É aí que eu acho que está o fator que faz compensar E MUITO a compra do Gepard. Nos traz uma melhora e tanto na defesa antimíssil de ponto.LeandroGCard escreveu:Se os Gepard forem usados apenas desta forma é isso mesmo, avançamos 30 anos, de 1945 para 1975 !Ziba escreveu:Muito se fala em "desenvolvimento de doutrina", só esquecem que essa doutrina de uso dos Gepards já foi abandonada a décadas. Essa doutrina previa a proteção de colunas blindadas contra ataques de helis Russos. A coisa não é mais feita desta forma, a guerra como um todo mudou, está se tornando muito mais assimétrica e o uso de blindados vem sendo cada vez mais modificado.
Infelizmente o contrato já está fechados, ficaremos, por baixo, mais uns 20 anos presos a um equipamento obsoleto que servirá para criar uma doutrina que deveria ter sido criada nos anos 70/80! Enfim, saímos da WWII e entramos na guerra fria.
Mas um sistema como o Gepard pode ainda ser útil de outra forma (dependendo de sua capacidade real contra alvos menores, sobre o que não acho muitas informações), como um CIWS móvel para proteger pontos estratégicos ou mesmo sensores, estações de comando e lançadores de outros sistemas de maior alcance.
A forma como o EB irá distibuir suas unidades já dará uma dica de qual caminho será seguido. Mais importante ainda é ver com que sistemas ele será (e se será) complementado.
Leandro G. Card
abraços]