NOTÍCIAS POLÍTICAS

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4426 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jan 28, 2013 2:14 pm

Agora, me ajudem com uma duvida.

Estamos com nossos reservatórios secos, com risco de racionamento no futuro próximo, mas todos nós sabemos que 50% ou até mais do consumo elétrico nas residências é por conta do chuveiro elétrico, não seria plausivel o GF lançar uma campanha estimulando a instalação de aquecedores solares??? Garanto que isso seria, se não o bastante, mas um fator importante na recuperação dos niveis dos reservatórios.

Será que eu, mero mortal, tenho esse pensamento, mas os semi-deuses do GF não pensam assim??

Abs
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4427 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 28, 2013 2:43 pm

não seria plausivel o GF lançar uma campanha estimulando a instalação de aquecedores solares???
Se as empresas de aquecimento solar criassem um poderoso lobby, prometendo grandes recursos para campanhas no ano que vem, essa troca do chuveiro elétrico pelo aquecimento solar seria OBRIGATÓRIA. Mas somente pela felicidade, futuro e preservação do Brasil, essa decisão não viria nunca!
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4428 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 28, 2013 2:46 pm

Sávio Ricardo escreveu:mas todos nós sabemos que 50% ou até mais do consumo elétrico nas residências é por conta do chuveiro elétrico,
Não sei se esse é o caso...

Para as pessoas que moram em apartamentos muitos prédios tem aquecimento solar e/ou gás.
Sávio Ricardo escreveu:não seria plausivel o GF lançar uma campanha estimulando a instalação de aquecedores solares???
Já tive aquecedor solar e é um pé no saco, em alguns casos ele até é viável mas de uma forma geral não recomendo a ninguém e acho que uma campanha nacional por isso só resultaria em brasileiros furiosos com o sistema e mais, em uma "democracia" não acho que nenhum político arriscaria votos em uma campanha dessas.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4429 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jan 28, 2013 2:53 pm

rodrigo escreveu:
não seria plausivel o GF lançar uma campanha estimulando a instalação de aquecedores solares???
Se as empresas de aquecimento solar criassem um poderoso lobby, prometendo grandes recursos para campanhas no ano que vem, essa troca do chuveiro elétrico pelo aquecimento solar seria OBRIGATÓRIA. Mas somente pela felicidade, futuro e preservação do Brasil, essa decisão não viria nunca!
É ai que tá ! ! ! ! :roll: :roll: :roll:
Imagem
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4430 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Jan 28, 2013 4:23 pm

Marechal-do-ar escreveu:Incorretamente assumi que você seria capaz de concluir que é um absurdo a energia chegar a nossas casas 4 vezes mais cara do que saiu da usina
Esse é o mal da presunção...você também pode estar errado... :wink: releia oque eu escrevi, e não foi em grego...onde comentavamos sobre o impacto do efeito redutor das tarifas de energia no Brasil de uma maneira geral, eu argui sobre este ser significativo, e você muito "pouco", eu pedi a dimensão de seu "pouco" por contraposição e você mostrou uma tabela de preços....depois enfiou vários outras coisas na conversa...eu só dei corda pra você se enrolar...agora você vem com o assunto de tarifas mais alta...que também concordo...porém...foge ao escopo inicial do debate...enfim...podemos ficar num loop aqui o dia inteiro.
Marechal-do-ar escreveu:E toda a economia nesse efeito cascata saiu do lucro das controladoras.
Alguém tinha que perder...e dessa vez não foi o povo brasileiro.
Marechal-do-ar escreveu:Por mim ótimo, vou gastar um pouco menos.

O que estou dizendo é que o efeito para o país não vai mudar tanto assim, o dinheiro apenas foi para a mão de outras pessoas, fisicamente não mudou nada, é diferente de, como citei antes, uma redução suficiente para viabilizar mais indústrias, poderíamos, por exemplo, sair de uma produção quase inexistente de alumínio para sermos o 3º maior exportardor exportando R$20 bilhões em alumínio todos os anos, gerando mais empregos, melhores salários e um real crescimento no PIB, com alumínio mais barato aqui outras indústrias como automóveis e eletrodomésticos também produziriam mais barato, uma economia para os consumidores finais que pode superar em muito a queda no lucro das controladoras.

Entendeu a diferença entre "redução na conta de luz" e "viabilizar novas indústrias"?
Entendo a diferença muito bem, o problema é que você está misturando as coisas, você agora começou um novo debate sobre COMPETITIVIDADE ou VANTAGENS COMPARATIVAS....a Energia é um dos insumos a ser considerados, aliais, bem considerado, mas não o único pelo investidor, que é quem vai por a mão na massa...há outros como: custo e qualificação da mão-de-obra, carga tributária, infraestrutura, matéria-prima, mercado interno e externo, enfim....outro elementos que também pesarão na balança sobre iniciar ou não um ivestimento. Não adianta você ter uma industria tranformadora de alumínio que produz com energia barata se outros componente deixam o preço de sua produção pouco competitivo.
Marechal-do-ar escreveu:E por, eu disse que a redução foi insuficiente porque em um país com algumas das fontes geradoras de energia mais baratas do mundo o esperado era que a indústria que dependesse do preço da energia tivesse uma forte participação aqui, mas isso hoje não é verdade.
Concordo
Marechal-do-ar escreveu:Há muitas formas ilegais de aprovar uma lei, e muito mais formas imorais ou anti-éticas.

O termo criminoso se aplica no sentido literal no primeiro caso e no sentido figurativo no segundo.
A mente criminosa é um poço sem fim..porém só posso afirmar sobre oque eu conheço....do contrário, serei leviano..
Marechal-do-ar escreveu:A Wikipedia está desatualizada, ou vai ver o probelma e a definição de "apagão" de quem escreveu o artigo, uma rápida pesquisa no google cita mais do 9 nesses 7 anos: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/12 ... 2012.shtml

Não era bem o assunto mas olha a situação das interrupções menores.

