Tipo mestre BAT???Túlio escreveu:Ele sempre volta...
Super Tucano News
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- Bourne
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Re: Super Tucano News
O F5 não é parâmetro. A não ser que esteja no meio da África/Ásia e teus vizinhos não saibam o que é um avião de caça. Assim pode manter a supremacia na guerra área por W.O. O que é meio difícil devido aos mais quebrados terem descolado alguns Su-27, MiG29 e F16. Ou ao menos alguns treinadores avançados bem nervosos.Túlio escreveu:Como falei, comparem ao F-5...
- Túlio
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Re: Super Tucano News
Como não é, BOURNE? É o caça que temos, hôme véio! Assim, é o NOSSO parâmetro, o paradigma a ser superado.
O ÚNICO senão que tenho ao Gripen NG/E é temer que seja o AMX do século XXI. Afora isso, supera o F-5 simplesmente em TUDO! Me contentaria mais com 36 Mirage 2000-5 ou F-16C-52/60...
E, botando o Sampa finalmente a navegar novamente, uma dezena de Rafale M do primeiro lote fecharia a conta. Ninguém na AS teria como se contrapor a isso...
O ÚNICO senão que tenho ao Gripen NG/E é temer que seja o AMX do século XXI. Afora isso, supera o F-5 simplesmente em TUDO! Me contentaria mais com 36 Mirage 2000-5 ou F-16C-52/60...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- Andre Correa
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Re: Super Tucano News
Desculpem por estar a fugir totalmente do assunto, mas, enfim, o que temos de melhor hoje:
M-2000 ou F-5M?
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- rodrigo
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Re: Super Tucano News
E ainda tem M-2000? Esse assunto é tão constrangedor, que ao contrário da aposentadoria do M-III, está sendo tratado como segredo.Andre Correa escreveu:Desculpem por estar a fugir totalmente do assunto, mas, enfim, o que temos de melhor hoje:
M-2000 ou F-5M?
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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Re: Super Tucano News
M-2000 já pode ser considerado passado.Andre Correa escreveu:Desculpem por estar a fugir totalmente do assunto, mas, enfim, o que temos de melhor hoje:
M-2000 ou F-5M?
No meu entender o que temos de melhor é o F-EM, mas com deficiências de desempenho. Por outro lado o caça que começa a ser desativado esse ano, os M-2000, da FAB tem desempenho mas carecem de uma suíte de sistemas mais modernos. Talvez o ideal é que os M-200o tivessem a modernização dos F-5E, mais um radar AESA.
[]'s
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Re: Super Tucano News
Modernizar o M-2000 é caro demais, ruim por ruim, manda mais F-5 pra Brasília...
O duro mesmo, é se essa idéia do S.T. com radar for levada muito a sério pelos políticos sem noção de Brasília, já estou até vendo o Cristovan Buarque defendendo o S.T. para o FX!
O duro mesmo, é se essa idéia do S.T. com radar for levada muito a sério pelos políticos sem noção de Brasília, já estou até vendo o Cristovan Buarque defendendo o S.T. para o FX!
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- Túlio
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Re: Super Tucano News
Nem dá idéia, POWS!!!
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Re: Super Tucano News
Como pode?
Um cara que fez um discurso tão inteligente nos USA sobre a internacionalização da amazônia, falar tanta M sobre defesa. Chocrível . Fui
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Re: Super Tucano News
Pelo que percebi, o radar a ser utilizado no ST não é um radar para combate aéreo, é um radar de SAR, bom este radar serve para mapeamento do terreno e também pode detectar movimento.J.Ricardo escreveu:Modernizar o M-2000 é caro demais, ruim por ruim, manda mais F-5 pra Brasília...
O duro mesmo, é se essa ideia do S.T. com radar for levada muito a sério pelos políticos sem noção de Brasília, já estou até vendo o Cristovan Buarque defendendo o S.T. para o FX!
Assim a grande utilidade dele é imagear a superfície e dessa forma encontrar alvos em terra ou água para atacar, dependendo do processamento ele pode ser georreferenciado e assim apresentar uma coordenada aproximada do alvo.
É um radar de de visada lateral, (aquele radar da lateral do R-99), a abertura sintética é o seguinte, é aproveitado o movimento da aeronave para sintetizar uma antena maior, basicamente duplica o tamanho da antena com o movimento a diante utilizando o "efeito Doppler", por isso que a antena é sempre reta e posicionada na lateral da aeronave.
Essa é uma imagem gerada por um radar SAR da Orbisat banda-x
Esse é o radar SAR oferecido pela Orbisat, também pode ser utilizado em UAV que é oferecido pela empresa, na verdade são 2 radares, um na Banda "X" e outro na banda "P".
Por que dois radares? Basicamente pelo seguinte, a banda "X" é refletida no dossel das árvores e pode gerar um modelo digital de superfície.
A banda "P" "atravessa" o dossel, assim ela tem resposta do solo (com reservas) podendo gerar um modelo digital de terreno e também podendo indicar alvos no meio da mata.
http://www.orbisat.com.br/novo/sensoriamento.php?p=uav
- Túlio
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Re: Super Tucano News
Esplêndido post, já ganhei o dia, aprendi algo novo.
Mas não tem uma banda que penetra o solo e lâminas d'água também?
Mas não tem uma banda que penetra o solo e lâminas d'água também?
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Re: Super Tucano News
Chile desenvolve sistema de detecção de minas terrestres
Pesquisadores da Academia Politécnica Militar e da Pontifícia Universidade Católica do Chile estão desenvolvendo uma tecnologia inovadora baseada em um novo tipo de radar aerotransportado. O objetivo é apoiar o trabalho humanitário de desativação de minas terrestres que o Chile, através da Comissão Nacional de Desminagem (CNAD ), realiza naquele país.
Neste contexto, a CNAD incorporou tecnologias atualmente em uso no mundo para este tipo de trabalho, que tem conseguido minimizar os efeitos negativos sobre a vida humana causada pelo trabalho de levantamento de minas, ou por sua identificação errada, variando a sua posição original devido a eventos climáticos tais como deslizamentos ou inundações.
É precisamente com este propósito que uma equipe de pesquisa, composta pelos coronéis Milko Maturana e Jorge Pérez Mena Flores, da Academia Politécnica Militar do Exército, e o Dr. Mario Durán Toro, da Universidade Católica, desenvolvem um projeto para construir um sistema aéreo para detecção de minas, com base em técnicas de modelagem e simulação, tratamento de sinais, reconstrução de imagens e nos princípios do radar GPR-SAR radar.
Com este novo método de detecção por radar se obtém os benefícios dos dois tipos de sensores que existem separadamente hoje: Radar GPR (Radar de Penetração do Solo) para identificar objetos no subsolo, e o SAR (Radar de Abertura Virtual) que detecta minas a partir de helicópteros, eliminando o risco que implica na sua localização ao nível do solo.
Pesquisadores da Academia Politécnica Militar e da Pontifícia Universidade Católica do Chile estão desenvolvendo uma tecnologia inovadora baseada em um novo tipo de radar aerotransportado. O objetivo é apoiar o trabalho humanitário de desativação de minas terrestres que o Chile, através da Comissão Nacional de Desminagem (CNAD ), realiza naquele país.
Neste contexto, a CNAD incorporou tecnologias atualmente em uso no mundo para este tipo de trabalho, que tem conseguido minimizar os efeitos negativos sobre a vida humana causada pelo trabalho de levantamento de minas, ou por sua identificação errada, variando a sua posição original devido a eventos climáticos tais como deslizamentos ou inundações.
