JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#11776 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 13, 2013 10:53 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Bom... sem contar com o fato do Gripen não custar 5000 pilas a hora para voar. A conta sulafricana é de pelo menos o dobro.

E olha que isso só em missões de superioridade aérea.

Isso não ajuda também.

[]s
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A situação da SAAF seria ainda pior se seu caça fosse médio/pesado e bimotor.
A concorrência da SAAF não previa esse tipo de caça.
:)

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11777 Mensagem por Penguin » Qua Mar 13, 2013 11:04 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: A situação da SAAF seria ainda pior se seu caça fosse médio/pesado e bimotor.
A concorrência da SAAF não previa esse tipo de caça.
:)

[]s
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Se uma Força Aérea não tem como equacionar bem seus custos operacionais, estará sempre em sérios apuros.
Esse pode ser um momento muito favorável para o Brasil adquirir/comprar tecnologias militares na Africa do Sul.

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Re: JAS-39 Gripen

#11778 Mensagem por Snowmeow » Qua Mar 13, 2013 11:28 pm

Poderíamos comprar o Rooivalk para a Aviação do Exército.

E o ferramental do Cheetah. Se vai servir pra nós, não sei, mas com certeza, serviria para alguns dos nossos precisados vizinhos, e geraria um troco extra.




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Re: JAS-39 Gripen

#11779 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 14, 2013 1:42 am

Penguin escreveu: Se uma Força Aérea não tem como equacionar bem seus custos operacionais, estará sempre em sérios apuros.
Esse pode ser um momento muito favorável para o Brasil adquirir/comprar tecnologias militares na Africa do Sul.

[]s
É vero,

E só piora quando o seu planejamento de custos é X e na hora do pega-para-capar é 2X ou mais.

Isso esculhamba com qualquer planejamento.

Quanto as associações eu concordo e sem dúvida no campo de mísseis já estamos fazendo isso. O que na minha opinião é uma das áreas mais importantes.

[]s
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Re: JAS-39 Gripen

#11780 Mensagem por Penguin » Qui Mar 14, 2013 8:38 am

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Se uma Força Aérea não tem como equacionar bem seus custos operacionais, estará sempre em sérios apuros.
Esse pode ser um momento muito favorável para o Brasil adquirir/comprar tecnologias militares na Africa do Sul.

[]s
É vero,

E só piora quando o seu planejamento de custos é X e na hora do pega-para-capar é 2X ou mais.

Isso esculhamba com qualquer planejamento.

Quanto as associações eu concordo e sem dúvida no campo de mísseis já estamos fazendo isso. O que na minha opinião é uma das áreas mais importantes.

[]s
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O caso da Africa do Sul é redução brusca do orçamento de defesa e não aumento de custo operacional do vetor A ou B ou C.
Os caras gastaram o que não podiam com estádios e outros penduricalhos, a economia não vai tão bem e estão pagando o preço.

No fim é o dilema manteiga x canhão. Os caras exageraram na manteiga.




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Re: JAS-39 Gripen

#11781 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mar 14, 2013 9:19 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: É vero,

E só piora quando o seu planejamento de custos é X e na hora do pega-para-capar é 2X ou mais.

Isso esculhamba com qualquer planejamento.

Quanto as associações eu concordo e sem dúvida no campo de mísseis já estamos fazendo isso. O que na minha opinião é uma das áreas mais importantes.

[]s
CB_Lima
O caso da Africa do Sul é redução brusca do orçamento de defesa e não aumento de custo operacional do vetor A ou B ou C.
Os caras gastaram o que não podiam com estádios e outros penduricalhos, a economia não vai tão bem e estão pagando o preço.

No fim é o dilema manteiga x canhão. Os caras exageraram na manteiga.
Além disso, é preciso considerar quais são os itens incluídos pela SAAF no cálculo do custo operacional do Gripen... por mais que o pessoal insista, esse fator não pode ser ignorado.


