tanques e blindados
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Re: tanques e blindados
VIATURAS OSHKOSH M-ATV
Quando da nossa chegada ao Afeganistão, em 20 de Outubro de 2011, após uma viagem de horas, ao aeroporto militar de Caia em Cabul e cumpridas todas as formalidades inerentes, nomeadamente, controlo, recepção de bagagens, documentação e recepção de armamento do anterior contingente, fomos transportados num autocarro blindado, um género de transporte de prisioneiros como por vezes observamos nos filmes Americanos, fazendo parte da escolta outras viaturas, desconhecidas para a maioria de nós. Tal despertou-nos um certo interesse, pois não eram parecidas com nenhuma outra que conhecíamos, visto serem enormes, e até duvidamos mesmo que pudessem circular no nosso país com normalidade. De cor caqui deserto, com uma rampa de acesso ao interior por parte dos tripulantes, situada na sua retaguarda, na parte superior uma torre com cobertura onde se podia visualizar o pontador, o qual estava a uma altura razoável, mais tarde, após a escolta decorrer sem incidentes, ficamos a saber que estas viaturas eram os novos veículos blindados Americanos para substituir o tão famigerado Humevee nos teatros de guerra do Iraque e do Afeganistão. Já em Maidan – Wardak, local onde o contingente da Guarda Nacional Republicana se encontra sediado, a exercer a sua missão de mentoria na Escola Nacional de Policia Afegã (NPTC-National Police Training Center), num dia que não consigo referenciar recebemos uma patrulha Americana que tinha sofrido uma emboscada através de um ataque complexo, mediante 2 explosões de IED’s - Improved Explosive Device (Engenho Explosivo Improvisado) em simultâneo, 1 ataque directo com vários RPG’s e o uso ainda de armas automáticas, do qual resultaram 3 Americanos feridos, um dos quais com alguma gravidade. Aquando do ataque os Americanos recolheram os feridos e abandonaram as viaturas danificadas que não podiam circular, retirando-se do local do incidente o mais depressa possível, deslocando-se de imediato para o nosso Quartel, visto ser o mais próximo e possuir em permanência uma equipa médica francesa que poderia prestar os primeiros socorros até à chegada do helicóptero (MEDIAVAC) para evacuação dos feridos para o hospital mais próximo. Dois dias após o ataque, as viaturas flageladas no local do ataque, foram rebocadas para o interior do NPTC, tendo as mesmas sido colocadas junto ao ITC (International Trainers Compound), local este, onde se encontram alojados todos os contingentes internacionais. Ao vislumbrarmos tamanha destruição, perguntamo-nos como teria sido possível alguém ter sobrevivido a tal ataque. As viaturas estavam completamente carbonizadas, motores destruídos, no local dos pneus viase unicamente ferro fundido onde tinham sido anteriormente as jantes. Mas, embora tivessem sofrido tamanha destruição, o certo é que o chassis se encontrava intacto, podendo visualizarse a forma de “V” do fundo do mesmo, todos os vidros da viatura estavam intactos, percebendo então a razão de no incidente só ter resultado feridos e nenhuma baixa mortal. Com tudo isto e após algumas pesquisas, achamos que seria esta uma excelente oportunidade de dar a conhecer o porquê da aquisição destas viaturas, e algumas características das mesmas, excelentes e seguras, e que realmente podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como se encontra demonstrado nos últimos relatórios tornados públicos pelos Marines Norte-Americanos que, até à presente data, sofreram cerca de 300 ataques através de IED’s com estas viaturas e não tiveram nenhuma baixa humana a lamentar.Após terem sido conquistados todos os redutos talibãs no Afeganistão, as forças armadas tiveram necessidade