PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#241 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2013 5:46 pm

jauro escreveu:Exposição do Cel. Guanabarino, do DCT, ao CEEEx/EME.
Perspectiva para Curto Prazo: 2012
..............
Perspectiva para Médio Prazo: 2022
...............................
>Novos projetos estratégicos 2022 (propostas)
*...................................
*VBCI (8x8, Can 30 mm para a Inf Mec)
*.......................................
Me veio uma curiosidade agora. Esta nova versão para o modelo 8x8 do Guarani não seria fruto de algum problema de integração/desempenho da torre UT30BR, o que talvez possa ter levado o EB a solicitar o desenvolvimento de uma nova torre, no caso a TORC30, da Ares, a fim de solucionar questões que não vieram a público, e que poderiam ter potencializado a decisão por adotar-se esta versão, ao invés da 6X6, que inclusive já vem sendo testada pelo EB? Ou será que o CFN estaria desde já buscando antever dentro do projeto Guarani, soluções próprias para as suas demandas e requisitos sobre seus TO's operacionais, que são bem diferentes dos do EB?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8752
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#242 Mensagem por prp » Sex Abr 26, 2013 6:27 pm

FCarvalho escreveu:
jauro escreveu:Exposição do Cel. Guanabarino, do DCT, ao CEEEx/EME.
Perspectiva para Curto Prazo: 2012
..............
Perspectiva para Médio Prazo: 2022
...............................
>Novos projetos estratégicos 2022 (propostas)
*...................................
*VBCI (8x8, Can 30 mm para a Inf Mec)
*.......................................
Me veio uma curiosidade agora. Esta nova versão para o modelo 8x8 do Guarani não seria fruto de algum problema de integração/desempenho da torre UT30BR, o que talvez possa ter levado o EB a solicitar o desenvolvimento de uma nova torre, no caso a TORC30, da Ares, a fim de solucionar questões que não vieram a público, e que poderiam ter potencializado a decisão por adotar-se esta versão, ao invés da 6X6, que inclusive já vem sendo testada pelo EB? Ou será que o CFN estaria desde já buscando antever dentro do projeto Guarani, soluções próprias para as suas demandas e requisitos sobre seus TO's operacionais, que são bem diferentes dos do EB?

abs.
Um VBCI não é um VBTP com canhão. O que mudou, a meu ver, foi a doutrina. 8-]
O VBCI frances pesa 29 toneladas e não flutua.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#243 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 26, 2013 6:56 pm

prp, acho que poderemos pensar em mudanças doutrinárias quando os Guarani estiverem mais ou menos já estabelecidos nas bgdas Cav/Inf Mec do EB, a fim de poder auferir alguma reflexão sobre sua utilização. Bom, de qualquer forma, até outro dia, tínhamos uma VBCI 6X6, e agora temos uma 8X8. Mudou alguma coisa? Sim com certeza. O que não estou plenamente certo é que essa mudança tenha sido fruto da mudança doutrinal do EB. Tem mais coisa nisso aí.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#244 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Abr 26, 2013 7:00 pm

prp escreveu:
FCarvalho escreveu: Me veio uma curiosidade agora. Esta nova versão para o modelo 8x8 do Guarani não seria fruto de algum problema de integração/desempenho da torre UT30BR, o que talvez possa ter levado o EB a solicitar o desenvolvimento de uma nova torre, no caso a TORC30, da Ares, a fim de solucionar questões que não vieram a público, e que poderiam ter potencializado a decisão por adotar-se esta versão, ao invés da 6X6, que inclusive já vem sendo testada pelo EB? Ou será que o CFN estaria desde já buscando antever dentro do projeto Guarani, soluções próprias para as suas demandas e requisitos sobre seus TO's operacionais, que são bem diferentes dos do EB?
abs.
Um VBCI não é um VBTP com canhão. O que mudou, a meu ver, foi a doutrina. 8-]
O VBCI frances pesa 29 toneladas e não flutua.
O exército francês chegou ha alguns anos atrás a conclusão que é impossivel conseguir flutuabilidade e proteção adequada simultaneamente.

Cancelaram o requisito de flutuação para seus veiculos blindados.

Bacchi




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8752
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#245 Mensagem por prp » Sex Abr 26, 2013 7:26 pm

FCarvalho escreveu:prp, acho que poderemos pensar em mudanças doutrinárias quando os Guarani estiverem mais ou menos já estabelecidos nas bgdas Cav/Inf Mec do EB, a fim de poder auferir alguma reflexão sobre sua utilização. Bom, de qualquer forma, até outro dia, tínhamos uma VBCI 6X6, e agora temos uma 8X8. Mudou alguma coisa? Sim com certeza. O que não estou plenamente certo é que essa mudança tenha sido fruto da mudança doutrinal do EB. Tem mais coisa nisso aí.

A ver.
Desculpe, mas em momento algum eu ouvi falar em VBCI 6x6. Só o Guarani com torre UT30, o que não quer dizer que seja um VBCI.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#246 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 30, 2013 2:33 pm

prp escreveu:
FCarvalho escreveu:prp, acho que poderemos pensar em mudanças doutrinárias quando os Guarani estiverem mais ou menos já estabelecidos nas bgdas Cav/Inf Mec do EB...
Desculpe, mas em momento algum eu ouvi falar em VBCI 6x6. Só o Guarani com torre UT30, o que não quer dizer que seja um VBCI.
bom, eu acho que me equivoquei quanto aos conceitos. de qualquer maneira, ainda me chama a atenção o fato de estarmos a desenvolver duas torres para um mesmo bldo SR, quando sabemos não temos tantos recursos assim para sequer dispormos de uma. No caso da TORC30, posso suspeitar do fato alegado de que ela teria duas funções, sendo a AAe a secundária, como uma forma que o EB encontrou de providenciar, como é de seu costume, uma solução boa, que não precisa ser bonita e sumamente barata, para as suas om's de cav/inf mecanizada no futuro.

