JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen

#11806 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 16, 2013 3:38 am

Penguin escreveu:Em momento algum se está discutindo os projetos, mas sim as condições dos financiamentos desses projetos.
Tanto o Prosub quanto o FX2 (e outros) dependem financeiramente de empréstimos da banca internacional.
Estou enganado ou foi a carência do financiamento da Saab no FX2, noticiado no Blog Poder Aéreo (curiosamente um dos principais anunciantes é a Dassault) que provocou a atual onda de debates?
Por que vc acha que o empréstimo tomado pelo Brasil do PNB Paribas para o Prosub só começará a ser amortizado depois da entrega do 1o Scorpene, cerca de sete anos depois da assinatura dos contratos (período de carência)?

[]s

Mais ou menos...

A partir do momento que você quer traçar um paralelo entre um programa de um país estrangeiro que nem quer o caça e depende de alguém comprar, com um programa estratégico que está sendo parcialmente desenvolvido no nosso país sob o ponto de vista de quando pagar, você está comparando.

O único problema é que essas 2 coisas nem pertencem a mesma órdem de grandeza, até porque para ínicio de conversa nós queremos os Subs (conv e nuclear) e a Suécia depende dos outros para saber realmente se quer o Gripen novo.

Quando um país desses quer uma nova aeronave de verdade o $$$$ aparece em um pulo. O que não está escrito, mas está claro e cristalino nessas bondades todas é que na verdade o Governo sueco foi e disse...

"- Vai lá e arruma alguém para comprar esse avião... se você arrumar, eu compro também!"

Não é a toa que poucas semanas depois dos suecos declararem que o Gripen precisa de compradores para eles mesmos comprarem a 'patota' toda desembarcou no Brasil, chamou a imprensa para visitá-los, e certamente por aí vem mais... incluindo esses últimos PPTs aonde é uma coisa óbvia atrás da outra requentada com outra cara.

Claro que Financiamento pode ser feito de um montão de maneiras diferentes, mas tem uns detalhes com relação a negociações com países terceiros, etc que não são mencionados e ficam nas letras míudas... e esse papo de compre hoje para pagar daqui a 2 Presidentes... seria trágico se não fosse cômico um papo desse.

A órdem está dada... "Vai lá e arrumem compradores para esse avião que eu compro! Se não arrumar, dançou... é upgrade e olhe lá!" Quem cair no conto que pague quando quiser porque o mais importante está garantido que é o Gov sueco honrar a parte dele na barganha.

Os caras tem todo o direito de ir e fazer a propaganda e pintar isso como querem, mas é que dão uns moles na prosa que é de lascar.

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11807 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 16, 2013 9:24 am

Penguin escreveu:
Estou enganado ou foi a carência do financiamento da Saab no FX2, noticiado no Blog Poder Aéreo (curiosamente um dos principais anunciantes é a Dassault) que provocou a atual onda de debates?
Não só provocou como pelo visto está incomodando uma certa turma. Curiosamente, quem muito critica a propaganda da Saab está replicando os posts em diferentes tópicos. Não sei qual intuito dessa prática, mas no passado era comum por parte de ex-membros para impor suas convicções.

Bem, isso é só uma observação.


Abraços,

Wesley




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Re: JAS-39 Gripen

#11808 Mensagem por NovaTO » Sáb Mar 16, 2013 9:26 am

Gerson Victorio escreveu:
Penguin escreveu:Com a MB pode haver carência.
Com a FAB não.

:lol: :lol:
http://www.mar.mil.br/menu_v/sinopse/2007/14-08-2009.ht
:lol: :lol:

comparar sub's convencionais e nucleares com avião sem futuro é interessante....

Caro Gerson Victorio,

Será que os sub's convencionais e o sub nuclear terão futuro? Quais serão os spin-offs no mercado civil? Qual a utilidade das tecnologias dos subs convencionais/mercante que serão usados na construção de navios na Marinha Mercante?

