FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3391 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Fev 15, 2013 1:25 pm

Valeu J.

É que ando tao decepcionado com a FAB ultimamente que chego a ter mede de alguns pensamentos que me vem à cabeça certas horas.
Uma hora aparece um pedófilo nas fileiras, outra um chefe de quadrilha de assaltantes, outra ainda mandam a hierarquia para o espaço e fazem conchavos, vazamentos de assuntos secretos para embaixadores americanos. No andar da carroça, no primeiro conflito que tivermos é bem capaz de entregarem os caças sem dispararem um missel para defender a nação.
Posso estar errado, mas o patriotismo que vemos nas outras forças não percebo na FAB de hoje. Parecem mais negociadores de sindicatos colocando óbices e prontos a fazerem greves. Tomara que eu esteja errado. Fui :cry:




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3392 Mensagem por Alcantara » Sex Fev 15, 2013 1:37 pm

:roll:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7526
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FAB NEWS

#3393 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 15, 2013 2:12 pm

Olha... meu patriotismo se abala mesmo, quando vejo uma sociedade que esta mais interessada no tabelão dos campeonatos estaduais de futebol do que com a nação, e infelizmente, como parte da sociedade brasileira, as FA sofrem do mesmo mal... mas, "bola pra frente"...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: FAB NEWS

#3394 Mensagem por sapao » Sex Fev 15, 2013 5:27 pm

Luiz Bastos escreveu:Valeu J.

É que ando tao decepcionado com a FAB ultimamente que chego a ter mede de alguns pensamentos que me vem à cabeça certas horas.
Uma hora aparece um pedófilo nas fileiras, outra um chefe de quadrilha de assaltantes, outra ainda mandam a hierarquia para o espaço e fazem conchavos, vazamentos de assuntos secretos para embaixadores americanos. No andar da carroça, no primeiro conflito que tivermos é bem capaz de entregarem os caças sem dispararem um missel para defender a nação.
Posso estar errado, mas o patriotismo que vemos nas outras forças não percebo na FAB de hoje. Parecem mais negociadores de sindicatos colocando óbices e prontos a fazerem greves. Tomara que eu esteja errado. Fui :cry:
Talvez se você deixasse de olhar para uma minoria e visse o todo deixasse de ter essa imagem tão ruim.
Se for para discutir pegando apenas as exceções, NENHUMA profissão no mundo resiste.
Quer dizer então que 03 exemplos servem para generalizar toda a força que chega quase a 80.000 brasileiros?
Onde o sacrificio de alguem da FAB é menor ( e como vamos medir isso) do que o de outras forças?
Acho que você está cum uma visão muito superficial da profissão, e para cada exemplo que você colocar da patriotismo de qualquer orgão publico aqui eu coloco três da FAB, no minimo.

Então pela enesima vez aqui no Forum: se você tem algo contra ALGUEM em particular dentra da FAB, diga o nome e não utilize a generalização (base mais simples do preconceito).
Porque na minha opinião você não sabe o tamanho da injustiça que está cometendo.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3395 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Fev 15, 2013 8:17 pm

Grande batráquio.

