A-12
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Re: A-12
Skyway...amigo voçe quase acerto...kkkk...na verdade eles estâo fazendo é uma defumada de tubarâo, afinal de contas sexta feira santa ,normalmente se come peixe,e ta quase quase ai...abraços amigo..Skyway escreveu:Segundo o São Paulo hoje, o papa ainda não foi escolhido...rs
Êta fumaceira preta.
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Re: A-12
Sei lá eu, como sempre afirmei, acho que tudo isso ainda vale a pena. O pior dos mundos seria ter que recomeçar inteiramente do ZERO! Além disso (agora falo que NÃO SEI, apenas ACHO) o pessoal do Sampa certamente está envolvido diretamente nas reformas e, com isso, mantém ao menos boa parte da expertise que já tinha e obtém outras que ainda não tinha, que confirme ou desminta que sabe mais do que sobre PMGs...
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Re: A-12
O Padilha já disse o que ocorre.
A questão do SP se resume a geração de energia.
Há uma licitação, uma empresa ganha, as outras entram na justiça, atrasa tudo, o navio fica na merda sem ação possível enquanto a questão legal nao for resolvida.
Igualzinho a bitchcraft.
A questão do SP se resume a geração de energia.
Há uma licitação, uma empresa ganha, as outras entram na justiça, atrasa tudo, o navio fica na merda sem ação possível enquanto a questão legal nao for resolvida.
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Re: A-12
Marino,Marino escreveu:O Padilha já disse o que ocorre.
A questão do SP se resume a geração de energia.
Há uma licitação, uma empresa ganha, as outras entram na justiça, atrasa tudo, o navio fica na merda sem ação possível enquanto a questão legal nao for resolvida.
Igualzinho a bitchcraft.
Existe uma maneira do MD chegar e dizer... olha... F...dam-se, nós precisamos do PA operando e vocês parem de reclamar e vamos botar esse time em campo e ponto?
Alegando Segurança Nacional ou coisa parecida?
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Re: A-12
Salvo engano existe legislação específica sobre estas coisas, e se minha memória não me trai, só se lança mão da dispensa de licitação para a compra de materiais de emprego militar quando comprovada a incapacidade da industria nacional produzir igual ou melhor, e compra-se lá fora, ou aqui dentro, no caso de um produto em que o mercado e expertise para a produção/fornecimento seja de tal monta restrito que não compense financeira e administrativamente incorrer numa licitação. E aí pode alegar algo do tipo "segurança nacional" e ou ineligibilidade de concurso público para o suprimento da demanda. Há outros casos também, que não me recordo de momento, mas que também podem, desde que provadas as circunstancias e exigencias para a dispensa podem ser consideradas a dispensa da licitação. Mas as regras atuais, como as antigas continuam bem restritas.
Espero ter ajudado.
abs
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Re: A-12
Há dispensa de licitação quando uma empresa entrega um documento provando que ela é a única representante de uma empresa estrangeira fabricante de um equipamento que vai ser reparado.
Outra dispensa é quando ela é a única fabricante de um equipamento no país.
Mas quando existem varias empresas que fabricam equipamento semelhante, a lei impede a dispensa.
Nao tem jeito.
Maldita legislação que nos amarra.
Outra dispensa é quando ela é a única fabricante de um equipamento no país.
Mas quando existem varias empresas que fabricam equipamento semelhante, a lei impede a dispensa.
Nao tem jeito.
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Re: A-12
Reitero: não há ouro no mundo que compre EXPERTISE!
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Re: A-12
Tem razão.Túlio escreveu:Reitero: não há ouro no mundo que compre EXPERTISE!
Uma empresa pode ganhar dispensa de licitação quando há uma diferença imensa de expertise em relação as concorrentes.
Quando são empresas equivalentes, quando mostram uma lista de serviços realizados ou material entregue, nao há jeito.
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Re: A-12
Obrigado Srs!
Deu para sacar a raiz do problema!
Pelo menos aquelas boatos de $$$$ devem ser parte do problema (sempre), mas o 'buraco é mais embaixo'.
Interessante... de fato a legislação deveria ter um componente aonde projetos estratégicos (com a devida comprovação é claro) pudessem contornar esses entraves!
E concordo 1000000000000000000000x com o Tulio, Expertise não tem preço!!
[]s
CB_Lima
Deu para sacar a raiz do problema!
Pelo menos aquelas boatos de $$$$ devem ser parte do problema (sempre), mas o 'buraco é mais embaixo'.
Interessante... de fato a legislação deveria ter um componente aonde projetos estratégicos (com a devida comprovação é claro) pudessem contornar esses entraves!
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Re: A-12
Falei do pessoal da MB, CMG véio...
