JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
ASera que essa investida muda algo em relação as chances do Gripen NG no FX?
Brava Gente, Brasileira!!!
- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Existem algumas inconsistências um tanto quanto importantes nesse 'brunch', mas marketing é marketing.
Não é a toa que levaram esse povo todo para o Brasil.
Saudades da SAAB antiga...
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Re: JAS-39 Gripen
Seria engraçado se em junho, com o FX-2 ainda aguardando alguma decisão da presidente, os Suiços aprovarem as verbas para o Gripen E e a Akaer for subcontratada para fabricar componentes estruturais dos Gripen Suecos e Suiços.
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Re: JAS-39 Gripen
Apesar de a Embraer ter ganho o contrato do LAS, a Saab não vê nisso uma confirmação da vitória do Super Hornet, por isso, continua com sua propaganda.
Sobre a Akaer, pra mim seria bom. Significa que eles confiam em técnicos brasileiros.
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"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Pois e ... A situacao Suica nao esta nada facil ja q a decisao foi transferida p o meio do Ano e eu quero e mais que todas essas promessas do Brunch se cumpram sem o contrato da FAB.
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Re: JAS-39 Gripen
O povo aqui continua querendo ainda um 5a G depois do FX? se querem, a aquisição do projeto FS2020 poderia ser uma solução de consenso e razoável para todo mundo. Já que os suecos não vão bancar o tal sozinhos e nós, como dinheiro na mão é vendaval, melhor então pegar o que se tem, ou o que se pode, e fazer valer aquela máxima tupiniquim "pouca farinha, meu pirão primeiro."
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Se a filosofia KISS estivesse em uso, muitos problemas e mimimi seriam evitados, mas ...
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Re: JAS-39 Gripen
Desculpe amigo...
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Re: JAS-39 Gripen
Penguin escreveu:11 de Março, 2013 - 09:30 ( Brasília )
SAAB projeta exportações do Gripen “Made in Brazil”
“O Brasil é a chave para a América Latina”, afirma de la Motte
por Vianney Jr.
Aerospace Analyst
Enviado especial DefesaNet à Brasília DF
Com uma “força-tarefa” composta por parceiros industriais brasileiros e internacionais, a SAAB, capitaneada por seu Vice-Presidente de Exportações, Eddy de la Motte, encontra-se desde a semana passada reunindo-se com os principais grupos de imprensa, associações da indústria e autoridades do governo, munidos de uma das mais importantes armas de seu caça Gripen NG, concorrente no F-X2: A fabricação conjunta com o Brasil de sua aeronave, para todo o mercado mundial.
Tempero Brasileiro
A mesa do brunch oferecido aos mais importantes grupos jornalísticos do país na Embaixada da Suécia, dia 06 de Março 2013, em Brasília, prenunciava o teor do evento introduzido por Bengt Janer, Diretor da SAAB Brasil. Taste internacional com elementos da culinária brasileira. Ou se preferir, um caça internacional com grande parte da produção e desenvolvimento no Brasil. Questões relacionadas com a compensação econômica e financeira (Offset), da transferência de tecnologia à participação nas exportações, foram a tônica das apresentações que se seguiram à de la Motte, talvez o mais apaixonado dos SAABianos quando o assunto é a defesa de seu Gripen.
Time Peso-Pesado
Juntando-se a Eddy, Cesar Silva, CEO da AKAER, Bob Manson, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da SELEX ES e Alberto Frauenberg, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da GE Latin America, revezaram-se nos esclarecimentos aos jornalistas sobre o atual desenvolvimento do Gripen NG e a participação da indústria brasileira neste processo. Este mesmo time peso-pesado, em termos de convencimento e perspectiva de negócios de exportação conjunta, prossegue nas visitas agendadas para esta ofensiva comercial, antecedendo a LAAD, maior feira do setor de segurança e defesa da América Latina.