Quanto ao período FHC eu lembro de ao menos um apagão em nivel nacional mas tenho quase certeza que houveram mais, mas não tanto quanto o período atual.

Hoje a extensão dos cortes e frequência que eles ocorrem assusta.
Olha...dei uma lida na "notícia" e achei um monte de coisa, interrupção em cidades, bairros...como a propria "reportagem" diz, é responsabilidade das concessionárias locais(aqui no MS é a ENERSUL)....até isso os caras querem "contalibilizar" na "crise do apagão" da Dilma!!!...ainda mencionaram outros "apagões" mais sérios( é oque interessa) porém, ao contrário da wikipedia que fez sua parte, não mencionaram: Data, Local, tempo de interrupção e motivos da ocorrencia, só mencionaram quantidade de "carga" MW não transmitida....enfim, um assunto sério tradado como panfleto.
Não é minha intenção aqui dizer que não temos problemas no setor elétrico, longe disso, minha intenção é não transformar este tipo de assunto, que é muito interessante e atinge a todos, num discussão vaga e improdutiva do ponto de vista do acumulo de conhecimento e da inalienável busca da verdade.

Marechal-do-ar escreveu:Há um tempo atrás em um discussão aqui no forum sobre enchentes em São Paulo um forista disse que as enchentes eram culpa das chuvas... Ou o atual argumento do governador do Rio que diz que as chuvas o pegaram de surpresa... Um argumento parecido com o seu.
[Humor=Mode on]

:lol: ..é mesmo!!?

Deus esta entre nós... :mrgreen: ..e não gosta do sistema elétrico brasileiro!!
Brasil é o país em que mais caem raios no mundo, diz Inpe
http://noticias.r7.com/cidades/noticias ... 11221.html


-Como deixar um sistema elétrico imune raios?
-pow!!....vamos por para-raios em todas as torres, sub-estações, retransmissores, transformadores e quetales
-mas ja tem.
putz...vamos construir mais rede de transmissão, sub-estações, retransmissores, transformadores....
-mas quem vai pagar isso?
-não importa, vamos fazer....ai em vez de uma, a gente cobra sobre as duas rede de transmissão na tarifa.
Mais não vai ficar mais caro?
E interessa? vamos ficar mais seguros.
-mas e o problema de raios?
Se cair e desligar numa, a gente tem a outra?
mas e se cair na outra?
caraio...você não sabe fazer pergunta mais fácil?

[Humor=Mode off]

Marechal-do-ar escreveu:Não, não da para prever raios, chuvas, ventos, furacões, terremotos, etc, mas sabemos por dados históricos onde esses eventos costumam ocorrer e, onde for preciso obras de infra-estrutura nesses lugares, realizar as obras de forma a evitar que esses eventos naturais provoquem danos.
O ditado do "raio não cai duas vezes no mesmo lugar"...é solenemente ignorado pela natureza no Brasil.
Marechal-do-ar escreveu:Não vivemos mais em cavernas
Olha...se levarmos para o sentido figurado....não poria minha mão no fogo por alguns.... :lol:
Marechal-do-ar escreveu: não precisamos mais ficar a deriva da natureza.
O homem.... desde dos primôrdios vem tentando isso...luta injusta!!!...mas...concordo, temos que pelo menos minimizar.
Marechal-do-ar escreveu:Ser pego de surpresa todo ano é demais, não acha?
Ué..agora pouco você escreveu que:"....mas sabemos por dados históricos onde esses eventos costumam ocorrer..." onde está a surpresa?
Marechal-do-ar escreveu:Se alguém na ANEEL não faz sua parte o que se espera é o que o chefe dele de um jeito, o substituindo por exemplo, se o chefe dele não faz isso se espera que o chefe desse chefe faça com ele até chegar no presidente.
A ANEEL é uma agência REGULADORA, FISCALIZADORA e INDEPENDENTE tal como: ANAC, ANVISA, ANATEL e outras, seu presidente tem mandato fixo, e por lei, não pode ser substituido por "humor".
Marechal-do-ar escreveu:Se um problema acontece, ok, todo mundo erra, corrige-se o problema, se o problema volta a ocorrer e se repete todo ano (ou várias vezes por ano) ai não tem outro mtoivo a não ser incompetência.
Interessante seu conceito de "competência"...um "problema" acontece, ai "corrige-se" o mesmo, depois "volta acontecer"...ou seja, na verdade não houve correção!... depois quem "corrigiu", que na verdade não "corrigiu", "corrige de novo" o mesmo "problema" que se repete várias vezes...ai o sujeito é declarado incompetente!....afinal onde foi parar a correção? o que isso tem haver com competência?
Marechal-do-ar escreveu:Pelos dados que você postou:
Dia 9: Sudeste estão com 37% da capacidade, no Nordeste, 34%, e no Norte e Sul, 41%.
Dia 13: os níveis eram 29,8% para Sudeste/Centro-Oeste, e 29,3% para o Nordeste. 49% (Sul) e 42,04% (Norte).
Dia 17: Na região Sudeste/Centro-Oeste, os reservatórios atingiram 31,49% e, no Nordeste, 29,59%. os melhores níveis foram registrados nas regiões Sul (49,05%) e Norte (42,98%).

Se não me falha a memória o subsistema Sudeste/Centro-Oeste corresponde por 70% da capacidade.

E por fim, apesar da manchete a tragetória ta mais para queda do que alta, e isso que estamos na época das chuvas.

