Brasil terá Vant bimotor e com airbag

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Brasil terá Vant bimotor e com airbag

#1 Mensagem por jambockrs » Ter Fev 26, 2013 2:11 pm

Meus prezados:
Brasil terá Vant bimotor e com airbag
Pelos céus brasileiros voará ainda em 2013 o Tuim, modelo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) contendo vários pioneirismos para o mercado nacional de aviões-robôs. Fabricado pela AGX Tecnologia, empresa do Pólo Aeronáutico de São Carlos, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT/SEC) da USP São Carlos, o Centro Tecnológico do Exército (CTex) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Tuim foi desenvolvido em apenas seis meses e deve ser empregado num primeiro momento nas áreas militar e ambiental.

Entre as inovações aplicadas no projeto deste avião-robô estão o sistema de decolagem e pouso, ambos verticais, o que permite segundo o diretor-presidente da AGX, Adriano Kancelkis, operar e locais sem pista, até mesmo no meio de formações florestais e plantações agrícolas.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Onofre Trindade Júnior, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos, destaca que a aeronave será o primeiro Vant bimotor produzido no Brasil que terá também outro diferencial, um airbag para proteger a aeronave durante o pouso.

“O Tuim possui paraquedas de segurança e o airbag que funcionará para preservar os sistemas a bordo da aeronave durante o pouso, já que estes sistemas podem atingir um custo da ordem de até R$ 500 mil”, explica o professor da USP.

O nome Tuim foi, segundo o presidente da AGX, uma homenagem à menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, cujo exemplar tem o corpo todo verde, com o dorso um pouco mais escuro, mede 12 centímetros de comprimento e pesa em média 26 gramas.

“Já o Vant Tuim também é pequeno e pode carregar até 1,5 kg de pay load [ex: câmeras], voar a uma velocidade de 80 até 100 km/h e com teto máximo de operação de 1.000 metros. Este modelo se encaixa da família dos minivants”, revela Kancelkis.
Imagem
fonte: Primeira Página via CECOMSAER 26 fev 2013




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Brasil terá Vant bimotor e com airbag

#2 Mensagem por alcmartin » Ter Fev 26, 2013 6:29 pm

Eu aqui, lendo em voz alta a noticia, fui interpretado pela d.maria como "brasil vai contruir uma van que tem airbag e se chamara' Ruim!!! :mrgreen:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Brasil terá Vant bimotor e com airbag

#3 Mensagem por WalterGaudério » Qua Fev 27, 2013 12:58 pm

alcmartin escreveu:Eu aqui, lendo em voz alta a noticia, fui interpretado pela d.maria como "brasil vai contruir uma van que tem airbag e se chamara' Ruim!!! :mrgreen:
De vez em quando acontece coisa desse naipe aqui em casa... :mrgreen: :mrgreen: [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Brasil terá Vant bimotor e com airbag

#4 Mensagem por alcmartin » Qua Fev 27, 2013 2:07 pm

:mrgreen: Esses sacrilegios, bem como quebrar todos kits Revell(nao importa como as marcas de hoje se chamam!) durante faxinas, e' o preco que nos aficcionados, pagamos... :evil: :mrgreen:

abracao!




Responder