NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10216 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 12, 2013 8:54 pm

Carlos Lima escreveu:É aquele cabo de força o que é normal para qualquer empresa tentando garantir empregos e participação em um projeto desse tamanho.

O mesmo aconteceria no Brasil se o SHornet ganhar e se por algum motivo a FAB querer passar uma parcela grande do trabalho para a Avibrás e a Embraer (que é amiguinha da Boeing) se sentir prejudicada. ;)

[]s
CB_Lima
Diria que seria como se o FAB/MD quisessem que o parcela maior do trabalho fosse feito pela Embraer (o equivalente a HAL da Índia) e o vencedor do F-X2 quisesse fazer ToT/offsets para a Brakem cujo core business, a exemplo do Grupo Reliance da Índia, está no setor químico/petroquímico.

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10217 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 12, 2013 9:22 pm

Eles fazem um pouquinho mais do que o setor Químico e petroquímico...

http://en.wikipedia.org/wiki/Reliance_A ... bani_Group

Mas tudo bem ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10218 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 12, 2013 10:23 pm

Carlos Lima escreveu:Eles fazem um pouquinho mais do que o setor Químico e petroquímico...

http://en.wikipedia.org/wiki/Reliance_A ... bani_Group

Mas tudo bem ;)

[]s
CB_Lima
Sim, fazem, mas nada parecido (nada mesmo) ao que a HAL ou a Embraer têm feito por décadas.
A capacidade de absorção e a utilidade das tecnologias aeronáuticas absorvidas não é a mesma para empresas como a HAL/Embraer e para empresas como a Reliance/Braskem.
A Dassault tentou, mas não colou. Faz parte do jogo.

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10219 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 12, 2013 11:37 pm

:lol:

Mas para saber disso você tem que saber quais são as tecnologias que estão envolvidas no "não colou".

Acho díficil afirmar com tanta convicção sem saber de todos os detalhes.

Usando essa "lógica" até a construção de submarinos no Brasil será comprometida porque não existe uma empresa nacional construtora de submarinos.

Realmente faz parte do jogo.

[]s
CB_Lima




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10220 Mensagem por Penguin » Dom Jan 13, 2013 12:14 am

Carlos Lima escreveu::lol:

Mas para saber disso você tem que saber quais são as tecnologias que estão envolvidas no "não colou".

Acho díficil afirmar com tanta convicção sem saber de todos os detalhes.

Usando essa "lógica" até a construção de submarinos no Brasil será comprometida porque não existe uma empresa nacional construtora de submarinos.

Realmente faz parte do jogo.

[]s
CB_Lima
Segundo as notícias publicadas recentemente, desde 2007 o Governo da Índia definiu a HAL como “integradora líder” do programa de fabricação dos 108 Rafale em solo indiano. A HAL será a principal beneficiada no programa MMRCA e ela decidirá como será a participação dos fornecedores indianos no programa e não a Dassault. Assim como a Embraer será a principal beneficiada no FX2.
Elas não fabricarão produtos químicos ou remédios e nem geladeiras ou DVD players com toda a certeza :roll:

Até onde se sabe, a DCNS transferirá a tecnologia dos cascos dos submarinos para instituições capacitadas a absorver essa tecnologia e a fazer uso delas e pertencentes ao Governo brasileiro (NUCLEP, MB, etc), não?

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10221 Mensagem por Boss » Dom Jan 13, 2013 12:27 am

Para a AMAZUL, pelo menos está assim na definição da empresa.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10222 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 16, 2013 7:17 am

Amigos,

Nove horas e trinta e cinco minutos de missão de guerra, solo em um Rafale.
http://www.lalsace.fr/actualite/2013/01 ... -35-en-vol
Opération Serval - 9 h 35 en vol
Imagem
Un Rafale s’envole de N’Djamena au Tchad pour le Mali. Photo AFP

L’état-major de l’armée de l’Air a eu 48 heures pour préparer la première opération offensive des Rafale contre les djihadistes au Mali. Mission réussie.
L’armée de l’air a frappé un grand coup dimanche matin. « Une très belle mission. Peu d’armées sont capables de mobiliser un tel dispositif en un temps si court », débriefe le chef d’état-major de l’Armée de l’air, Denis Mercier.
Pour leur entrée dans le dispositif Serval au Mali, les Rafale ont détruit un camp d’entraînement, des postes de stockage de matériel et des bâtiments de logistique du groupe islamiste Mujao à Gao et Taoussa. Mission réussie.

