NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5356 Mensagem por Brasileiro » Qua Fev 20, 2013 3:53 pm

Algumas imagens que podem explicar melhor a situação

Aqui, o diagrama do ciclo que deverá compor o nosso submarino nuclear, com o reator, o gerador de vapor, o condensador, o par turbina e gerador, caixa de redução e o motor elétrico:
Imagem

Esta imagem mostra a proposta antiga, na qual se previa a passagem pelo projeto do submarino SMB-10, e depois o SNA baseado neste. Notar as dimensões, e que a proposta atual prevê um casco bem maior, comparável aos projetos contemporâneos na Inglaterra, França e até mesmo EUA.
Imagem

Abaixo, um diagrama do que será o Labgene, notar que fora os dutos que saem para fora, afim de se fazer as medições e testes, o protótipo parece procurar imitar as dimensões e formas cilíndricas de um submarino nuclear verdadeiro.
Imagem




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5357 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Fev 20, 2013 4:10 pm

Pergunta: A agua usada no condensador é agua salgada, certo? Deve ser feito um processo de dessalinização antes de seu uso?




Imagem
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5358 Mensagem por Brasileiro » Qua Fev 20, 2013 4:15 pm

Na verdade a água que entra no condensador apenas serve para resfriar a água do ciclo, sem entrar em contato com ela, pois são dois circuitos separados.

Deve haver sim alguma filtragem contra sujeira mais grossa, mas não dessalinização.

No caso, acho que acaba valendo mais a pena investir em uma tubulação, e o próprio condensador, resistentes à salinidade e outras partículas, do que num sofisticado sistema de tratamento da água.

Já a água que circula nos demais circuitos, que são fechados, estas sim merecem um tratamento mais refinado.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 958
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5359 Mensagem por mauri » Qua Fev 20, 2013 5:14 pm

Brasileiro,

Você reparou que do primeiro desenho para o segundo(evolução) houve muitas modificações, sendo que a mais nítida é a presença de dois geradores de vapor(verde), isso me leva a crer que teremos duas turbinas mas não consigo identifica-la no segundo desenho.

Se temos duas gerações de energia, então uma deve ser auxiliar, de uso interno do submarino, e a outra para geração naval.


Mauri




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 958
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5360 Mensagem por mauri » Qua Fev 20, 2013 5:23 pm

Brasileiro escreveu:Na verdade a água que entra no condensador apenas serve para resfriar a água do ciclo, sem entrar em contato com ela, pois são dois circuitos separados.

Deve haver sim alguma filtragem contra sujeira mais grossa, mas não dessalinização.

No caso, acho que acaba valendo mais a pena investir em uma tubulação, e o próprio condensador, resistentes à salinidade e outras partículas, do que num sofisticado sistema de tratamento da água.

Já a água que circula nos demais circuitos, que são fechados, estas sim merecem um tratamento mais refinado.


abraços]
É isso mesmo, acrescentando que o condensador alem de resfriar também é responsável pela volta da água ao estado líquido através da despressurização do sistema.

Mauri




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5361 Mensagem por Brasileiro » Qua Fev 20, 2013 5:32 pm

mauri escreveu:Brasileiro,

Você reparou que do primeiro desenho para o segundo(evolução) houve muitas modificações, sendo que a mais nítida é a presença de dois geradores de vapor(verde), isso me leva a crer que teremos duas turbinas mas não consigo identifica-la no segundo desenho.

Se temos duas gerações de energia, então uma deve ser auxiliar, de uso interno do submarino, e a outra para geração naval.


Mauri
Olá Mauri.

Realmente, me lembrei de que o nosso submarino nuclear contará com duas turbinas e dois geradores. Este esquema que eu mostrei trata-se de um sistema norte-americano. O sistema escolhido para o nosso SN-BR será este:

Imagem

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=11979

Também não consegui identificar a turbina na figura....



