Não sei se é impressão minha, mas a aparência do avião está mais parruda. E infelizmente, a excelência dos projetistas da empresa eliminou a nescessidade de winglets, que deixam a aeronave mais elegante.JT8D escreveu:Mudaram a empenagem de novo.
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Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
henriquejr escreveu:EDS avança no Programa KC-390
EMBRAER KC-390 passa pelo teste definitivo de túnel de vento
http://www.youtube.com/watch?v=9j6sY4QsHOQ
http://www.youtube.com/watch?v=m-YXCC_9hEg
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Re: Sobre o KC-390
Caro Walter, salvo melhor juízo, me parece que os tais winglets poderão vir a ser adotados somente nos 390 civil, pois é o que tem sido mostrado em imagens recentes de desenhos dos mesmos na net. A questão alcance x economia parece-me ser um requisito bem mais relevante para a área civil do propriamente a militar. Contudo, não se pode descartar de todo alguma modificação futuramente.WalterGaudério escreveu:Não sei se é impressão minha, mas a aparência do avião está mais parruda. E infelizmente, a excelência dos projetistas da empresa eliminou a nescessidade de winglets, que deixam a aeronave mais elegante.JT8D escreveu:Mudaram a empenagem de novo.
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Re: Sobre o KC-390
Amigos,FCarvalho escreveu:Caro Walter, salvo melhor juízo, me parece que os tais winglets poderão vir a ser adotados somente nos 390 civil, pois é o que tem sido mostrado em imagens recentes de desenhos dos mesmos na net. A questão alcance x economia parece-me ser um requisito bem mais relevante para a área civil do propriamente a militar. Contudo, não se pode descartar de todo alguma modificação futuramente.WalterGaudério escreveu: Não sei se é impressão minha, mas a aparência do avião está mais parruda. E infelizmente, a excelência dos projetistas da empresa eliminou a nescessidade de winglets, que deixam a aeronave mais elegante.
abs.
Além das óbvias vantagens dos winglets por reduzirem o arrasto induzido (menos arrasto = menor consumo de combustível), estes também interferem no padrão da esteira de turbulência causada pelos vórtices de ponta de asa.
Isso talvez seja importante, tanto para a estabilização da mangueira/cesta de REVO, como para o controle da aeronave que vai fazer o REVO.
Além disso, o projeto e a instalação de winglets não é tão simples em termos de esforços estruturais na ponta da asa; e em termos de expectativa de "flutter".
Talvez o avião ainda possa evoluir bastante nessa configuração da ponta da asa.
Acho que os resultados dos ensaios que foram citados podem validar a solução que foi ensaiada ou, por outro lado, requerer modificações ou reprojeto.
Abraços,
Justin
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Re: Sobre o KC-390
Caros, FCarvalho & Justin Case, obrigado por suas intervenções.Justin Case escreveu:Amigos,FCarvalho escreveu: Caro Walter, salvo melhor juízo, me parece que os tais winglets poderão vir a ser adotados somente nos 390 civil, pois é o que tem sido mostrado em imagens recentes de desenhos dos mesmos na net. A questão alcance x economia parece-me ser um requisito bem mais relevante para a área civil do propriamente a militar. Contudo, não se pode descartar de todo alguma modificação futuramente.
abs.
Além das óbvias vantagens dos winglets por reduzirem o arrasto induzido (menos arrasto = menor consumo de combustível), estes também interferem no padrão da esteira de turbulência causada pelos vórtices de ponta de asa.
Isso talvez seja importante, tanto para a estabilização da mangueira/cesta de REVO, como para o controle da aeronave que vai fazer o REVO.
Além disso, o projeto e a instalação de winglets não é tão simples em termos de esforços estruturais na ponta da asa; e em termos de expectativa de "flutter".
Talvez o avião ainda possa evoluir bastante nessa configuração da ponta da asa.
Acho que os resultados dos ensaios que foram citados podem validar a solução que foi ensaiada ou, por outro lado, requerer modificações ou reprojeto.
Abraços,
Justin
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Re: Sobre o KC-390
Força Aérea dos EUA testa em túnel de vento o C-5M equipado com winglets Publicado em 20/11/2012 por Fernando Valduga
Um modelo em escala do C-5M Super Galaxy equipado com winglets foi testado pela Força Aérea dos EUA no Tennessee. (Foto: Rick Goodfriend / Lockheed Martin)
Um teste de aerodinâmica num modelo em escala do avião de transporte militar C-5M Super Galaxy equipado com winglets foi concluído no início de novembro, no túnel de vento transônico de 16 metros localizado no Arnold Engineering Development Complex, na Base Aérea de Arnold, no Tennessee.
O objetivo do teste foi validar a dinâmica de fluidos computacionais previstos no efeito de redução de arrasto no C-5M equipado com winglets. Dois diferentes conjuntos de winglets foram testados. Os testes, promovidos pelo Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA de Wright-Patterson, em Ohio, também mediu as cargas aerodinâmicas agindo sobre os winglets e investigou o impacto sobre a estabilidade e controle do aileron.