Como falei anteriormente eu torço de coração para estar errado, mas infelizmente a gente só vai saber na hora que o bicho pegar. Não tenho nada contra ninguém da força, nem fora dela, mas o que transparece para nós de fora é que tem muita politica e pouco resultado. Quem conhece o Jiji sabe do que falo.
As coisas andam muito devagar na FAB. Eu sei que ela não está sozinha, que existem muitos fatores contra, mas basta o setor espacial para percebermos a lentidão. Estava lendo uma matéria sobre a revolução iraniana e quase caí no chão ao saber que os barbudos do deserto começaram a se mexer há 20 anos atras e já se preparam para um lançamento com astronautas em um aparelho 100% iraniano. Nosso programa espacial tem mais de 60 anos e não conseguimos sequer lançar um VLS sem ajuda, isso sem contar as pernadas que levamos dos amigos de sempre e irmãos camaradas e voltamos sempre com o rabinho entre as pernas esperando algum afago.
Ha alguns anos eu fazia a mesma critica à Marinha por não saber projetar um barco de 10 t, mas de alguns anos pra cá a coisa mudou inegavelmente com o Pró sub e outros projetos. Soube até que um graduado pisou no pescoço de um americano da Eaia para ele não ver as centrifugas da MB. Bem. Me parece que o graduado segurou o pião na unha.
Aquele vídeo do Brigadeiro Venancio(acho) já tem mais de 10 anos e ao que tudo indica as coisas ainda não mudaram por aqui, haja vista a força que se faz para o Super Hornet emplacar.
Mas como sempre eu devo estar errado nas minhas percepções ao ver um coronel na televisão dizer que "caça era tudo a mesma coisa". O importante era o míssil BVR que o Brasil recentemente comprou de Israel. A tentativa de empurrar o Kfir para nós também foi inesquecível e me fez pensar na época:Será que tá rolando alguma coisa?.
Tente ver as nações que podem mais que nós com equipamentos de ultima geração e a gente com aviões dos anos 70/80, modernizados sim, mas que chegam a soltar as peças em voo como já ocorreu diversas vezes.
Os pilotos são heróis de voarem sem recursos? Claro que sim, mas estes são jovens e na empolgação arriscam tudo. Para o nosso cenário (latino), tirando o Chile e a Venezuela(Deus nos livre enfrentar), dá pra aguentar e enviar uma resposta adequada, mas até quando?
Para finalizar digo apenas que minha critica não se estende a toda a FAB, mas as cabeças atrasada que pulula por lá e que não a deixam dar um passo maior e mais rápido, tao necessários nos dias de hoje. Aí você vai falar da Embraer e suas modernizações...do KC-390, etc mas nada disso importa. A verdade verdadeira é que em termos de caça estamos desarmados e mal pagos, muito embora nossos pilotos consigam tirar leite de pedra em seus museus voadores. Fui :mrgreen:




Editado pela última vez por Luiz Bastos em Sex Fev 15, 2013 8:36 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: FAB NEWS

#3396 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 15, 2013 8:22 pm

Luis, veja por este angulo: "quando um não quer, dois não brigam." E não tem caças também. :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3397 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Fev 15, 2013 8:41 pm

Fala Carvalho.

Quem sou eu pra brigar com alguém neste espaço. Aqui só tenho amigos, mas a verdade está la fora(File X). Fui :mrgreen:




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1305
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 466 vezes

Re: FAB NEWS

#3398 Mensagem por Cassio » Sex Fev 15, 2013 8:47 pm

Engraçado que a Marinha tá projetando um Submarino também a décadas, comprou porta-aviões velho e que estou rou tubulação, matou marinheiro e que passa mais tempo parado do que operando... comprou caças velhos e os está modernizando nos mesmos moldes do F-5, snme a algum tempo atrás o porta-aviões saiu de uma grande reforma mas simplesmente não existiam aviões para operar nele...

Ahhh tá... mas tudo cai sobre os ombros da FAB...

E o Exército? Trouxe tanques Leopard usados, os casos de roubos de armas dentro dos quartéis são inúmeros, não tem uma defesa anti-aérea descente para suas instalações e suas colunas de blindados, está modernizando os M-113...

Ahh tá... mas é só FAB que paga o pato!!!

A mesma FAB que criou o CTA (que apesar de todas as dificuldades é sim um centro de excelência), que criou e viabilizou a Embraer, ... coisa que nem o Exército e a Marinha conseguiram fazer, ou o fizeram por pouco tempo.

E mas aí vem a história dos caças... vou fazer uma comparação (mas confesso que sou meio leigo no assunto)...

Quantos navios realmente de combate (digo fragatas, submarinos, porta-aviões), modernos, de primeira linha e última geração possuímos (e quanto isso representaem % dentro da frota). Quantos blindados de combate de primeira linha e última geração possui o EB (carros de combate) em números quantos % são da frota (M-113, Urutu e Cascavel não contam heim?).

Sou leigo, mas minha impressão é que o barco que carrega a FAB tá furado sim... mas é o mesmo barco que carrega o EB e a Marinha!!!

Fui... (ahhh sou ex-fabiano).

Cassio




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#3399 Mensagem por Luiz Bastos » Sex Fev 15, 2013 9:18 pm

Cássio.