Abraços,

Wesley




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Re: JAS-39 Gripen

#11782 Mensagem por NovaTO » Qui Mar 14, 2013 12:33 pm

Se a Odebrecht/Mectron quiserem tem a Denel, seria uma aquisição e tanto. :)

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#11783 Mensagem por Snowmeow » Qui Mar 14, 2013 2:13 pm

NovaTO escreveu:Se a Odebrecht/Mectron quiserem tem a Denel, seria uma aquisição e tanto. :)

[]'s
Ooh, nem fale isso, deu até arrepios. Seria bom demais pra ser verdade. Além de consolidar a presença brasileira em um mercado praticamente fértil, ainda teríamos acesso a uma gama totalmente nova de armamentos.

Mas:
Os EUA quiseram vender o ferramental do F-20, e ninguém pegou.
A Rússia quis vender a fábrica do MiG-29, e ninguém aqui pegou.
A Saab Defesa quase foi pra leilão, e a Embraer nem se manifestou.
Se a África do Sul vender a Denel, será que alguém aqui no Brasil vai pegar?




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Re: JAS-39 Gripen

#11784 Mensagem por NovaTO » Qui Mar 14, 2013 2:46 pm

Snowmeow escreveu:
NovaTO escreveu:Se a Odebrecht/Mectron quiserem tem a Denel, seria uma aquisição e tanto. :)

[]'s
Ooh, nem fale isso, deu até arrepios. Seria bom demais pra ser verdade. Além de consolidar a presença brasileira em um mercado praticamente fértil, ainda teríamos acesso a uma gama totalmente nova de armamentos.

Mas:
Os EUA quiseram vender o ferramental do F-20, e ninguém pegou.
A Rússia quis vender a fábrica do MiG-29, e ninguém aqui pegou.
A Saab Defesa quase foi pra leilão, e a Embraer nem se manifestou.
Se a África do Sul vender a Denel, será que alguém aqui no Brasil vai pegar?
Ou seja, o Brasil teve várias oportunidades de conseguir via aquisições uma real ToT, em alguns casos com fábrica e tudo. :)

Infelizmente, é uma visão que falta ao nosso GF. Mesmo que a Denel/Governo Sul Africano oferecesse essa oportunidade, dada a visão(ou cegueira) de nosso GF, ia deixar passar mesmo, como deixou em várias outras ocasiões.

[]'s




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Re: JAS-39 Gripen

#11785 Mensagem por Bourne » Qui Mar 14, 2013 5:35 pm

A culpa não é da Copa. é o mesmo que falar que a Grécia quebrou por causa das Olimpíadas. :lol:

Os sul-africanos não estão afim de gastar e priorizar como no passado a área de defesa. Não tem conflitos a vista e, mesmo assim, pode se preparar com antecedência. Se houver necessidade os Gripen serão descongelados e voltam a voar.

A Denel é a empresa mais importante em termos tecnológicos que eles tem. Não acho que eles vão querer vender, mas parcerias são sempre bem vindas.




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Re: JAS-39 Gripen

#11786 Mensagem por sapao » Sex Mar 15, 2013 1:03 am

Snowmeow escreveu: Ooh, nem fale isso, deu até arrepios. Seria bom demais pra ser verdade. Além de consolidar a presença brasileira em um mercado praticamente fértil, ainda teríamos acesso a uma gama totalmente nova de armamentos.

Mas:
Os EUA quiseram vender o ferramental do F-20, e ninguém pegou.
A Rússia quis vender a fábrica do MiG-29, e ninguém aqui pegou.

A Saab Defesa quase foi pra leilão, e a Embraer nem se manifestou.
Se a África do Sul vender a Denel, será que alguém aqui no Brasil vai pegar?
E quando foi que aconteceu essa IPO de linha de montagem de aeronaves do combate?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: JAS-39 Gripen

#11787 Mensagem por Snowmeow » Sex Mar 15, 2013 11:59 am

sapao escreveu:
Snowmeow escreveu: Ooh, nem fale isso, deu até arrepios. Seria bom demais pra ser verdade. Além de consolidar a presença brasileira em um mercado praticamente fértil, ainda teríamos acesso a uma gama totalmente nova de armamentos.