Há, que eu me lembre 30% é um nível baixo.
Então...você viu que em questão de DIA, o que é importante frisar e que representa 1/365 de um ano ciclico ...houve aumento médio nos reservatórios das citadas regiões de 0,000 alguma coisa %..outros dados interessantes que você não colocou
No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, os níveis mais altos foram encontrados nos reservatórios de Mascarenhas de Moraes (77,96%), Ilha Solteira/Três Irmãos (57,28%), Capivara (34,08%), Jurumirim (33,92%) e Emborcação (31,37%).

Na Região Sul, detêm os níveis mais elevados os reservatórios de Segredo (89,06%), Passo Real (81,48%), Passo Fundo (64,88%) e Salto Santiago (43,87%). No Norte e Centro-Oeste, Serra da Mesa apresenta o nível mais alto, com 39,08%, enquanto Tucuruí tem 29,49%. No Subsistema Nordeste, os reservatórios com níveis mais altos são Itaparica, com 41,63%, e Três Marias, com 37,62%. Marias, com 37,62%.


Viu...podemos ficar aqui jogando com números o tempo todo e perceberemos que sim...os níveis estão baixos, porém, um alarme faria sentido se não tivessemos alternativas, os quais já coloquei aqui pra todos verem, há forma de compensar um pouco essa período de "baixa temporada" das chuvas ....quem tem sua matriz energética baseada em hidroelétricas sempre estará sujeito ao humor da natureza...as vezes ela é generosa as vezes não....quer construir mais hidrelétricas apenas para compensar as inconstância da chuva? vai em frente...e banque o investimento e tudo envolvido....depois não reclame de termos grandes usinas subutilizadas no periodo bom de chuvas!!!...as usinas que estão ora em construção e as que virão, terão que ser pensadas nas demandas futuras e não somente na questão das chuvas inconstantes, não se paga uma usina apenas quando seu reservatorios não recebem volume suficiente, eles serão pagas, mesmo que não produzam nenhuma kw.
Marechal-do-ar escreveu:Antes tarde do nunca.
Amém
Marechal-do-ar escreveu:Essa discussão me toma um tempo considerável, tenho outras coisas para fazer, talvez se eu tiver um tempo procuro pelas obras que ficaram prontas.
No aguardo.
Marechal-do-ar escreveu:Não, só não concordo com a política extremamente frouxa com essas organizações.
Eu também
Marechal-do-ar escreveu:Como um dos atres disse, "Pra que mais energia? Para assistir novela?" Realmente, não precisamos desmatar a Amazônia por um motivo tão fútil quanto assistir novelas, vamos cortar a energia da rede Globo que assim alivia um pouco o sistema elétrico brasileiro.
A Globo é um cancer para o país.
Marechal-do-ar escreveu:Algum tempo depois do Lula anunciar o PAC quase todas as obras estavam atrasadas devido a falta de licneças ambientais.

Vamos ver, foi a presidência que fez o cronograma, foi a previdência que nomeou o ministro do meio ambiente.

Havia duas formas de cumprir o cronograma:
1) Fazendo um cronograma mais longo;
2) Nomeando um ministro mais comprometido.

O trabalho do ministro (ou dos funcionários do ministério) do meio ambiente não é dizer o que deve ou não ser feito, ele deve conceder a licença ambiental, se há alguma irregularidade então ele que diga (ou o presidente que pergunte ao seu subordinado) o que precisa ser feito para que a licença possa ser emitida.

Se em um projeto não se cumpre o cronograma por falta de licença ambiental, ok, talvez o ministro estava durmindo ou o cronograma foi mal feito, para o próximo projeto o que se espera é que, se o cronograma estava curto demais que seja prolongado, se o ministro era incompetente que seja substituído, mas que se cumpra o cronograma no próximo projeto, e não foi isso o que aconteceu, o Lula depois anunciou novos projetos e que atrasaram (boa parte por causa das tais licenças ambientais), depois a Dilma, e atrasou de novo, sempre os mesmo problemas, sempre as mesmas desculpas, há, não que o mesmo não ocorrese no tempo do FHC, mas não da para isentar o PT dessa inevitável conclusão: incompetência.
Algumas palavras pra resumir ...Estado Democrático de Direito, lei 8.666/93, Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública, Leio Ordinária, Lei Ambiental, Federal, Estadual, Municipal, Ato Administravo "Perfeito" e coisa menos importante para serem atendidas por um administrador público.
Marechal-do-ar escreveu:querem fazer é até mais rápido, nas forças terrestres tem um caso de uma licitação relâmpago (no caso que me pareceu irregular) que o Paulo Bastos trouxe a tona...
Qual...os Veículos Blindados para as Polícias do Rio?...não é forçar um pouco não? :lol:
Marechal-do-ar escreveu:O que você quer dizer é, o velho toma la da ca?
Neste, exclui-se o elemento de interesse público..eu escrevi que atendam a todos e não a alguns.
Marechal-do-ar escreveu:Não importa o quão bom o projeto seja sempre vai ter alguém contra, vai ter alguém que é contra (segundas intenções, hum...), exemplo, o Alckmin que está contra a Dilma apesar de São Paulo e ele como governador ser um dos mais beneficados pela redução no preço da energia.
Isso é oque chamamos de POLITICAGEM.
Marechal-do-ar escreveu:É o que eu deveria fazer se eu fosse o ministro de minas e energia ou sei la qual o nome do cargo que inventaram para dar emprego a alguém e colocaram na descrição essas coisa que você escreveu.

De cabeça e sem perder muito tempo fazendo um projeto energético para o Brasil posso dizer que precisa tocar logo Belo Monte, a coclusão de Angra 3, tem mais uma usina no Tocantins que não lembro o nome... E tem as linhas de transmissão de 1MV ligando o norte ao sul do país que precisam sair de uma vez.
Se candidate que eu voto em você!!...mas perceba que o que escreveste...esta justamente sendo feito!
Marechal-do-ar escreveu:Por exemplo...
Nível em janeiro de 2011: 40% Abril? Maio?
Nível em janeiro de 2012: 35% Abril? Maio?
Nível em janeiro de 2013: 30% Abril? Maio?

Isso significa que os níveis estão baixando, que a capacidade hídrica é insuficiente, durante o racionamento no período do FHC o que acunteceu foi exatamente isso, ano a ano, no mesmo mês os níveis dos reservatórios estavam mais baixos porque o país usava mais energia do que era possível extrair da água que passava pelas baragens construídas.
Vou dar um crédito a voce e esperar o resto do ano...vamos ver o que acontece.
Marechal-do-ar escreveu:Construindo duas linhas iguais em paralelo reduz a perda pela metade em relação a uma linha (igual as duas primeiras) só, a física ensinada no ensino média funciona nesses casos.
A sim...poderíamos construir mais linhas de transmissão paralelas baseadas na fisica secundarista e ver como e quanto fica a experiência.
Marechal-do-ar escreveu:Ah, claro que não sou a favor de gastar cobre a toa, mas é notório que o país está devendo nesse aspecto e, com recursos hídricos quase esgotados existe a justificativa extra de que uma transmissão mais eficiente é bem mais barato do que outras formas de energia.
Bom assunto para outro tópico.
Marechal-do-ar escreveu:ps: Não precisa se preocupar com ONGs ambientais nesse caso, linhas de transmissão mais eficientes foram uma das sugestões do Green Peace ao Brasil.
Pra você ver...Green Peace virou paradígma.
Marechal-do-ar escreveu:Ao reduzir em 16% a conta dos consumidores domésticos e em 28% a conta dos indústriais foi isso o que o governo fez, não?

Não acho errado, já expliquei acima a diferença entre "tirar dinheiro de um e dara para outro" e "viabilizar novos negócios", por mim o governo poderia ser mais agressivo na segunda parte.
O consumidores do Grupo A que são as Industrias, uma parte, faz leilão de compra de sua energia no mercado, em parte produz(e vende o excedente) sua própria energia, o resto morre na mão do sistema...de uma maneira geral, isso faz com que o custo de energia desse grupo seja inferior ao do B, residencial, comercial e o resto...é óbvio que o povo da industria está em polvorosa, porque, uma parte vai poder barganhar custo ainda menores de energia. Enfim...vamos ver no que vai dar.
de volta a Campo Grande - MS.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4431 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 29, 2013 12:03 pm

Gerson Victorio escreveu:agora você vem com o assunto de tarifas mais alta...que também concordo...porém...foge ao escopo inicial do debate...enfim...podemos ficar num loop aqui o dia inteiro.
Enfim, qual o escopo inicial do debate?
Gerson Victorio escreveu:Entendo a diferença muito bem, o problema é que você está misturando as coisas, você agora começou um novo debate sobre COMPETITIVIDADE ou VANTAGENS COMPARATIVAS....
Não... Não foi agora que comecei... Desde as primeiras discussões sobre preços de energia nesse forum eu digo que a energia no Brasil pode ser barata e deve ser barata o bastante para viabilizar as undústrias que dependem dela, inclusive quando um outro membro perguntou porque eu achava o aumento pouco citei isso.

E claro, mostrar que a energia chega as nossas casas 4 vezes mais cara que sai da usina é uma forma de mostrar que a energia podia sim ser muito mais barata.
Gerson Victorio escreveu:a Energia é um dos insumos a ser considerados, aliais, bem considerado, mas não o único pelo investidor, que é quem vai por a mão na massa...há outros como: custo e qualificação da mão-de-obra, carga tributária, infraestrutura, matéria-prima, mercado interno e externo, enfim....outro elementos que também pesarão na balança sobre iniciar ou não um ivestimento. Não adianta você ter uma industria tranformadora de alumínio que produz com energia barata se outros componente deixam o preço de sua produção pouco competitivo.
A energia é a principal "materia prima" do alumínio, claro, todo o resto também tem seu impacto no lucro, mas é o preço da energia que vai dizer se da ou não da, e todo o resto afeta basicamente todas as outras indústrias, se eles fossem um empecilho para a produção de alumínio também seriam para qualquer indústria no Brasil.

ps: Não estou dizendo que no Brasil a situação é perfeita, longe disso, precisaria diversas reformas como a reforma tributária além da qualificação de mão de obra, apesar de todos esses problemas algumas indústrias conseguem sobreviver por aqui, no caso da indústria do alumínio o que falta é energia barata.
Gerson Victorio escreveu:Olha...dei uma lida na "notícia" e achei um monte de coisa, interrupção em cidades, bairros...como a propria "reportagem" diz, é responsabilidade das concessionárias locais(aqui no MS é a ENERSUL)....até isso os caras querem "contalibilizar" na "crise do apagão" da Dilma!!!...ainda mencionaram outros "apagões" mais sérios( é oque interessa) porém, ao contrário da wikipedia que fez sua parte, não mencionaram: Data, Local, tempo de interrupção e motivos da ocorrencia, só mencionaram quantidade de "carga" MW não transmitida....enfim, um assunto sério tradado como panfleto.
A afirmação de que morreram 6 milhões de judeus na 2ª guerra só é válida se vier acompanhada de nome e endereço de cada um deles?

Linkei a notícia apenas para mostrar que houveram mais apagões do que os listados na wikipedia.