Type de frappes validé
La préparation de l’opération a nécessité la mobilisation de tous les moyens de l’armée de l’air durant 48 heures.
Vendredi matin, anticipant les décisions politiques, l’état-major de l’Armée de l’air commence à mettre en alerte toutes ses bases où se trouvent des Rafale, c’est-à-dire aux Émirats Arabes Unis, à Mont-de-Marsan (Landes) et Saint-Dizier (Haute-Marne). En fin de soirée, le raid pour un bombardement de sites djihadistes est confirmé. Il partira de la base aérienne 113 de Saint-Dizier. Peu avant minuit, le type de frappes est validé. Toute la journée de samedi sera consacrée à équiper et armer quatre Rafale de la base de Saint-Dizier. Deux autres avions, arrivés de Mont-de-Marsan, sont prévus dans le dispositif pour pallier un éventuel problème technique de l’escadrille de Saint-Dizier. Samedi après-midi, tout s’accélère. Vers 13 h, les quatre premiers objectifs sont présentés aux pilotes. Ils travaillent sur la stratégie de la mission à partir d’images des cibles prises par des avions d’observation Atlantique 2, et par le système satellitaire Pléiade. Les pilotes étudient leurs plans de route, choisissent leurs armements… Vers 18 h, le décollage est programmé pour le lendemain 7 h. Les dernières heures vont connaître un rebondissement. À 22 h 30, deux nouveaux objectifs sont fixés. Les pilotes en prendront connaissance, après quatre heures de repos, à leur retour sur la base. Il est alors 3 h 30 dimanche matin. Finalement, ils s’envoleront vers 7 h 30.
La mission va durer 9 h 35. Cinq ravitaillements en vol assurés par des avions transporteurs C135 seront nécessaires tout au long de la mission, qui se finira sur l’aéroport de N’Djamena, au Tchad. Les attaques sur Gao sont rapides et par vagues successives de deux avions. À Taoussa, la stratégie est différente : une attaque « compressée » des quatre avions.
Toute l’opération sera suivie en direct depuis le PC de commandement opérationnel de l’état-major de l’Armée de l’air à Paris et le Centre national des opérations aériennes à Lyon.
Ergonomia e automatização certamente fazem diferença.
Não é aviãozinho para duas horas de voo.
Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10223 Mensagem por saullo » Qua Jan 16, 2013 9:19 am

Eu só não entendo o porque de não operar a partir da capital, Bamako, já que pelo menos a capital deve ter uma pista e estrutura para receber o Rafale.

Abraços




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10224 Mensagem por Penguin » Qua Jan 16, 2013 9:22 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Nove horas e trinta e cinco minutos de missão de guerra, solo em um Rafale.
http://www.lalsace.fr/actualite/2013/01 ... -35-en-vol
Opération Serval - 9 h 35 en vol
Imagem
Un Rafale s’envole de N’Djamena au Tchad pour le Mali. Photo AFP

L’état-major de l’armée de l’Air a eu 48 heures pour préparer la première opération offensive des Rafale contre les djihadistes au Mali. Mission réussie.
L’armée de l’air a frappé un grand coup dimanche matin. « Une très belle mission. Peu d’armées sont capables de mobiliser un tel dispositif en un temps si court », débriefe le chef d’état-major de l’Armée de l’air, Denis Mercier.
Pour leur entrée dans le dispositif Serval au Mali, les Rafale ont détruit un camp d’entraînement, des postes de stockage de matériel et des bâtiments de logistique du groupe islamiste Mujao à Gao et Taoussa. Mission réussie.