Você está me saindo um Cássio serio :mrgreen:

Estamos debatendo sobre a possibilidade de defender a nação em caso de guerra. Pra treinar qualquer bola serve, mas me parece que em caso de real necessidade, a primeira a entrar em combate será a FAB, ou você acha que vão esperar o inimigo chegar na costa para a MB atuar e depois desembarcar em terra para o exercito mostrar seu valor? A critica é de que a coisa tá ruim mas está melhorando aos poucos. Uns menos e outros mais. Fui :mrgreen:




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1305
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 466 vezes

Re: FAB NEWS

#3400 Mensagem por Cassio » Sex Fev 15, 2013 9:44 pm

Mas a FAB tem as aeronaves AEW e o CINDACTA que irão nos avisar a tempo de sairmos correndo.... rsrsrs

Mas esqueçam... enquanto formos um país de boas relações com as nações limítrofes, enquanto não existirem ameaças externas (nações ameçando nos invadir) e enquanto nossa projeção de liderança internacional se limitar a algumas nações pobres da África, não teremos as Forças Armadas que o povo daqui sonha.

Nossa realidade é outra.... nossas forças armadas têm e terão mais o caráter de polícia de fronteiras do que de força de defesa. E isso não é por acaso... quais são as principais ameaças que temos hoje, e para o combate destas a sociedade faz cobranças: o narcotráfico, a entrada ilegal de armas e imigrantes, a saída ilegal de produtos (carros roubados, por exemplo), o contrabando, etc... Além da segurança de estádios e locais de concentração e competições olímpicas.

Nestas tarefas uma força de dezenas de caças de última geração, de blindados ultra-modernos, e de fragatas furtivas no "estado da arte" são um desperdício de dinheiro (calma gente...). É assim que a sociedade vê, e é assim que o GF (reflexo da sociedade, vê).

Não somos um país que na história recente teve qualquer grande conflito envolvendo seu território... não temos simplesmente cultura de defesa, temos cultura de polícia (e olhe lá). Aqui a máxima que diz que se uma nação quer a paz ela deve se preparar para a guerra não funciona.

Muito se fala, pouco se faz. Porque como disse, simplesmente defesa não é uma prioridade, apesar de se falar o contrário.

É isso o que acho... ficar discutindo FX1, 2, 3 mil... Sub nuclear, e outras coisinhas para mim é pura perda de tempo. Acho que é mais factível discutirmos a vinda do Messi para o Timão!!! rsrsrs
Um dia essas coisas saem, e o que vier é lucro!!!

Sds,
Cassio




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: FAB NEWS

#3401 Mensagem por BrasilPotência » Sex Fev 15, 2013 10:46 pm

Não só espero que essas compras saiam logo Cassio, como espero que os projetos que estão andando continuem e que não existam atrasos ( meio difícil ), mas como bom Corinthiano que sou, prefiro ganhar do Messi num mundial da FIFA do que vê-lo no Coringão, :mrgreen: São minhas três paixões: Mulher, Timão e as FA's Brasileiras, ainda que a minha terceira paixão, nunca teve a atenção que merece do governo, um abraço. :lol:




Brava Gente, Brasileira!!!
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: FAB NEWS

#3402 Mensagem por sapao » Sáb Fev 16, 2013 1:48 am

Luiz Bastos escreveu:Grande batráquio.

Como falei anteriormente eu torço de coração para estar errado, mas infelizmente a gente só vai saber na hora que o bicho pegar. Não tenho nada contra ninguém da força, nem fora dela, mas o que transparece para nós de fora é que tem muita politica e pouco resultado. Quem conhece o Jiji sabe do que falo.
As coisas andam muito devagar na FAB. Eu sei que ela não está sozinha, que existem muitos fatores contra, mas basta o setor espacial para percebermos a lentidão. Estava lendo uma matéria sobre a revolução iraniana e quase caí no chão ao saber que os barbudos do deserto começaram a se mexer há 20 anos atras e já se preparam para um lançamento com astronautas em um aparelho 100% iraniano. Nosso programa espacial tem mais de 60 anos e não conseguimos sequer lançar um VLS sem ajuda, isso sem contar as pernadas que levamos dos amigos de sempre e irmãos camaradas e voltamos sempre com o rabinho entre as pernas esperando algum afago.
Ha alguns anos eu fazia a mesma critica à Marinha por não saber projetar um barco de 10 t, mas de alguns anos pra cá a coisa mudou inegavelmente com o Pró sub e outros projetos. Soube até que um graduado pisou no pescoço de um americano da Eaia para ele não ver as centrifugas da MB. Bem. Me parece que o graduado segurou o pião na unha.
Aquele vídeo do Brigadeiro Venancio(acho) já tem mais de 10 anos e ao que tudo indica as coisas ainda não mudaram por aqui, haja vista a força que se faz para o Super Hornet emplacar.
Mas como sempre eu devo estar errado nas minhas percepções ao ver um coronel na televisão dizer que "caça era tudo a mesma coisa". O importante era o míssil BVR que o Brasil recentemente comprou de Israel. A tentativa de empurrar o Kfir para nós também foi inesquecível e me fez pensar na época:Será que tá rolando alguma coisa?.
Tente ver as nações que podem mais que nós com equipamentos de ultima geração e a gente com aviões dos anos 70/80, modernizados sim, mas que chegam a soltar as peças em voo como já ocorreu diversas vezes.
Os pilotos são heróis de voarem sem recursos? Claro que sim, mas estes são jovens e na empolgação arriscam tudo. Para o nosso cenário (latino), tirando o Chile e a Venezuela(Deus nos livre enfrentar), dá pra aguentar e enviar uma resposta adequada, mas até quando?
Para finalizar digo apenas que minha critica não se estende a toda a FAB, mas as cabeças atrasada que pulula por lá e que não a deixam dar um passo maior e mais rápido, tao necessários nos dias de hoje. Aí você vai falar da Embraer e suas modernizações...do KC-390, etc mas nada disso importa. A verdade verdadeira é que em termos de caça estamos desarmados e mal pagos, muito embora nossos pilotos consigam tirar leite de pedra em seus museus voadores. Fui :mrgreen:
Luiz,
concordo com você e não estou aqui para brigar, só realmente não concordei com a parte do patriotismo mas já vi que entendi tudo errado: você estava citando individuos e não a força!

