Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#10561 Mensagem por Alcantara » Qui Abr 18, 2013 10:29 am

Não tem como afirmar, no "olhômetro", que o ART556 é melhor do que o IA2, mas o fuzil da Taurus (ao contrário do da Imbel), já nasceu com todas as características desejadas em um fuzil moderno.

Se o ART556 for mesmo baseado no SCAR, isso só confirmaria o seu bom "DNA".

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

#10562 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 18, 2013 11:13 am

Então por que falar que o ART556 é melhor que o IA2?
Quais características são consideradas como modernas?
Trilhos para fixação de acessórios? Estética?
Não faço ideia.
A única coisa que o ART556 tem de melhor do que o IA2, confirmado, é seu ferrolho ser ambidestro.
Não podemos afirmar que o ART556 é baseado no SCAR ou no modelo SIG, mas podemos afirmar que o IA2 tem o sistema de funcionamento parecido com o do SCAR e o do HK 416, ou seja, ferrolho rotativo de 7 ressaltos. E também que o IA2 7.62 tem o sistema baseado no do FAL, só que foi melhorado.
O ART556 pode ser um ótimo fuzil, mas precisará provar isto, com a Taurus apresentando vídeos de testes do mesmo.
O IA2 já apresentou vídeos e apresentou um desempenho digno de um bom fuzil, se será um dos melhores ? Não sei, mas é bastante promissor.
Eu não entendo por que a Taurus não apresenta vídeos dos testes do ART556. Ele ainda não se encontra em desenvolvimento.
Acredito que o ART556 não foi (está sendo?) desenvolvido para o Exército Brasileiro, mas e sim para o mercado Estadunidense de armamentos. Depois da tentativa frustada do CTAR-21.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5728 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

#10563 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2013 11:21 am

Não sei como dizer isso mas, há uma certa áurea de mistério em torno desse ART556, da Taurus, visto que pouco ou quase nada de divulga ou se sabe sobre o mesmo. E até quem teve contato com o mesmo, que são pouquíssimas pessoas, até onde sei, não fazem muitos comentários sobre o mesmo. Está parecendo a Avibrás e seus projetos. E isso tudo por causa de um fuzil.

E sendo bem sincero e honesto, vou concordar com o Alcântara, pois que se o fuzil da Taurus já nasceu com o DNA dos SCAR, então penso que estaremos muito bem servidos. Falta na verdade é sabermos como ele se sairá, ou saiu, nos testes do EB, que por sinal, vai estar numa sinuca de bico se o tal fuzil se apresentar melhor do que os IA2, e houver, na minha humilde opinião, um "racha" entre as ffaa's, se por exemplo, a MB e a FAB entenderem que este deve ser o seu novo fuzil padrão, e o EB continuar teimando em dicar com o IA2, mesmo sendo este se provando não ser suficientemente bom para a tropa.

Mas nós já sabemos no que isso vai dar... :roll:

abs.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#10564 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 18, 2013 1:47 pm

Opa, tudo bem?
Eu não irei falar do ART556, por que pouco se sabe dele, mas o sistema de funcionamento não é de embolo de gases, salvo o engano? Pelo menos foi isso passado.
Se for, seria mais parecido com o M16 do que o SCAR.
Eu acho o ART556 mais parecido com o SCAR por fora, mas por dentro, não posso opinar.
Torço muito para que seja uma bom fuzil, mas até agora, em questão de melhor fuzil, tudo está indicando o IA2. Possa ser que tenha uma reviravolta, mas sabe como é né, quando maior a concorrência, melhor o resultado do produto.
Eu já ouvi relatos sobre o IA2, e relatos muitos bons por sinal, vindos da Infantaria de Selva e da Infantaria Paraquedista.
A questão dos 1500 fuzis que a Imbel deveria entregar ao EB, salvo o engano, foram entregues no ano passado.
Este lote seria o 2.
Eu, sinceramente, não estou torcendo para nenhum dos 2, só gostaria de que nossos Infantes empunhassem o melhor deles. Quando digo melhor tem que ser melhor mesmo, testados e comprovados.
Se estética ganhasse, o ART556 ganharia, mas como sabemos que estética é irrelevante (AK-47 e os demais da série que o diga).
Bem, até agora, ao meu ver, o IA2 está vencendo, mas ainda falta tempo e a Taurus pode apresentar algo melhor ou do nível.
Em falar em preço, aparentemente o ART556 será mais caro, por causa de seus materiais empregados na construção do fuzil. E isso não é uma coisa que gosto muito em fuzis, a complexidade. Não que um fuzil com materiais bons seja ruim, mas fuzis que tem muitas peças e entre outros, irá gerar problemas para um combatente (principalmente os de selva) no campo de batalha. Pelo menos eu não gosto.
Outro problema do ART é não ter um irmão em calibre 7.62x51 mm.
Isto é uma exigência do EB em manter esse calibre, ao lado do 5.56x45mm.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#10565 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 18, 2013 2:01 pm