Como disse antes, o problema nessa crise é a frequência em que apagões em nível nacional ocorrem, a frequência aumentou muito, qual o motivo desse aumento? São Pedro resolveu sacanear a Dilma?
Gerson Victorio escreveu: -mas quem vai pagar isso?
Apagões tem um custo para o País, a conta é simples, se o custo dos apagões for maior que o custo para evitá-los, evite-os, claro, que o custo dos apagões para geradoras, transmissoras e distribuidoras é bem menor do que o custo para o País, ainda mais em uma época que não está sobrando energia, ai cabe ao executivo dar o "incentivo" necessário para que o assunto seja levado a sério.
Gerson Victorio escreveu: mas e se cair na outra?
Se ao invés de 4, 5 ou 6 apagões por ano tivéssemos um apagão a cada 4, 5 ou 6 anos ninguém se importaria, a frequência que está acontecendo é inaceitável.
Gerson Victorio escreveu:Ué..agora pouco você escreveu que:"....mas sabemos por dados históricos onde esses eventos costumam ocorrer..." onde está a surpresa?
Pergunta pro Eduardo Paes que todo diz que as chuvas o pegaram de surpresa.
Gerson Victorio escreveu:A ANEEL é uma agência REGULADORA, FISCALIZADORA e INDEPENDENTE tal como: ANAC, ANVISA, ANATEL e outras, seu presidente tem mandato fixo, e por lei, não pode ser substituido por "humor".
Pode ser substituído se fizer m***a, uma sequência de apagões acho que é o caso.

Por outro lado, vou dar um desconto pra ele, parece que a ANEEL não recebeu as verbas que deveria ter recebido, e sabe de quem é a culpa?
Gerson Victorio escreveu:Interessante seu conceito de "competência"...um "problema" acontece, ai "corrige-se" o mesmo, depois "volta acontecer"...ou seja, na verdade não houve correção!... depois quem "corrigiu", que na verdade não "corrigiu", "corrige de novo" o mesmo "problema" que se repete várias vezes...ai o sujeito é declarado incompetente!....afinal onde foi parar a correção? o que isso tem haver com competência?
Das duas uma:
1) A "correção" não serviu para nada e por isso não foi corrigido;
2) Não foi feito nada ou mesmo planejado e não executado.

Sim, se o problema voltou a ocorrer é porque ninguém corrigiu, ESSE é o problema.

Agora, por que não é corrigido?
a) Incompetência;
b) Preguiça;
c) Desonestidade.
Gerson Victorio escreveu:Então...você viu que em questão de DIA, o que é importante frisar e que representa 1/365 de um ano ciclico ...houve aumento médio nos reservatórios das citadas regiões de 0,000 alguma coisa %..outros dados interessantes que você não colocou
Do dia 9 ao dia 17 houve redução no nível, em especial no Sudeste/Centro-Oeste que contém 70% da reserva, isso na época das chuvas.
Gerson Victorio escreveu:No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, os níveis mais altos foram encontrados nos reservatórios de Mascarenhas de Moraes (77,96%), Ilha Solteira/Três Irmãos (57,28%), Capivara (34,08%), Jurumirim (33,92%) e Emborcação (31,37%).

Na Região Sul, detêm os níveis mais elevados os reservatórios de Segredo (89,06%), Passo Real (81,48%), Passo Fundo (64,88%) e Salto Santiago (43,87%). No Norte e Centro-Oeste, Serra da Mesa apresenta o nível mais alto, com 39,08%, enquanto Tucuruí tem 29,49%. No Subsistema Nordeste, os reservatórios com níveis mais altos são Itaparica, com 41,63%, e Três Marias, com 37,62%. Marias, com 37,62%.
Esses dados estão incluídos nas médias citadas, pra que escolher represas individuais? O reporter preeriu pegar os níveis mais altos, mas ele também poderia pegar os níveis mais baixos, não?
Gerson Victorio escreveu: Viu...podemos ficar aqui jogando com números o tempo todo e perceberemos que sim...os níveis estão baixos, porém, um alarme faria sentido se não tivessemos alternativas, os quais já coloquei aqui pra todos verem, há forma de compensar um pouco essa período de "baixa temporada" das chuvas ....quem tem sua matriz energética baseada em hidroelétricas sempre estará sujeito ao humor da natureza...as vezes ela é generosa as vezes não....quer construir mais hidrelétricas apenas para compensar as inconstância da chuva? vai em frente...e banque o investimento e tudo envolvido....depois não reclame de termos grandes usinas subutilizadas no periodo bom de chuvas!!!...as usinas que estão ora em construção e as que virão, terão que ser pensadas nas demandas futuras e não somente na questão das chuvas inconstantes, não se paga uma usina apenas quando seu reservatorios não recebem volume suficiente, eles serão pagas, mesmo que não produzam nenhuma kw.
Hidroeletrecidade é tão barata que um pouco de excesso não faria mal, os reservatórios existem para não dependermos tanto do humor das chuvas, mas se tirarmos mais água deles do que a natureza é capaz de repor... Uma hora acaba, por hora ainda temos uma solução paliativa, construir usinas em rios ainda não explorados.
Gerson Victorio escreveu:Algumas palavras pra resumir ...Estado Democrático de Direito, lei 8.666/93, Princípios Constitucionais que regem a Administração Pública, Leio Ordinária, Lei Ambiental, Federal, Estadual, Municipal, Ato Administravo "Perfeito" e coisa menos importante para serem atendidas por um administrador público.
Então está tudo bem se cronogramas não forem cumpridos?
Gerson Victorio escreveu:Qual...os Veículos Blindados para as Polícias do Rio?...não é forçar um pouco não? :lol:
É o exemplo de licitação relâmpago, se bem que no caso do sistema elétrico brasileiro é melhor citar como exemplo um outro tópico nas forças aéreas, o FX.
Gerson Victorio escreveu:esta justamente sendo feito!
Soube que retomaram as obras em Angra 3, mas é um caso particular em retomar as obras não é garantia de nada, essa construção já foi paralisada e retomada agumas vezes, a alguns anos atrás quando vi o projeto com mais detalhes (e estava paralisado) já tinham gasto 3 vezes mais com a manutenção dos equipamentos do que o custo estimado da usina em si, não faço idéia em quanto já está a conta hoje.

