JAS-39 Gripen
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- Justin Case
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Re: JAS-39 Gripen
Amigos,
Eu achei a matéria bastante equilibrada. Alerta para os custos e riscos de um projeto em desenvolvimento, o que não foge à regra.
No final, elogia muito o Gripen C/D, seu baixo custo e seu posicionamento no mercado.
Está tudo de acordo com a manchete. É mais barato, mas nem tanto. Entendi que é mais barato que Typhoon, Rafale e outros dessa classe, mas certamente a solução não terá preço, custo e risco de Gripen C/D.
Não conheço os valores previstos para compra da Suíça. Está errado o custo publicado no artigo? Há discrepância nos prazos ou nas condições para efetivação?
Se alguém tem dados mais precisos, seria interessante corrigir.
Abraço,
Justin
Eu achei a matéria bastante equilibrada. Alerta para os custos e riscos de um projeto em desenvolvimento, o que não foge à regra.
No final, elogia muito o Gripen C/D, seu baixo custo e seu posicionamento no mercado.
Está tudo de acordo com a manchete. É mais barato, mas nem tanto. Entendi que é mais barato que Typhoon, Rafale e outros dessa classe, mas certamente a solução não terá preço, custo e risco de Gripen C/D.
Não conheço os valores previstos para compra da Suíça. Está errado o custo publicado no artigo? Há discrepância nos prazos ou nas condições para efetivação?
Se alguém tem dados mais precisos, seria interessante corrigir.
Abraço,
Justin
- Penguin
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Re: JAS-39 Gripen
O preço foi o divulgado pela imprensa:Justin Case escreveu:Amigos,
Eu achei a matéria bastante equilibrada. Alerta para os custos e riscos de um projeto em desenvolvimento, o que não foge à regra.
No final, elogia muito o Gripen C/D, seu baixo custo e seu posicionamento no mercado.
Está tudo de acordo com a manchete. É mais barato, mas nem tanto. Entendi que é mais barato que Typhoon, Rafale e outros dessa classe, mas certamente a solução não terá preço, custo e risco de Gripen C/D.
Não conheço os valores previstos para compra da Suíça. Está errado o custo publicado no artigo? Há discrepância nos prazos ou nas condições para efetivação?
Se alguém tem dados mais precisos, seria interessante corrigir.
Abraço,
Justin
22 Gripen E = CHF 3,1bi
22 Rafale = CHF 4,0bi
Segundo os suiços, o preço do Typhoon era similar ao do Rafale.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
Mr. Justin , os elogios para o Gripen são em doses homeopáticas e sempre acompanhados de críticas . Isso nós simpatizantes das suecas (aeronaves entre elas)já estamos velhos de saber . Já nos acostumamos com esses relatos . Este texto , no entanto , traz algumas pérolas , como por exemplo atestar em 8 mil libras a carga paga do Gripen-C , quando se sabe que supera 14 mil libras . E a da versão E (NG) em pouco menos de 9 mil libras , quando se sabe que será superior a versão C. Best Regards.Justin Case escreveu:Amigos,
Eu achei a matéria bastante equilibrada. Alerta para os custos e riscos de um projeto em desenvolvimento, o que não foge à regra.
No final, elogia muito o Gripen C/D, seu baixo custo e seu posicionamento no mercado.
Está tudo de acordo com a manchete. É mais barato, mas nem tanto. Entendi que é mais barato que Typhoon, Rafale e outros dessa classe, mas certamente a solução não terá preço, custo e risco de Gripen C/D.
Não conheço os valores previstos para compra da Suíça. Está errado o custo publicado no artigo? Há discrepância nos prazos ou nas condições para efetivação?
Se alguém tem dados mais precisos, seria interessante corrigir.
Abraço,
Justin
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Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Luís Henrique
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Re: JAS-39 Gripen
O Gripen teria que ser mais barato. Ai sim teria muito mais sucesso comercial.Penguin escreveu:O preço foi o divulgado pela imprensa:Justin Case escreveu:Amigos,
Eu achei a matéria bastante equilibrada. Alerta para os custos e riscos de um projeto em desenvolvimento, o que não foge à regra.
No final, elogia muito o Gripen C/D, seu baixo custo e seu posicionamento no mercado.