Alcantara escreveu:Se o ART556 for mesmo baseado no SCAR, isso só confirmaria o seu bom "DNA".
A semelhança externa com o SCAR pode ser explicada pelo público alvo (mercado civil norte americano), mas e o resto? Se não me engano em suas respectivas versões com canos de 20 polegadas o ART556 é 400 gramas mais pesado que o SCAR enquanto o IA2 fica entre os dois.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#10566 Mensagem por artenobre » Qui Abr 18, 2013 2:55 pm

poxa, minha primeira tecnologia e defesa foi uma que tinha o AMX ilustrado na capa e nesta revista falava da troca do fal e calibre, na mesma reportagem tinha desenho do LAPA e tal. hj vejo que passado tanto tempo aind adiscutimos as mesmas coisas e o EB nada. que triste.

gabriel219
Sênior
Sênior

#10567 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 18, 2013 2:59 pm

O ART556 irá surpreender ainda, mas creio que o melhor será o IA2.
Com o envolvimento mais ativo do EB no projeto, coisa que não ouve nos projetos do MD-2 e MD-97, creio que o IA2 será um ótimo fuzil.
Como um bom e velho amigo me ensinou. Fuzil bonito é para desfilar, fuzil bom é aquele mais feio de todos. Alguns sim, outros não.
Eu vejo um EB muito mais otimista do que quando o MD-97 e o MD-2 saíram.
Pode perceber que o próprio EB está mostrando o fuzil para os fuzileiros. Teve até uma aula de instrução.
E o EB não iria fazer isto se o fuzil fosse ruim. Não iriam querer passar a mesma vergonha que causou no MD-97 no BOPE.
Pelo que foi relatado, o sistema de operação do ART556 na verdade se dá por embolo de gases, o mesmo utilizado no M16. Se isto for concreto, a única semelhança com o SCAR seria apenas a estética.
O IA2 5.56 utiliza o sistema parecido (trancamento por ferrolho rotativo de 7 ressaltos), seriam muito mais parecido, internamente, do que o ART556.
Eu não estou nem ai para estética. Mesmo se fosse parecido com o OTs-14. O que importa é ser efetivo.

gabriel219
Sênior
Sênior

#10568 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 18, 2013 3:01 pm

artenobre escreveu:poxa, minha primeira tecnologia e defesa foi uma que tinha o AMX ilustrado na capa e nesta revista falava da troca do fal e calibre, na mesma reportagem tinha desenho do LAPA e tal. hj vejo que passado tanto tempo aind adiscutimos as mesmas coisas e o EB nada. que triste.
Mas pelo menos temos projetos levados mais a sérios.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6310 vezes
Agradeceram: 6659 vezes
Contato:

#10569 Mensagem por Túlio » Qui Abr 18, 2013 5:11 pm

gabriel219 escreveu: E também que o IA2 7.62 tem o sistema baseado no do FAL, só que foi melhorado.