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 958
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5362 Mensagem por mauri » Qua Fev 20, 2013 5:40 pm

Brasileiro escreveu:
mauri escreveu:Brasileiro,

Você reparou que do primeiro desenho para o segundo(evolução) houve muitas modificações, sendo que a mais nítida é a presença de dois geradores de vapor(verde), isso me leva a crer que teremos duas turbinas mas não consigo identifica-la no segundo desenho.

Se temos duas gerações de energia, então uma deve ser auxiliar, de uso interno do submarino, e a outra para geração naval.


Mauri
Olá Mauri.

Realmente, me lembrei de que o nosso submarino nuclear contará com duas turbinas e dois geradores. Este esquema que eu mostrei trata-se de um sistema norte-americano. O sistema escolhido para o nosso SN-BR será este:

Imagem

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=11979

Também não consegui identificar a turbina na figura....



abraços]
AINDA NÃO É ESTE, OBSERVE QUE SÓ TEM UM GERADOR DE VAPOR.

MAURI




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 958
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 87 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5363 Mensagem por mauri » Qua Fev 20, 2013 6:46 pm

Amigos,

Pelo visto a nossa Marinha não brinca em serviço, já esta preparando o Reator Naval e se duvidar vai sair primeiro que o Submarino.
Abaixo segue uma foto com o Reator e os dois Geradores de Vapor do Labgene que confirmam que estão prontos e estocados no Aramar e que estes dois novos serão para o próprio Submarino.

Mauri

Imagem




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5364 Mensagem por Lord Nauta » Qua Fev 20, 2013 10:45 pm

Excelente o PROSUB esta caminhando conforme o cronograma estabelecido. As etapas previstas estão sendo realizadas no mais alto nível gerencial e técnico, contribuindo para o fortalecimento da Base Logística de Defesa e da Base Industrial de Defesa em consonância com estabelecido nos documentos de alto nível que compõe a END e o LBD. Bonito hem!
Entretanto um questão crucial tem passado desapercebida. Esta questão definira o exito ou o fracasso deste programa.
Esta questão que julgo ser crucial foi abordada em entrevista com o contra-almirante EN Alan Paes Leme Arthou divulgada no dia 18/12/12 pelo excelente web site Defesa Aérea e Naval.
Na entrevista foi perguntado ao almirante: ''Se ao termino da primeira fase de construções em 2022, já existe a previsão de novas encomendas, que seguiriam na intenção manifesta de se obter 15 SSk e 6 SSN''

O almirante respondeu com um lacônico Não.


Isto e preocupante uma vez que as boas praticas de construção naval de navios complexos orientam o planejamento de obtenção de uma nova classe quando o primeiro exemplar da classe anterior esta sendo incorporado. Outra questão esta relacionada ao SN 10 que se trata de um protótipo evolutivo. Caso não haja desde já a previsão de novas construções o conhecimento adquirido, os recursos aplicados se perderiam devido a solução de continuidade.
Já se faz necessário planejar a construção de um segundo lote de SSk (4 navios) que evoluiria da classe Riachuelo, com o inicio da construção do primeiro exemplar a partir de 2020. Em relação ao SN o planejamento deveria prever a obtenção de duas unidades, que incorporariam os resultados das avaliações do SN10. Neste caso a construção simultânea (redução de prazos de incorporação a Esquadra) dos dois submarinos só poderia acontecer a partir de 2026.Se este Não , não for transformado em Sim corre-se o risco das magnificas instalações de Itaguaí se transformarem lamentavelmente em um ''elefante branco''. E mais uma vez o culpado será o sempre o GF e sua falta de visão prospectiva e estratégica em assuntos de defesa.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5365 Mensagem por Boss » Qua Fev 20, 2013 11:27 pm

Muito cedo para começar a lamúria.

Não recebemos nem o primeiro SBR e falta uns 10 anos para o SNB ficar pronto, fora a análise dele que deve ser feita para servir de base para os próximos.

A MB tem mais o que se preocupar. PROSUPER, PRONAE, NPMs, a própria construção do estaleiro e dos submarinos e a respectiva absorção das ToTs, etc.




