JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Carlos, o F-16 com AESA e o Gripen com AESA, o rafale com AESA e o F-18 com AESA são 4 ++.
4 seriam caças sem este radar ou estou errado na minha avaliação?
Vc poderia me mostrar onde o Rafale ou o F-18 são 4++ ou 5ª geração e o Gripen E não?
Na verdade, tirando o fato da diferença Mono-Bi turbina, todos os 3 candidatos são equivalentes.
Quanto a F-16, Su-35 e Typhoon, melhor esquecer pois não fazem parte do processo ou seja, é chover no molhado.
O grande problema dos caças é que nenhum foi escolhido até agora. A FAB está se deteriorando e o foco principal não se trata de QUAL, mas SIM, de quando isso vai terminar.
Continuo arghh aguardando.
4 seriam caças sem este radar ou estou errado na minha avaliação?
Vc poderia me mostrar onde o Rafale ou o F-18 são 4++ ou 5ª geração e o Gripen E não?
Na verdade, tirando o fato da diferença Mono-Bi turbina, todos os 3 candidatos são equivalentes.
Quanto a F-16, Su-35 e Typhoon, melhor esquecer pois não fazem parte do processo ou seja, é chover no molhado.
O grande problema dos caças é que nenhum foi escolhido até agora. A FAB está se deteriorando e o foco principal não se trata de QUAL, mas SIM, de quando isso vai terminar.
Continuo arghh aguardando.
Abraços,
Padilha
Padilha
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Verdade Padilha.
Na minha opinião Gripen, F-16 pertencem a uma categoria, Typhoon, Rafale, SHornet a outra, Su-35, F-15 a outra dentro do mundo da 4 geração, por conta de motorização, carga bélica, alcance, etc etc etc etc.
Como eu disse eu acho o F-16 B50 / + equivalente ao que está sendo proposto para o Gripen E.
Mas concordo 100000000000000000000% com o problema atual que é nenhum foi escolhido... e isso é lamentável demais
Aguardemos, infelizmente
PS: Para deixar claro mais uma vez, se fizermos uma escolha não serei eu quem irei reclamar a essa altura do campeonato.
PS2: Quem derá que tal anuncio fosse feito no dia 22 de Abril.
[]s
CB_Lima
Na minha opinião Gripen, F-16 pertencem a uma categoria, Typhoon, Rafale, SHornet a outra, Su-35, F-15 a outra dentro do mundo da 4 geração, por conta de motorização, carga bélica, alcance, etc etc etc etc.
Como eu disse eu acho o F-16 B50 / + equivalente ao que está sendo proposto para o Gripen E.
Mas concordo 100000000000000000000% com o problema atual que é nenhum foi escolhido... e isso é lamentável demais
Aguardemos, infelizmente
PS: Para deixar claro mais uma vez, se fizermos uma escolha não serei eu quem irei reclamar a essa altura do campeonato.
PS2: Quem derá que tal anuncio fosse feito no dia 22 de Abril.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Caro Carlos Lima,
O "prometido" Gripen E contará alguns recursos que o F-16 block 50 não possui como radar AESA, IRST e MAWS, além de uma suíte de EW que conta com DRFM. Não é pouca coisa não. O F-16 E block 60 tem o radar AESA, um FLIR orgânico, e PREVISÃO de MAWS, e não sei se conta com EW com DRFM. Mas de qualquer forma se aproxima mais da configuração do Gripen E.
Pode parecer supertrunfo(e é ) , mas são recursos, que colocariam o Gripen E em vantagem relação por exemplo aos F-16 chilenos, novos e usados. Não se pode desprezar isso.
[]'s
O "prometido" Gripen E contará alguns recursos que o F-16 block 50 não possui como radar AESA, IRST e MAWS, além de uma suíte de EW que conta com DRFM. Não é pouca coisa não. O F-16 E block 60 tem o radar AESA, um FLIR orgânico, e PREVISÃO de MAWS, e não sei se conta com EW com DRFM. Mas de qualquer forma se aproxima mais da configuração do Gripen E.
Pode parecer supertrunfo(e é ) , mas são recursos, que colocariam o Gripen E em vantagem relação por exemplo aos F-16 chilenos, novos e usados. Não se pode desprezar isso.
[]'s
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Olá Novato,NovaTO escreveu:Caro Carlos Lima,
O "prometido" Gripen E contará alguns recursos que o F-16 block 50 não possui como radar AESA, IRST e MAWS, além de uma suíte de EW que conta com DRFM. Não é pouca coisa não. O F-16 E block 60 tem o radar AESA, um FLIR orgânico, e PREVISÃO de MAWS, e não sei se conta com EW com DRFM. Mas de qualquer forma se aproxima mais da configuração do Gripen E.
