EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3316 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 21, 2013 3:54 pm

Não é muito diferente não. A diferença é que o vídeo do Pandur está em câmera lenta, o que faz diminuir a sensação dos "pulos".

Edit: Revendo os vídeos a sensação é que o Guarani está com uma suspensão "mais dura". O vão entre a roda e a carroceria também parece maior no brasileiro, fazendo o Guarani ficar "mais alto". Se for um problema, não acho que seja algo impossível de resolver. Pra isso que tem a fase de protótipos.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8952
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 124 vezes
Agradeceram: 418 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3317 Mensagem por prp » Seg Jan 21, 2013 7:39 pm

arcanjo escreveu:A título de comparação: Pandur II 6x6 APC.



arcanjo
Em nenhuma das vias que o Pandur passou chega perto da via do teste do guarani, sem falar dos artifícios do utilizados no vídeo.




Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3318 Mensagem por tykuna » Seg Jan 21, 2013 8:41 pm

Vale lembrar que o Guarani está fase de teste e muitas correções e aperfeiçoamentos serão realizados. Esses testes valem até para saber quais configurações são mais ou menos recomendadas para cada tipo de utilização.




Imagem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3319 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 21, 2013 11:54 pm

A suspensão do Guarani é hydropneumática, não é (No video parece ser o caso do eixo frontal, não consegui ver dos outros eixos)? Se for falta um refinamento ai, não era para ele se comportar desse jeito.

Quanto ao Pandur, ele usa uma suspensão diferente em cada eixo, não? No terreno suave ele parece que balançou mais que meu carro...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3320 Mensagem por eligioep » Qua Jan 23, 2013 11:24 pm

Olha, eu não achei tanta diferença.... No Guarani, do 1:00 em diante a imagem é passada em alta velocidade, ao contrário da do Pandur que roda em lowmotion, e em estrada boa, sem ondulações e buracos. Talvez o vídeo brasileiro não tenha sido feliz neste quesito.....
E posso garantir que o Urutu pula do mesmo jeito, até um pouco pior, pois possui peso concentrado na dianteira, e então a traseira fica quicando nas ondulações/buracos. Quando se freia em terreno esburacado, ele simplesmente fica saltitando.....
O Sr Bacchi talvez explique isso melhor.......

Best regards []




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3321 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jan 24, 2013 8:12 am

Lywis escreveu:Essa vai para o mestre Bacchi,
Imagem
Esta inclinação em parte da quina lateral superior do Guaraní, me parece, ter a função de melhorar o perfil balístico, concordas? Neste caso, bem tímido se comparado ao do bom e velho Charrua na sua segunda versão:
Imagem
Bom, é obvio que seriam necessários teste balísticos para se ter certeza, mas será que esta inclinação não foi muito tímida? Bom, tenho mais coisas a acrescentar mas por hora prefiro apenas levantar a discussão.
Abraços.
Eu acredito que esta inclinação é puramente cosmética.

Serve para mascarar a altura do carro.

Repare como o carro com a lateral original dá a impressão de ser muito mais alto.

Em suma, não tem nenhuma função balistica.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3322 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jan 24, 2013 8:41 am

eligioep escreveu:Olha, eu não achei tanta diferença... No Guarani, do 1:00 em diante a imagem é passada em alta velocidade, ao contrário da do Pandur que roda em lowmotion, e em estrada boa, sem ondulações e buracos. Talvez o vídeo brasileiro não tenha sido feliz neste quesito...
E posso garantir que o Urutu pula do mesmo jeito, até um pouco pior, pois possui peso concentrado na dianteira, e então a traseira fica quicando nas ondulações/buracos. Quando se freia em terreno esburacado, ele simplesmente fica saltitando.....
O Sr Bacchi talvez explique isso melhor...
Best regards []
Veja, é muito dificil dar uma opinião sem saber como outro(s) veiculo(s) se comportaria(m) nesta estrada, se deslocando na mesma velocidade.