E não critique meu pessimo, a verdade é que o único motivo que eu tenho para acreditar que não vão paralizar as obras DESSA VEZ é a vontade de que a usina entre logo em operação.
Gerson Victorio escreveu:Vou dar um crédito a voce e esperar o resto do ano...vamos ver o que acontece.
Por que precisa o ano todo? São Pedro também não cumpre prazos?
Gerson Victorio escreveu:A sim...poderíamos construir mais linhas de transmissão paralelas baseadas na fisica secundarista e ver como e quanto fica a experiência.
A lei de Ohm ainda não está obsoleta...

E de qualquer jeito, foi apenas um exemplo de que é possível aumentar a eficiência de uma linha de transmissão.
Gerson Victorio escreveu:Pra você ver...Green Peace virou paradígma.
E ONGs pseudo-ambientalistas viraram um motivo aceitável para atrasar projetos...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4432 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Jan 29, 2013 5:36 pm

Marechal-do-ar escreveu:Enfim, qual o escopo inicial do debate?
Além de confuso...também és esquecido?...daqui a pouco vou ter que desenhar...

26 de janeiro de 2013

12:25 pm
Gerson Victorio em escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:5) Falando sério... A questão é tão óbvia que chega a ser criminoso o fato dos dois partidos envolvidos terem empurrado com a bariga e feito tão pouco por tanto tempo...
Bom...cada um tem sua opnião, não acho que foi pouco, muito pelo contrário, depois de ter ciência do vídeo visto aqui, e de ver um representante de uma das maiores oligarquias do país escancarar como um sistema(elétrico) essêncial a vida da nação sempre esteve a mercê do controle efetivo e do interesse do povo brasileiro, servindo apenas a si mesmo e a grupos econômicos-financeiro, com processo de concessão viciados, em que governos foram obrigados a cumprir tais contratos em nome da legalidade e segurança jurídica, se o governo federal de alguma forma, está dando um basta a esse processo viciado, que só pode mudar por via legal, teriamos que achar ruim?
1:32 pm
Marechal-do-ar escreveu:
Gerson Victorio em escreveu:Bom...cada um tem sua opnião, não acho que foi pouco, muito pelo contrário,
Vai ver é você que se contenta com pouco :lol:
2:28 pm
Gerson Victorio em escreveu:Se você puder quantificar(dados,gráficos etc) o quanto é esse "pouco"...só pra não ficar meio vago.. :wink: ...eu agradeceria.
4:10 pm
Marechal-do-ar escreveu: "Essa é uma das piores coisas nesse país, não importa o quanto um assunto seja óbvio, não importa o quanto seja evidente, sempre tem alguém que exige a prova de que 2+2=4, se bobear nos esforçamos mais em provar que aqueles problemas que todos sabem que existes realmente existem do que em efetivamente resolvendo esses problemas.(bobagens e delírios a parte...)
Resposta:
Voltando a questão da energia, nós temos um comércio de energia mais ou menos assim:
Preço do kWh na hidroelétrica: R$0,08
Preço do kWh para o consumidor: R$0,32
Preço do kWh com os 16% de baixa: R$0,27
Preço do kWh para a indústria: R$0,26
Preço do kWh com os 28% de baixa: R$0,19

Faltou alguma coisa?

Ah sim, dados da Aneel
27 de janeiro de 2013

4:49 pm
Gerson Victorio em escreveu:Normalmente isso acontece com quem tem visão estreita....eu pedi o quanto seria esse "pouco" que você alega ser a redução do preço da energia e me apresentas apenas uma tabela de preço da redução do kilowatt... :lol:

Pra começar:
Redução na conta de energia representará economia de R$20 bi.
http://exame.abril.com.br/meio-ambiente ... de-r-20-bi

Redução da tarifa de luz também pode diminuir a conta de água
http://www.minaslivre.com.br/economia-e ... ta-de-agua
20 bilhões viraram troco de pinga.... :lol: ...isso sem contar o efeito cascata que isso trará no custo geral pois a energia está intimamente ligado a produção de tudo assim como o combustivel.
28 de janeiro de 2013

8:46 pm
Marechal-do-ar escreveu: E toda a economia nesse efeito cascata saiu do lucro das controladoras.

Por mim ótimo, vou gastar um pouco menos.

Aqui começa a LADAINHA e o escopo inicial do debate vai pro brejo...

O que estou dizendo é que o efeito para o país não vai mudar tanto assim, o dinheiro apenas foi para a mão de outras pessoas, fisicamente não mudou nada, é diferente de, como citei antes, uma redução suficiente para viabilizar mais indústrias, poderíamos, por exemplo, sair de uma produção quase inexistente de alumínio para sermos o 3º maior exportardor exportando R$20 bilhões em alumínio todos os anos, gerando mais empregos, melhores salários e um real crescimento no PIB, com alumínio mais barato aqui outras indústrias como automóveis e eletrodomésticos também produziriam mais barato, uma economia para os consumidores finais que pode superar em muito a queda no lucro das controladoras.

Entendeu a diferença entre "redução na conta de luz" e "viabilizar novas indústrias"?

E por, eu disse que a redução foi insuficiente porque em um país com algumas das fontes geradoras de energia mais baratas do mundo o esperado era que a indústria que dependesse do preço da energia tivesse uma forte participação aqui, mas isso hoje não é verdade.
Se puderes prestar mais atenção no escreves, poderá me poupar de ficar relembrando!!!