No meu entender, a produção de subs's convencionais e o nuclear é tão arriscada quanto o "avião sem futuro". As possibilidades de atrasos e não absorção das ToTs são grandes. Tem o valor Estratégico, mas é arriscado. Aliás qualquer projeto dessa monta tem muitos riscos, seja 1 Sub Nuclear ou 36 caças de 4.5ª geração.

E no meu entender, os 36 caças de 4.5ª geração tem menos riscos que o Sub Nuclear, e potencial de retorno maior. Portanto, plenamente justificado. :)

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#11809 Mensagem por NovaTO » Sáb Mar 16, 2013 9:36 am

Carlos Lima escreveu::shock:

Estamos comparando algo como um Sub Nuclear e a sua importância com um caça que nem é o melhor que tem por aí e que depende justamente desse tipo de venda para poder sair do papel porque nem os donos disseram que compram se ninguém comprar??

:shock:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Putz!!

Uma dessas coisas faz parte do planejamento estratégico do País e inclusive é um projeto de Estado e a outra nesse caso seria colocar $$$$ em algo que nem existe e nem brasileiro é!!

Existe uma gigantesca diferença nisso!

[]s
CB_Lima

Caro Carlos Lima,

No meu entender,

Tanto o Sub Nuclear quanto os caças de 4.5ª geração são projetos de Estado, e fazem parte do planejamento estratégico do País. Aliás, de nada adianta ter 1/4 Subs Nucleares e um Aviação de Caça dos anos 70/80. Ambos contemplam ToTs, geração de empregos. Ambos são arriscados, o Sub Nuclear MUITO MAIS. Sobre falta de escala e encomendas, a França não operará o mesmo Sub Nuclear brasileiro. Em termos de escala, será exatamente 1. Se a adaptação do reator nuclear brasileiro no casco francês falhar, estaremos em maus lençóis. A proposta da SAAB entre as 3 propostas do FX-2, é a única que oferece co-propriedade intelectual do mesmo, entre outras vantagens. Claro que tem desvantagens e riscos. Isso faz parte e cabe a FAB/GF analisar. Mas não se pode desprezar essa proposta, na minha opinião.

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#11810 Mensagem por Marino » Sáb Mar 16, 2013 11:20 am

Qual adaptação de reator brasileiro em casco francês vai existir?
É bom avisarem os engenheiros que estão projetando o casco para o nosso reator.
Eles não sabem disso.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: JAS-39 Gripen

#11811 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Mar 16, 2013 11:50 am

Penguin escreveu: Isso nunca esteve em debate aqui. Vc quer mudar o debate atual?
E não seria interessante debater de maneira global? ou só carência no pagamento é o mais relevante?

Penguin escreveu:A MB/GF só começará a pagar o empréstimo dos 4 Scorpenes e do casco do subnuc, 6 meses após receber o 1o Scorpene. Por que vc acha que isso ocorre? Por que não começa a pagar depois que assina o contrato?
O financiamento externo será pago com carência para não comprometer o endividamento, o pagamento pelas obras físicas estão sendo realizados agora pois não estão cobertos, é uma forma inteligente de compatibilizar investimento e gastos e diminuir o risco de aumento do passivo em curto prazo. A SAAB neste último movimento só está querendo relegar tudo a uma questão financeira, oque está longe da realidade e dos riscos envolvidos.

