Luís Henrique escreveu:E desde quando o Gripen custa a metade dos outros dois???NovaTO escreveu:
Caro Olinda,
O Gripen E/F a despeito de ser um caça de leve tendendo para o médio, terá capacidades infinitamente superiores à qualquer vetor operado atualmente pela FAB. Um caça com capacidade planejada de carga de 6 tons, contra os 4 do AMX e 3,5 do F-5E . Por ser monomotor e esse motor ser praticamente o mesmo GE-414 que é usado no F-18E e futuramente no Tejas MK2, é garantia de logística e baixos custos operacionais. No meu entender 36 Gripen E/F é muito mais que 36 F-5EM ou 36 AMX. Mas é claro que 36 não resolve. O Brasil é territorialmente extenso, manter o que temos hoje em quantidade é o mínimo, ou seja 46+11+12=71. Somando-se à esses o AMX, +53, totalizando 124. 120 Gripen E/F no TO da AS já seria muita coisa. A mas 120 F-18E ou 120 Rafale seriam muito mais. Concordo. Se o orçamento da FAB for elástico para comportar F-18E, Rafale e Gripen em igual número, ótimo. Agora caso exista alguma restrição orçamentária, um teto, que faça optar por exemplo, entre 120 Gripen E/F ou 60 Rafale/F-18E, ficaria com a primeira opção. Quantidade tem sua qualidade por si mesma, especialmente quando o cobertor é curto.
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Pelo que foi divulgado na Índia (MMRCA) o Gripen impressionou, pois não imaginavam que um caça tão pequeno pudesse ser bom. Porém disseram que CUSTA CARO.
Aqui no Brasil foi divulgado que o Rafale custaria E$ 53 mi, o SH U$ 55 mi e o Gripen U$ 50 mi.
Uma diferença de apenas 10% em relação ao Super Hornet. Que é um caça médio-pesado.
Caro Luís Henrique,
Não estou afirmando que o Gripen E/F custe a metade do Rafale/SH. Mas vale lembrar que a comparação não seria apenas com os valores de aquisição, mas também os custos operacionais somados ao longo de 30 anos.
Por exemplo, SE o Gripen E/F custar em média US$8000 a hora/vôo e o Rafale US$21000, multiplique isso por 180x30
Teremos o custo operacional ao longo de 30 anos:
Gripen E/F :US$43.2 milhões
Rafale: US$US$113.4 milhões
Some a isso os valores de compra teremos:
TCO Gripen US$93.2 milhões
TCO Rafale US$188.5 milhões
Ou seja, operar o Rafale realmente custará o DOBRO de um Gripen E/F
Agora, cabe ressaltar que são valores que não podem ser comprovados, portanto, use mais como exemplificação. Somente a FAB, e por extensão o MD e o GF tem os valores exatos. E se eles fizeram essa conta, e chegaram à essa conclusão, fica a pergunta: O que é mais vantagem: Operar 120 Gripen E/F ou 60 Rafales??
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