NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25621 Mensagem por Lord Nauta » Dom Fev 24, 2013 10:00 pm

henriquejr escreveu:O problema é que o AMX é um avião bem maior, mais pesado e mais caro de manter e operar que o YAK. Fazendo uma analogia bem grosseira, é como se o YAK fosse da categoria do EMB-312 Tucano, PC-9 Pilatus, T-6, etc... e o AMX, ser um EMB-314 Super Tucano.

O AMX e de conhecimento e domínio brasileiro.EU, prefiro ir de Vectra do que ir de Celta. Se uma ''porra'' de um país com PIB de mais de US$ 3 Trilhões não pode manter e operar 6 dezenas de AMX-T e melhor fechar as FAA's. Já que existe o AMX-T vou ficar gerando empregos na Russia ou na Coreia do Sul
Eu sou da opinião que a EMBRAER tem que ter sustentabilidade em sua área de defesa. Com encomendas da FAB existe estimulo para exportações. Você tem que operar o produto para mostrar as qualidades do mesmo para potenciais clientes.
Em minha opinião o GF deveria alavancar mais encomendas para a FAB junto a EMBRAER e outras empresas aeronáuticas, uma especie de PAC:

Mais 8 KC -190 totalizando 36 aeronaves para a FAB e mais 12 para os Correios;
Mais um lote de 60 A-29;
Projeto do AMX-T, com 60/80 aeronaves;
Mais 5 aeronaves AEW e 1 SR EMB-145; e
100 aeronaves de instrução da Nova Craft para substituir os T23 Universal.

Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25622 Mensagem por Lord Nauta » Dom Fev 24, 2013 10:01 pm

henriquejr escreveu:O problema é que o AMX é um avião bem maior, mais pesado e mais caro de manter e operar que o YAK. Fazendo uma analogia bem grosseira, é como se o YAK fosse da categoria do EMB-312 Tucano, PC-9 Pilatus, T-6, etc... e o AMX, ser um EMB-314 Super Tucano.

O AMX e de conhecimento e domínio brasileiro.EU, prefiro ir de Vectra do que ir de Celta. Se uma ''porra'' de um país com PIB de mais de US$ 3 Trilhões não pode manter e operar 6 dezenas de AMX-T e melhor fechar as FAA's. Já que existe o AMX-T vou ficar gerando empregos na Russia ou na Coreia do Sul
Eu sou da opinião que a EMBRAER tem que ter sustentabilidade em sua área de defesa. Com encomendas da FAB existe estimulo para exportações. Você tem que operar o produto para mostrar as qualidades do mesmo para potenciais clientes.
Em minha opinião o GF deveria alavancar mais encomendas para a FAB junto a EMBRAER e outras empresas aeronáuticas, uma especie de PAC:

Mais 8 KC -190 totalizando 36 aeronaves para a FAB e mais 12 para os Correios;
Mais um lote de 60 A-29;
Projeto do AMX-T, com 60/80 aeronaves;
Mais 5 aeronaves AEW e 1 SR EMB-145; e
100 aeronaves de instrução da Nova Craft para substituir os T23 Universal.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25623 Mensagem por Bourne » Dom Fev 24, 2013 10:13 pm

O AMX não é treinador. É um avião de ataque. O Yak-130 nasceu como treinador barato que simule os caças de verdade como Su-30, MiG e Pak. Querer usar o AMX como treinador é como ter um F16 de treino. E o AMX não é barato, de domínio brasileiro e acho que o ferramental e linha foram para o lixo a muito tempo.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25624 Mensagem por sapao » Seg Fev 25, 2013 12:01 am

Lord Nauta escreveu:
henriquejr escreveu:O problema é que o AMX é um avião bem maior, mais pesado e mais caro de manter e operar que o YAK. Fazendo uma analogia bem grosseira, é como se o YAK fosse da categoria do EMB-312 Tucano, PC-9 Pilatus, T-6, etc... e o AMX, ser um EMB-314 Super Tucano.

O AMX e de conhecimento e domínio brasileiro.EU, prefiro ir de Vectra do que ir de Celta. Se uma ''porra'' de um país com PIB de mais de US$ 3 Trilhões não pode manter e operar 6 dezenas de AMX-T e melhor fechar as FAA's. Já que existe o AMX-T vou ficar gerando empregos na Russia ou na Coreia do Sul
Eu sou da opinião que a EMBRAER tem que ter sustentabilidade em sua área de defesa. Com encomendas da FAB existe estimulo para exportações. Você tem que operar o produto para mostrar as qualidades do mesmo para potenciais clientes.
Em minha opinião o GF deveria alavancar mais encomendas para a FAB junto a EMBRAER e outras empresas aeronáuticas, uma especie de PAC:

Mais 8 KC -190 totalizando 36 aeronaves para a FAB e mais 12 para os Correios;
Mais um lote de 60 A-29;
Projeto do AMX-T, com 60/80 aeronaves;
Mais 5 aeronaves AEW e 1 SR EMB-145; e
100 aeronaves de instrução da Nova Craft para substituir os T23 Universal.