de se adaptar a uma nova realidade, a mudança de estratégia dos insurgentes, que em vez de ataques directos, estes passaram a utilizar com maior frequência emboscadas com IED’s, obtendo resultados devastadores e mortíferos, o que constituía um grave problema para as forças Americanas e todos os seus aliados. Assim, em 2009 foi lançado um concurso público de aquisição de novas viaturas para substituição dos Humevee´s, viaturas utilizadas até então. As novas viaturas, para além de fornecer uma maior protecção aos seus tripulantes, não deveriam limitar a sua acção no terreno nem as capacidades tácticas que os Humevee´s ofereciam.Assim, quem se candidatasse ao concurso não teria uma vida fácil, visto que um reforço de blindagem em qualquer viatura implicaria uma perda de mobilidade, situação esta, que os responsáveis militares americanos não aceitariam. Dos 5 candidatos intervenientes no concurso, a viatura escolhida foi a OSHKOSH M-ATV MRAT (Mine Resistant Ambush Protected), que segundo o porta-voz do exército Americano, as razões da escolha incidiram no preço, visto se tratar do 2º mais barato e nos resultados dos testes, conjuntamente com as soluções apresentadas na resolução dos problemas em situações reais. O modelo M-ATV é uma Viatura fabricada pela OSHKOSH Corporation, sediada no Wisconsin, E.U.A, iniciando a sua construção em 2009 com um custo unitário de USD$470.000 sem equipamento, que poderia chegar ao USD$1.000.000 totalmente apetrechada com os mais variados e sofisticados equipamentos, nomeadamente armamento, equipa mento de visualização nocturno tanto térmico como ampliação de luminosidade, inibidores de frequência, transmissões etc… Num programa de aquisição de 8000 viaturas com um custo total 1.6 Biliões de dólares. É uma viatura de grandes dimensões, tendo uma altura de 2,70 mts, largura de 2,49 mts e um comprimento de 6,27 mts, repartido por um peso vazio de 12,500Kg e peso bruto de 14,700Kg, dependendo do modelo, visto que foram criadas várias opções, desde viaturas para patrulhamento, para transporte de mercadorias, viaturas ambulância, viaturas de transporte de pessoal, reboque etc… Para conseguir mover todo este peso a viatura foi equipada com um motor da marca Caterpillar 7.200cc, C7 Turbo Diesel, com 370 cavalos de potência, perfazendo um total de 25cv\Ton, podendo atingir uma velocidade máxima de 105Km\H, com uma autonomia para 510Km, com caixa automática e tracção 4x4, com suspensão individual, o que permite retirar todo o conjunto de suspensão\roda e coloca-lo em outro lado, se assim for necessário. Possui ainda um sistema central de enchimento automático dos pneus, mesmo que a viatura perca pressão em dois pneus é possível circular cerca de 50Km a uma velocidade de 50Km\H. Quanto ao armamento, pode ser equipada com uma metralhadora 7.62mm, , um lança granadas de 40mm, um lança misseis anticarro BGM-71 TOW e ainda 1 metralhadora pesada cal.50, esta que tem a particularidade de ser utilizada manualmente através de um militar na torre, ou electronicamente do interior com o auxilio de um joystick e câmaras que projectam a imagem num ecrã táctil, onde é possível seleccionar 5 alvos ao mesmo tempo e passar a selecção automática. Com isto tudo, e através do formato peculiar da blindagem em forma de V, a qual permite a fuga dos gases de uma explosão sem destruir o habitáculo da viatura. A composição secreta da sua blindagem, permite às forças que utilizam este tipo de viatura contar com uma arma que os ajudará neste esforço permanente na luta contra o terrorismo, aumentando a moral das suas forças, criando ainda aos insurgentes uma maior dificuldade, obrigando-os a se exporem cada vez mais para que os seus intentos tenham resultado por estes pretendidos.