CONTINUANDO
Marechal-do-ar escreveu:Não... Não foi agora que comecei... Desde as primeiras discussões sobre preços de energia nesse forum eu digo que a energia no Brasil pode ser barata e deve ser barata o bastante para viabilizar as undústrias que dependem dela, inclusive quando um outro membro perguntou porque eu achava o aumento pouco citei isso.

E claro, mostrar que a energia chega as nossas casas 4 vezes mais cara que sai da usina é uma forma de mostrar que a energia podia sim ser muito mais barata.
Como demonstrado acima, você derrapou pela tangente quando viu que escreveu bobagem sobre o efeito redutor e iniciou outro debate na sequência, se você já havia demonstrado no forum algum outro ponto de vista em relação ao assunto em discussão anterior, que continuasse na origem daquela manifestação, não tenho obrigação de saber tudo que escreves sobre os diversos assuntos.

Marechal-do-ar escreveu:A energia é a principal "materia prima" do alumínio, claro, todo o resto também tem seu impacto no lucro, mas é o preço da energia que vai dizer se da ou não da , e todo o resto afeta basicamente todas as outras indústrias, se eles fossem um empecilho para a produção de alumínio também seriam para qualquer indústria no Brasil.
ps: Não estou dizendo que no Brasil a situação é perfeita, longe disso, precisaria diversas reformas como a reforma tributária além da qualificação de mão de obra, apesar de todos esses problemas algumas indústrias conseguem sobreviver por aqui, no caso da indústria do alumínio o que falta é energia barata.
MEU DEUS! ...que pérolas :roll:
Marechal-do-ar escreveu:Linkei a notícia apenas para mostrar que houveram mais apagões do que os listados na wikipedia.
Sim, porém bem vagos...quantidade e qualidade são meros detalhes numa informação!
Marechal-do-ar escreveu:Como disse antes, o problema nessa crise é a frequência em que apagões em nível nacional ocorrem, a frequência aumentou muito, qual o motivo desse aumento?
Muitos?.....é o fim!.... e o assunto dos motivos... vai e volta!
Marechal-do-ar escreveu:São Pedro resolveu sacanear a Dilma?

São Pedro, acredito, é um ser de espírito elevado, santo e padroeiro, imagino que não se prestaria a fazer tal coisa, afinal existe os outros pra contrabalançar..... aqueles tipicos, de espírito inferior, gente mesquinha, invejosa, arrogante, prepotente, egoísta e toda "sorte" de qualidades mundanas...que eu apostaria com você que não seria difícil de achar...um pensamento pra refletir: É interessante para o país "sacanear" um Presidente da Republica? imagino que GLOBO, FSP, ESTADÃO e outros lixos tenham a resposta.
Marechal-do-ar escreveu:Apagões tem um custo para o País, a conta é simples, se o custo dos apagões for maior que o custo para evitá-los, evite-os, claro, que o custo dos apagões para geradoras, transmissoras e distribuidoras é bem menor do que o custo para o País, ainda mais em uma época que não está sobrando energia, ai cabe ao executivo dar o "incentivo" necessário para que o assunto seja levado a sério.
Se a conta é simples, pesquisa ai quanto tá saindo o prejuizo no "apagão" e quanto sai investir mais no sistema para ficar perfeito e imune.
Marechal-do-ar escreveu: Se ao invés de 4, 5 ou 6 apagões por ano tivéssemos um apagão a cada 4, 5 ou 6 anos ninguém se importaria, a frequência que está acontecendo é inaceitável.
Inaceitavel!...vou tem que concordar...uma hora o debate vai ter que acabar. :lol:
Marechal-do-ar escreveu: Pergunta pro Eduardo Paes que todo diz que as chuvas o pegaram de surpresa.
Ah tá...vou lá perguntar....ohh... se demorar, posso providência um banquinho aí.. :lol:
Marechal-do-ar escreveu:Pode ser substituído se fizer m***a, uma sequência de apagões acho que é o caso.
Pérolas... :roll:
Marechal-do-ar escreveu:Por outro lado, vou dar um desconto pra ele, parece que a ANEEL não recebeu as verbas que deveria ter recebido, e sabe de quem é a culpa?
Do Papa?...põe na conta dele... :lol:
Marechal-do-ar escreveu: Das duas uma:
1) A "correção" não serviu para nada e por isso não foi corrigido;
Outra pra coleção.. :lol:
Marechal-do-ar escreveu:2) Não foi feito nada ou mesmo planejado e não executado.
Estou sem palavras... :lol:
Marechal-do-ar escreveu:Sim, se o problema voltou a ocorrer é porque ninguém corrigiu, ESSE é o problema.

Agora, por que não é corrigido?
a) Incompetência;
b) Preguiça;
c) Desonestidade.