Suécia + Suíça = Redução do Risco
O Vice-Presidente de Exportações da SAAB festejou as recentes decisões, tanto no âmbito do Parlamento Sueco como no Suíço, que contemplam o desenvolvimento e a conversão de 60 dos atuais Gripen C em E (NG monoposto), no primeiro parlamento, e compra de 22 caças pelo segundo (aguardando aprovação orçamentária). De acordo com Eddy de la Motte, estes “primeiros negócios” auferem ao Gripen uma nova vantagem comercial: a redução do risco envolvido nas operações de produção e continuidade da evolução do caça, mantendo-o em constante estado-da-arte. Na sua visão, esta redução do risco refletir-se-á em novos contratos em diferentes partes do mundo, e com certeza “O Brasil é a chave para a América Latina”, completa. Como sempre, Eddy é bem enfático quanto à valia da real transferência de tecnologia envolvida na oferta da SAAB e a consequente geração de postos de trabalho mais especializados. Sua apresentação destacou a considerável participação brasileira prevista no desenvolvimento da nova geração do caça.
80% da Estrutura. 40% do Desenvolvimento
A apresentação de Cesar Silva, CEO da AKAER, destacou a concreta participação da indústria nacional no Gripen NG. Os caças negociados com Suécia e Suíça já terão partes construídas no Brasil. A AKAER evidenciou a adaptação necessária por parte de seu pessoal e o grau de evolução e aprimoramento já implantado em seu parque industrial para adequar-se à produção de estruturas de tecnologia tão avançada como a de aeronaves supersônicas. A proposta da SAAB eleva a participação brasileira à 80% da produção estrutural do Gripen NG Brasil e do Gripen para exportação. Ao ser questionado se, ainda que envolvendo compósitos de última geração e técnicas de agregação, perfuração, soldagem e rebitagem das mais modernas, a área estrutural não representaria os itens menos “estratégicos” da transferência de tecnologia, Silva juntamente com de la Motte respondeu que 40% do desenvolvimento do caça se dariam no Brasil.
Quick Talk
Em exclusiva para o DefesaNet, Eddy de la Motte revelou detalhes do contrato de modernização dos caças C/D suecos para a versão E (denominada NG no Brasil). Quando indagado sobre que partes do caça que hoje compõe a linha de frente da Força Aérea da Suécia – Flygvapnet, seriam aproveitadas, o Vice-Presidente de Exportações da SAAB disse que os itens não estão inteiramente definidos. Até o momento sabe-se que possivelmente os assentos ejetáveis, partes dos sistemas de combustível e hidráulicos, e quase que integralmente equipamentos de manutenção e auxílios de solo.Ou seja, a conversão partirá de UMA ESTRUTURA INTEIRAMENTE NOVA sem aproveitamento de nenhum elemento de airframe, e menos de 10% dos sistemas dos atuais C/D estarão no modernizado modelo E.
Novo Radar, IFF e Detecção Passiva em 6 Meses
Alguns dos itens técnicos mais esperados do encontro promovido pela SAAB, estavam relacionados com a sua parceira SELEX ES, responsável pelo Radar Raven ES-05 AESA, o Transponder Interrogador IFF Modo 5/S e o sensor de busca e acompanhamento infravermelho Skyward-G, com datas previstas de lançamento para julho, agosto e setembro, respectivamente. Bob Manson, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing, responsável pela apresentação dos fatos mais atualizados concernentes a tais sistemas, qualificou como extremamente satisfatória a performance do Raven ES-05 AESA obtida durante os testes do radar, instalado na aeronave demonstradora da versão NG.
Um Motor, Dois Times
A apresentação da nova motorização e da parceira GE Aviation, foi conduzida pelo Diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina, Alberto Frauenberg, que destacou a participação da empresa no Brasil em diversos setores e discutiu aspectos técnicos de seu F414G, turbojato modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen. Quando indagado sobre o fato da GE motorizar dois dos atuais concorrentes diretos no F-X2, e qual o esforço de marketing envolvido nesta situação, ou ainda, em raso português, como se acende uma vela para dois santos, Alberto respondeu que a empresa tem internamente dois times, competindo entre si, e sem compartilharem as informações um do outro, um para cada desenvolvimento e focado em seu próprio competidor e respectivo esforço de venda.