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5366 Mensagem por Lord Nauta » Qui Fev 21, 2013 12:51 am

Boss escreveu:Muito cedo para começar a lamúria.

Não recebemos nem o primeiro SBR e falta uns 10 anos para o SNB ficar pronto, fora a análise dele que deve ser feita para servir de base para os próximos.

A MB tem mais o que se preocupar. PROSUPER, PRONAE, NPMs, a própria construção do estaleiro e dos submarinos e a respectiva absorção das ToTs, etc.

Sinto muito Sr. Boss. Longe de mim aos 60 anos de idade estar com lamúria. O que o almirante falou e fato. Não existe previsão de novas obtenções. Em termos de Brasil isto e um dado muito importante. Sugiro ao Senhor estudar programas navais bem sucedidos de outros países e constatara que já e preciso se pensar na próxima etapa do PROSUB. Quando os outros programas finalmente acontecerem a mesma regra também se aplica. O PROSUPER, por exemplo, já possui uma expectativa de uma segunda etapa com mais 5 fragatas. Acredito que se leu de forma correta meu texto verá que minha referencia ao SN faz menção ao ano de 2026. No passado recente temos o exemplo das classe Niterói adicionais que não vieram, das classe Inhaúma, do segundo classe Tikuna, da segunda Barroso...etc, que também não foram obtidos.Lembro também da Marinha sacrificando outras áreas para manter do próprio orçamento o Programa Nuclear, que para o GF parecia que não existia. E preciso sim se preocupar com o amanhã e buscar meios de viabilizar junto ao GF no momento adequado os recursos necessários para não se perder o que com grande esforço foi conquistado. Ter visão prospectiva com base em fatos históricos e se preocupar com possíveis soluções de continuidade não e lamúria. Daqui alguns anos o Senhor poderá confrontar o que estou escrevendo com a realidade dos fatos. Espero sinceramente que Eu esteja redondamente enganado.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5367 Mensagem por LeandroGCard » Qui Fev 21, 2013 2:43 pm

Lord Nauta escreveu:
Boss escreveu:Muito cedo para começar a lamúria.

Não recebemos nem o primeiro SBR e falta uns 10 anos para o SNB ficar pronto, fora a análise dele que deve ser feita para servir de base para os próximos.

A MB tem mais o que se preocupar. PROSUPER, PRONAE, NPMs, a própria construção do estaleiro e dos submarinos e a respectiva absorção das ToTs, etc.
Sinto muito Sr. Boss. Longe de mim aos 60 anos de idade estar com lamúria. O que o almirante falou e fato. Não existe previsão de novas obtenções. Em termos de Brasil isto e um dado muito importante. Sugiro ao Senhor estudar programas navais bem sucedidos de outros países e constatara que já e preciso se pensar na próxima etapa do PROSUB. Quando os outros programas finalmente acontecerem a mesma regra também se aplica. O PROSUPER, por exemplo, já possui uma expectativa de uma segunda etapa com mais 5 fragatas. Acredito que se leu de forma correta meu texto verá que minha referencia ao SN faz menção ao ano de 2026. No passado recente temos o exemplo das classe Niterói adicionais que não vieram, das classe Inhaúma, do segundo classe Tikuna, da segunda Barroso...etc, que também não foram obtidos.Lembro também da Marinha sacrificando outras áreas para manter do próprio orçamento o Programa Nuclear, que para o GF parecia que não existia. E preciso sim se preocupar com o amanhã e buscar meios de viabilizar junto ao GF no momento adequado os recursos necessários para não se perder o que com grande esforço foi conquistado. Ter visão prospectiva com base em fatos históricos e se preocupar com possíveis soluções de continuidade não e lamúria. Daqui alguns anos o Senhor poderá confrontar o que estou escrevendo com a realidade dos fatos. Espero sinceramente que Eu esteja redondamente enganado.

Sds

Lord Nauta
Concordo 100% com o amigo Lord, não é cedo não, já deveria estar sendo pelo menos planejado.