Isso é interessante: em quê? O ferrolho deixou de ser basculante e passou a rotativo? SE fizeram isso ao IA2 7,62 então melhorou mesmo mas tenho sérias dúvidas, ainda mais profundas justamente por ser este sistema de operação para tal calibre praticamente incompatível com os pesos declarados para a arma. Há ainda a questão da abertura do mecanismo, melhoraram ao menos isso? Então todas as fotos estão erradas, pois parece continuar no mesmo lugar antiergonômico. Repito o que já disse antes: o IA2 7,62 não passa de um arremedo de SCAR com miolo de FAL...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#10570 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 18, 2013 11:51 pm

gabriel219 escreveu: A única coisa que o ART556 tem de melhor do que o IA2, confirmado, é seu ferrolho ser ambidestro.
Não podemos afirmar que o ART556 é baseado no SCAR ou no modelo SIG, mas podemos afirmar que o IA2 tem o sistema de funcionamento parecido com o do SCAR e o do HK 416, ou seja, ferrolho rotativo de 7 ressaltos. E também que o IA2 7.62 tem o sistema baseado no do FAL, só que foi melhorado.
Algo que eu não tinha pensado antes, pela posição incomum do retem do ferrolho é dificil que o mecanismo do CT556 seja baseado no SCAR, HK416, AR-18 ou cia.

Por outro lado ainda é perfeitamente possível que seja baseado no SG540...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
gabriel219
Sênior
Sênior

#10571 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 19, 2013 7:22 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu: A única coisa que o ART556 tem de melhor do que o IA2, confirmado, é seu ferrolho ser ambidestro.
Algo que eu não tinha pensado antes, pela posição incomum do retem do ferrolho é dificil que o mecanismo do CT556 seja baseado no SCAR, HK416, AR-18 ou cia.

Por outro lado ainda é perfeitamente possível que seja baseado no SG540...
E outra, no ART556, depois de disparar todas as munições contidas no carregador, o ferrolho não é aberto.
Isso é evidente em um vídeo disponibilizado de um tiro de prática com o CT556, que, evidentemente, é o mesmo sistema de funcionamento que o ART556.
Os modelos SCAR e HK416, por causa de seu sistema de funcionamento, após feito os disparos, o ferrolho é aberto após o ultimo disparo. No IA2 isto também ocorre.
Isso é mais um indício de que o IA2 é mais parecido com o SCAR e com o HK416, do que o ART556 com os mesmos.
E também demonstra que o ART556 possui um sistema de funcionamento diferente destes armamentos, possivelmente o mesmo sistema do M16.

Perceba que após os disparos, o ferrolho não é aberto.

Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Abr 19, 2013 10:15 am, em um total de 1 vez.
gabriel219
Sênior
Sênior

#10572 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 19, 2013 7:30 am

Túlio escreveu:
gabriel219 escreveu: E também que o IA2 7.62 tem o sistema baseado no do FAL, só que foi melhorado.

Isso é interessante: em quê? O ferrolho deixou de ser basculante e passou a rotativo? SE fizeram isso ao IA2 7,62 então melhorou mesmo mas tenho sérias dúvidas, ainda mais profundas justamente por ser este sistema de operação para tal calibre praticamente incompatível com os pesos declarados para a arma. Há ainda a questão da abertura do mecanismo, melhoraram ao menos isso? Então todas as fotos estão erradas, pois parece continuar no mesmo lugar antiergonômico. Repito o que já disse antes: o IA2 7,62 não passa de um arremedo de SCAR com miolo de FAL...
Se você melhora um sistema de ferrolho basculante, ele será um sistema de ferrolho basculante melhorado e não passará para ferrolho rotativo, que é um sistema bastante diferente.
Foi feita a melhora, então presumisse que algo foi solucionado.
Se melhorar significa fazer a troca de ferrolho basculante para ferrolho rotativo, então não é melhora, e sim troca de mecanismo de funcionamento.
O Ferrolho, tanto do IA2 5.56 como o IA2 7.62, é aberto após o ultimo disparo.
Veja este vídeo abaixo, mostra uma rajada de um IA2 7.62, e após a ela, o ferrolho foi aberto(em 0:35).

Os problemas de recuo, neste vídeo, foram todos resolvidos, tanto que nos vídeo mais recentes demonstra isto.
Mas também deve-se levar a consideração o tipo de munição e a postura que o soldado está disparando. O que é de quando valia.
Como neste vídeos:

E neste outro, apesar de ainda ser o protótipo, demostra um recuo aceitável e a abertura de ferrolho após todos os disparos feitos.

Abs.

Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Abr 19, 2013 10:12 am, em um total de 1 vez.
gabriel219
Sênior
Sênior

#10573 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 19, 2013 10:06 am

Túlio escreveu:

Mas por que? Só por causa do sistema de funcionamento?
Então o ART556 é um M16 com uma carcaça de SCAR.
Se é para ter miolo de outro fuzil pré-existente, prefiro ser miolo do FAL do que do M16. Provas sobre isto não faltam. A guerra do Vietnam que o diga.
Mesmo o FAL sendo velho, isto não o tira sua eficiência.
Acho injusto fazer alegações de que o IA2 é um FAL repaginado e que o ART556 é um SCAR, com a roupagem pouco diferente, sem ter provas.
E se fosse um FAL repaginado, não seria ruim.
O ART556 só tem semelhanças com o SCAR por fora. Por dentro ainda não deu nenhum indício de que é parecido.

dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#10574 Mensagem por dalton romao » Sex Abr 19, 2013 10:29 am

amigos, vamos lá, o IA2 5.56 é um melhoramento do MD-97. usa ferrolho rotativo com 7 ressaltos, se é uma arma boa ou ruim ainda não dá pra afirmar mas pelos testes parece que tem tudo pra ser um bom fuzil. pelo menos os defeitos do antigo não estão mais presentes nele.
o IA2 7.62 é mesmo um FAL repaginado o que também não é ruim. essa coisa de ferrolho rotativo versus ferrolho basculante já passou, os dois sistemas são antigos. acho até que o rotativo é mais antigo. se não me engano o primeiro a ser fabricado aos montes usando esse sistema foi o M1 Garand que é de 1936. que o ferrolho rotativo se mostrou superior ao basculante isso é verdade. só o FAL que usa o basculante e que foi fabricado em grandes quantidades. seu projeto é de fins dos anos 40. hoje o que existe de novo são os polímeros e as tais modularidades.

gabriel219
Sênior
Sênior

#10575 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 19, 2013 10:46 am

dalton romao escreveu:amigos, vamos lá, o IA2 5.56 é um melhoramento do MD-97. usa ferrolho rotativo com 7 ressaltos, se é uma arma boa ou ruim ainda não dá pra afirmar mas pelos testes parece que tem tudo pra ser um bom fuzil. pelo menos os defeitos do antigo não estão mais presentes nele.
o IA2 7.62 é mesmo um FAL repaginado o que também não é ruim. essa coisa de ferrolho rotativo versus ferrolho basculante já passou, os dois sistemas são antigos. acho até que o rotativo é mais antigo. se não me engano o primeiro a ser fabricado aos montes usando esse sistema foi o M1 Garand que é de 1936. que o ferrolho rotativo se mostrou superior ao basculante isso é verdade. só o FAL que usa o basculante e que foi fabricado em grandes quantidades. seu projeto é de fins dos anos 40. hoje o que existe de novo são os polímeros e as tais modularidades.
Certo. O que falou é correto, o problema é apontar problemas e alegar que o IA2 5.56 e 7.62 é uma porcaria e não falar por que. E que o ART556 é um SCAR, sendo que nem seu funcionamento é parecido com o do SCAR.
O IA2 (tanto o 5.56 como o 7.62) se mostraram ser bons fuzis. Fazem tudo que o pai(FAL) fazia, e até melhor.
O ART556 ainda não provou ser um bom fuzil ou um péssimo fuzil. Não podemos falar que é um bom ou um mal fuzil, mas também não podemos falar que é um SCAR.
O IA2 lidera esta "corrida" até agora, e isto esta claro e evidente.
O EB está mostrando para todos (o fuzil). Igual uma criança que mostra um brinquedo ótimo. Isto demonstra orgulho e se tem orgulho, o fuzil deve ser ótimo.
O que temos que concluir é que:
O IA2 5.56 e 7.62 são bons fuzis.
E o ART556 é uma incógnita.
Abs.

Responder