Os winglets, que se destacam cerca de dez metros de altura num real C-5, devem reduzir o consumo de combustível da aeronave em aproximadamente 166 litros por hora.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=57958#more-57958
Já que o assunto é winglets....
Um modelo em escala do C-5M Super Galaxy equipado com winglets foi testado pela Força Aérea dos EUA no Tennessee. (Foto: Rick Goodfriend / Lockheed Martin)
Um teste de aerodinâmica num modelo em escala do avião de transporte militar C-5M Super Galaxy equipado com winglets foi concluído no início de novembro, no túnel de vento transônico de 16 metros localizado no Arnold Engineering Development Complex, na Base Aérea de Arnold, no Tennessee.
O objetivo do teste foi validar a dinâmica de fluidos computacionais previstos no efeito de redução de arrasto no C-5M equipado com winglets. Dois diferentes conjuntos de winglets foram testados. Os testes, promovidos pelo Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA de Wright-Patterson, em Ohio, também mediu as cargas aerodinâmicas agindo sobre os winglets e investigou o impacto sobre a estabilidade e controle do aileron.
Os winglets, que se destacam cerca de dez metros de altura num real C-5, devem reduzir o consumo de combustível da aeronave em aproximadamente 166 litros por hora.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=57958#more-57958
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att, binfa
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UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: Sobre o KC-390
Bom, duas coisas a saber. Uma se alguém sabe de alguma novidade a despeito das IAE V2500E5 do KC-390, se já foi divulgada e/ou definida suas características técnicas e de desempenho, já que o protótipo da aeronave deve começar a ser construído ainda este ano; e dois, em relação a imagem acima, uma boa opção para os 390's civis poderá ser variantes das P&W Power Pure recentemente escolhidas pela Embraer para equipar as novas versões da família E-Jets. Salvo engano estes novos motores tem empuxo suficiente para equipar, também, aquela aeronave cargueira da Embraer. Isto claro se a IAE não chegar primeiro.
abs
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Re: Sobre o KC-390
Novidades...
Embraer Nailing Down KC-390 Configuration, Price
By Graham Warwick
Source: Aerospace Daily & Defense Report
February 01, 2013
Embraer plans to begin efforts to sell its KC-390 internationally after completion of the critical design review (CDR) now under way with its launch customer, the Brazilian air force, which is funding development of the twin-turbofan tanker/transport.
The CDR is to be completed by this quarter. “[By June] we will be ready to go to market with terms and conditions and a final configuration,” says Luiz Carlos Aguilar, CEO of Embraer Defense & Security.
Embraer forecasts a market for 700 aircraft over 10 years, worth more than $50 billion. “That is very conservative,” he says, noting there are more than 2,000 older airlifters, mainly Lockheed Martin C-130s and Russian Antonovs, that will need replacing within 10 years.
The forecast does not include “mature countries” such as the U.S. and U.K., Aguilar says, although he is “more optimistic” about selling into these markets following the April 2012 signing of a memorandum of understanding with Boeing to collaborate on the program.
“We will partner with them in some specific countries,” he says. “We are still discussing that, and will announce a commercial agreement in a few months.” Meanwhile, a “sharing process” is under way with Boeing engineers visiting Embraer, and vice versa.
Aguilar says the program is on schedule. First flight is planned for 2014 and service entry for 2016. In addition to the two prototypes, the Brazilian air force is to order 28 aircraft, while Argentina, Chile, Colombia, the Czech Republic and Portugal have signed letters of intent to acquire the aircraft.
Embraer’s defense division, meanwhile, delivered the first three of six A-29 Super Tucano light-attack/trainer aircraft for Angola on Jan. 31. Angola is the third African customer for the Super Tucano, and a fourth has been signed but not announced.
Aguilar also says the Brazilian manufacturer is in talks with Saab on an airborne early warning and control (AEW&C) aircraft based on the Embraer 190 large regional jet. The Swedish company supplies the Erieye radar used on Embraer’s EMB-145 AEW&C.
The Embraer 190 AEW&C would use a new radar developed by Saab and mounted above the fuselage in the same way that the Erieye’s phased-array antenna is carried above the fuselage of the EMB-145, Aguilar says.
Embraer Nailing Down KC-390 Configuration, Price
By Graham Warwick
Source: Aerospace Daily & Defense Report
February 01, 2013
Embraer plans to begin efforts to sell its KC-390 internationally after completion of the critical design review (CDR) now under way with its launch customer, the Brazilian air force, which is funding development of the twin-turbofan tanker/transport.
The CDR is to be completed by this quarter. “[By June] we will be ready to go to market with terms and conditions and a final configuration,” says Luiz Carlos Aguilar, CEO of Embraer Defense & Security.