Mas:
Os EUA quiseram vender o ferramental do F-20, e ninguém pegou.
A Rússia quis vender a fábrica do MiG-29, e ninguém aqui pegou.

A Saab Defesa quase foi pra leilão, e a Embraer nem se manifestou.
Se a África do Sul vender a Denel, será que alguém aqui no Brasil vai pegar?
E quando foi que aconteceu essa IPO de linha de montagem de aeronaves do combate?
No caso do F-20, foi na década de 80, ou seja, durante o Regime Militar. Na época, os americanos ofereceram diretamente pro governo Brasileiro, e queriam US$ 1 bilhão em tudo. A Embraer iria se esbaldar fabricando um caça que praticamente não tinha defeitos. Mas o governo recusou, alegando falta de recursos. Resultado, a Northrop teve que destruir todo o ferramental, uma vez que o governo dos EUA não estava a fim do F-20 por causa do F-16.

Já no caso da Rússia, ouvi falar em outro fórum de defesa, que estavam oferecendo para a Índia, mas parece que a Índia também não quis. Isso, lá pelos idos do ano passado.




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Re: JAS-39 Gripen

#11788 Mensagem por Penguin » Sex Mar 15, 2013 1:38 pm

Imagem


F-X2: segundo a Saab, Brasil só começará a pagar pelo Gripen após receber o último dos 36 caças, caso escolha o jato sueco

Cronograma de entregas e de pagamentos apresentado em Brasília, na semana passada, informa que o financiamento do Gripen para o Brasil só começaria a ser pago pelo País após a entrega do último caça, com as parcelas se estendendo pelos 15 anos seguintes
-
Na semana passada, em Brasília, diretores da empresa sueca Saab em visita ao Brasil fizeram uma apresentação sobre sua proposta para o programa F-X2 da FAB, na qual a nova geração do caça Gripen (NG, também chamado de Gripen E/F) concorre com propostas da Boeing (Super Hornet) e Dassault (Rafale).

O Poder Aéreo teve acesso aos pontos principais da apresentação da Saab feita pelo seu vice-presidente para programas internacionais do Gripen, Eddy de la Motte, na qual foram destacados os recentes acordos de desenvolvimento entre a Suécia e a Suíça e, especialmente, alguns detalhes do que está sendo oferecido ao Brasil caso o País escolha o caça sueco e entre para esse grupo de operadores da nova versão. Um desses pontos destacados é o cronograma de entregas e de pagamentos.

Logo abaixo, está um gráfico com o cronograma apresentado em Brasília no último dia 6 de março. Evidentemente, as datas específicas não são apresentadas, mesmo porque não há qualquer decisão tomada em relação ao programa F-X2 para que se possa especificar os anos. Porém, o que mais se destaca é o cronograma dos pagamentos do financiamento da proposta: o primeiro pagamento seria feito apenas após a entrega do último dos 36 caças encomendados, e se estenderia ao longo dos 15 anos seguintes.

Trata-se de um cronograma de 22 anos no total. Os 36 caças seriam entregues entre o 1º ano e o 7º ano, e os pagamentos se dariam entre o 8º ano e 0 22º ano. O gráfico também mostra que o grosso das entregas se daria entre os anos três e quatro do contrato. Até o segundo ano, pelo gráfico, seriam entregues 8 caças, que já somariam 20 no ano seguinte e mais de 30 no quarto ano. A Saab também ressaltou que o preço para a compra dos caças seria fixo.

Participação industrial

Foi ressaltado que até 40% do desenvolvimento e até 80% da produção de aeroestruturas do caça seriam feitos no Brasil, caso o Gripen seja escolhido no programa F-X2. Além disso, a indústria brasileira será a única fonte dos segmentos estruturais pelos quais terá responsabilidade de produzir, com compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual do desenvolvimento conjunto. Uma linha completa de montagem final será estabelecida, nesse caso, no País, estando a Saab comprometida com o Brasil ter autonomia para futuras modificações e modernizações, inncluindo os códigos-fonte.

