Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#10921
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Mar 28, 2013 1:59 pm
Sávio Ricardo escreveu:Então se um Raptor colidir com um urubu, ou qualquer outra ave, é PT???
Aaaahhhh...sou mais nossos ST que "trombam" quase todos os dias com um desses dependurado no canop, e nem dá nada, coisa de avião macho isso...
Lembre-Se o F22 e invisivel...
Urubu nao ve e passa reto...
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
-
Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
-
Contato:
#10922
Mensagem
por Sávio Ricardo » Qui Mar 28, 2013 2:18 pm
Carlos Lima escreveu:Sávio Ricardo escreveu:Então se um Raptor colidir com um urubu, ou qualquer outra ave, é PT???
Aaaahhhh...sou mais nossos ST que "trombam" quase todos os dias com um desses dependurado no canop, e nem dá nada, coisa de avião macho isso...
Lembre-Se o F22 e invisivel...
Urubu nao ve e passa reto...
[]s
CB
Ihhhhh, é mesmo...falha nossa.
-
faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
#10924
Mensagem
por faterra » Qui Mar 28, 2013 7:23 pm
McDonnell Douglas F-4F Phantom II - GermanAF - Germany, Wittmundhafen (Wittmund) - February 2013
3848 (cn 4747)
Photo taken by Langenfeld - hummelfX
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
-
faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
#10925
Mensagem
por faterra » Qui Mar 28, 2013 8:22 pm
Yakovlev Yak-130 - RussianAF - UK, England, Fairford - July 08, 2012
01 white (cn 01) This Yakovlev Yak-130 was a head turner at both Fairford (RIAT) and Farnborough Air Shows. This advanced twin engine trainer / light attack aircraft was laden with a full load of external stores adding to the visual impact of the aircraft throughout its demonstration flight.
Philip B Hosking
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
-
henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
#10926
Mensagem
por henriquejr » Qui Mar 28, 2013 8:33 pm
faterra escreveu:
Yakovlev Yak-130 - RussianAF - UK, England, Fairford - July 08, 2012
01 white (cn 01) This Yakovlev Yak-130 was a head turner at both Fairford (RIAT) and Farnborough Air Shows. This advanced twin engine trainer / light attack aircraft was laden with a full load of external stores adding to the visual impact of the aircraft throughout its demonstration flight.
Philip B Hosking
Ta ai o caça que eu acho perfeito para países com pequenas forças aéreas como Uruguai, Paraguai, Bolícia, etc.... Acho que é o equivalente moderno do A-4.
.
-
Lywis
- Sênior
- Mensagens: 915
- Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
- Agradeceu: 96 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
#10928
Mensagem
por Lywis » Qui Mar 28, 2013 8:59 pm
Andre Correa escreveu:Ainda acredito que o FA-50 Golden Eagle é uma opção melhor, pois é supersónico, e tem preço semelhante.
Quanto à superioridade do F/A-50, eu concordo, isto é inegável. Já quanto a questão do preço aí vou ter de discordar de ti. Seria muito difícil tais aeronaves terem preço semelhante, o F/A-50 tendenciosamente será um tanto mais caro! É maior, mais pesado, tem um desempenho muito superior e tem uma eletrônica também superior.
-
henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
#10929
Mensagem
por henriquejr » Qui Mar 28, 2013 9:04 pm
Lywis escreveu:Andre Correa escreveu:Ainda acredito que o FA-50 Golden Eagle é uma opção melhor, pois é supersónico, e tem preço semelhante.
Quanto à superioridade do F/A-50, eu concordo, isto é inegável. Já quanto a questão do preço aí vou ter de discordar de ti. Seria muito difícil tais aeronaves terem preço semelhante, o F/A-50 tendenciosamente será um tanto mais caro! É maior, mais pesado, tem um desempenho muito superior e tem uma eletrônica também superior.
Concordo!! Fazendo uma analogia bem grosseira, o FA-50 seria um equivalente moderno do F-5E e o YAK-130 equivalente ao A-4.
.
-
Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
-
Contato:
#10930
Mensagem
por Andre Correa » Qui Mar 28, 2013 9:27 pm
Os preços são bem aproximados, pois estão todos abaixo dos 30 milhões de dólares, o que torna o FA-50 mais apelativo a países pequenos, pois a capacidade é bem superior, por um aumento de preço não tão grave.
-
henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
#10931
Mensagem
por henriquejr » Qui Mar 28, 2013 9:32 pm
Andre Correa escreveu:Os preços são bem aproximados, pois estão todos abaixo dos 30 milhões de dólares, o que torna o FA-50 mais apelativo a países pequenos, pois a capacidade é bem superior, por um aumento de preço não tão grave.
Andre, pelo que sei o Yak-130 custa em torno dos 15 milhões de dólares. Acredito que o FA-50 fique mesmo por volta dos 30 milhões de dólares citados por você, o que por si só já é uma diferença bem grande, praticamente 2 por 1! Outra coisa, deve-se levar em conta também os custos de operação e manutenção, que na minha opinião é o que pesa mais nos orçamentos dessas pequenas forças aéreas. O FA-50 é praticamente um mini-F-16C, em tamanho, porque em termos de sofisticação estão praticamente no mesmo patamar! É um caça de manutenção bem mais complexa e com custos de operação bem mais alto, até por usar uma turbina bem potente, igual a utilizada pelo SH e Jas-39 Gripen!
.
-
Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
-
Contato:
#10932
Mensagem
por Andre Correa » Qui Mar 28, 2013 10:07 pm
henriquejr escreveu:Andre Correa escreveu:Os preços são bem aproximados, pois estão todos abaixo dos 30 milhões de dólares, o que torna o FA-50 mais apelativo a países pequenos, pois a capacidade é bem superior, por um aumento de preço não tão grave.
Andre, pelo que sei o Yak-130 custa em torno dos 15 milhões de dólares. Acredito que o FA-50 fique mesmo por volta dos 30 milhões de dólares citados por você, o que por si só já é uma diferença bem grande, praticamente 2 por 1! Outra coisa, deve-se levar em conta também os custos de operação e manutenção, que na minha opinião é o que pesa mais nos orçamentos dessas pequenas forças aéreas. O FA-50 é praticamente um mini-F-16C, em tamanho, porque em termos de sofisticação estão praticamente no mesmo patamar! É um caça de manutenção bem mais complexa e com custos de operação bem mais alto, até por usar uma turbina bem potente, igual a utilizada pelo SH e Jas-39 Gripen!
15 milhões de dólares é o preço que colocaram no Wikipedia, numa matéria de 2008, o que não acredito realmente seja a realidade actual, já o preço do FA-50 é actual. Por mais simples que seja, não acredito que custe menos do que 20 milhões de dólares ou mais, e na hora de combater, essa diferença de até 10 milhões de dólares é altamente questionável, pois só mantém Aviação de Caça quem precisa...
Enfim, para não prolongar muito o offtopic:
-
NettoBR
- Sênior
- Mensagens: 2773
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
- Localização: Ribeirão Preto-SP
- Agradeceu: 1085 vezes
- Agradeceram: 320 vezes
#10933
Mensagem
por NettoBR » Qui Mar 28, 2013 10:19 pm
Até o bico é igual...
"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
-
faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
#10934
Mensagem
por faterra » Qui Mar 28, 2013 11:34 pm
Grumman F-14A Tomcat - IRIAF - Iran, Tehran Mehrabad Airport - April 17, 2011
» 3-6023
Photo taken by Ali Heydari
Um abraço!
Fernando Augusto Terra