhada na foto do estrago no radome, eu chutaria mais um "urubu-foguete" de grande altitude", ou drone, que um OVNI. Pequeno e de raspao...Óvni atinge avião comercial na China
A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado; veja imagens
Avião foi atingido por óvni na ponta
Reprodução/YouTube
Da Redação notícias@band.com.br
Um Óvni (objeto voador não identificado) atingiu a ponta de um avião comercial na China, no início desta semana, entre Chengdu e Guangzhou.
A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado.
Amigos,alcmartin escreveu:Ja que estao falando muito de drones, que tal essa:
http://noticias.band.uol.com.br/mundo/n ... 0000604767
Dando uma olhada na foto do estrago no radome, eu chutaria mais um "urubu-foguete" de grande altitude", ou drone, que um OVNI. Pequeno e de raspao...Óvni atinge avião comercial na China
A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado; veja imagens
Avião foi atingido por óvni na ponta
Reprodução/YouTube
Da Redação notícias@band.com.br
Um Óvni (objeto voador não identificado) atingiu a ponta de um avião comercial na China, no início desta semana, entre Chengdu e Guangzhou.
A aeronave estava a uma altitude de 26 mil pés (oito mil metros) quando foi atingida pelo objeto não identificado.
Com toda certeza !Justin Case escreveu:Para fazer tão pouco estrago, sem deixar marcas contundentes (apenas pressão), para mim, foi um balão meteorológico.
E, mais precisamente, foi o avião que atingiu o objeto.
Abraços,
Justin
Rodrigoiano escreveu:no Terra saiu um video relatando o fato e mostrando um video, mas não sei se o suposto ovni que aparece é do mesmo caso (filmado do avião).
http://terratv.terra.com.br/videos/Noti ... o-veja.htm
Prendam os tibetanos de costume, por precaução...NovaTO escreveu:Rodrigoiano escreveu:no Terra saiu um video relatando o fato e mostrando um video, mas não sei se o suposto ovni que aparece é do mesmo caso (filmado do avião).
http://terratv.terra.com.br/videos/Noti ... o-veja.htm
Pelo vídeo foi uma barbeiragem do disco-voador... hahahshasdhahashhashash!
[]'s