Quando eu trabalhei na Ford verifiquei que sempre se procurava comparar diretamente um novo produto contra o veiculo adversario concorrente.

Na fase de desenvolvimento era costume sair uma caravana de teste com os varios veiculos que se pretendia comparar. Iam na caravana os engenheiros responsaveis pelo desenvolvimento e os mesmos se revezavam guiando o(s) carro(s) em desenvolvimento e o(s) carro(s) do(s) concorrente(s).

Só desta maneira se podia chegar a uma conclusão >>> comparação direta nas mesmas condições.

eligioep faz dois comentarios tremendamente pertinentes:

"... E posso garantir que o Urutu pula do mesmo jeito, até um pouco pior, ..." - o Urutu realmente tem más caractericas de ride (termo de engenharia automobilistica estadunidense para definir os movimentos verticais do veiculo no seu deslocamento).

"... Talvez o vídeo brasileiro não tenha sido feliz neste quesito... " - Exatamente aquilo que eu penso. É um absurdo num filme que é feito para mostrar a excelencia de um produto mostrar esta cena do veiculo corcoveando no seu deslocamento.

Eu que fui no meu ultimo cargo Gerente de Marketing de Produtos Militares da ENGESA jamais faria um filme de propaganda com esta cena.

Bacchi




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 915
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3323 Mensagem por Lywis » Qui Jan 24, 2013 6:15 pm

Ótimos comentários Bacchi... eu tinha lido num artigo agora não consigo lembrar onde, que falava que o segundo protótipo do Charrua recebeu estas inclinações para melhorar o seu perfil balístico (o primeiro não tinha estas inclinações como se pode ver na foto abaixo).

Imagem

Eu achei que tivesse essa função, por isto achei as do Guarani pequenas... Enfim, vejo que estava enganado!




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3324 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jan 24, 2013 6:42 pm

Lywis escreveu:Ótimos comentários Bacchi... eu tinha lido num artigo agora não consigo lembrar onde, que falava que o segundo protótipo do Charrua recebeu estas inclinações para melhorar o seu perfil balístico (o primeiro não tinha estas inclinações como se pode ver na foto abaixo).
Eu achei que tivesse essa função, por isto achei as do Guarani pequenas... Enfim, vejo que estava enganado!
Lywis, meu comentario foi sobre o Guarani!!!

Eu não escrevi sobre o Charrua.

Bacchi




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 915
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3325 Mensagem por Lywis » Qui Jan 24, 2013 6:52 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Lywis, meu comentario foi sobre o Guarani!!!

Eu não escrevi sobre o Charrua.

Bacchi
Têm razão Bacchi, minha interpretação das suas palavras não foi muito boa, minhas desculpas!




Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3326 Mensagem por Centauro » Sex Jan 25, 2013 11:58 pm

Srs, falando sobre inclinação de blindagens, estava pensando na blindagem adicional dos CLANFs do CFN, que não é formada de chapas planas como as do Guarani por exemplo, o que podem dizer sobre a eficiência deste tipo de blindagem adicional, e se compensaria a adoção de modelo semelhante no Guarani?!

Desde já agradeço.

Centauro.




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3327 Mensagem por NettoBR » Qui Fev 21, 2013 10:13 pm

http://www.youtube.com/watch?v=CTXJiLrYMtM




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3328 Mensagem por denilson » Sex Fev 22, 2013 11:33 am

Alguém tem ideia de quantos Guaranis já foram entregues??




IvanOTerrivel
Júnior
Júnior
Mensagens: 51
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 6:51 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3329 Mensagem por IvanOTerrivel » Sex Fev 22, 2013 7:19 pm

Eu gostaria de ver o Guarani passando numa pista como esta. Alguém sabe se o CTEx tem uma?





Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 399
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceu: 70 vezes
Agradeceram: 38 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3330 Mensagem por jeanscofield » Sex Fev 22, 2013 7:49 pm





Imagem
Responder