O princípio dos actuais Fuzileiros Portugueses
Moderador: Conselho de Moderação
- irlan
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: O princípio dos actuais Fuzileiros Portugueses
Opa cabeça...qual o fuzil que os fuzos portugueses usam no dia a dia? G3 ou Galil como o resto da tropa?, ou m16 como aqui no Brasil?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
A única Tropa que usa a Galil são os Pára-quedistas e porque até 94 pertenciamos à FAP (donde nunca deveriam ter saido). O resto das Tropas usam a G-3, excepto a FOesp (G-36), o DAE do Corpo de Fuzileiros (M4/G-36) e a UPF (FAP).irlan escreveu:Opa cabeça...qual o fuzil que os fuzos portugueses usam no dia a dia? G3 ou Galil como o resto da tropa?, ou m16 como aqui no Brasil?
Já houve vários programas para a substituição da G-3, os vencedores foram o AUG Steyr nos anos 90 e a G-36 já depois de 2000.
- cabeça de martelo
- Sênior
cabeça de martelo escreveu:
Na semana passada, os militares que frequentam o Curso de Sargentos Fuzileiros receberam formação nos módulos de “Armamento e Tiro”, “Comunicações” e “Operações Terrestres”. Neste último módulo os futuros Sargentos Fuzileiros tiveram a oportunidade de praticar operações em ambientes de guerra química e biológica.
- cabeça de martelo
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
Hot Blade 2013: Isto não é p'ra meninos
Na pista, liga-se o motor do H101 Merlin, há 15 militares do Destacamento de Operações Especiais da Marinha Portuguesa - cada um deles com 10 a 20 quilos de equipamento às costas, como se nada fosse – à espera para entrar. Comunicam por gestos, saltam. De costas muito direitas, cá em baixo, outros tantos aguardam a sua vez no treino prático do exercício multinacional de helicópteros 'Hot Blade'. O que se faz hoje no Aeródromo de Manobra Nº1, em Ovar "não é pr’a meninos”.
- cabeça de martelo
- Sênior
Um militar FZ do contingente português no Afeganistão participou numa prova de crossfit chamada Spartan 300, onde entraram militares de vários países e arrecadou o primeiro lugar para Portugal.
Já á 2 anos outro militar FZ ganhou a Marcha Militar trazendo também o primeiro lugar para o nosso país.
Quem quiser ver o video da prova (não completo) é só carregar no link:
http://www.facebook.com/photo.php?v=556825301004719
E a cerimónia do 1º lugar:
http://www.facebook.com/photo.php?v=556806011006648
- irlan
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Parabéns!
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- cabeça de martelo
- Sênior
O contingente Português no Kosovo (Pára-quedistas) pôs nos primeiros 10 lugares de uma outra competição 7 dos seus militares.
- cabeça de martelo
- Sênior
- cabeça de martelo
- Sênior
- FoxTroop
- Sênior
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
Os primeiros FZs portugueses usavam boina verde contudo, como os Caçadores Paraquedistas já tinham adoptado a boina verde, contrariando a tradição das suas congéneres pois quase todas elas usam boina vermelha, o que levou a que os Fuzileiros passassem a usar a boina azul ferrete como distinção.
- cabeça de martelo
- Sênior
Primeiro temos os Pára-quedistas, que foi a primeira Tropa em Portugal a usar uma Boina como simbolo de elite. A vontade era usar a Boina Vermelha tipica dos militares Pára-quedistas, mas o Ministro de então era alérgico a tudo que fosse Vermelho (devia ser Sportinguista) e por isso preferiu que a Boina fosse Verde.
Os Fuzos que como sabemos eram para ter a Boina Verde tal como os RMC, ao já haver uma Tropa com a boina dessa cor, tomaram a opção "B" e passaram a usar a Boina Azul Ferrete.
Os Caçadores-Especiais (a.k.a Rangers, a.k.a. Operações Especiais), usavam a Boina Castanha porque era essa a cor tradicional das fardas dessa tropa desde à dois séculos. No entanto como um General do Exército decidiu que a partir daquele momento eram todos "especiais" (e sem mais treino extra), todo o Exército com excepção dos militares de Cavalaria passaram a usar a dita Boina Castanha. Nos anos 80 quando reactivaram as Operações Especiais como unidade Operacional (e não apenas como escola), houve um outro General que decidiu que a Boina deveria ser Verde da mesma tonalidade do das Operações Especiais Espanholas. Um processo semelhante levou a GNR à pouco tempo a colocar como parte integrante do fardamento de qualquer Guarda uma boina verde escura, a imitar a Guarda Civil Espanhola.
Os Comandos, esses foram sempre muito "exóticos" e no Ultramar usaram Boinas Castanhas, Vermelhas e até camufladas (como os militares Brasileiros na Amazónia). Actualmente e desde os anos 70 passaram todos a envergar a Boina Vermelha.
Isto é uma confusão dos diabos...
Os Fuzos que como sabemos eram para ter a Boina Verde tal como os RMC, ao já haver uma Tropa com a boina dessa cor, tomaram a opção "B" e passaram a usar a Boina Azul Ferrete.