Uma parte importantíssima da manutenção da capacitação em qualquer ramo que envolva a produção industrial é não interromper os trabalhos das áreas envolvidas em cada etapa, e isso inclui o pessoal do planejamento. Se a área pára no mínimo o pessoal perde proficiência, e na pior hipótese é desviado para outras tarefas e depois não há mais quem faça aquele serviço. Em qualquer indústria saudável é assim, enquanto se coloca em prática o que foi planejado na etapa anterior se faz em paralelo o planejamento da próxima etapa. A falta disso já matou vários programas envolvendo tecnologia no Brasil, e não apenas na área naval.

No caso do Prosub especificamente as próprias instalações de Itaguaí só se justificam se houver de fato um programa de construção continuada, senão passam a ser apenas um grande negócio para a construtora Odebrecht e demais empresas envolvidas, às espensas do país, que poderia ter usado os recursos dispendidos lá para simplesmente adquirir uma maior quantidade de unidades construídas na França mesmo. Para evitar que isso aconteça o planejamento das novas aquisições já deveria estar sendo discutido, e isso não estar acontecendo é sim preocupante. Ainda não é para se desesperar, mas é uma indicação de quem nem tudo segue tão bem como se imagina, é sinal de que a idéia da produção continuada está descasada desta primeira etapa do Prosub, e isso não deveria acontecer.


Leandro G. Card




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5368 Mensagem por Lirolfuti » Qui Fev 21, 2013 2:51 pm

Em um modo simplista:A industria de alta tecnologia e como uma engrenagem que nao deve parar, deve sempre estar em movimento de maior ou menor rotaçao mais sempre se movimentando para nao correr o risco de vela enferrujar.




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5369 Mensagem por saullo » Qui Fev 21, 2013 4:30 pm

O Brasil é complicado e os abutres comem sua carne a batem asas.
Se não houver continuidade, daqui uns tempos aparece outro falso messias governante, que vai contratar outra empresa, que vai vender embarcações, aí vem outra empreiteira, que vai fazer outro estaleiro, porque o anterior não serve por causa da cor das portas dos banheiros ou sei lá por quê...
E a grana roda e continuamos com 5 submarinos, 3 em manutenção e 2 no mar.
O que é uma miséria.

Abraços




Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#5370 Mensagem por Boss » Qui Fev 21, 2013 4:34 pm

Ah claro, os videntes do DB já sentenciaram que daqui uma década, a engrenagem em Itaguaí vai parar. :roll:

Quem vai ser o presidente na ocasião ? PeTralha, Tucano, do PSB ? Já comecem a xingar o maldito que acabou com o PROSUB, com as FAs, etc.

Podem gastar vossos estômagos a vontade. :D

Eu acharia tosco a MB já fixar as quantidades do próximo lote quando nem terminamos esse. Nem recebemos tudo certinho desse. Nem testamos os submarinos desses, para avaliações que podem alterar a configuração dos próximos lotes, nem sabemos como vai estar o Planalto e a economia daqui 10 anos, nem sabemos das inovações tecnológicas que podem aparecer daqui 10 anos, nem sabemos as mentes que poderão interferir no programa para melhor ou para pior durante esses 10 anos.

Se o PROSUB acabasse amanhã e a MB não tivesse plano algum para continuar, eu também entraria no coro, mas faltam meros 10 anos. 10 anos atrás alguém imaginava como estaríamos hoje ?

Acredito que a MB tenha em mente sim, a quantidade de meios que ela quer ter no futuro, o que é correto. Mas eu não acho que seja um número fixo, porque existem inúmeras variáveis que podem alterar esse número para mais ou para menos, então acho que seja justificável que a MB não pense nos próximos lotes. Pensar para que ? O Almirante falar que a MB quer um segundo lote de 10 SBRs e 5 SNBs em 2023 ia ser tão vazio que ia ter o mesmo resultado que o "Não" que ele disse.




Editado pela última vez por Boss em Qui Fev 21, 2013 4:44 pm, em um total de 3 vezes.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Responder