É precisamente com este propósito que uma equipe de pesquisa, composta pelos coronéis Milko Maturana e Jorge Pérez Mena Flores, da Academia Politécnica Militar do Exército, e o Dr. Mario Durán Toro, da Universidade Católica, desenvolvem um projeto para construir um sistema aéreo para detecção de minas, com base em técnicas de modelagem e simulação, tratamento de sinais, reconstrução de imagens e nos princípios do radar GPR-SAR radar.
Com este novo método de detecção por radar se obtém os benefícios dos dois tipos de sensores que existem separadamente hoje: Radar GPR (Radar de Penetração do Solo) para identificar objetos no subsolo, e o SAR (Radar de Abertura Virtual) que detecta minas a partir de helicópteros, eliminando o risco que implica na sua localização ao nível do solo.
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Re: Super Tucano News
Água não sei, ela aparece como "corpo negro" em imagens radar, por que ela não reflete de volta os pulsos, por isso que o radar SAR é muito bom para encontrar alvos no mar, qualquer coisa na superfície vai aparecer e o resto é "corpo negro" (estou sendo simplista) fico feliz com a possibilidade de termos nosso satélite SAR, com ele poderemos monitorar qualquer frota no mundo inteiro (se a Argentina tivesse um na guerra das Malvinas...).Túlio escreveu:Esplêndido post, já ganhei o dia, aprendi algo novo.
Mas não tem uma banda que penetra o solo e lâminas d'água também?
No solo, quanto menor o comprimento de onda, maior a penetração, mas a água também interfere nisso, inclusive, em alguns pontos do Saara temos dados do solo a baixo das dunas por causa (também) da falta de umidade.
Deve ser o mesmo princípio que os militares do Chile estão utilizando no solo arenoso com falta ou pouca umidade. Fico até imaginando como devem "aparecer" as minas na imagem, numa visão tridimensional, onde só tem areia ao redor, elas podem "aparecer" flutuando a sima do solo rochoso de subsuperfície.
- NovaTO
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Re: Super Tucano News
Muito bom post, mesmo.denilson escreveu:Água não sei, ela aparece como "corpo negro" em imagens radar, por que ela não reflete de volta os pulsos, por isso que o radar SAR é muito bom para encontrar alvos no mar, qualquer coisa na superfície vai aparecer e o resto é "corpo negro" (estou sendo simplista) fico feliz com a possibilidade de termos nosso satélite SAR, com ele poderemos monitorar qualquer frota no mundo inteiro (se a Argentina tivesse um na guerra das Malvinas...).Túlio escreveu:Esplêndido post, já ganhei o dia, aprendi algo novo.
Mas não tem uma banda que penetra o solo e lâminas d'água também?
No solo, quanto menor o comprimento de onda, maior a penetração, mas a água também interfere nisso, inclusive, em alguns pontos do Saara temos dados do solo a baixo das dunas por causa (também) da falta de umidade.
Deve ser o mesmo princípio que os militares do Chile estão utilizando no solo arenoso com falta ou pouca umidade. Fico até imaginando como devem "aparecer" as minas na imagem, numa visão tridimensional, onde só tem areia ao redor, elas podem "aparecer" flutuando a sima do solo rochoso.
Será que esse radar SAR seria capaz de localizar acampamentos/instalações de madeira ? E uma vez localizado, seria capaz de processar rapidamente a informação, gerando um dado no MFD, dizendo que existe um "possível alvo"?
[]'s
- Túlio
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Re: Super Tucano News
Outra: se a umidade interfere, isso significa que na Amazônia, por exemplo, daria para lutar "à Vietnã", ou seja, cavar túneis que, dada a umidade do solo, seriam indetectáveis por aeronaves?
Se é o caso, isso não tornaria menos eficaz o uso de radar de abertura sintética num Super Tucano em TOs como os que ele vem sendo empregado?
Se é o caso, isso não tornaria menos eficaz o uso de radar de abertura sintética num Super Tucano em TOs como os que ele vem sendo empregado?
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