Resumo da Ópera
Resultados, ainda que Mãe Dináhsticos, já começam a proliferar, como no prognóstico do Prefeito de São José dos Campos, Luís Marinho (PT) de que o caça da SAAB é o favorito da Presidente Dilma na concorrência pública para compra dos 36 aviões à Força Aérea Brasileira, o F-X2. O que é incontestável e realmente crível em termos do efeito da visita é o foco mais acertado em uma das principais vantagens da oferta do fabricante sueco: Participação Efetiva do Brasil na Exploração do Caça. Isto assegurado pela transferência de tecnologia, desenvolvimento conjunto, geração de empregos high-tech e atuação na exportação do Gripen NG. Muito acertado a alteração do discurso de “o melhor caça do mundo” para o de “um caça igualmente capaz com vantagens comerciais e tecnológicas para o país”.
Fonte: DefesaNet.
Link:http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... l%E2%80%9D
Seminário na Suécia vai responder a questões sobre o Gripen E para a mídia
12 de março de 2013, em Evento, Indústria Aeroespacial, por Fernando "Nunão" De Martin
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Também estão sendo convidados analistas financeiros e investidores para evento da Saab que ocorrerá em 19 de março, em Estocolmo
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Em nota divulgada na segunda-feira, 11 de março, a sueca Saab informou que realizará um seminário em 19 de março em Estocolmo, para o qual convidou a mídia, analistas financeiros e investidores. O tema é a nova geração “E” do caça Gripen, produzido pela empresa. No local, estará um simulador de voo.
O sistema Gripen tem sido a espinha dorsal da Força Aérea Sueca e, recentemente, o Governo Sueco decidiu adquirir a última versão, o Gripen E. Em fevereiro, a Saab foi contratada pela FMV (administração sueca de material de defesa) para desenvolver essa nova versão.
O seminário deverá responder a questões como: O que exatamente é o Gripen E? Qual a diferença em relação às versões anteriores? Quais as oportunidades de exportação que a Saab prevê para esse sistema? Essas e outras perguntas serão tratadas no siminário, do qual participarão, por parte da Saab, o chefe dos pilotos de teste do Gripen, Richard Ljungberg, o executivo responsável pelo programa na Suécia, Ulf Nilsson, o executivo responsável pela exportação do Gripen, Eddy de la Motte, sendo o evento presidido pelo executivo chefe da área de negócios de aeronáutica da empresa, Lennart Sindahl.
FONTE / ILUSTRAÇÃO DO ALTO: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)
Leia mais (Read More): Seminário na Suécia vai responder a questões sobre o Gripen E para a mídia | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen
Em se tratando de nosso governo (de qualquer época) o que muitas vezes prevalece é a condição S.S.D.D. (Same Shit, Different Day)Carlos Lima escreveu:Desculpe amigo...
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Re: JAS-39 Gripen
Do Junker no Fórum amigo...
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Junker escreveu:Enquanto isso, na África do Sul...
http://www.defenceweb.co.za/index.php?o ... Itemid=107A dozen SAAF Gripens in long-term storage
Written by defenceWeb
Wednesday, 13 March 2013 10:15
Twelve of the South African Air Force’s 26 Gripen fighter jets are in long-term storage, according to defence minister Nosiviwe Mapisa-Nqakula, as the Air Force does not have the funding to fly them.
This emerged yesterday in reply to a parliamentary question posed by the opposition Democratic Alliance party’s Shadow Minister of Defence and Military Veterans David Maynier.
“The South African Air Force (SAAF) has 12 Gripen Fighter Aircraft placed in long-term storage. These aircraft are placed in a storage as a planned activity in line with their utilization and budget expenditure patterns/flow of SAAF,” Mapisa-Nqakula said.