Penguin escreveu:E se por algum motivo que não podemos adivinhar, o 1o Scorpene não for entregue?
Se o contrato for bem feito, prevalecerá o escrito, a parte que não cumpriu sua obrigação assumirá o ônus, ou seja, pode ser inclusive o Brasil se parte do contrato não for cumprida por nós, ao qual isentará a França e esta poderá exigir o pagamento contratual, do contrário, terá que rebolar pra entregar, e sendo a França um país que detem toda a cadeia produtiva do Sub, seria uma questão de priorização. a Suécia, no caso do Gripem, não tem esse luxo.
Penguin escreveu:Cabe a FAB e o GF avaliar os riscos envolvidos.
Vamos ver o resultado....caso este saia um dia.
Penguin escreveu:A avaliação feita pela FAB leva em conta isso e muito mais:
requisitos operacionais, logística, custos, condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia
Se tudo isso já foi feito e entregue a quem de direito, não entendo como a SAAB poderia estar ainda divulgando "novidades"!!!...pressão?
Penguin escreveu:Sem as informações em posse da FAB e do GF, me parece bem complicado julgar com maior certeza qual seria a melhor proposta.
Se estamos falando da obtenção de Submarinos convencional e nuclear, este último, não minha opnião, dada a dificuldade técnica, científica, operacional e de custo de manutenir, não se compara a qualquer outra forma de obtenção de avião.




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Re: JAS-39 Gripen

#11812 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Mar 16, 2013 12:06 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Penguin escreveu:
Estou enganado ou foi a carência do financiamento da Saab no FX2, noticiado no Blog Poder Aéreo (curiosamente um dos principais anunciantes é a Dassault) que provocou a atual onda de debates?
Não só provocou como pelo visto está incomodando uma certa turma. Curiosamente, quem muito critica a propaganda da Saab está replicando os posts em diferentes tópicos. Não sei qual intuito dessa prática, mas no passado era comum por parte de ex-membros para impor suas convicções.

Bem, isso é só uma observação.


Abraços,

Wesley
Wesley,

Eu, declaradamente, me sinto incomodado com a proposta da SAAB, acho uma campanha oportunista pra dizer o mínimo, pra mim, já deu o que tinha que dar, não precisam reiventar a roda, as propostas foram entregues e analisadas, não cabe mas "Re"BAFO.
Se outras pessoas, assim como eu, também se sentem incomodadas, não podem mais se manifestar? e dai se os post são replicados, se o conteúdo é válido, qual o problema ? oque eu concordaria contigo sim é se as replicações fossem sem conteúdos ou informações relevantes, a meu ver se houver alguma coisa errada que qualquer um possa perceber é só acionar a moderação que esta, com certeza, tomará providência.
Eu, na condição de usuário do fórum, também percebo o mesmo comportamento que descreveste, porém, de todos os lados, não há ninguém santo aqui, se o intuito for debater de forma produtiva, não importa a forma e sim o conteúdo.


Gerson.




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Re: JAS-39 Gripen

#11813 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Mar 16, 2013 12:20 pm

NovaTO,

obrigado pela deferência,

fizeste, na minha opnião, muitas perguntas interessante que não devem passar em branco, porém algumas delas fogem totalmente ao escopo do tópico, e isso seria uma discussão em lugar errado, se me permite, gostaria de responder em tópico dedicado lá nos navais.

posso fazer isso?




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Re: JAS-39 Gripen

#11814 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 16, 2013 12:25 pm

Gerson Victorio escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Não só provocou como pelo visto está incomodando uma certa turma. Curiosamente, quem muito critica a propaganda da Saab está replicando os posts em diferentes tópicos. Não sei qual intuito dessa prática, mas no passado era comum por parte de ex-membros para impor suas convicções.

Bem, isso é só uma observação.


Abraços,

Wesley
Wesley,

Eu, declaradamente, me sinto incomodado com a proposta da SAAB, acho uma campanha oportunista pra dizer o mínimo, pra mim, já deu o que tinha que dar, não precisam reiventar a roda, as propostas foram entregues e analisadas, não cabe mas "Re"BAFO.
Se outras pessoas, assim como eu, também se sentem incomodadas, não podem mais se manifestar? e dai se os post são replicados, se o conteúdo é válido, qual o problema ? oque eu concordaria contigo sim é se as replicações fossem sem conteúdos ou informações relevantes, a meu ver se houver alguma coisa errada que qualquer um possa perceber é só acionar a moderação que esta, com certeza, tomará providência.
Eu, na condição de usuário do fórum, também percebo o mesmo comportamento que descreveste, porém, de todos os lados, não há ninguém santo aqui, se o intuito for debater de forma produtiva, não importa a forma e sim o conteúdo.