Os Caçadores-Especiais (a.k.a Rangers, a.k.a. Operações Especiais), usavam a Boina Castanha porque era essa a cor tradicional das fardas dessa tropa desde à dois séculos. No entanto como um General do Exército decidiu que a partir daquele momento eram todos "especiais" (e sem mais treino extra), todo o Exército com excepção dos militares de Cavalaria passaram a usar a dita Boina Castanha. Nos anos 80 quando reactivaram as Operações Especiais como unidade Operacional (e não apenas como escola), houve um outro General que decidiu que a Boina deveria ser Verde da mesma tonalidade do das Operações Especiais Espanholas. Um processo semelhante levou a GNR à pouco tempo a colocar como parte integrante do fardamento de qualquer Guarda uma boina verde escura, a imitar a Guarda Civil Espanhola.
Os Comandos, esses foram sempre muito "exóticos" e no Ultramar usaram Boinas Castanhas, Vermelhas e até camufladas (como os militares Brasileiros na Amazónia). Actualmente e desde os anos 70 passaram todos a envergar a Boina Vermelha.
Isto é uma confusão dos diabos...
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6673 vezes
- Contato:
HAMMERHEAD véio, sempre quis te perguntar mas a PREGUIÇA sempre venceu:
O que vês de tão ruim no G3, já que o que não falta é post teu criticando?
Eu mesmo desço a marreta no FAL sempre que tenho chance mas explico as razões...
O que vês de tão ruim no G3, já que o que não falta é post teu criticando?
Eu mesmo desço a marreta no FAL sempre que tenho chance mas explico as razões...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- pt
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
Independentemente da opinião do Cabeça de Martelo, que terá as razões dele, o principal problema das G3 é que estão velhas.
De resto, criou-se em Portugal desde a guerra, uma ideia muito distorcida da G3, afirmando-se que a tropa portuguesa estava muito pior armada que os movimentos terroristas, já que estes estavam equipados com o glorioso AK-47, produzido na santa e sagrada mãe russia.
A propaganda comunista emitia a partir de Argel emissões em que se afirmava que as G3 eram fabricadas em Portugal com peças encontradas nos sucateiros.
O objectivo era levar os portugueses a desconfiarem da própria qualidade das suas armas.
É no entanto claro que quem teve capacidade para comparar as G3 e a AK47, sempre dizia que a AK47 era espetacular, porque aquilo disparava até dentro de água e depois de ter estado na lama durante uma semana.
Ao contrário a G3 encravava com alguma facilidade se não estivesse bem limpa.
Considero que isto é verdade, já que eu mesmo no serviço militar tive problemas com a G3 quando não estava bem limpa.
Já quando estava limpa e bem tratada, a G3, com uma munição muito mais poderosa que a AK47 não tinha qualquer comparação.
Em combate em áreas com vegetação, a AK47 é pouco (ou muito pouco) eficiente a mais de 20 ou 30 metros.
É no entanto óbvio, que para um exército de recrutas, mal formados e com formação básica muito simples, é dificil explicar que a arma deve estar limpa para disparar, quando ele sabe que há uma arma que mesmo que não esteja limpa continua a disparar.
Se acerta em alguma coisa, isso é outra coisa.
A maior parte dos soldados portugueses em África não foram mortos ou feridos por armas ligeiras, mas sim por minas.
Tenho que notar no entanto que, no serviço militar desde a recruta, foi-me atribuida uma G3 praticamente nova e eu conseguia resultados muito bons com ela. Não utilizei nunca uma AK47, pelo que o que sei foi o que me disseram na altura militares que tinham estado em África.
De resto, criou-se em Portugal desde a guerra, uma ideia muito distorcida da G3, afirmando-se que a tropa portuguesa estava muito pior armada que os movimentos terroristas, já que estes estavam equipados com o glorioso AK-47, produzido na santa e sagrada mãe russia.
A propaganda comunista emitia a partir de Argel emissões em que se afirmava que as G3 eram fabricadas em Portugal com peças encontradas nos sucateiros.
O objectivo era levar os portugueses a desconfiarem da própria qualidade das suas armas.
É no entanto claro que quem teve capacidade para comparar as G3 e a AK47, sempre dizia que a AK47 era espetacular, porque aquilo disparava até dentro de água e depois de ter estado na lama durante uma semana.
Ao contrário a G3 encravava com alguma facilidade se não estivesse bem limpa.
Considero que isto é verdade, já que eu mesmo no serviço militar tive problemas com a G3 quando não estava bem limpa.
Já quando estava limpa e bem tratada, a G3, com uma munição muito mais poderosa que a AK47 não tinha qualquer comparação.
Em combate em áreas com vegetação, a AK47 é pouco (ou muito pouco) eficiente a mais de 20 ou 30 metros.
É no entanto óbvio, que para um exército de recrutas, mal formados e com formação básica muito simples, é dificil explicar que a arma deve estar limpa para disparar, quando ele sabe que há uma arma que mesmo que não esteja limpa continua a disparar.
Se acerta em alguma coisa, isso é outra coisa.
A maior parte dos soldados portugueses em África não foram mortos ou feridos por armas ligeiras, mas sim por minas.
Tenho que notar no entanto que, no serviço militar desde a recruta, foi-me atribuida uma G3 praticamente nova e eu conseguia resultados muito bons com ela. Não utilizei nunca uma AK47, pelo que o que sei foi o que me disseram na altura militares que tinham estado em África.