A ver.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Olinda
Avançado
Avançado
Mensagens: 373
Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#247 Mensagem por Olinda » Ter Abr 30, 2013 9:29 pm

FCarvalho escreveu:
prp escreveu: Desculpe, mas em momento algum eu ouvi falar em VBCI 6x6. Só o Guarani com torre UT30, o que não quer dizer que seja um VBCI.
bom, eu acho que me equivoquei quanto aos conceitos. de qualquer maneira, ainda me chama a atenção o fato de estarmos a desenvolver duas torres para um mesmo bldo SR, quando sabemos não temos tantos recursos assim para sequer dispormos de uma. No caso da TORC30, posso suspeitar do fato alegado de que ela teria duas funções, sendo a AAe a secundária, como uma forma que o EB encontrou de providenciar, como é de seu costume, uma solução boa, que não precisa ser bonita e sumamente barata, para as suas om's de cav/inf mecanizada no futuro.

A ver.

abs.
A torre UT30 também é desenvolvimento nacional, não seria de Israel?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#248 Mensagem por Túlio » Ter Abr 30, 2013 9:31 pm

As duas são. A Ares foi comprada pelas Elbit. São Israeleiras... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#249 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Mai 01, 2013 9:29 am

Túlio escreveu:As duas são. A Ares foi comprada pelas Elbit. São Israeleiras...
Pode ser que os direreitos tecnologicos pertençam ao CTEx.

Você conhece os dizeres do contrato entre o CTEx e a Ares, para a produção da Remax?

Idem, de como será o desenvolvimento da TORC 30? Pelo que sei o CTEx vai ser envolvido no projeto.

Bacchi




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#250 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 01, 2013 9:32 am

Dá na mesma. A arma de uma é americana e a de outra é alemã com ambas de certeza usando optrônicos israelenses. De brasileiro só mesmo os impostos.
Mesmo assim, a minha dúvida permanece. Para que desenvolver-se um segunda torre para o mesmo bldo se mal e porcamente temos recursos para ter uma? Afinal, qual é a idéia? Não vejo nenhuma vantagem efetiva neste desenvolvimento, a não ser que o EB queira usar este último desenvolvimento para alguma gambiara AAe simplista para a defesa das om's de cav/inf mec. Quem puder responder. :roll:

abs.




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#251 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mai 01, 2013 12:41 pm

FCarvalho escreveu:Dá na mesma. A arma de uma é americana e a de outra é alemã com ambas de certeza usando optrônicos israelenses. De brasileiro só mesmo os impostos.
Mesmo assim, a minha dúvida permanece. Para que desenvolver-se um segunda torre para o mesmo bldo se mal e porcamente temos recursos para ter uma? Afinal, qual é a idéia? Não vejo nenhuma vantagem efetiva neste desenvolvimento, a não ser que o EB queira usar este último desenvolvimento para alguma gambiara AAe simplista para a defesa das om's de cav/inf mec. Quem puder responder. :roll:

abs.


A atual torre não será mais utilizada. Devido a este fato outra torre a substituira.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13784
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#252 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 01, 2013 4:57 pm

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:Dá na mesma. A arma de uma é americana e a de outra é alemã com ambas de certeza usando optrônicos israelenses. De brasileiro só mesmo os impostos.
Mesmo assim, a minha dúvida permanece. Para que desenvolver-se um segunda torre para o mesmo bldo se mal e porcamente temos recursos para ter uma? Afinal, qual é a idéia? Não vejo nenhuma vantagem efetiva neste desenvolvimento, a não ser que o EB queira usar este último desenvolvimento para alguma gambiara AAe simplista para a defesa das om's de cav/inf mec. Quem puder responder. :roll:

abs.


A atual torre não será mais utilizada. Devido a este fato outra torre a substituira.

Sds

Lord Nauta
[/size]
Por que não?
Não teve um contrato para fornecimento de 216 UT-30?
Vai jogar tudo no lixo?




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#253 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 02, 2013 12:17 am

Mas não são ambas "by Elbit"?




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#254 Mensagem por tykuna » Qui Mai 02, 2013 10:08 am

Lord Nauta escreveu:
FCarvalho escreveu:Dá na mesma. A arma de uma é americana e a de outra é alemã com ambas de certeza usando optrônicos israelenses. De brasileiro só mesmo os impostos.
Mesmo assim, a minha dúvida permanece. Para que desenvolver-se um segunda torre para o mesmo bldo se mal e porcamente temos recursos para ter uma? Afinal, qual é a idéia? Não vejo nenhuma vantagem efetiva neste desenvolvimento, a não ser que o EB queira usar este último desenvolvimento para alguma gambiara AAe simplista para a defesa das om's de cav/inf mec. Quem puder responder. :roll:

abs.


A atual torre não será mais utilizada. Devido a este fato outra torre a substituira.

Sds

Lord Nauta
Lord, desculpa perguntar, mas essa informação veio de onde?

Obrigado,
Igo




Imagem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#255 Mensagem por Lord Nauta » Qui Mai 02, 2013 12:27 pm

tykuna escreveu:
Lord Nauta escreveu:

A atual torre não será mais utilizada. Devido a este fato outra torre a substituira.

Sds

Lord Nauta
Lord, desculpa perguntar, mas essa informação veio de onde?

Obrigado,
Igo


Dos envolvidos no assunto durante a LAAD. Por isso o ''lançamento'' da torre de emprego dual.

Sds

Lord Nauta




Responder