Gerson.
Gerson,

A parte destacada do seu post é ponto central. Ao contrário do que possa parecer, esses posts replicados que mencionei anteriormente não possuem conteúdo e muito menos apresentam informações relevantes. Acredito que isso não seja o suficiente para acionar a moderação, até porque isso não vai contra nenhum regulamento, mas também não acrescenta nada ao debate. Como disse, isso era prática recorrente de alguns ex-membros e pelo visto fizeram escola.


Abraços,

Wesley




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Re: JAS-39 Gripen

#11815 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 16, 2013 1:04 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu:Em momento algum se está discutindo os projetos, mas sim as condições dos financiamentos desses projetos.
Tanto o Prosub quanto o FX2 (e outros) dependem financeiramente de empréstimos da banca internacional.
Estou enganado ou foi a carência do financiamento da Saab no FX2, noticiado no Blog Poder Aéreo (curiosamente um dos principais anunciantes é a Dassault) que provocou a atual onda de debates?
Por que vc acha que o empréstimo tomado pelo Brasil do PNB Paribas para o Prosub só começará a ser amortizado depois da entrega do 1o Scorpene, cerca de sete anos depois da assinatura dos contratos (período de carência)?

[]s

Mais ou menos...

A partir do momento que você quer traçar um paralelo entre um programa de um país estrangeiro que nem quer o caça e depende de alguém comprar, com um programa estratégico que está sendo parcialmente desenvolvido no nosso país sob o ponto de vista de quando pagar, você está comparando.

O único problema é que essas 2 coisas nem pertencem a mesma órdem de grandeza, até porque para ínicio de conversa nós queremos os Subs (conv e nuclear) e a Suécia depende dos outros para saber realmente se quer o Gripen novo.

Quando um país desses quer uma nova aeronave de verdade o $$$$ aparece em um pulo. O que não está escrito, mas está claro e cristalino nessas bondades todas é que na verdade o Governo sueco foi e disse...

"- Vai lá e arruma alguém para comprar esse avião... se você arrumar, eu compro também!"

Não é a toa que poucas semanas depois dos suecos declararem que o Gripen precisa de compradores para eles mesmos comprarem a 'patota' toda desembarcou no Brasil, chamou a imprensa para visitá-los, e certamente por aí vem mais... incluindo esses últimos PPTs aonde é uma coisa óbvia atrás da outra requentada com outra cara.

Claro que Financiamento pode ser feito de um montão de maneiras diferentes, mas tem uns detalhes com relação a negociações com países terceiros, etc que não são mencionados e ficam nas letras míudas... e esse papo de compre hoje para pagar daqui a 2 Presidentes... seria trágico se não fosse cômico um papo desse.

A órdem está dada... "Vai lá e arrumem compradores para esse avião que eu compro! Se não arrumar, dançou... é upgrade e olhe lá!" Quem cair no conto que pague quando quiser porque o mais importante está garantido que é o Gov sueco honrar a parte dele na barganha.

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Vc continua insistindo na mesma tecla...errada. Não estou discutindo os projetos. Esse é um outro debate.
Estou discutindo o que gerou o atual rebuliço: a carência do financiamento oferecido pela Saab ao Brasil. E isso já havia sido divulgado em 2010. Agora foi feito uma apresentação atualizando a situação do projeto.
Muitos criticam essa proposta de financiamento, mas se esquecem que esquema similar foi utilizado pela MB para financiar o Prosub.
Muito provavelmente o governo exigiu um período de carência para iniciar a amortização do empréstimo tomado para pagar a Eurocopter pelos EC725.