Sds


Lord Nauta
x2

ps: so contribuindo, o T-23 é o Zarapa que foi substituido pelo T-25 Universal (nome no papel) ou Tangão (nome de guerra). Até pouco tempo atrás voave em alguns aeroclubes por ai...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25625 Mensagem por Luís Henrique » Seg Fev 25, 2013 12:22 am

Bourne escreveu:O AMX não é treinador. É um avião de ataque. O Yak-130 nasceu como treinador barato que simule os caças de verdade como Su-30, MiG e Pak. Querer usar o AMX como treinador é como ter um F16 de treino. E o AMX não é barato, de domínio brasileiro e acho que o ferramental e linha foram para o lixo a muito tempo.
Da mesma forma o A-29 foi concebido PRIMARIAMENTE como aeronave de ataque, porém é utilizado para treinamento.
Na concorrência com o AT-6 o A-29 leva vantagem, justamente por ter sido projetado DESDE O INÍCIO como aeronave de ataque.

Já postei isto aqui antes e defendo novamente, um Super AMX, atualizado, como o máximo de equipamentos nacionais e, obviamente mais moderno que o AMX antigo, poderia ter sucesso em exportações, uma vez que existem muitos países mais pobres que não podem operar um caça como o Rafale ou o F-35. E poderiam utilizar o Super AMX como caça de linha de frente. Este Super AMX seria utilizado como LIFT e como segunda linha para nós e para outros países ricos. E seria a primeira linha para os países mais pobres. Teria vantagens sobre Yak 130 e demais, justamente por ser uma aeronave de caça/ataque desde a raiz.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25626 Mensagem por jambockrs » Seg Fev 25, 2013 12:44 am

Bourne escreveu: (...)
Teria vantagens sobre Yak 130 e demais, justamente por ser uma aeronave de caça/ataque desde a raiz.
Prezado Luís Henrique: permita-me discordar de você. O AMX é uma aeronave de ataque, só.
Seu radar Scipio não é um radar de interceptação, incapaz de acompanhar diversos alvos e trackear alguns. Seu motor não tem potência suficiente para um combate aproximado com outra aeronave. Os italianos pensaram em colocar um motor mais potente mas desistiram, pois seus Ghibbli sairão do seu arsenal daqui a poucos anos.




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25627 Mensagem por Bourne » Seg Fev 25, 2013 1:24 am

País pobre compra caça usado. Ainda mais nesses tempo de crise em que forças aéreas de primeira diminuem efetivos e estocam caças semi-novos para manter as linhas de produção funcionando. Além do que começar a pensar um caça para o mercado externo é um meio fracasso. Será massacrado de alguma forma. Não tem como competir com os caças modernizados que podem ser oferecidos mais baratos. E esses países não vão se importar só pelo fato de serem usado.

Se for pensar só no Brasil. Supondo que venha adquirir uma 100 unidades para valer a pena abrir a linha de produção, reprojetar e desenvolver as futuras versões ao longo de 10-20 anos. Será que não seria mais interessante partir para um caça multipropósito e tentar fechar a parceria com alguém? Principalmente devido a FAB ser um força aérea que minuscula que não pensa em ter mais que 100 caças. Na prática não faz sentido ter lift.

E uma aeronave de treinamento é de treinamento. Ela prioritariamente é feita para simular um caça de verdade e, eventualmente, manter os pilotos experientes com muitas horas de voo. O AMX não foi pensado para isso. Portanto, de um jeito ou de outro, a FAB vai precisar de algumas dezenas de treinadores para treinar. Coisa que não tem hoje e nem tem sentido ter por que não tem caças que se possa chamar do suprassumo da defesa e ataque aéreo. E para ataque ao solo tem o super tucano. Assim, um treinador como yak 130 não precisa ser usado para esse fim e nem ter grandes quantidades.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25628 Mensagem por faterra » Seg Fev 25, 2013 9:24 am

Meu pensamento segue o raciocínio do Lord Nauta. Se temos que, ou vamos, investir que seja nos desenvolvimentos de projetos brasileiros, feitos por empresas brasileiras.
Em relação aos vetores de 1ª linha, sou totalmente a favor de se respeitar e seguir a END. Ela traça, em linhas gerais, o caminho a ser seguido. Sem plano B, C, D...
O problema vai aparecer se puserem o PSDB no governo! Aí vai ser aquele estrago! :roll:
Em minha opinião, o maior prejudicado será o SubNuc, mesmo levando em consideração ser um projeto de estado! :(




Editado pela última vez por faterra em Seg Fev 25, 2013 9:32 am, em um total de 1 vez.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#25629 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Fev 25, 2013 9:31 am

Ainda tenho minhas duvidas se o Sub Nuc é realmente projeto de estado...

Não é uma coisa que se possa colocar no papel, no preto e no branco, em leis, etc. é uma coisa que depende exclusivamente do discernimento e boa vontade de atuais e futuros governantes, o que me deixa extremamente preocupado, pela atual safra de postulantes, tanto de direito ou de esquerda (se é que existe isso ainda).