Trabalho realizado por:
1º Sargento Paulo Certal
1º Sarg Fernando Riscado
http://www.gnr.pt/portal/internet/gabin ... ista94.pdf
Quando da nossa chegada ao Afeganistão, em 20 de Outubro de 2011, após uma viagem de horas, ao aeroporto militar de Caia em Cabul e cumpridas todas as formalidades inerentes, nomeadamente, controlo, recepção de bagagens, documentação e recepção de armamento do anterior contingente, fomos transportados num autocarro blindado, um género de transporte de prisioneiros como por vezes observamos nos filmes Americanos, fazendo parte da escolta outras viaturas, desconhecidas para a maioria de nós. Tal despertou-nos um certo interesse, pois não eram parecidas com nenhuma outra que conhecíamos, visto serem enormes, e até duvidamos mesmo que pudessem circular no nosso país com normalidade. De cor caqui deserto, com uma rampa de acesso ao interior por parte dos tripulantes, situada na sua retaguarda, na parte superior uma torre com cobertura onde se podia visualizar o pontador, o qual estava a uma altura razoável, mais tarde, após a escolta decorrer sem incidentes, ficamos a saber que estas viaturas eram os novos veículos blindados Americanos para substituir o tão famigerado Humevee nos teatros de guerra do Iraque e do Afeganistão. Já em Maidan – Wardak, local onde o contingente da Guarda Nacional Republicana se encontra sediado, a exercer a sua missão de mentoria na Escola Nacional de Policia Afegã (NPTC-National Police Training Center), num dia que não consigo referenciar recebemos uma patrulha Americana que tinha sofrido uma emboscada através de um ataque complexo, mediante 2 explosões de IED’s - Improved Explosive Device (Engenho Explosivo Improvisado) em simultâneo, 1 ataque directo com vários RPG’s e o uso ainda de armas automáticas, do qual resultaram 3 Americanos feridos, um dos quais com alguma gravidade. Aquando do ataque os Americanos recolheram os feridos e abandonaram as viaturas danificadas que não podiam circular, retirando-se do local do incidente o mais depressa possível, deslocando-se de imediato para o nosso Quartel, visto ser o mais próximo e possuir em permanência uma equipa médica francesa que poderia prestar os primeiros socorros até à chegada do helicóptero (MEDIAVAC) para evacuação dos feridos para o hospital mais próximo. Dois dias após o ataque, as viaturas flageladas no local do ataque, foram rebocadas para o interior do NPTC, tendo as mesmas sido colocadas junto ao ITC (International Trainers Compound), local este, onde se encontram alojados todos os contingentes internacionais. Ao vislumbrarmos tamanha destruição, perguntamo-nos como teria sido possível alguém ter sobrevivido a tal ataque. As viaturas estavam completamente carbonizadas, motores destruídos, no local dos pneus viase unicamente ferro fundido onde tinham sido anteriormente as jantes. Mas, embora tivessem sofrido tamanha destruição, o certo é que o chassis se encontrava intacto, podendo visualizarse a forma de “V” do fundo do mesmo, todos os vidros da viatura estavam intactos, percebendo então a razão de no incidente só ter resultado feridos e nenhuma baixa mortal. Com tudo isto e após algumas pesquisas, achamos que seria esta uma excelente oportunidade de dar a conhecer o porquê da aquisição destas viaturas, e algumas características das mesmas, excelentes e seguras, e que realmente podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como se encontra demonstrado nos últimos relatórios tornados públicos pelos Marines Norte-Americanos que, até à presente data, sofreram cerca de 300 ataques através de IED’s com estas viaturas e não tiveram nenhuma baixa humana a lamentar.Após terem sido conquistados todos os redutos talibãs no Afeganistão, as forças armadas tiveram necessidade de se adaptar a uma nova realidade, a mudança de estratégia dos insurgentes, que em vez de ataques directos, estes passaram a utilizar com maior frequência emboscadas com IED’s, obtendo resultados devastadores e mortíferos, o que constituía um grave problema para as forças Americanas e todos os seus aliados. Assim, em 2009 foi lançado um concurso público de aquisição de novas viaturas para substituição dos Humevee´s, viaturas utilizadas até então. As novas viaturas, para além de fornecer uma maior protecção aos seus tripulantes, não deveriam limitar a sua acção no terreno nem as capacidades tácticas que os Humevee´s ofereciam.Assim, quem se candidatasse ao concurso não teria uma vida fácil, visto que um reforço de blindagem em qualquer viatura implicaria uma perda de mobilidade, situação esta, que os responsáveis militares americanos não aceitariam. Dos 5 candidatos intervenientes no concurso, a viatura escolhida foi a OSHKOSH M-ATV MRAT (Mine Resistant Ambush Protected), que segundo o porta-voz do exército Americano, as razões da escolha incidiram