[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen

#11816 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 16, 2013 1:09 pm

Gerson Victorio escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Não só provocou como pelo visto está incomodando uma certa turma. Curiosamente, quem muito critica a propaganda da Saab está replicando os posts em diferentes tópicos. Não sei qual intuito dessa prática, mas no passado era comum por parte de ex-membros para impor suas convicções.

Bem, isso é só uma observação.


Abraços,

Wesley
Wesley,

Eu, declaradamente, me sinto incomodado com a proposta da SAAB, acho uma campanha oportunista pra dizer o mínimo, pra mim, já deu o que tinha que dar, não precisam reiventar a roda, as propostas foram entregues e analisadas, não cabe mas "Re"BAFO.
Se outras pessoas, assim como eu, também se sentem incomodadas, não podem mais se manifestar? e dai se os post são replicados, se o conteúdo é válido, qual o problema ? oque eu concordaria contigo sim é se as replicações fossem sem conteúdos ou informações relevantes, a meu ver se houver alguma coisa errada que qualquer um possa perceber é só acionar a moderação que esta, com certeza, tomará providência.
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Gerson.
Se o Projeto Gripen NG está evoluindo, me parece normal atualizar as partes, inclusive o público, sobre a evolução do mesmo. Ainda mais depois de muito recurso investido nessa campanha do FX2. Isso vale para os outros 2 competidores.




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Re: JAS-39 Gripen

#11817 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mar 16, 2013 1:43 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Mais ou menos...

A partir do momento que você quer traçar um paralelo entre um programa de um país estrangeiro que nem quer o caça e depende de alguém comprar, com um programa estratégico que está sendo parcialmente desenvolvido no nosso país sob o ponto de vista de quando pagar, você está comparando.

O único problema é que essas 2 coisas nem pertencem a mesma órdem de grandeza, até porque para ínicio de conversa nós queremos os Subs (conv e nuclear) e a Suécia depende dos outros para saber realmente se quer o Gripen novo.

Quando um país desses quer uma nova aeronave de verdade o $$$$ aparece em um pulo. O que não está escrito, mas está claro e cristalino nessas bondades todas é que na verdade o Governo sueco foi e disse...

"- Vai lá e arruma alguém para comprar esse avião... se você arrumar, eu compro também!"

Não é a toa que poucas semanas depois dos suecos declararem que o Gripen precisa de compradores para eles mesmos comprarem a 'patota' toda desembarcou no Brasil, chamou a imprensa para visitá-los, e certamente por aí vem mais... incluindo esses últimos PPTs aonde é uma coisa óbvia atrás da outra requentada com outra cara.

Claro que Financiamento pode ser feito de um montão de maneiras diferentes, mas tem uns detalhes com relação a negociações com países terceiros, etc que não são mencionados e ficam nas letras míudas... e esse papo de compre hoje para pagar daqui a 2 Presidentes... seria trágico se não fosse cômico um papo desse.

A órdem está dada... "Vai lá e arrumem compradores para esse avião que eu compro! Se não arrumar, dançou... é upgrade e olhe lá!" Quem cair no conto que pague quando quiser porque o mais importante está garantido que é o Gov sueco honrar a parte dele na barganha.

Os caras tem todo o direito de ir e fazer a propaganda e pintar isso como querem, mas é que dão uns moles na prosa que é de lascar.

[]s
CB_Lima
Vc continua insistindo na mesma tecla...errada. Não estou discutindo os projetos. Esse é um outro debate.
Estou discutindo o que gerou o atual rebuliço: a carência do financiamento oferecido pela Saab ao Brasil. E isso já havia sido divulgado em 2010. Agora foi feito uma apresentação atualizando a situação do projeto.
Muitos criticam essa proposta de financiamento, mas se esquecem que esquema similar foi utilizado pela MB para financiar o Prosub.
Muito provavelmente o governo exigiu um período de carência para iniciar a amortização do empréstimo tomado para pagar a Eurocopter pelos EC725.

[]s
Pois é,

E continua aquela onda de trazer o Pro-Sub para a asa do Gripen. O que é também uma tecla 'mui' errada.