“The Gripen fighter jets are supposed to provide the air combat capability for the South African Air Force (SAAF). However, the Gripen fighter jets are effectively grounded because the operating budget has been stripped to the bone and the SAAF cannot afford to operate the ‘Gripen system’,” Maynier said.
Already in 2010 there was great concern that a lack of money would ground the Gripen. Then-defence minister Lindiwe Sisulu warned that the Gripens could be mothballed if the military failed to get hold of extra funding. The Department of Defence annual report released in 2010 warned that “Combined with the recent funding cuts for the medium-term expenditure framework period, the air force will only be able to sustain the Hawk system.
“Without adequate funding levels being provided, the air force will not be able to meet its mandate in terms of defence or its support of government initiatives in the medium and longer term. The unwanted reality is portions of aircraft fleets may have to be placed in long-term storage, and certain capabilities, units or bases may have to be closed down.”
The lack of money for the Gripens has also affected flying hours and pilot training. In April 2011 then-chief of the Air Force Lieutenant General Carlo Gagiano said the Air Force was not going to fly the required number of hours due to a lack of funding and in its 2010/2011 report, the Department of Defence said that due to underfunding, the number of flight hours per Gripen aircrew member was reduced from 224 to 110 per year.
At present the SAAF can only muster six qualified Gripen pilots who only have 150 flying hours available across the whole Gripen squadron this year, according to Maynier. The annual target for fighter flying hours was 250 for the 2011/2012 period, according to the Department of Defence’s most recent Annual Report.
Chief of the Air Force Lieutenant General Zakes Msimang when asked about Gripen flying hours earlier this year, said that the Air Force had never failed to deliver what was asked of it.
Defence analyst Helmoed-Römer Heitman noted the North Atlantic Treaty Organisation (NATO) requires fighter pilots to log at least 20 flight hours per month (240 flight hours per year per fighter pilot) to remain qualified.
“One of the biggest scandals of the Arms Deal is that we bought military equipment we could not afford to operate. And there is no better illustration of the point than the Gripen fighter jets in long-term storage,” Maynier said. “It is imperative that the Minister of Defence and Military Veterans, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, reviews the allocation of the operating funding to the “Gripen system” in the SAAF.”
In 2007 it emerged that the Gripens cost R19.08 billion, up from the original R17.8 billion estimate for both 26 Gripens and 24 Hawks.
It is unlikely that the Gripen situation will improve anytime soon, as the defence budget for the 2013/14 financial year stands at R40.2 billion, just R1.8 billion more than the previous year’s.
South Africa bought 26 Gripens (17 single-seat Gripen Cs and nine two-seat Gripen Ds) as part of the Strategic Defence Procurement Package (in 2005 reduced to 26), becoming the Gripen’s first export customer. Deliveries concluded in September last year. The Gripens replaced the Cheetah fleet, which was withdrawn four years early due to funding constraints.
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Re: JAS-39 Gripen
Prezados,
Os sulafricanos gastaram demais na copa e estão pagando a conta até hoje e por mais alguns anos.
Vai acontecer a mesma coisa com o Brasil e aí vamos ter que colocar uma duzia de F-5 no "long term storage".
1 abraço
Os sulafricanos gastaram demais na copa e estão pagando a conta até hoje e por mais alguns anos.
Vai acontecer a mesma coisa com o Brasil e aí vamos ter que colocar uma duzia de F-5 no "long term storage".
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Bom... sem contar com o fato do Gripen não custar 5000 pilas a hora para voar. A conta sulafricana é de pelo menos o dobro.
E olha que isso só em missões de superioridade aérea.
Isso não ajuda também.
[]s
CB_Lima
E olha que isso só em missões de superioridade aérea.
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Re: JAS-39 Gripen
A situação da SAAF seria ainda pior se seu caça fosse médio/pesado e bimotor.Carlos Lima escreveu:Bom... sem contar com o fato do Gripen não custar 5000 pilas a hora para voar. A conta sulafricana é de pelo menos o dobro.
E olha que isso só em missões de superioridade aérea.
Isso não ajuda também.
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