no preço, visto se tratar do 2º mais barato e nos resultados dos testes, conjuntamente com as soluções apresentadas na resolução dos problemas em situações reais. O modelo M-ATV é uma Viatura fabricada pela OSHKOSH Corporation, sediada no Wisconsin, E.U.A, iniciando a sua construção em 2009 com um custo unitário de USD$470.000 sem equipamento, que poderia chegar ao USD$1.000.000 totalmente apetrechada com os mais variados e sofisticados equipamentos, nomeadamente armamento, equipa mento de visualização nocturno tanto térmico como ampliação de luminosidade, inibidores de frequência, transmissões etc… Num programa de aquisição de 8000 viaturas com um custo total 1.6 Biliões de dólares. É uma viatura de grandes dimensões, tendo uma altura de 2,70 mts, largura de 2,49 mts e um comprimento de 6,27 mts, repartido por um peso vazio de 12,500Kg e peso bruto de 14,700Kg, dependendo do modelo, visto que foram criadas várias opções, desde viaturas para patrulhamento, para transporte de mercadorias, viaturas ambulância, viaturas de transporte de pessoal, reboque etc… Para conseguir mover todo este peso a viatura foi equipada com um motor da marca Caterpillar 7.200cc, C7 Turbo Diesel, com 370 cavalos de potência, perfazendo um total de 25cv\Ton, podendo atingir uma velocidade máxima de 105Km\H, com uma autonomia para 510Km, com caixa automática e tracção 4x4, com suspensão individual, o que permite retirar todo o conjunto de suspensão\roda e coloca-lo em outro lado, se assim for necessário. Possui ainda um sistema central de enchimento automático dos pneus, mesmo que a viatura perca pressão em dois pneus é possível circular cerca de 50Km a uma velocidade de 50Km\H. Quanto ao armamento, pode ser equipada com uma metralhadora 7.62mm, , um lança granadas de 40mm, um lança misseis anticarro BGM-71 TOW e ainda 1 metralhadora pesada cal.50, esta que tem a particularidade de ser utilizada manualmente através de um militar na torre, ou electronicamente do interior com o auxilio de um joystick e câmaras que projectam a imagem num ecrã táctil, onde é possível seleccionar 5 alvos ao mesmo tempo e passar a selecção automática. Com isto tudo, e através do formato peculiar da blindagem em forma de V, a qual permite a fuga dos gases de uma explosão sem destruir o habitáculo da viatura. A composição secreta da sua blindagem, permite às forças que utilizam este tipo de viatura contar com uma arma que os ajudará neste esforço permanente na luta contra o terrorismo, aumentando a moral das suas forças, criando ainda aos insurgentes uma maior dificuldade, obrigando-os a se exporem cada vez mais para que os seus intentos tenham resultado por estes pretendidos.
Trabalho realizado por:
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Re: tanques e blindados
Muito interessante este tópico do fórum ZM sobre os efeitos das armas A/T contra diversos tipos de blindados! Acho que poderia ser criado algo parecido neste fórum também!!
http://www.zonamilitar.com.ar/foros/thr ... 574/page-4
Acho que o Bacchi, eligioep, e cia vão gostar...
http://www.zonamilitar.com.ar/foros/thr ... 574/page-4
Acho que o Bacchi, eligioep, e cia vão gostar...
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Re: tanques e blindados
Postei no Forum Defesa Brasileira.binfa escreveu:.
Mercado de veículos blindados da América Latina em 2005-2012. E previsão para 2013-2016 anos.
TSAMTO, 4 de abril. Pela exposição latino-americana e 9 conferência sobre tecnologias aeroespacial e de defesa LAAD-2013, que será realizada de 9 de abril a 12 em Rio de Janeiro, TSAMTO publica dados estatísticos sobre o mercado de veículos blindados da América Latina.
Neste cálculo inclui países que são padrão procedimento forma TSAMTO duas regiões.
Isto países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Venezuela, Guiana, Colômbia, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Chile, Equador e México (total de 13 países) e os países da América Central e no Caribe: Antígua e Barbuda, Bahamas , Barbados, Belize, Guatemala, Haiti, Honduras, República Dominicana, Costa Rica, Cuba, Nicarágua, Panamá, Trinidad e Tobago, El Salvador, Jamaica (de 15 países).
Em geral, este cálculo tem em conta os dados sobre 28 países.
O cálculo foi realizado em 7 "agregadores" categorias de armas: ". Outras armas" veículos blindados, aeronaves militares, UAVs, helicópteros, equipamento naval, a artilharia de foguetes, de defesa aérea, e
Na categoria de "armadura" inclui: MBT, BMP, BMTV, veículos blindados, veículos de reconhecimento blindados, veículos blindados, Bram.
Avaliação países fornecedores com o real de exportação de veículos blindados da América Latina em 2012 e para o período 2005-2012.
Avaliação do mercado ao longo do período 2005-2012. realizada de acordo com o valor real e ao momento da transferência de armas.