A respeito de compensações (offsets), foi afirmado que estas excedem 175% do valor a ser contratado. Projeta-se que exportações da aeronave e de segmentos estruturais poderão gerar um balanço positivo de pagamentos durante o programa.

Desenvolvimento garantido?

As estimativas da empresa são de que, nos próximos 10 anos, sejam fornecidos ao mercado de exportação mais de 300 caças Gripen, o que representa 10% do mercado acessível. Espera-se também lançar o Sea Gripen com operadores de aviação naval embarcada.

Para que essas estimativas se concretizem, a empresa apresenta como dados positivos frente ao mercado a compra conjunta do Gripen NG pela Suécia e Suíça, e a sua repercussão agindo como fator de credibilidade. A Suécia comprometeu-se com um conttrato de desenvolvimento (no valor de 7,5 bilhões de dólares) e de aquisição de 60 caças, enquanto a Suíça está aprovando a aquisição de 22 unidades em suas instâncias políticas, após o Poder Executivo ter selecionado o jato sueco. Nesse contexto, segundo a empresa, este seria o momento certo para o Brasil se juntar a esse “time” formado por Suécia e Suíça, participando do desenvolvimento da aeronave num programa “totalmente garantido e financiado”.

Vale relembrar aos leitores que acompanham o Poder Aéreo que a venda à Suíça ainda precisa passar, em meados deste ano, por mais alguns trâmites políticos, especialmente no Conselho Nacional d0 país (Câmara), ligados à aprovação dos fundos para a aquisição, após esta ter sido aprovada no Conselho dos Estados (Senado). Conforme as decisões do Conselho Nacional, existe a possibilidade da criação de um fundo para financiar a compra Suíça precisar passar por um referendo popular, caso a oposição local à compra do caça consiga apoio suficiente para lançar esse plebiscito.

Também vale lembrar que a aquisição dessa nova geração do caça, pela Suécia, também pode ser paralisada caso não se concretize a venda à Suíça ou a outro país. Porém, é fato que até o momento ambas as partes, Suécia e Suíça, têm caminhado cada vez mais rumo à viabilização da compra da aeronave pelas suas forças aéreas, o que totalizará 82 aeronaves, apesar dos setores internos (minorias parlamentares, que no entanto fazem bastante barulho) que se opõem à aquisição de novos caças.

Leia mais (Read More): F-X2: segundo a Saab, Brasil só começará a pagar pelo Gripen após receber o último dos 36 caças, caso escolha o jato sueco | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil




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Re: JAS-39 Gripen

#11789 Mensagem por Alcantara » Sex Mar 15, 2013 1:52 pm

Estão oferecendo a mãe e mais as irmães dela (as tias) de brinde! :lol:




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Re: JAS-39 Gripen

#11790 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 15, 2013 2:57 pm

Snowmeow escreveu:
sapao escreveu: E quando foi que aconteceu essa IPO de linha de montagem de aeronaves do combate?
No caso do F-20, foi na década de 80, ou seja, durante o Regime Militar. Na época, os americanos ofereceram diretamente pro governo Brasileiro, e queriam US$ 1 bilhão em tudo. A Embraer iria se esbaldar fabricando um caça que praticamente não tinha defeitos. Mas o governo recusou, alegando falta de recursos. Resultado, a Northrop teve que destruir todo o ferramental, uma vez que o governo dos EUA não estava a fim do F-20 por causa do F-16.

Já no caso da Rússia, ouvi falar em outro fórum de defesa, que estavam oferecendo para a Índia, mas parece que a Índia também não quis. Isso, lá pelos idos do ano passado.
Olá amigo,

Infelizmente não foi isso que aconteceu.

Tem uma discussão sobre o assunto começando aqui viewtopic.php?f=1&t=15128&start=1260

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