Deixar a expertise se perder e...RECOMEÇO DO ZERO. ARGH!!!
É isso que a tigrada precisa entender, não?
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Re: A-12
Perfeito.Túlio escreveu:Falei do pessoal da MB, CMG véio...
Deixar a expertise se perder e...RECOMEÇO DO ZERO. ARGH!!!
É isso que a tigrada precisa entender, não?
Conhecimento nao se pode perder.
Isto seria um crime contra o país.
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Re: A-12
Alguém que possa ou se disponha, poderia responder a uma curiosidade adolescente que tenho em relação ao planejamento do hangar de um Nae?
Em se tratando de um Nae para a MB, que requesitos são levados em consideração para dimensioná-lo a fim de se poder observar e definir as características desejaveis ao mesmo, de modo que possa receber todo o grupamento aeronaval que se propõe, e em que medidas estas definições afetam, ou não, a dimensionalidade total do navio em si.
Ex: supondo que a MB queira um GAE de caças de 36 undes. Que tamanho deveria ter o hangar do novo Nae A13? E para um GAE embarcado na casa das 50/60 aeronaves, de todos os modelos?
Grato desde já.
Abs.
Em se tratando de um Nae para a MB, que requesitos são levados em consideração para dimensioná-lo a fim de se poder observar e definir as características desejaveis ao mesmo, de modo que possa receber todo o grupamento aeronaval que se propõe, e em que medidas estas definições afetam, ou não, a dimensionalidade total do navio em si.
Ex: supondo que a MB queira um GAE de caças de 36 undes. Que tamanho deveria ter o hangar do novo Nae A13? E para um GAE embarcado na casa das 50/60 aeronaves, de todos os modelos?
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Re: A-12
Estou longe de ser um expert no assunto e posso estar dando uma batatada danada, mas em todo o caso ...FCarvalho escreveu:Alguém que possa ou se disponha, poderia responder a uma curiosidade adolescente que tenho em relação ao planejamento do hangar de um Nae?
Em se tratando de um Nae para a MB, que requesitos são levados em consideração para dimensioná-lo a fim de se poder observar e definir as características desejaveis ao mesmo, de modo que possa receber todo o grupamento aeronaval que se propõe, e em que medidas estas definições afetam, ou não, a dimensionalidade total do navio em si.
Ex: supondo que a MB queira um GAE de caças de 36 undes. Que tamanho deveria ter o hangar do novo Nae A13? E para um GAE embarcado na casa das 50/60 aeronaves, de todos os modelos?
Grato desde já.
Abs.
Uma vez eu ouvi que a conta é mais ou menos assim em termos de número total aeronaves que você pode levar:
- 1 aeronave por 1.000 Ton de Deslocamento = capacidade total (dentro e fora do hangar) de um PA +/- 10%.
Ou seja, em teoria o Sampa pode levar algo entre 32 - 40 aeronaves (dentro e fora do Hangar).
Com relação ao planejamento em teoria você gostaria de poder hangarar todas as aeronaves do seu GA (não precisa, mas é bom ter essa capacidade).
Daí a conta que me disseram é algo parecido com ('capacidade total'/2) +/- 10% .
Um GA nosso hoje em dia em teoria teria algo entre 15 à 20 aeronaves (capacidade de hangaragem).
No fim das contas um GA do Sampa poderia ter algo entre 15 e 40 aeronaves.
O que de certo modo faz sentido já que estamos modernizando 12 A-4 (3 Bi que provavelmente não vão ficar operando no PA), 4 C-1, + 2/3 AEW além dos SHawk e dos EC-725.
Considerando que nunca teríamos tudo isso operando e 100% disponível, não duvidaria de termos algo em torno de 6 A-4/ 2 C-1 / 2 SHawk / 2 Esquilo / 2/4 EC-725 / 2 AEW, fazendo um total de mais ou menos 16 a 18 aeronaves no nosso GA "padrão".
Pensando assim os atuais númeors de modernização de A-4 da MB fazem sentido.
Espero ter feito sentido
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Re: A-12
Eu diria, sendo tão "expert" quanto o LIMA véio, que dependeria do tamanho das aeronaves e de sua capacidade de dobrar asas e rotores. Lembro vagamente de uma reportagem sobre o Clemenceau (gêmeo do ex-Foch, agora Sampa), como levando, entre Alizés, Corsairs, Super Éténdards e outras aeronaves de porte relativamente pequeno, algo como até 53 aeronaves, salvo erro de memória meu...
Mas parece que a regra, segundo os ianques, é uma capacidade de uma aeronave a cada mil toneladas de deslocamento (embora costumem usar menos)...
Mas parece que a regra, segundo os ianques, é uma capacidade de uma aeronave a cada mil toneladas de deslocamento (embora costumem usar menos)...
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