Veículos da categoria durante o período de 2005-2012. em termos de valor de exportações de armas para o quinto lugar da América Latina - EUA 1,477 bilhões dólares (6% do mercado), em 2012 - o sétimo lugar com um volume de 434 milhões dólares EUA (6,8%).
No valor das exportações feitas para suprir novos veículos blindados, abastecimento das Forças Armadas dos países exportadores, programas licenciados, reparação e modernização.
Maior exportador de veículos blindados da América Latina no período 2005-2012. com um volume de 658 milhões dólares EUA (44,55% do total das exportações por categoria Veículos na região) é a Rússia. Na Rússia, como em outros países do mundo, leva apenas em conta o valor da transferência identificada de armas convencionais.
O segundo maior exportador de veículos blindados da América Latina no período 2005-2012. com um volume de EUA $ 402 milhões (27,2% do total das exportações por categoria Veículos na região) é a Alemanha. Completando o top três dos EUA - US 232,6 milhões dólares (15,75%).
Assentos 4 a 10, em ordem decrescente do valor das exportações ocupam: Reino Unido (53,4 milhões de dólares), a Suíça (EUA $ 38 milhões), Itália (29,4 milhões de dólares), Israel (20,3 milhões de dólares), China (10,8 milhões de dólares), Países Baixos (US $ 10 milhões) e Canadá (8,7 milhões de dólares).
Em geral, os veículos de categoria Exportadores da América Latina no período 2005-2012. inclui 14 países.
Em 2012, as exportações para os veículos da categoria na América Latina realizado em 7 países.
Ranking da América Latina sobre o real de importação de veículos blindados em 2012 e para o período de 2005-2012
Avaliação do mercado ao longo do período 2005-2012. realizada de acordo com o valor real e ao momento da transferência de armas.
Veículos da categoria durante o período de 2005-2012. importações em termos de valor na América Latina é a quinta - 1.477 milhões de dólares (6%), em 2012 - o sétimo lugar com um volume de 434 milhões dólares EUA (6,8%).
No valor das importações fez nova armadura, a importação dos países exportadores de dom, programas licenciados, reparação e modernização.
O primeiro lugar a importação de veículos blindados da América Latina no período 2005-2012. com um volume de 650 milhões de dólares (44% do total das importações de veículos da categoria da região) é a Venezuela. Na Venezuela, como em outros países representaram o valor das importações de armas identificadas apenas convencionais.
O segundo maior importador de veículos blindados da América Latina no período 2005-2012. com um volume de 334 milhões dólares EUA (22,6% do total das importações na categoria Veículos da região) é o Chile. Brasil fecha os três primeiros - USD 235,8 milhões (16%).
Assentos 4 a 10, em ordem decrescente do valor das importações ocupar México (152 milhões de dólares), Colômbia (51,1 milhões de dólares), Peru (18 milhões de dólares), Argentina (17,6 milhões de dólares), Uruguai (11 , 3 milhões de dólares), Equador (4 milhões de dólares) e Haiti (EUA 3.000 mil dólares).
No final de 2012 o primeiro lugar na categoria de importadores veículos blindados da América Latina é a Venezuela - EUA 355,4 milhões dólares (81,9% do total das importações na América Latina em 2012 nesta categoria.) O segundo veículos blindados maiores de importação no Brasil em 2012 é de - 58,6 milhões de dólares (13,5%). Fecha o top três, Argentina - 14,8 milhões de dólares (3,4%).
Nesta categoria em 2012 para importar quatro países da América Latina.
Países fornecedores classificação de exportação de veículos blindados da América Latina em 2013-2016.
Avaliação do mercado para o período de 2013-2016 anos. é probabilística na natureza por várias razões.
Primeiro, mesmo no contrato assinado para o fornecimento frequentemente trocados (o cálculo é feito para as transferências de armas cronograma originalmente relatado).
Em segundo lugar, tal situação é típica para concurso em andamento (calculado pela prazo inicialmente declarado do concurso e prazos de entrega).
Em terceiro lugar, a maior ambiguidade indicado intenções para fazer um fornecimento directo de braços (como em duração, e o número de braços de transferência). Neste caso, ter em conta o tempo esperado de declarações oficiais e artigos, mas para a categoria de "intenção" podem ser maiores "flutuações", devido ao facto de que nem todas as intenções eventualmente será convertido em firmes obrigações contratuais.