Pode parecer supertrunfo(e é ) , mas são recursos, que colocariam o Gripen E em vantagem relação por exemplo aos F-16 chilenos, novos e usados. Não se pode desprezar isso.
[]'s
Acho melhor dar uma pesquisada nas versões do F-16 acima do B50 (excluindo o B60 que é uma versão exclusiva dos EAU) e você vai encontrar muita coisa que você listou aí. Incluindo AESA.
O Chile não tem por $$$$, mas 7 outros países já tem "hoje" o AESA nos seus F-16 dentre outras atualizações.
Mas esse é o tópico do Gripen, e só coloquei uma preferência pessoal em função do que é oferecido, mas como não foi a escolha da FAB nesse short-list, fazer o que né?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Caro Carlos Lima,
Alguns F-16 de geração mais antiga estão sim recebendo radar AESA com forma de upgrade, como os da Coréia do Sul ou Taiwan, mas que eu saiba ainda não são padrão da linha de produção.
Aliás tem um notícia recente que os EUA vão fazer fazer um MLU/Retrofit em mais de 1000 F-16 colocando mais de 10.000 horas além de prováveis upgrades para a versão "V". Para quem já tem o F-16, seja novo ou usado, é garantia de MLU tranquilo até 2030.
Não sei porque o F-16 não foi para a final, mas no meu entender seria também uma boa escolha. E lembrar que foi uma das primeiras opções para substituir os M-III lá pelos anos 90.
[]'s
Alguns F-16 de geração mais antiga estão sim recebendo radar AESA com forma de upgrade, como os da Coréia do Sul ou Taiwan, mas que eu saiba ainda não são padrão da linha de produção.
Aliás tem um notícia recente que os EUA vão fazer fazer um MLU/Retrofit em mais de 1000 F-16 colocando mais de 10.000 horas além de prováveis upgrades para a versão "V". Para quem já tem o F-16, seja novo ou usado, é garantia de MLU tranquilo até 2030.
Não sei porque o F-16 não foi para a final, mas no meu entender seria também uma boa escolha. E lembrar que foi uma das primeiras opções para substituir os M-III lá pelos anos 90.
[]'s
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Concordo com o Carlos, independente da geração do caça, existe a diferença de peso e tamanho.
O Gripen é leve.
Rafale e Super Hornet são caças da categoria médio.
Su-35 e F-15 são caças pesados.
Da mesma forma que o Novato disse que existe diferença entre um caça com radar AESA e outro com radar mecânico, eu também gostaria de dizer que um radar novo que pesa MENOS de 300 kg não terá as mesmas capacidades de um que pesa MAIS de 600 kg.
Portanto a diferença de categorias de caças por peso ou porte deve ser levada em consideração.
O Gripen é leve.
Rafale e Super Hornet são caças da categoria médio.
Su-35 e F-15 são caças pesados.
Da mesma forma que o Novato disse que existe diferença entre um caça com radar AESA e outro com radar mecânico, eu também gostaria de dizer que um radar novo que pesa MENOS de 300 kg não terá as mesmas capacidades de um que pesa MAIS de 600 kg.
Portanto a diferença de categorias de caças por peso ou porte deve ser levada em consideração.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Eu sei porque o F-16 não foi para a final.NovaTO escreveu:Caro Carlos Lima,
Alguns F-16 de geração mais antiga estão sim recebendo radar AESA com forma de upgrade, como os da Coréia do Sul ou Taiwan, mas que eu saiba ainda não são padrão da linha de produção.
Aliás tem um notícia recente que os EUA vão fazer fazer um MLU/Retrofit em mais de 1000 F-16 colocando mais de 10.000 horas além de prováveis upgrades para a versão "V". Para quem já tem o F-16, seja novo ou usado, é garantia de MLU tranquilo até 2030.
Não sei porque o F-16 não foi para a final, mas no meu entender seria também uma boa escolha. E lembrar que foi uma das primeiras opções para substituir os M-III lá pelos anos 90.
[]'s
Preço MUITO parecido com o do Super Hornet. Sendo que é um caça EM SUBSTITUIÇÃO, enquanto que o Super Hornet é um projeto mais novo.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Olá NovaTo,
Eu me enganei, é vero o radar APG-68 (v9) do F-16 tem capacidade SAR mas não é AESA.
http://www.northropgrumman.com/Capabili ... fault.aspx
Ainda assim é impressionante.
