TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68731 Mensagem por Bourne » Sex Fev 01, 2013 11:14 pm

Liga não. Pela velocidade de decisão do FX é capaz de pegarem os primeiros MLU do substituto do Super Hornet. :mrgreen:

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#68732 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 02, 2013 8:09 am

O FX-2 está morto e nem sequer tiveram a decência de enterrar o corpo. Não foi decidido e nem o será.

A FAB vai de Mirage-2000 e F-5M na copa, nas olimpíadas e no que vier depois disso.

Então, quando lá por 2025, tivemos que simplesmente groundear toda a frota, por simples exaustão das células, o(a) presidente da época irá a TV e de forma comovida irá anunciar, ainda que muito a contra-gosto, ressaltará, que irremediavelmente terá de "gastar" o erário público com aeronaves de caça para "proteger a vida dos homens e mulheres que defendem o céus do Brasil!".

E quando ninguém estiver olhando...

abs.

Carpe Diem
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#68733 Mensagem por saullo » Sáb Fev 02, 2013 10:18 am

Pra chutar o pau da barraca:

Está difícil aguentar esses discursinhos do ministro da defesa, de que os caças virão.
Um AHÃ... bem grande pra ele.

Acho que não teremos caças novos.
Projetar um nacional para justificar emprego para receber verba do governo leva de 15 anos pra mais até estar pronto.
Os F-5M não aguentam muito mais, por mais que se diga.
Então, que a Embraer se associe com alguém para esse caça para 2025 ou 2030 e até lá, compra-se, por exemplo, F/A-18 A/B/C/D usados de Austrália, Canadá, Espanha e EUA, faz-se uma modernização na Embraer, para justificar emprego de mão-de-obra nacional e as respectivas verbas e teremos uma força interessante até o tal novo caça chegar.
Escolhi o F/A-18 por ser bimotor, ao invés de F-16.
Melhor do que estamos hoje fica.

Abraços

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#68734 Mensagem por sapao » Sáb Fev 02, 2013 10:33 am

kekosam escreveu:Mas os M-2000 não baixam este ano?
Não, ficam até o fim de 2014. A conta para isso acho que já explicaram aqui no DB...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

#68735 Mensagem por sapao » Sáb Fev 02, 2013 10:36 am

BrasilPotência escreveu:Concordo Italo, o governo deveria cancelar esse FX-2, abrir uma nova concorrência, mas já com um cronograma para a data da compra certo, isso estimularia melhores propostas, e outra, deveria aumentar esse lote inicial de 36 para 50 caças, assim teríamos preços melhores, e poderia aos poucos chegar ao número de 120 caças, comprando sempre em lotes de 20 em 20. Caças que deveriam estar na licitação, F-15SE e F-18 SH, Su-35BM, MIG-35, Rafale, Gripen NG e Typhoon.
Concorrência?
Seria impossivel termina-la antes do periodo eleitoral do ano que vem, e ai não precisa explicar mais nada...

Mesmo um contrato, se não for assinado até o segundo semestre, acho não daria tempo.

sapao
Sênior
Sênior

#68736 Mensagem por sapao » Sáb Fev 02, 2013 10:39 am

saullo escreveu:Pra chutar o pau da barraca:

Está difícil aguentar esses discursinhos do ministro da defesa, de que os caças virão.

Projetar um nacional para justificar emprego para receber verba do governo leva de 15 anos pra mais até estar pronto.
Ou]Os F-5M não aguentam muito mais, por mais que se diga.[/u]
Então, que a Embraer se associe com alguém para esse caça para 2025 ou 2030 e até lá, compra-se, por exemplo, F/A-18 A/B/C/D usados de Austrália, Canadá, Espanha e EUA, faz-se uma modernização na Embraer, para justificar emprego de mão-de-obra nacional e as respectivas verbas e teremos uma força interessante até o tal novo caça chegar.

Abraços
Saullo, se puder guarda a data: F-5M voando ATÉ 2025, no mínimo.
Daqui a 12 anos pode me cobrar... :wink:

NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#68737 Mensagem por NovaTO » Sáb Fev 02, 2013 2:16 pm

sapao escreveu:

Abraços
Realmente, se os F-5EM vão voar até 2025 pra que pressa? E até os M-2000 vão continuar. [004]

[]'s

FCarvalho
Sênior
Sênior

#68738 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 02, 2013 3:09 pm

Enfim, torçam :twisted: para um 11/09 tupiniquim, durante a copa/olimpíadas, porque sem isso o governo jamais vai conseguir encontrar a desculpa perfeita para terminar de vez com essa vergonha chamada FX. A não ser que os M-2000 e F-5 simplesmente comecem a cair do céu....

abs.

Carpe Diem
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#68739 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 02, 2013 4:26 pm

Começar? Eles já soltam peças por aí. Não se preocupem. Logo teremos F16 e Hornets usados no mercado para substituir os F5 e A1, bem como Rafale e Typhoon para substituir os 12 Mirage2000. Tudo certo até 2050.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#68740 Mensagem por saullo » Sáb Fev 02, 2013 4:54 pm

sapao escreveu:

Abraços
Nem brinca, fala que não é sério, não me deixe mais pra baixo que já estou nesse assunto...

Abraços

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#68741 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Fev 02, 2013 8:27 pm

FCarvalho escreveu:Enfim, torçam :twisted: para um 11/09 tupiniquim, durante a copa/olimpíadas, porque sem isso o governo jamais vai conseguir encontrar a desculpa perfeita para terminar de vez com essa vergonha chamada FX. A não ser que os M-2000 e F-5 simplesmente comecem a cair do céu....

abs.