Em quarto lugar, certos ajustes às condições de mercado durante o período (2013-2016 gg.) Fará uma nova contratos de curto prazo a serem exercidas (parcial ou totalmente) no período em análise.
Isto é, o cálculo que se segue para o período de 2013-2015. uma estimativa aproximada do mercado, calculado com base nos dados sobre as compras programadas no início de Janeiro de 2013.
Com este espírito em, os veículos da categoria ao longo do período 2013-2016 anos. em termos de valor das exportações de armas para a América Latina terá o quinto lugar - EUA 1,105 bilhões dólares (5,66% do volume total previsto das exportações de produtos de defesa).
No valor das exportações feitas para suprir novos veículos blindados, abastecimento das Forças Armadas dos países exportadores, programas licenciados, reparação e modernização (incluídos os contratos já assinados e intenções declaradas).
Maior exportador de veículos blindados da América Latina durante o período de 2013-2016 anos. com um volume de 323 milhões dólares EUA (29,2% do volume esperado das exportações por categoria de veículos blindados na região) terá Itália (programa licenciado com o Brasil - calculado sobre o cronograma declarado).
O segundo maior exportador de veículos blindados da América Latina no período 2013-2016 para 298 milhões de dólares em volume (27% do volume esperado das exportações por categoria de veículos blindados na região) são os Estados Unidos. Rússia fecha os três primeiros - 279 milhões de dólares (25,2%).
Os lugares seguintes na ordem de valor decrescente da exportação esperado pertence a Israel (EUA 78,3 milhões dólares), Canadá (65,5 milhões de dólares), Reino Unido (39,7 milhões de dólares) e Suíça (22 milhões de dólares).
Até o momento, o ranking de exportadores (países com ordens ou intenções declaradas) nos veículos da categoria na América Latina durante o período 2013-2016. inclui 7 países.
Espera-se que, em 2013, as exportações para os veículos da categoria na América Latina vai levar seis países (Itália, EUA, Rússia, Israel, Grã-Bretanha e Suíça).
Ranking de veículos latino-americanas de importação blindados em 2013-2016.
O cálculo para o período 2013-2015. uma estimativa aproximada do mercado, calculado com base nos dados sobre as compras programadas no início de Janeiro de 2013.
Com este espírito em, os veículos da categoria ao longo do período 2013-2016 anos. em termos de valor de importações de armas na América Latina leva o quinto lugar - EUA 1,105 bilhões dólares (5,66% do volume total das importações do esperado DID).
No valor das importações fez nova armadura, a importação dos países exportadores de dom, programas licenciados, reparação e modernização (incluídos os contratos já assinados e intenções declaradas).
A partir do início de janeiro de 2013, o primeiro lugar na importação de veículos blindados da América Latina no período 2013-2016. com um volume de 641 milhões dólares EUA (58% do volume esperado das importações por categoria Veículos na região) terá o Brasil.
O segundo maior importador de veículos blindados da América Latina durante o período de 2013-2016 anos. com um volume de US $ 200 milhões (18,1% do volume esperado das importações por categoria Veículos na região) terá Venezuela. Colombia fecha os três primeiros - US $ 120 milhões (10,9%).
Os lugares seguintes na ordem decrescente de valor das importações esperados ocupar Equador (EUA 89,5 milhões dólares) e Argentina (55,2 milhões de dólares).
Até à data, as categorias de classificação dos importadores de veículos blindados (contratos incluídos e intenções sobre importações) para a América Latina durante o período 2013-2016. inclui cinco países.
Espera-se que, em 2013, a importação dos veículos da categoria na América Latina vai levar cinco países.
Primeiro, em termos de importações por categoria de veículos blindados em 2013 vai levar o Brasil - 122 milhões de dólares, o segundo lugar será Equador - 89,5 milhões de dólares, vai fechar os três líderes da Venezuela - 69,6 milhões.
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: tanques e blindados
Sistemas optrônicos e de estabilização da torre modernos, entretanto, a blindagem continua ridícula. Mas ao menos reduziram sua inferioridade ante os Leopard 1a5 do EB. Já com relação aos Leopard 2a4...Frederico Vitor escreveu:TAM 2C modernizado
.
.
