mauri escreveu:Em tempos: Tu sabia que o 14 bis era todo francês?
Mauri
Mauri, continuo me surpreendendo com as suas colocações.
É evidente que o 14-bis era total, absoluta e completamente francês, Santos Dumont estava trabalhando na França havia anos, usando a infra-estrutura existente no país, as peças que ele tinha disponíveis lá, a mão de obra à sua disposição na região e etc..., seria na verdade estranhíssimo que houvesse sequer uma pecinha no avião que fosse brasileira (até porque ela teria que chegar lá de navio, em uma viagem longa e incerta, que atrasaria todo o trabalho). Mas e daí?!?!
O objetivo do trabalho de Santos Dumont naquele momento não tinha nada a ver com o eventual desenvolvimento da indústria brasileira, e sim na definição da melhor combinação de tecnologias e técnicas à sua disposição (evidentemente a maioria senão todas francesas, simplesmente porque era onde ele estava) para criar um aparelho voador mais pesado que o ar. Este seria um feito inédito para a humanidade, e teria sido pueril atrasar os trabalhos (ou até mesmo inviabilizá-los) em nome de um nacionalismo canhestro e preconceituoso. E assim ele usou seus conhecimentos e suas idéias para juntar os componentes à sua disposição (franceses, evidentemente) e criar o avião, feito pelo qual tornou-se reconhecido. O que notabilizou Santos Dumont foi ter conseguido sucesso em seu intento antes dos demais, muitos dos quais também trabalhavam com exatamente a mesma infraestrutura e base tecnológica à disposição do brasileiro e chegaram a uma solução apenas depois dele (os que chegaram). Assim, o fato do 14-bis ser francês é totalmente irrelevante, e não faz sentido ficar martelando neste ponto.
Leandro G. Card