Em geral...
Problemas simples, exigem soluções simples.
Problemas complexos, exigem soluções complexas.
Não há solução linear para todos os casos.
Como qualificar alguém de imcompetente?
Com um julgador que seja competente?
Quem declara competência?
Ajudam:
Informação clara e objetiva.
Achismo e disse-me-disse estão longe de ajudar.
Marechal-do-ar escreveu:Do dia 9 ao dia 17 houve redução no nível, em especial no Sudeste/Centro-Oeste que contém 70% da reserva, isso na época das chuvas.
Reveja sua informação... :wink:
Marechal-do-ar escreveu:Hidroeletrecidade é tão barata que um pouco de excesso não faria mal, os reservatórios existem para não dependermos tanto do humor das chuvas, mas se tirarmos mais água deles do que a natureza é capaz de repor... Uma hora acaba, por hora ainda temos uma solução paliativa, construir usinas em rios ainda não explorados.
Mais uma pra coleção.. :lol:
Marechal-do-ar escreveu:Então está tudo bem se cronogramas não forem cumpridos?
Estará ÓTIMO se o motivo para tal atraso for o atendimento de obrigações técnicas e legais evitando assim O EMBARGO DA OBRA, oque acarretaria mais atrasos. É melhor você concluir uma obra com atraso, porém, COM SEGURANÇA JURÍDICA E TÉCNICA, doque com problemas de toda sorte podendo comprometer a sua EXISTÊNCIA...se for por outro motivo que citei, ai sim, pode joga pedra, mas pra isso, você tem que se informar corretamente...é fácil fazer o papel de papagaio....O PIOR DO QUE ATRASAR É NÃO TER OBRA ALGUMA NUM PAIS PRECISANDO DE TUDO
Marechal-do-ar escreveu:É o exemplo de licitação relâmpago, se bem que no caso do sistema elétrico brasileiro é melhor citar como exemplo um outro tópico nas forças aéreas, o FX.
É mesmo...caças e usinas são bem parecidas.
Marechal-do-ar escreveu:E não critique meu pessimo, a verdade é que o único motivo que eu tenho para acreditar que não vão paralizar as obras DESSA VEZ é a vontade de que a usina entre logo em operação.
A crença é livre ...
Marechal-do-ar escreveu:Por que precisa o ano todo? São Pedro também não cumpre prazos?
Por causa de algo chamado CICLO e CICLICO. ...sobre São Pedro.. :lol: vou perguntar pra ele... :lol:
Marechal-do-ar escreveu:E ONGs pseudo-ambientalistas viraram um motivo aceitável para atrasar projetos...
Se é aceitável ou não depende de cada um, normalmente aqueles de visão estreita, costumam não acreditar e aceitar nada que não faça parte de seu mundinho de convicções e compreensões estreitas. Quem ignora o poder de infulencia de uma ONG pseudo-ambientalista, acredito eu, também deve ignorar questão importantes sobre o ponto de vista da AMEAÇA relacionada a Amazônia, Plataforma Continental Marítimica , Aquífiros, Terras Raras e Reservas Indígenas por exemplo...pessoas assim...acredito...nem pé-de-cabra abrem a cabeça para essa tipo de realidade .
de volta a Campo Grande - MS.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4433 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 29, 2013 6:08 pm

Gerson Victorio escreveu:uma hora o debate vai ter que acabar.
Acabou, já está claro que seu único objetivo é defender quase que religiosamente o PT, seu último post foi quase 100% ad hominem, não há mais nada a dizer.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4434 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Jan 30, 2013 12:36 am

Haaaaa. Não diga. Agora que o debate estava ficando deveras interessante? Como diria FHC (O ...... ...) Assim não pode...Assim não dá :twisted:

Fui :mrgreen:
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4435 Mensagem por Boss » Sex Fev 01, 2013 6:36 pm

Renan Canalheiros eleito para a presidência do Senado, o Brasil se comove, etc.

Mas apontam os dedos para o mesmo lugar de sempre. O caráter dos políticos.

E quem votou neles ? E o povo de Alagoas, que colocou esse desgraçado no Congresso mesmo depois dele ter renunciado para não ser cassado ?

Ninguém critica. O povo aqui vai ser sempre coitado. Uma distorção do princípio democrático.

Enquanto isso, vamos ficar culpando o sobrenatural para as eleições de Malufs, Collors, Calheiros, etc. O povo, que é quem realmente elege essa tralha, sai incólume, ou melhor, sai como coitadinho.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4436 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Fev 01, 2013 6:43 pm

A questão do Renan Calheiros nem é como ele chegou lá, e sim, como ele voltou ! ! !
Imagem
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4437 Mensagem por Boss » Sex Fev 01, 2013 6:51 pm

Chegou e voltou com os votos do povo alagoano.

Claro, a lei deveria impedir que ele renunciasse para evitar a cassação (acredito que agora impede), mas isso não justifica terem eleito ele outra vez.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4438 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Fev 01, 2013 6:54 pm

Infelizmente, todo sistema tem seus defeitos, nada é perfeito, e na democracia o defeito é este, eu não sou culpado por Calheiros, Collors e cia ltda estarem onde estão, porque não votei neles, mas tenho que aturar e ainda por cima calado, pois foram eleitos democraticamente, comprando votos ou não (só existe compra de votos porque existe quem vende), mas um sem mãe desses ser tão "poderoso" a ponto de fazer tamanha cachorrada com o país e ainda conseguir voltar ao topo é que me enfurece, me deprime, me fode literalmente.
Como uma constituição pode ser tão branda a ponto de termos que assistir uma palhaçada dessas???

Pensei que aquele churrasco do PT buscando doações pro outro safado lá, que nem quero lembrar o nome, fosse o fim da picada, mas essa de hoje fica pra história da politica brasileira.

Antes de ser apedrejado, votei na Dilma e ainda não me arrependi, mas infelizmente o partido a qual ela é coligada não vale nada, é o pior partido, se é que podemos chamar de partido essa mafia, que já tive noticia.

Abs
Imagem
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4439 Mensagem por Boss » Sex Fev 01, 2013 7:00 pm

Pior, ele foi eleito em 2010, vai ficar até 2018 no Congresso. :x

Li que agora a Lei impede esse instrumento de renúncia para evitar cassação, na época dele não existia.

Enfim, agora é esperar...
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS

#4440 Mensagem por Lirolfuti » Sex Fev 01, 2013 7:08 pm

Mais ele foi eleito por voto direto, ou é mais um que vem na raberra de alguem? Daquele em quem vc vota ea coligaçao partidaria leva 2~3 de penetra?
Trancado