Sobre os problemas do programa espacial brasileiro, concordo que existem varios problemas; e muitos deles FORA da FAB. Mas não vou entrar nessa seara porque não é a minha, acho que tem gente com mais gabarito aqui como o Leandro G. Card que pode explicar ( e já explicou algumas vezes) o assunto muito melhor do que eu.

Sobre os caças, não depende mais dela há muito tempo. E quem está dizendo isso não sou eu, é o Ministro da Defesa.




Editado pela última vez por sapao em Seg Fev 18, 2013 11:26 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: FAB NEWS

#3403 Mensagem por rodrigo » Seg Fev 18, 2013 1:55 pm

Às vezes, para os entusiastas como a maioria aqui, as notícias causam uma sobrecarga de decepção. Mas não podemos esquecer nunca que, dentro das Forças Armadas temos pessoas que vivem uma vida restrita, dentro de padrões de hierarquia e disciplina inconcebíveis para a maioria dos civis, com mudanças profissionais e geográficas muito difíceis, e tudo isso por causa de uma vocação, porque nunca foi pelo salário. Prova disso é o reconhecimento da sociedade brasileira, que apesar de anos de campanhas sistemáticas de tentativas de depreciar a imagem das Forças Armadas, ora como bandidos torturadores, ou vagabundos que passam o dia no quartel não fazendo nada, desde a redemocratização (kkk) que as Forças Armadas são as instituições mais admiradas e respeitadas em qualquer pesquisa de opinião. É um alento. Reconhecido no Brasil vale muito!




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#3404 Mensagem por wilsonjsjr » Seg Fev 18, 2013 10:03 pm

Nova novela da Globo também terá núcleo de militares. Agora da Fab.

http://redeglobo.globo.com/novelas/noti ... natal.html




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: FAB NEWS

#3405 Mensagem por talharim » Ter Fev 19, 2013 8:23 am

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO
E BÉLICO
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DO GALEÃO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No- 8/2012 - UASG 120049
Processo no- 67112001111201299 . Objeto: Serviços de Suporte Logístico
Conjunto de Engenharia e de Gerenciamento Conjunto para a
frota de aeronaves A-1 (AM-X) em serviço, pertencentes à Força
Aérea Brasileira.
Total de Itens Licitados: 00001 . Fundamento Legal:
Art. 25º, Caput da Lei no- 8.666 de 21/06/1993. Justificativa: Art. 25º,
Caput da Lei no- 8.666 de 21/06/1993. Declaração de Inexigibilidade
em 08/10/2012 . ANTONIO RICARDO PINHEIRO VIEIRA . Ordenador
de Despesas . Ratificação em 28/01/2013 . PAULO JOAO
CURY . Diretor da Dirmab . Valor Global: R$ 8.020.124,30 . CNPJ
CONTRATADA: 07.689.002/0001-89 EMBRAER S.A.

(SIDEC - 18/02/2013) 120049-00001-2013NE800219




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder