A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#11131 Mensagem por Marino » Ter Mar 26, 2013 8:16 pm

Povo de pouca fé. :wink:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: A-12

#11132 Mensagem por saullo » Ter Mar 26, 2013 8:19 pm

Marino escreveu:Povo de pouca fé. :wink:
Eu quero ver a MB com 2 PA e 4 NPM, mas as práticas de nossos governos não me deixam acreditar nessa concretização.

Abraços




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: A-12

#11133 Mensagem por Alcantara » Ter Mar 26, 2013 9:45 pm

A fé existe, Marino... O problema é acreditar na CÚRIA! :oops:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: A-12

#11134 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2013 9:46 pm

Marino escreveu:Povo de pouca fé. :wink:
Marino, sabes rezar o terço da divina misericórdia?... :mrgreen:

abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: A-12

#11135 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mar 27, 2013 8:06 am

Carlos Lima escreveu:Concordo, eu acho que é mais realista pensarmos em 2 "Mistral", 2 de Múltiplos propósitos e 1 PA além do Sampa.

Se eu estiver errado e a realidade acabar sendo melhor do que essa eu estou feliz :D !

[]s
CB_Lima
Prezado Colega


Os navios da classe Mistral são de fato navios de propósitos múltiplos.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: A-12

#11136 Mensagem por Boss » Qua Mar 27, 2013 8:14 am

Que, se me lembro do cronograma, já deviam ter sido contratados (pelo menos 2).

Estão esperando o Prosuper sair ?




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: A-12

#11137 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mar 27, 2013 11:17 am

Boss escreveu:Que, se me lembro do cronograma, já deviam ter sido contratados (pelo menos 2).

Estão esperando o Prosuper sair ?


Eu, acredito que a obtenção dos primeiros NPM sejá postergada. No momento a prioridade e a obtenção de projeto de NDD para construção de dois exemplares no país. Também penso que no melhor cenário a MB deverá ter 2NPM e 4 NDD.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: A-12

#11138 Mensagem por Alcantara » Qua Mar 27, 2013 1:35 pm

Um recuo estratégico...

:lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: A-12

#11139 Mensagem por FABIO » Qua Mar 27, 2013 3:12 pm

O que deve vir são dois NDDs da us navy.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: A-12

#11140 Mensagem por Lord Nauta » Qua Mar 27, 2013 11:48 pm

FABIO escreveu:O que deve vir são dois NDDs da us navy.

Prezado Fabio

A última noticia e de um NDD ex-US Navy no decorrer deste ano. A DEN esta de fato em busca de projeto para construção de dois NDD's no país. Estes navios vão ser construídos mesmo, já foi autorizado.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-12

#11141 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 28, 2013 1:36 am

Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Concordo, eu acho que é mais realista pensarmos em 2 "Mistral", 2 de Múltiplos propósitos e 1 PA além do Sampa.

Se eu estiver errado e a realidade acabar sendo melhor do que essa eu estou feliz :D !

[]s
CB_Lima
Prezado Colega

Os navios da classe Mistral são de fato navios de propósitos múltiplos.

Sds
Lord Nauta
Olá Nauta,

Talvez eu esteja confundindo a nomeclatura, mas o que eu estava me referindo são aqueles navios que fazem desde reabastecimento até estoque de mantimentos/munição, etc.

Acho que o nome correto é "Apoio Lógístico" tipo o Frankfurt alemão.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: A-12

#11142 Mensagem por Boss » Qui Mar 28, 2013 12:03 pm

Lord Nauta escreveu:
FABIO escreveu:O que deve vir são dois NDDs da us navy.

Prezado Fabio

A última noticia e de um NDD ex-US Navy no decorrer deste ano. A DEN esta de fato em busca de projeto para construção de dois NDD's no país. Estes navios vão ser construídos mesmo, já foi autorizado.

Sds


Lord Nauta
O que é DEN ? Diretoria de Engenharia Naval ?




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: A-12

#11143 Mensagem por papagaio » Qui Mar 28, 2013 10:35 pm

Sim, Abs




Avatar do usuário
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 3:32 pm
Localização: São Paulo - Brasil
Agradeceram: 26 vezes

Re: A-12

#11144 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Seg Jul 08, 2013 9:52 pm

Alguma novidade sobre o A12? Sera que ainda volta a operar em 2013?
Saudações Coloradas!!!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: A-12

#11145 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 19, 2013 10:05 am

Não deixa de ser uma meia verdade, ou seria uma verdade inteiramente meia? :roll: :|

Segundo jornal espanhol, porta-aviões São Paulo é tão caro quanto inútil para o Brasil.
Publicado em 19/07/2013 por Giordani em Militar

Imagem

O lendário piloto brasileiro Alberto Santos-Dumont dá nome a uma coleção de relógios Cartier e também ao aeroporto de uso doméstico, no Rio de Janeiro. A poucos quilômetros do aeroporto, localizado na Ilha das Cobras, um enorme arsenal, onde todos os barcos da Marinha do Brasil recebem melhorias técnicas e reparos.

Entre os navios pintados de cinza, destacasse um, notável por suas dimensões: O porta-aviões A-12 São Paulo. No papel, é considerada a nau capitânia da Marinha e única do seu tipo no hemisfério sul, uma verdadeira raridade na América Latina. Comprado de segunda mão da França em 2000, quando o governo de Fernando Henrique Cardoso quis dar um salto qualitativo em suas forças armadas.

A compra foi justificada pelo Ministério da Defesa com explicações complicadas, indicando que embora o Brasil não tivesse conflitos ou inimigos no mundo, um NAe é uma arma de grande valor estratégico para o país, inclusive permitindo exercícios navais conjuntos a marinha Argentina (sic).

Como o mercado de segunda mão deste tipo de embarcação é limitado, a Marinha francesa foi a primeira e quase única opção. No final dos anos 90 o governo de Lionel Jospin planejava retirar de serviço o porta-aviões Foch , um veterano de 257 metros de comprimento, depois de quase quatro décadas de serviço, mas o aparecimento de um comprador foi algo inesperado. Vendido por US$ 12 milhões, despojado de armamento e tecnologia, a bandeira francesa foi baixada para içar o pavilhão brasileiro na popa do navio, que partiu de Brest em direção ao Rio de Janeiro.

Longe de ser o orgulho nacional previsto, o A-12 rapidamente se tornou uma dor de cabeça: em dez anos, foram gastos mais de US$ 90 milhões em sua modernização, bem como a aquisição de alguns aviões e helicópteros usados. Mas, como muitas vezes acontece com uma máquina comprada de segunda mão e sem garantia, o São Paulo gerou mais preocupações e notícias negativas do que manobras de mar. Ele sofreu falhas contínuas, perda de interesse por parte do governo e até mesmo a raiva presidencial, quando o presidente Lula, organizou um grande evento a bordo, com centenas de convidados para navegar até uma nova área de produção de petróleo da Petrobras, uma viagem que foi cancelada no último minuto porque não foi possível iniciar os motores.

Porém, o pior ainda estava para acontecer. Em 2005, uma explosão a bordo matou tripulantes e deixou o navio inoperante mais de cinco anos, saindo ao mar apenas para alguns desfiles. Há alguns meses atrás, um novo incêndio em plena navegação, novamente causou mortos e feridos graves. Por outro lado, já no final de 2011 conseguiu-se que os poucos aviões embarcados no navio, pudessem finalmente operar à noite, algo que não pode ser considerado detalhe menor, num navio de guerra.

Em um relatório recente, o Ministério da Defesa reconheceu que a operação do navio é muito limitada e média, o navio tem sido ativo apenas algumas semanas por ano. Também faz referência a sua aposentadoria em 2020, quando um novo porta-aviões for incorporado para substituí-lo.

Novamente a França é a melhor posicionada no contrato de construção, apesar de, neste caso, com transferência de tecnologia, uma vez que se pretende que seja construído num estaleiro brasileiro.

Desde que entrou ao serviço no Brasil, o A-12 teve que regressar a porto de abrigo muitas vezes assistido por potentes rebocadores portuários, que acabavam sempre por depositá-lo no arsenal do Rio, para revisão da sua maquinaria. Ao vê-lo navegar de tal forma, não deixa de ser irônico saber que o lema do porta-aviões São Paulo, é “Non ducor, duco”, ou seja, “não sou conduzido, conduzo”.

FONTE: El Diario – TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: CAVOK

NOTA DO EDITOR: “Non ducor, duco” é o mesmo lema da cidade de São Paulo.

fonte: http://www.cavok.com.br/blog/?p=70544#more-70544




Carpe Diem
Responder