Prefiro ficar sem os caças...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#68742 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 02, 2013 8:55 pm

Já estamos sem caças luis, há anos. Isso é o de menos. Falta o resto agora. Sério. Não esperemos inocentemente que as coisas venham acontecer com o indubitável respeito da parte de quem vê a pacificidade do Brasil como a maior oportunidade de gerar noticia e fazer propaganda desde aquela data. Estamos contribuindo para isso e nem sequer nos damos conta. Ou ao menos pomos a mão na consciência para pensar nisso.
Só quem acredita nessa coisa de berço esplendido, mar azul e céu profundo, coisa e tal, é a alienação nacional. Outros não pensam assim. Na verdade podem perceber nisso, um fator gerador de oportunidade. Azar o nosso, que continuamos deitados eternamente, achando que nós somos os novos mocinhos da história.

abs

Carpe Diem
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

#68743 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Fev 02, 2013 9:01 pm

Mais lento que o FX, só a Ferrovia Norte Sul que completou 25 anos de obras, que nunca acabam. Vergonha BraZil. :oops:

Brava Gente, Brasileira!!!
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#68744 Mensagem por Luís Henrique » Dom Fev 03, 2013 12:05 am

FCarvalho escreveu:Já estamos sem caças luis, há anos. Isso é o de menos. Falta o resto agora. Sério. Não esperemos inocentemente que as coisas venham acontecer com o indubitável respeito da parte de quem vê a pacificidade do Brasil como a maior oportunidade de gerar noticia e fazer propaganda desde aquela data. Estamos contribuindo para isso e nem sequer nos damos conta. Ou ao menos pomos a mão na consciência para pensar nisso.
Só quem acredita nessa coisa de berço esplendido, mar azul e céu profundo, coisa e tal, é a alienação nacional. Outros não pensam assim. Na verdade podem perceber nisso, um fator gerador de oportunidade. Azar o nosso, que continuamos deitados eternamente, achando que nós somos os novos mocinhos da história.

abs
Eu também estou impaciente. Acompanha o tema há muitos anos.
Mas, apesar de estarmos atrás das potências militares atuais, eu vejo uma melhora considerável para os próximos anos.

Parece que foi aceito a idéia de aumentarmos o investimento em defesa dos atuais 1,5% do PIB para 2,0%.

A Inglaterra investe 2,6% e a França investe 2,3%.
Peguei a previsão do FMI sobre o PIB do Brasil e de algumas potências econômicas, a previsão vai até 2017. Apliquei a mesma proporção (muitos sabem que eu gosto de brincar com números), cheguei a conclusão que em 10 anos, ou seja, em 2022, enquanto que França e Inglaterra estarão com PIB pouco acima de U$ 3 tri, o Brasil estará com o PIB equivalente à Alemanha, pouco acima de U$ 4 tri.

Claro que são previsões muito simplistas, e até sem base sólida. O que eu quero dizer é que o Brasil em pouco tempo terá um orçamento de defesa SUPERIOR ao orçamento de países como França, Inglaterra, Alemanha e Japão.

Temos que aproveitar estes 10 anos para desenvolvermos uma indústria autônoma e eficiente.
Nossos políticos deveriam trabalhar com o pensamento que daqui há 10 anos, enfrentaremos um embargo semelhante ao que ocorre com o Irã hoje.
Então o mais importante, para mim, não são as aquisições pontuais, mas as reformas que perdurarão.
Eu ainda torço para cancelarem este FX2 de uma vez e partirem para um caça nacional. Até ficar pronto adquirimos um tampão......

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#68745 Mensagem por cassiosemasas » Dom Fev 03, 2013 12:48 am

Luís Henrique escreveu:
FCarvalho escreveu:Já estamos sem caças luis, há anos. Isso é o de menos. Falta o resto agora. Sério. Não esperemos inocentemente que as coisas venham acontecer com o indubitável respeito da parte de quem vê a pacificidade do Brasil como a maior oportunidade de gerar noticia e fazer propaganda desde aquela data. Estamos contribuindo para isso e nem sequer nos damos conta. Ou ao menos pomos a mão na consciência para pensar nisso.

abs
Eu também estou impaciente. Acompanha o tema há muitos anos.
Mas, apesar de estarmos atrás das potências militares atuais, eu vejo uma melhora considerável para os próximos anos.

Parece que foi aceito a idéia de aumentarmos o investimento em defesa dos atuais 1,5% do PIB para 2,0%.

A Inglaterra investe 2,6% e a França investe 2,3%.
Peguei a previsão do FMI sobre o PIB do Brasil e de algumas potências econômicas, a previsão vai até 2017. Apliquei a mesma proporção (muitos sabem que eu gosto de brincar com números), cheguei a conclusão que em 10 anos, ou seja, em 2022, enquanto que França e Inglaterra estarão com PIB pouco acima de U$ 3 tri, o Brasil estará com o PIB equivalente à Alemanha, pouco acima de U$ 4 tri.

Claro que são previsões muito simplistas, e até sem base sólida. O que eu quero dizer é que o Brasil em pouco tempo terá um orçamento de defesa SUPERIOR ao orçamento de países como França, Inglaterra, Alemanha e Japão.

Temos que aproveitar estes 10 anos para desenvolvermos uma indústria autônoma e eficiente.
Nossos políticos deveriam trabalhar com o pensamento que daqui há 10 anos, enfrentaremos um embargo semelhante ao que ocorre com o Irã hoje.
Então o mais importante, para mim, não são as aquisições pontuais, mas as reformas que perdurarão.
Eu ainda torço para cancelarem este FX2 de uma vez e partirem para um caça nacional. Até ficar pronto adquirimos um tampão......
sempre fui a favor dessa ideia, ainda mais depois que o FX2 tomou o rumo que tomou...mas sempre tem gente achando que nós não conseguimos fazer nem avião de papel que voe... ai fica difícil!!!

...
Responder