E como eu disse antes, eles tem que vender porque a Suécia já avisou que não compra se ninguém não comprar, e é claro que segurar uma venda para pagar depois de 2000 e lá vai fumaça é melhor do que não ter venda alguma (mesmo dentro de casa aonde o apoio não está lá essas coisas).

Mas isso juntando as outras 'estórias' de 80% de pedaços do avião e 40% do desenvolvimento, Sw updates 'constantes' é que fica dose para leão.

Putz, até no F-5 capenga com o seu update já fazemos essa história de Sw Updates constantes... imagina em avião que nasceu 4 Geração... isso não é vantagem, é característica... e nem no AM-X conseguimos isso de 40% desenvolvimento tendo somente a Itália como sócia, e com o Gripen que já tem bandeirinha para caramba conseguiríamos... Acredite se quiser!

Enfim, é aguardar as próximas 'novidades' que pelo visto serão muitas... :lol:

[]s
CB_Lima




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Re: JAS-39 Gripen

#11818 Mensagem por NovaTO » Sáb Mar 16, 2013 1:50 pm

Marino escreveu:Qual adaptação de reator brasileiro em casco francês vai existir?
É bom avisarem os engenheiros que estão projetando o casco para o nosso reator.
Eles não sabem disso.
Caro Marino,

Não estou falando que vamos usar o casco do Barracuda. Que eu saiba o reator brasileiro não caberia no casco do Barracuda. Mas a questão é que vai tudo funcionar de primeira? E se o reator e todas seus sistemas e subsistemas não funcionarem como o planejado? Até que ponto estamos livres de riscos? O americanos e russos tiveram desastres com seus subs nucleares. Vamos fazer tudo funcionar 100%? É um Sub Nuclear, algo muito mais complexo que um caça, e até mesmo um foguete como os Space Shuttles. Podemos garantir que tudo vai funcionar direito de primeira? :?

É um projeto Estratégico e necessário sem dúvidas, mas imagino que existem N riscos, que são muito maiores por exemplo, do que os S-Br (versões modificadas dos Scorpene).

O que eu quero dizer é: Existem riscos e grandes. Ou podem me garantir o contrário? :?

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#11819 Mensagem por NovaTO » Sáb Mar 16, 2013 1:55 pm

Gerson Victorio escreveu:NovaTO,

obrigado pela deferência,

fizeste, na minha opnião, muitas perguntas interessante que não devem passar em branco, porém algumas delas fogem totalmente ao escopo do tópico, e isso seria uma discussão em lugar errado, se me permite, gostaria de responder em tópico dedicado lá nos navais.

posso fazer isso?

Caro Gerson Victorio,

Sem problemas,

E essa questão está começando a fugir do tópico.

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#11820 Mensagem por Justin Case » Sáb Mar 16, 2013 1:56 pm

Amigos,

As condições de financiamento internacional são semelhantes, não importa a origem. Isso está mais ligado à credibilidade do Brasil do que à vontade de cada empresa ou país.
No entanto, alguns países têm agências específicas de fomento, que podem propor condições especiais para aquilo que é produzido no seu país (normalmente não está disponível para o que for produzido no Brasil ou em terceiros países). No Brasil, temos o BNDES; nos Estados Unidos, o Eximbank; na França, na Itália, na Suécia,... deve existir agência semelhante.
Ocorre que o Eximbank tem severas restrições legais quanto ao financiamento relativo à compra de armas (acho que avião de caça é arma, segundo a interpretação legal).
Creio que o pedido de oferta do F-X não requer financiamento e um dos motivos talvez seja para não desbalancear o processo contra os Estados Unidos.
Então, no meu entender, essa investida da SAAB é uma briga particular contra o F-18, e não contra o Rafale, que pode oferecer qualquer condição de financiamento requerida pela FAB, em situação semelhante à dos suecos.
Mas, como sempre, isso é só o que o Justin acha. :roll:
Abraço,

Justin




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