Editado pela última vez por Lywis em Qui Mai 09, 2013 9:23 pm, em um total de 1 vez.
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Re: tanques e blindados
Sem problemas, a cordilheira é a melhor blindagem que os hermanos podem ter contra os Leo chilenos.
abs.
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Re: tanques e blindados
FCarvalho escreveu:Sem problemas, a cordilheira é a melhor blindagem que os hermanos podem ter contra os Leo chilenos.
abs.
Mas em compensação acho que até as .50 dos ST chilenos dão conta dessa blindagem.
Um abraço e t+
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Re: tanques e blindados
Por favor, o que é "ST"?Pablo Maica escreveu:Mas em compensação acho que até as .50 dos ST chilenos dão conta dessa blindagem.FCarvalho escreveu:Sem problemas, a cordilheira é a melhor blindagem que os hermanos podem ter contra os Leo chilenos.
abs.
Um abraço e t+
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Re: tanques e blindados
Super Tucano.Reginaldo Bacchi escreveu:Por favor, o que é "ST"?Pablo Maica escreveu: Mas em compensação acho que até as .50 dos ST chilenos dão conta dessa blindagem.
Um abraço e t+
Bacchi
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Re: tanques e blindados
Muito obrigado.jumentodonordeste escreveu:Super Tucano.Reginaldo Bacchi escreveu: Por favor, o que é "ST"?
Bacchi
Eu peço desculpas pela minha ignorancia, mas eu não tenho a vivencia nestes assuntos que vocês têm.
Bacchi
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Re: tanques e blindados
Na verdade eu peço desculpas, as vezes deixo de me policiar e esqueço que nem todos estão familiarizados com termos, designações e apelidos, que se usa para abordar assuntos de outras áreas.
Um abraço e t+
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- Lywis
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Re: tanques e blindados
Pessoal, no vídeo abaixo vemos os 4 principais Carros de Combate ocidentais... Se vocês virem o vídeo, a a partir dos 5:20 minutos fala-se a respeito de 2 Carros de Combate da Vickers (VFM5 e Mk.7), achei as torres deles um tanto parecidas com a do Osório, o que vocês acham?
- Reginaldo Bacchi
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Re: tanques e blindados
Quando o engenheiro Ricardo Schiesser fez o anteprojeto do Osorio, tomou como base uma torre desenvolvida pela Vickers previamenteLywis escreveu:Pessoal, no vídeo abaixo vemos os 4 principais Carros de Combate ocidentais... Se vocês virem o vídeo, a a partir dos 5:20 minutos fala-se a respeito de 2 Carros de Combate da Vickers (VFM5 e Mk.7), achei as torres deles um tanto parecidas com a do Osório, o que vocês acham?
Adotou um pericopio do atirador mais moderno.
Devido ao excesso de trabalho da engenharia de produtos da ENGESA não era possivel fazer o projeto do carro e da torre simultaneamente.
Foi feito então um acordo com a Vickers (Newcastle) de a mesma projetar a nova torre, dando o direito de uso a ENGESA.
Aliás, eu já tinha explicado este fato anteriormente. Isto nunca foi segredo.
Bacchi
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Re: tanques e blindados
Eu li sua estrevista pra revista Forças de Defesa e assim que vi os veículos da Vickers me lembrei imediatamente dela... Mas claro que é sempre bom ouvir uma resposta mais enfática de quem entende do assuntoReginaldo Bacchi escreveu:Quando o engenheiro Ricardo Schiesser fez o anteprojeto do Osorio, tomou como base uma torre desenvolvida pela Vickers previamenteLywis escreveu:Pessoal, no vídeo abaixo vemos os 4 principais Carros de Combate ocidentais... Se vocês virem o vídeo, a a partir dos 5:20 minutos fala-se a respeito de 2 Carros de Combate da Vickers (VFM5 e Mk.7), achei as torres deles um tanto parecidas com a do Osório, o que vocês acham?
Adotou um pericopio do atirador mais moderno.
Devido ao excesso de trabalho da engenharia de produtos da ENGESA não era possivel fazer o projeto do carro e da torre simultaneamente.
Foi feito então um acordo com a Vickers (Newcastle) de a mesma projetar a nova torre, dando o direito de uso a ENGESA.
Aliás, eu já tinha explicado este fato anteriormente. Isto nunca foi segredo.
Bacchi