Obrigado pela correção!
[]s
CB_Lima
Eu me enganei, é vero o radar APG-68 (v9) do F-16 tem capacidade SAR mas não é AESA.
http://www.northropgrumman.com/Capabili ... fault.aspx
Ainda assim é impressionante.
Obrigado pela correção!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61545
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 6680 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
É raríssimo eu postar a mesma coisa em dois lugares mas não podia perder a piada:
Para os HEREGES que dizem por aí impunemente que o SEA GRIPEN é só Photoshop, aqui A PROVA de que não é só isso:
É PLASTIMODELO! CHORA VIOLA!!!
(Kit completo a US$ 39,99 ali em Ciudad del Este. Faça como o Nelson Düring, humilhe o Galante: compre seu GRIPEN NAVAL e mate de inveja os hereges!!! )
Para os HEREGES que dizem por aí impunemente que o SEA GRIPEN é só Photoshop, aqui A PROVA de que não é só isso:
É PLASTIMODELO! CHORA VIOLA!!!
(Kit completo a US$ 39,99 ali em Ciudad del Este. Faça como o Nelson Düring, humilhe o Galante: compre seu GRIPEN NAVAL e mate de inveja os hereges!!! )
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Sacanagem. Um puta trabalho de marketing e fica o Túlio de zoeira.
Tulicito, o projeto está concluído. Só falta é óbvio, algum cliente, pois a Suécia não tem e nem terá PA.
Porém, se aparecer o cliente, pode acreditar que ele sairá das pranchetas e terá seu protótipo voando, apesar dos concorrentes rirem.
Ali não tem nenhum bobo. Tudo é planejado e se 3 países enviaram RFI, então é pq o SG não é piada.
Eu acredito no SG e digo mais, se é para operar, que seja ele no SP, pq os outros não tem a menor chance de operar no SP.
E PRONAE é muito lindo no PPS, mas a realidade é que se isso vir a acontecer, só depois de 2045/50.
Então, se é para ter caças interceptadores fazendo PAC de verdade, tem que ser com um caça que "caiba" no nosso PA.
É a nossa realidade, pois o AF-1M NUNCA será um caça de defesa da frota.
Bom dia a todos!
Padilha
Tulicito, o projeto está concluído. Só falta é óbvio, algum cliente, pois a Suécia não tem e nem terá PA.
Porém, se aparecer o cliente, pode acreditar que ele sairá das pranchetas e terá seu protótipo voando, apesar dos concorrentes rirem.
Ali não tem nenhum bobo. Tudo é planejado e se 3 países enviaram RFI, então é pq o SG não é piada.
Eu acredito no SG e digo mais, se é para operar, que seja ele no SP, pq os outros não tem a menor chance de operar no SP.
E PRONAE é muito lindo no PPS, mas a realidade é que se isso vir a acontecer, só depois de 2045/50.
Então, se é para ter caças interceptadores fazendo PAC de verdade, tem que ser com um caça que "caiba" no nosso PA.
É a nossa realidade, pois o AF-1M NUNCA será um caça de defesa da frota.
Bom dia a todos!
Padilha
Abraços,
Padilha
Padilha
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61545
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 6680 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Padilha véio, se levaram uns cinco ou seis anos só para passar de photoshop a plastimodelo vai levar no mínimo outro tanto para ser promovido a AEROMODELO e muito mais para ficar operacional, tipo assim uns dez anos depois de o A-12 já ter dado baixa...
Aliás, o que foi mesmo que disse o Gripen C para o Gripen E?
- Ei, mano, como é que é não ter nem radar, hein???
E qual a diferença do AF-1 para o Sea Gripen?
- O AF-1 tem plastimodelo e avião DE VERDADE!
Aliás, o que foi mesmo que disse o Gripen C para o Gripen E?
- Ei, mano, como é que é não ter nem radar, hein???
E qual a diferença do AF-1 para o Sea Gripen?
- O AF-1 tem plastimodelo e avião DE VERDADE!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Desculpe, mas não vale nem a pena comentar. desculpe. Tu é muito melhor do que isso.
Sem ofensas.
Sem ofensas.
Abraços,
Padilha
Padilha
- Paisano
- Sênior
- Mensagens: 16163
- Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
- Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Padilha, com todo respeito e numa boa, mas esse Sea Gripen não passa de uma brincadeira de mau gosto.
Gostaria de estar errado (gostaria mesmo, de coração), mas a realidade infelizmente demonstra que não estou.
Gostaria de estar errado (gostaria mesmo, de coração), mas a realidade infelizmente demonstra que não estou.