Imagem
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25630 Mensagem por faterra » Seg Fev 25, 2013 9:47 am

Sávio, em minha opinião, a maior aberração que acontece com nosso sistema político, é fazer promessas em cima do que estabelece nossa constituição como obrigação. O que está lá é para ser cumprido e não para ser promessa de campanha. É por isso que, quando um governo começa uma obra, o seguinte, se não for do mesmo partido, não dá seqüência, e inicia outra. No fim o que fica é um monte de esqueletos espalhados pelo país, como se fossem monumentos à nossa incompetência, tendo a imprensa funcionando como um amplificador e destilando seu veneno contra este ou aquele partido governante.




Editado pela última vez por faterra em Seg Fev 25, 2013 10:58 am, em um total de 1 vez.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25631 Mensagem por Petry » Seg Fev 25, 2013 10:37 am

faterra escreveu:Meu pensamento segue o raciocínio do Lord Nauta. Se temos que, ou vamos, investir que seja nos desenvolvimentos de projetos brasileiros, feitos por empresas brasileiras.
Em relação aos vetores de 1ª linha, sou totalmente a favor de se respeitar e seguir a END. Ela traça, em linhas gerais, o caminho a ser seguido. Sem plano B, C, D...
O problema vai aparecer se puserem o PSDB no governo! Aí vai ser aquele estrago! :roll:
Em minha opinião, o maior prejudicado será o SubNuc, mesmo levando em consideração ser um projeto de estado! :(
Já começou o terrorismo.

E até por isso que o Brasil não vai para frente. Brasileiro é todo feito de preconceito, e esta resposta é uma um típico exemplo.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25632 Mensagem por faterra » Seg Fev 25, 2013 11:02 am

Sávio, me desculpe!
Troquei seu nome na resposta. Já retifiquei no post. :oops:




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
flavio pereira montes
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:41 am

Re: NOTÍCIAS

#25633 Mensagem por flavio pereira montes » Seg Fev 25, 2013 12:15 pm

Apenas um pensamento:

"A ideologia, nos separa. Os sonhos e angústias nos unem".
Eugène Ionesco, (1909 – 1994)

sds.
Flávio




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25634 Mensagem por LeandroGCard » Seg Fev 25, 2013 1:46 pm

Luís Henrique escreveu:Já postei isto aqui antes e defendo novamente, um Super AMX, atualizado, como o máximo de equipamentos nacionais e, obviamente mais moderno que o AMX antigo, poderia ter sucesso em exportações, uma vez que existem muitos países mais pobres que não podem operar um caça como o Rafale ou o F-35. E poderiam utilizar o Super AMX como caça de linha de frente. Este Super AMX seria utilizado como LIFT e como segunda linha para nós e para outros países ricos. E seria a primeira linha para os países mais pobres. Teria vantagens sobre Yak 130 e demais, justamente por ser uma aeronave de caça/ataque desde a raiz.
Existe uma questão técnica aqui que precisa ser levada em consideração na discussão.

Conforme o Bourne já colocou, o AMX foi projetado tendo em vista uma missão específica, que é a penetração e o bombardeio em baixas altitudes, e as demais missões possíveis foram consideradas secundárias. Por isso ele tem uma carga alar muito alta (319kg/m2, cerca de 60% maior que os 195 kg/m2 do Yak-130 só para citar um exemplo) e um perfil de asa supercrítico específico, que lhe permitem obter elevada estabilidade e autonomia em baixa altitude e alta velocidade, mas prejudicam seu desempenho em manobra e em altitudes mais elevadas (e também sua capacidade de carga). Embora a Embraer tenha se esmerado nos seus elementos de controle (com tailerons e spoilerons) pelo que me consta ele não é capaz de executar manobras tão violentas quanto um caça puro-sangue moderno em altitudes médias e elevadas, coisa que os treinadores a jato atuais são projetados para simular.

As perdas do Tornado na primeira guerra do Iraque fizeram todo mundo desistir de ataques à baixa altitude e passar a usar armamento inteligente lançado de altitudes maiores, e aí as características do AMX passaram a ser pouco adequadas para os cenários modernos. Por isso não acredito que ele nem mesmo em uma versão modernizada pudesse ter muito sucesso no mercado internacional, fosse como treinador fosse como avião de ataque. Assim, acho perda de tempo pensar em uma versão moderna para ele, se o Brasil quiser desenvolver e produzir algum avião de treinamento avançado ou combate precisa pensar em um projeto totalmente novo. Alguns AMX-T a mais para a FAB apenas para cumprir a missão de Lift poderiam ser até imaginados, mas me parece que uma modernização maior visando o mercado internacional seria jogar dinheiro fora.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25635 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 25, 2013 2:31 pm

É saudavel projetar e construir um caça nacional, mas é nocivo gastar em um projeto desatualizado e que não atende as necessidade de uma guerra moderna, muito mais interessante é partir para um projeto em parceria com alguma outra nação, em um avião capaz de atender as necessodades de uma guerra moderna e que seja também atraente para o mercado internacional, eu não imagino qualquer coisa viável que seja inferior a um Gripen E/F...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder