IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#16 Mensagem por Bourne » Dom Abr 21, 2013 2:30 pm

Da burocracia e imposto no Brasil é coisa que nem portugueses tem ideia. :twisted: :cry:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60723
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#17 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2013 2:31 pm

Aqui ficou difícil de compreender, Prepe véio: falas de prêmio lotérico - foi a ÚNICA VEZ que ganhei algum, possivelmente porque raramente jogo, estava até meio :mrgreen: NA PINGA :mrgreen: quando fiz a aposta - ou do subsídio mensal do trabalhador ativo/reformado?

No primeiro caso, sequer sei como funciona; no segundo, o desconto é feito antes mesmo do pagamento do subsídio (pelo menos o 13.º é ISENTO, paga-se apenas à Previdência, pois alguma casquinha eles têm que levar). Em ambos os casos o ganho deve ser declarado no IRPF a cada ano...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54818
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2316 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#18 Mensagem por P44 » Dom Abr 21, 2013 2:39 pm

Ah, em casos de reforma cá (aposentadoria) também te fazem o desconto mensalmente e também tens de declarar anualmente o valor bruto, os descontos e deduções á colecta (imposto), no IRS, suponho que então seja um processo idêntico :? :|

a minha questão era em prémios de jogo, estilo lotaria como descreveste...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60723
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#19 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2013 2:45 pm

A minha também, ganhei e a CEF se recusa sequer a informar QUANTO (foram dois mil, setecentos e cinquenta e poucos reais e alguns centavos. Ou informo com total exatidão ou não informo e estou exposto a cair na chamada "malha fina". Como não sei com precisão os "poucos reais e alguns centavos", não declarei e...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#20 Mensagem por delmar » Dom Abr 21, 2013 7:17 pm

P44 escreveu:Sacam e vc ainda tem de declarar? :shock: :shock: :shock:

Peço desculpa pela minha ignorância mas eu nunca ganhei prémios avultados :oops: :oops: :oops:

só sei que em prémios acima de 5000€ , o estado leva logo 10%
Companheiro, tem que informar num campo próprio os rendimentos recebidos e que já estão com o imposto pago. Isto não entra nos cálculos do imposto que o contribuinte vai pagar, é só uma informação. E qual o motivo de informar? Se o premio recebido ou os rendimentos obtidos foram grandes vai se refletir num aumento do patrimônio do declarante, ou seja tu ganha um premio polpudo na loteria, compra uma casa e um automóvel de luxo sem ter renda para justificar o aumento patrimonial. Então informa na declaração que ganhou na loteria. A CEF, que administra a loteria, fornece à Receita Federal uma relação com o nome e número de registro dos ganhadores. Por isto ocorre muito no Brasil de contraventores, traficantes políticos corruptos ao saberem quem foi sorteado na loteria irem procurar o ganhador. Compram o bilhete premiado com ágio. Conseguem assim lavar o dinheiro ilegal que tem.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#21 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Abr 21, 2013 9:24 pm

Túlio, como você não sabe o valor exato? Para receber valores maiores, só na CEF. Até pouco tempo era de 800,00. Recentemente aumentaram para pouco acima de 1700,00. Acima disso, só no banco. Há muito tempo atrás ganhei na quina uma quadra de cerca de 2,8 mil. Levando na Cef o bilhete eles dão um recibo. Então você deve tê-lo. Não imagino alguém levar o bilhete lá, receber o valor e sair sem nenhum comprovante! Você não irá pagar IR, pois o prêmio já vem líquido (já vem descontado o IR) mas deve declará-lo. Prêmios menores são considerados rendimentos e você deve informar o valor do rendimento no campo de tributação exclusiva na fonte. Se fossem prêmios maiores, seria considerado "bem". De qualquer modo, certo é que ao receber prêmio na CEF você sai com um recibo.

abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60723
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#22 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2013 9:29 pm

Podes imaginar, só me deram a grana e tchau! Depois - recentemente - fui pedir informações na mesma agência e me informaram necas. Se tivessem me dado recibo deveria haver uma segunda via em algum lugar, não? Deveria ao menos estar no sistema e poder ser acessado por um funcionário, que me repassaria. Mas necas!

Em suma, sou agora um SONEGADOR! Agora é que não sai o FX mesmo... :( :( :( :(




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#23 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Abr 21, 2013 9:37 pm

inacreditável mesmo! deverias reclamar na sup. regional da Cef, PF e até no Mpf. Mas não fique preocupado afinal o pente-fino da Receita não sei se pega um valor desses. De qualquer modo se a RF te chamar basta fornecer as informações e acho que bastará!

abs




Editado pela última vez por Rodrigoiano em Dom Abr 21, 2013 9:48 pm, em um total de 1 vez.
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#24 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Abr 21, 2013 9:39 pm

Até prêmio da lotofácil de 2,50 reais (11 acertos) na lotérica você recebe recibo!!!! Vacilo ou até alguma má intenção (vá saber) do funcionário da CEF.




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#25 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Abr 21, 2013 9:44 pm

De qualquer forma Túlio este prêmio seu quem sabe seja prenúncio de uma sorte maior...parece que o RS tá com sorte!!! veja notícia a seguir.

====================

Caxias do Sul (RS) tem três ganhadores
na loteria em menos de 15 dias

O primeiro apostador ganhou mais de R$ 800 mil. Menos de duas semanas após o sorteio, outros dois apostadores também receberam prêmios generosos. Será que a sorte tem endereço certo?

(...)

Fonte: Domingo Espetacular/Rede Record/R7




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60723
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#26 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2013 10:09 pm

Rodrigoiano escreveu:Até prêmio da lotofácil de 2,50 reais (11 acertos) na lotérica você recebe recibo!!!! Vacilo ou até alguma má intenção (vá saber) do funcionário da CEF.
Também nunca me deram recibo em lotérica (anos atrás ganhei 136,00) e recebi onde joguei. Só a grana. Algo anda errado aqui no RS, pelo jeito... :evil: :evil: :evil: :evil:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#27 Mensagem por delmar » Dom Abr 21, 2013 10:15 pm

Túlio escreveu:
Rodrigoiano escreveu:Até prêmio da lotofácil de 2,50 reais (11 acertos) na lotérica você recebe recibo!!!! Vacilo ou até alguma má intenção (vá saber) do funcionário da CEF.
Também nunca me deram recibo em lotérica (anos atrás ganhei 136,00) e recebi onde joguei. Só a grana. Algo anda errado aqui no RS, pelo jeito... :evil: :evil: :evil: :evil:
Não estou a desconfiar e nem a acusar pessoa alguma, mas o que eu disse acima, de usarem os prêmios de loteria para lavarem dinheiro é uma hipótese. E se o recibo saiu para outro CPF? Olha a conspiração!!! :lol: :lol:




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60723
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física

#28 Mensagem por Túlio » Dom Abr 21, 2013 10:30 pm

TOMARA! Aí não é mais comigo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder