Tanto o FAL, como a G-3 e outras armas em 7.62x51mm exigem um patamar de treino bastante maior de modo a que se possa tirar reais vantagens da sua capacidade. São armas para alguém que treina bastante, que conhece as suas subtilezas, que não vai perder segundos vitais a readquirir um alvo por não estar devidamente acondicionado ao potente recuo da arma (e nesse meio termo encaixar com um comprimido na cabeçorra por estar exposto), etc, etc. Nesse campo, as 5.56 são muito mais "amigas do utilizador", apesar das limitações inerentes ao calibre.dalton romao escreveu:mas melhor ficar com esse "novo PARAFAL" do que usar M16/M4, né não?
Quanto às AR15/M16, são uma boa arma para quem não anda a "pastar mato" dias e dias a fio. Para o combatente, sujeita a humidades extremas, poeiras, lamas, areia, etc, etc, é uma lotaria quando se tem de as usar. Nunca se sabe se vai funcionar ou não.
Lembrar que as AR15/M16 foram uma solução "tampax" enquanto a nova geração de armas não ficasse operacional. Com o falhanço do APHHW - All Purpose Hand Held Weapon/SPIW - Special Purpose Individual Weapon e os graves problemas que a produção das M14 (7.62x51mm) sofria, passou a ser um "tampax" definitivo, apesar das graves falhas encontradas.