Embraer forecasts a market for 700 aircraft over 10 years, worth more than $50 billion. “That is very conservative,” he says, noting there are more than 2,000 older airlifters, mainly Lockheed Martin C-130s and Russian Antonovs, that will need replacing within 10 years.
The forecast does not include “mature countries” such as the U.S. and U.K., Aguilar says, although he is “more optimistic” about selling into these markets following the April 2012 signing of a memorandum of understanding with Boeing to collaborate on the program.
“We will partner with them in some specific countries,” he says. “We are still discussing that, and will announce a commercial agreement in a few months.” Meanwhile, a “sharing process” is under way with Boeing engineers visiting Embraer, and vice versa.
Aguilar says the program is on schedule. First flight is planned for 2014 and service entry for 2016. In addition to the two prototypes, the Brazilian air force is to order 28 aircraft, while Argentina, Chile, Colombia, the Czech Republic and Portugal have signed letters of intent to acquire the aircraft.
Embraer’s defense division, meanwhile, delivered the first three of six A-29 Super Tucano light-attack/trainer aircraft for Angola on Jan. 31. Angola is the third African customer for the Super Tucano, and a fourth has been signed but not announced.
Aguilar also says the Brazilian manufacturer is in talks with Saab on an airborne early warning and control (AEW&C) aircraft based on the Embraer 190 large regional jet. The Swedish company supplies the Erieye radar used on Embraer’s EMB-145 AEW&C.
The Embraer 190 AEW&C would use a new radar developed by Saab and mounted above the fuselage in the same way that the Erieye’s phased-array antenna is carried above the fuselage of the EMB-145, Aguilar says.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Sobre o KC-390
Penguin escreveu:Novidades...
Embraer Nailing Down KC-390 Configuration, Price
By Graham Warwick
Source: Aerospace Daily & Defense Report
February 01, 2013
Embraer plans to begin efforts to sell its KC-390 internationally after completion of the critical design review (CDR) now under way with its launch customer, the Brazilian air force, which is funding development of the twin-turbofan tanker/transport.
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Aguilar also says the Brazilian manufacturer is in talks with Saab on an airborne early warning and control (AEW&C) aircraft based on the Embraer 190 large regional jet. The Swedish company supplies the Erieye radar used on Embraer’s EMB-145 AEW&C.
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Esta e uma noticia muito boa. Tenho defendido uma versão AEW&C dos EMB 190/195 já faz algum tempo.
Sds
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Re: Sobre o KC-390
Esta deverá ser uma evolução natural do sistema de AEW proposto pela empresa. Com a família E-Jets a proposta da empresa ganhar mais corpo e perspectivas para angariar o mercado nesta área.
Falta saber como e quando justificar um E-190/195 na FAB, porque sem isso, a probabilidade de exportações vai a quase zero.
Quem sabe um programa conjunto com os suecos?
abs.
Falta saber como e quando justificar um E-190/195 na FAB, porque sem isso, a probabilidade de exportações vai a quase zero.
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Re: Sobre o KC-390
FCarvalho escreveu:Esta deverá ser uma evolução natural do sistema de AEW proposto pela empresa. Com a família E-Jets a proposta da empresa ganhar mais corpo e perspectivas para angariar o mercado nesta área.
Falta saber como e quando justificar um E-190/195 na FAB, porque sem isso, a probabilidade de exportações vai a quase zero.
Quem sabe um programa conjunto com os suecos?
abs.
FCarvalho, a justificativa já existe e está sendo considerada. Chama-se plano de vigilância de fronteiras SISFROM e é a atual chamada para o EMB 190AEW. Os planos da FAB contemplam a aquisição de 6/7 aeronaves.
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Re: Sobre o KC-390
Ótimo saber disso Walter. Resta-me torcer por duas coisas. Uma, que o modelo escolhido seja o E-195, que considero mais capaz e com maiores possibilidades de crescimento nesta função; e dois, que após a compra destas aeronaves, a FAB possa usar os E-99/R-99 como moeda de troca no futuro para um segundo e/ou terceiro lote, a fim de podermos quem sabe chega, quem sabe, as 18 aeronaves que penso ser não o número ideal, mas o número real frente às nossas exigências operacionais.WalterGaudério escreveu:FCarvalho, a justificativa já existe e está sendo considerada. Chama-se plano de vigilância de fronteiras SISFROM e é a atual chamada para o EMB 190AEW. Os planos da FAB contemplam a aquisição de 6/7 aeronaves.FCarvalho escreveu:Esta deverá ser uma evolução natural do sistema de AEW proposto pela empresa. Com a família E-Jets a proposta da empresa ganhar mais corpo e perspectivas para angariar o mercado nesta área.
Falta saber como e quando justificar um E-190/195 na FAB, porque sem isso, a probabilidade de exportações vai a quase zero.
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Que bons ventos os tragam.
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