Está tudo de acordo com a manchete. É mais barato, mas nem tanto. Entendi que é mais barato que Typhoon, Rafale e outros dessa classe, mas certamente a solução não terá preço, custo e risco de Gripen C/D.
Não conheço os valores previstos para compra da Suíça. Está errado o custo publicado no artigo? Há discrepância nos prazos ou nas condições para efetivação?
Se alguém tem dados mais precisos, seria interessante corrigir.
Abraço,
Justin
22 Gripen E = CHF 3,1bi
22 Rafale = CHF 4,0bi
Segundo os suiços, o preço do Typhoon era similar ao do Rafale.
[]s
Vejam, saiu bastante na mídia que a diferença de preço entre o Rafale e o Super Hornet era de 30%.
Se o Super Hornet fosse avaliado pela Suiça, a oferta americana seria de U$ 2,8 bi???
A diferença de preço entre o Gripen E para a Suiça e o Rafale é bem menor do que a propaganda.
O Gripen sendo menor e monoturbina, não consegue ter uma relação de custo de aquisição favorável como possui no custo de operação.
Acho que o que falta é DEMANDA.
Se a Suécia conseguisse um parceiro para adquirir umas 200 unidades, ou mais, ai talvez o Gripen conseguiria um preço de aquisição mais tentador.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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- NovaTO
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Re: JAS-39 Gripen
Luís Henrique escreveu:O Gripen teria que ser mais barato. Ai sim teria muito mais sucesso comercial.Penguin escreveu: O preço foi o divulgado pela imprensa:
22 Gripen E = CHF 3,1bi
22 Rafale = CHF 4,0bi
Segundo os suiços, o preço do Typhoon era similar ao do Rafale.
[]s
Vejam, saiu bastante na mídia que a diferença de preço entre o Rafale e o Super Hornet era de 30%.
Se o Super Hornet fosse avaliado pela Suiça, a oferta americana seria de U$ 2,8 bi???
A diferença de preço entre o Gripen E para a Suiça e o Rafale é bem menor do que a propaganda.
O Gripen sendo menor e monoturbina, não consegue ter uma relação de custo de aquisição favorável como possui no custo de operação.
Acho que o que falta é DEMANDA.
Se a Suécia conseguisse um parceiro para adquirir umas 200 unidades, ou mais, ai talvez o Gripen conseguiria um preço de aquisição mais tentador.
Caro Luis Henrique,
A proposta do Gripen foi vencedora por que os caças unitariamente custavam menos que os Rafales e Typhoons. Natural. Aliado à isso, operacionalmente os custos dos Gripen também será menor. E para Suiça isso é relevante. É o famoso custo-benefício.
Por outro lado, mesmo sendo mais barato que seu concorrentes o Gripen não é exatamente barato, é pouca coisa mais barato que um F-18E, por exemplo. Ae sim entra a ESCALA. Mas operacionalmente o Gripen foi desenhado para ser barato de manter.
[]'s
- Luís Henrique
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Re: JAS-39 Gripen
Sei disto.
Minha observação é que os suecos não conseguiram fazer um caça realmente barato.
O caça é menor, mais leve, monomotor, etc. Isto implica em capacidades inferiores em certos aspectos.
Portanto, o que compensa é que você vai gastar bem menos. Porém isto não ocorre na aquisição. Este é meu ponto.
Um país só compra o Gripen E no lugar do Super Hornet, se tiver algum problema com os americanos. Ou se tiver alguma vantagem de offset ou de tots que realmente vale a pena.
Este é meu ponto.
O MiG-35 sendo muito maior, bimotor, etc consegue ser mais barato que o Gripen.
Veja, aqui no Brasil falaram que o Rafale foi ofertado por U$ 80 mi, o Super Hornet por U$ 55 mi e o Gripen por U$ 50 mi.
Fica difícil escolher o Gripen. Teremos mais tot mas pagaremos quase o mesmo preço por um caça menor, mais leve e menos capaz (de modo geral).
Se o Gripen custasse U$ 40 mi acho que o Brasil já teria decidido o FX2.
Minha observação é que os suecos não conseguiram fazer um caça realmente barato.
O caça é menor, mais leve, monomotor, etc. Isto implica em capacidades inferiores em certos aspectos.
Portanto, o que compensa é que você vai gastar bem menos. Porém isto não ocorre na aquisição. Este é meu ponto.
Um país só compra o Gripen E no lugar do Super Hornet, se tiver algum problema com os americanos. Ou se tiver alguma vantagem de offset ou de tots que realmente vale a pena.
Este é meu ponto.
O MiG-35 sendo muito maior, bimotor, etc consegue ser mais barato que o Gripen.
Veja, aqui no Brasil falaram que o Rafale foi ofertado por U$ 80 mi, o Super Hornet por U$ 55 mi e o Gripen por U$ 50 mi.
Fica difícil escolher o Gripen. Teremos mais tot mas pagaremos quase o mesmo preço por um caça menor, mais leve e menos capaz (de modo geral).
Se o Gripen custasse U$ 40 mi acho que o Brasil já teria decidido o FX2.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
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- NovaTO
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Re: JAS-39 Gripen
Caro Luís Henrique,
O Gripen E/F não é exatamente barato, mas claro, mais barato que um F-18E, Rafale ou Typhoon. Mas entrega as tecnologias dos mesmos, em um pacote menor.
Agora barato mesmo, teremos de falar em caças derivados de um LIFT como o FA50 Sulcoreano, ou a ultima evolução do MIG-21, o JF-17. São baratos, mas não entregam a última palavra em termos de tecnologias, como um radar AESA, sistemas EW/ESM de última geração.
E concordo que o Gripen E/F por si só não é fácil de ser vendido, mas a vida não está fácil para ninguém. Hoje em dia mesmo vendendo de prateleira, o pacote de compensações comerciais tem de ser atrativa.
[]'s
O Gripen E/F não é exatamente barato, mas claro, mais barato que um F-18E, Rafale ou Typhoon. Mas entrega as tecnologias dos mesmos, em um pacote menor.
Agora barato mesmo, teremos de falar em caças derivados de um LIFT como o FA50 Sulcoreano, ou a ultima evolução do MIG-21, o JF-17. São baratos, mas não entregam a última palavra em termos de tecnologias, como um radar AESA, sistemas EW/ESM de última geração.
E concordo que o Gripen E/F por si só não é fácil de ser vendido, mas a vida não está fácil para ninguém. Hoje em dia mesmo vendendo de prateleira, o pacote de compensações comerciais tem de ser atrativa.
[]'s
- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Barato / caro podem ficar bem relativos se no fim não forem vendidos muitos aviões.
Ou seja, 'comprar' pode ser barato, e a médio prazo 'manter' pode sair bem caro.
[]s
CB_Lima
Ou seja, 'comprar' pode ser barato, e a médio prazo 'manter' pode sair bem caro.
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- kekosam
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Re: JAS-39 Gripen
Na minha opinião, os suecos deveriam praticar Dumping. Com isto, aumentariam a carteira e melhorariam a projeção do produto no mercado. Porém, será que eles estão interessados nisto?
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
- joao fernando
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Re: JAS-39 Gripen
Bastaria o governo de lá fazer igual ao nosso com o ST: comprar uma centena.kekosam escreveu:Na minha opinião, os suecos deveriam praticar Dumping. Com isto, aumentariam a carteira e melhorariam a projeção do produto no mercado. Porém, será que eles estão interessados nisto?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- henriquejr
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Re: JAS-39 Gripen
O JAS-39 Gripen foi projetado para ser um substituto do JAS-37 Viggen, porém com custos de operação bem inferiores, fazendo-se valer da então recente capacidade multfunçoes, ou seja, uma única versão que seria capaz de substituir as dezenas de versões distintas do JAS-37. Creio que baseado nisto o Gripen obteve o sucesso esperado. Com relação as exportações, os caças suecos nunca lograram muito sucesso de venda, apesar da reconhecida qualidade dos mesmos.
.
- Olinda
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Re: JAS-39 Gripen
O problema do Gripen E/F é que depende de compra externa para ser produzido. O projeto perdeu tempo. Todos os aviões de 4 ou 4++ gerações já estão sendo produzidos e o Gripen ainda flatam partes a serem desenvolvidas. No inicio do FX era uma boa opção.NovaTO escreveu:Caro Luís Henrique,
O Gripen E/F não é exatamente barato, mas claro, mais barato que um F-18E, Rafale ou Typhoon. Mas entrega as tecnologias dos mesmos, em um pacote menor.
Agora barato mesmo, teremos de falar em caças derivados de um LIFT como o FA50 Sulcoreano, ou a ultima evolução do MIG-21, o JF-17. São baratos, mas não entregam a última palavra em termos de tecnologias, como um radar AESA, sistemas EW/ESM de última geração.
E concordo que o Gripen E/F por si só não é fácil de ser vendido, mas a vida não está fácil para ninguém. Hoje em dia mesmo vendendo de prateleira, o pacote de compensações comerciais tem de ser atrativa.
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Re: JAS-39 Gripen
Yep.Olinda escreveu:O problema do Gripen E/F é que depende de compra externa para ser produzido. O projeto perdeu tempo. Todos os aviões de 4 ou 4++ gerações já estão sendo produzidos e o Gripen ainda flatam partes a serem desenvolvidas. No inicio do FX era uma boa opção.NovaTO escreveu:Caro Luís Henrique,
O Gripen E/F não é exatamente barato, mas claro, mais barato que um F-18E, Rafale ou Typhoon. Mas entrega as tecnologias dos mesmos, em um pacote menor.
Agora barato mesmo, teremos de falar em caças derivados de um LIFT como o FA50 Sulcoreano, ou a ultima evolução do MIG-21, o JF-17. São baratos, mas não entregam a última palavra em termos de tecnologias, como um radar AESA, sistemas EW/ESM de última geração.
E concordo que o Gripen E/F por si só não é fácil de ser vendido, mas a vida não está fácil para ninguém. Hoje em dia mesmo vendendo de prateleira, o pacote de compensações comerciais tem de ser atrativa.
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Pagar para 'desenvolver' uma aeronave alheia de uma geração anterior para ajudar os suecos que não parecem muito empolgados com o avião a ponto de depender de outros países é um dos principais pontos que não gosto desse projeto.
Anos atrás na época em que aparentemente o Gripen C foi o escolhido (FHC) eu achava que era uma ótima oportunidade de termos uma aeronave 'low' e depois investirmos $$$$ em uma aeronave 'high'.
Hoje investir $$$$ em uma aeronave "low" que nem existe ainda para acabar com algo que é ou da mesma classe ou inferior ao F-16 B50 dos chilenos sem o suporte logístico e possibilidades de upgrades de um F-16 que tem trocentos operadores mundo a fora é jogar $$$ fora na minha opinião. Se era para comprar algo dessa categoria, era melhor estarmos indo de F-16 e fim de papo.
Se queremos uma categoria superior, aí temos Su-35, Typhoon, Rafale, SHornet da vida...
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- NovaTO
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Re: JAS-39 Gripen
Discordo que o Gripen E/F seja igual ao F-16 B50. O F-16 equivalente ao Gripen "E" seria o Viper baseado no block 60 vendido aos Emirados.
No meu entendimento: A única maneira de ter um caça com ToT real (participação no Desenvolvimento/Co-propriedade intelectual do caça) que permitiria maior autonomia da FAB seria o Gripen E/F. O mesmo já "nasceria" com os armamentos nacionais integrados, futuros upgrades não precisariam de autorização, etc.
Mas hoje, com a Suiça praticamente fechada com eles. O Brasil perdeu "o ponto" de entrada no projeto. A proposta teria de ser reavaliada para saber o que seria possível fazer em conjunto com a Suécia E Suiços.
Em termos de encomenda não seria tão mal assim : 60 Suecos, 22, Suiços e 36(72) Brasileiros. 118 caças com boa possibilidade de chegar a 154 com mais um lote por parte da FAB. E com essa divisão do bolo, o Brasil deveria ser até o principal contratado através da Embraer.
Mas a proposta inicial deveria ser revisada levando-se em consideração a Suiça.
[]'s
No meu entendimento: A única maneira de ter um caça com ToT real (participação no Desenvolvimento/Co-propriedade intelectual do caça) que permitiria maior autonomia da FAB seria o Gripen E/F. O mesmo já "nasceria" com os armamentos nacionais integrados, futuros upgrades não precisariam de autorização, etc.
Mas hoje, com a Suiça praticamente fechada com eles. O Brasil perdeu "o ponto" de entrada no projeto. A proposta teria de ser reavaliada para saber o que seria possível fazer em conjunto com a Suécia E Suiços.
Em termos de encomenda não seria tão mal assim : 60 Suecos, 22, Suiços e 36(72) Brasileiros. 118 caças com boa possibilidade de chegar a 154 com mais um lote por parte da FAB. E com essa divisão do bolo, o Brasil deveria ser até o principal contratado através da Embraer.
Mas a proposta inicial deveria ser revisada levando-se em consideração a Suiça.
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Pois é eu acho que é aqui que discordamos mesmo,
Até aonde eu li sobre os B50 / 50+ / 52 não há nada que esses aviões façam "hoje" que o 'prometido' Gripen E fará melhor no futuro, sem contar custos de operação a longo prazo que para o F-16 que já existe por aí não duvido que ainda poderão ser menores. Isso sem contar a capacidade bélica.
Quanto à história de integração de armamento no Brasil, isso deverá acontecer porque é exigência da FAB e sendo assim não faz diferença para nenhum dos três concorrentes (e para qualquer outro que tenha interesse em ser vendido para nós). O mesmo vale para qualquer outro componente critico da aeronave porque eles não serão "made in Brasil".
Se quisermos futucar algo na estrutura é provável que tenhamos alguma independência, algo na parte eletrônica também, mas o mesmo vale para os outros candidatos já que o F-X exige uma configuração "BR" para a aeronave e com isso teremos algumas coisas "nacionais". E nesse ponto sem dúvida os suecos poderão oferecer um pouco mais, mas eu particularmente não acho que compensa e acho que dificilmente chegaria aos nossos 30% do Am-X e olhe lá.
Do mesmo modo com relação a 'autonomia' isso tem que ser conversado com todos os parceiros do programa Gripen individualmente para ver se concordam com isso.
Eu continuo achando que se é para investir $$$ em projeto, que compremos o F-X de prateleira e que partamos para algo mais atual do que uma aeronave de 4 Geração que quando entrar em serviço será no máximo equivalente as aeronaves monomotoras atuais, tem poucos aviões encomendados, muita dependência externa e que mesmo os donos do avião condicionaram a sua existência a outros países encomendarem.
Mas vamos ver no que vai dar...
[]s
CB_Lima
Até aonde eu li sobre os B50 / 50+ / 52 não há nada que esses aviões façam "hoje" que o 'prometido' Gripen E fará melhor no futuro, sem contar custos de operação a longo prazo que para o F-16 que já existe por aí não duvido que ainda poderão ser menores. Isso sem contar a capacidade bélica.
Quanto à história de integração de armamento no Brasil, isso deverá acontecer porque é exigência da FAB e sendo assim não faz diferença para nenhum dos três concorrentes (e para qualquer outro que tenha interesse em ser vendido para nós). O mesmo vale para qualquer outro componente critico da aeronave porque eles não serão "made in Brasil".
Se quisermos futucar algo na estrutura é provável que tenhamos alguma independência, algo na parte eletrônica também, mas o mesmo vale para os outros candidatos já que o F-X exige uma configuração "BR" para a aeronave e com isso teremos algumas coisas "nacionais". E nesse ponto sem dúvida os suecos poderão oferecer um pouco mais, mas eu particularmente não acho que compensa e acho que dificilmente chegaria aos nossos 30% do Am-X e olhe lá.
Do mesmo modo com relação a 'autonomia' isso tem que ser conversado com todos os parceiros do programa Gripen individualmente para ver se concordam com isso.
Eu continuo achando que se é para investir $$$ em projeto, que compremos o F-X de prateleira e que partamos para algo mais atual do que uma aeronave de 4 Geração que quando entrar em serviço será no máximo equivalente as aeronaves monomotoras atuais, tem poucos aviões encomendados, muita dependência externa e que mesmo os donos do avião condicionaram a sua existência a outros países encomendarem.
Mas vamos ver no que vai dar...
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