Type de frappes validé
La préparation de l’opération a nécessité la mobilisation de tous les moyens de l’armée de l’air durant 48 heures.
Vendredi matin, anticipant les décisions politiques, l’état-major de l’Armée de l’air commence à mettre en alerte toutes ses bases où se trouvent des Rafale, c’est-à-dire aux Émirats Arabes Unis, à Mont-de-Marsan (Landes) et Saint-Dizier (Haute-Marne). En fin de soirée, le raid pour un bombardement de sites djihadistes est confirmé. Il partira de la base aérienne 113 de Saint-Dizier. Peu avant minuit, le type de frappes est validé. Toute la journée de samedi sera consacrée à équiper et armer quatre Rafale de la base de Saint-Dizier. Deux autres avions, arrivés de Mont-de-Marsan, sont prévus dans le dispositif pour pallier un éventuel problème technique de l’escadrille de Saint-Dizier. Samedi après-midi, tout s’accélère. Vers 13 h, les quatre premiers objectifs sont présentés aux pilotes. Ils travaillent sur la stratégie de la mission à partir d’images des cibles prises par des avions d’observation Atlantique 2, et par le système satellitaire Pléiade. Les pilotes étudient leurs plans de route, choisissent leurs armements… Vers 18 h, le décollage est programmé pour le lendemain 7 h. Les dernières heures vont connaître un rebondissement. À 22 h 30, deux nouveaux objectifs sont fixés. Les pilotes en prendront connaissance, après quatre heures de repos, à leur retour sur la base. Il est alors 3 h 30 dimanche matin. Finalement, ils s’envoleront vers 7 h 30.
La mission va durer 9 h 35. Cinq ravitaillements en vol assurés par des avions transporteurs C135 seront nécessaires tout au long de la mission, qui se finira sur l’aéroport de N’Djamena, au Tchad. Les attaques sur Gao sont rapides et par vagues successives de deux avions. À Taoussa, la stratégie est différente : une attaque « compressée » des quatre avions.
Toute l’opération sera suivie en direct depuis le PC de commandement opérationnel de l’état-major de l’Armée de l’air à Paris et le Centre national des opérations aériennes à Lyon.
Ergonomia e automatização certamente fazem diferença.
Não é aviãozinho para duas horas de voo.
Abraços,

Justin
É uma missão impressionante, principalmente pela resistência dos pilotos.
Voos militares de longa duração não são incomuns, especialmente quando se pode realizar reabastecimentos aéreos.
No Afeganistão eles são rotineiros.

Imagem

22 de Agosto, 2003 - 12:00 ( Brasília )
Aviação

FAB - Capacidade estratégica comprovada

A missão, que teve início às 7h15, 22AGO02, em Santa Maria (RS), sobrevoou a Região Centro-Oeste, contornou o Cabo Orange, Estado do Amapá, e chegou, por fim, à Natal (RN), teve a duração de dez horas de vôo, sem escalas, e percorreu cerca de 6.800 Km.
22 Agosto 2003

O vôo de longa duração da Força Aérea Brasileira, realizado com duas aeronaves A-1 do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAV), Esquadrão Centauro, da Base Aérea de Santa Maria (RS), foi um sucesso. Chegou hoje (22/08) em Natal, exatamente no horário previsto: às 17h15.

Na chegada, as aeronaves foram interceptadas por outros dois A-1 da mesma Unidade, que fizeram passagens sobre o Forte dos Reis Magos e sobre a pista de pouso. Logo no desembarque os pilotos concederam entrevista para a imprensa, e foram recepcionados por integrantes das Unidades Aéreas da Base Aérea de Natal (1°/4° GAV e 2°/5° GAV), por um médico do Esquadrão de Saúde, pelo Comandante da BANT e também pelo Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

A missão, que teve início às 7h15 em Santa Maria (RS), sobrevoou a Região Centro-Oeste, contornou o Cabo Orange, Estado do Amapá, e chegou, por fim, à Natal (RN), teve a duração de dez horas de vôo, sem escalas, e percorreu cerca de 6.800 Km. Em termos comparativos, esta distância corresponde, por exemplo, aos trechos Paris-Moscou-Paris ou Roma-Bagdá-Roma.

Para cumprir esse longo percurso, os A-1 foram reabastecidos em vôo, três vezes, por uma aeronave KC-137 (Boeing 707) do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2°/2° GT), Esquadrão Corsário, da Base Aérea do Galeão (RJ). A missão estava planejada para ser executada com dois KC-137, mas um deles foi deslocado para a Suiça, com a finalidade de transportar o corpo do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, representante da ONU no Iraque.

O objetivo desse vôo de longa duração é o de avaliar a capacidade das equipagem de combate e da aeronave A-1 de cumprirem missões de cunho estratégico.

A capacidade de cumprir missões estratégicas é uma característica de grande interesse para as forças aéreas no mundo de hoje e o A-1, que é uma aeronave estratégica, concebida e produzida no Brasil pela EMBRAER, está comprovadamente aprovado nesse perfil de vôo.

Nota Defesanet-- A operação realizada pela FAB segue o padrão atual de missões de longa duração. Ações das forças de coalizão no Afeganistão tinham como um tempo médio de 7 a 10 horas de vôo. Incluindo, como na atual missão várias operações de reabastecimento em vôo ( REVO).

Como comparativo está indicado no mapa as missões já realizadas com caráter estratégico por aviões A-1 (AMX). Na Operação Querari (1999), partindo do Rio de Janeiro atingiram a Cabeça do Cachorro. Na OPERAER (NOV2002) a média de horas de vôo em missão já era de 3 a 4 horas para os aviões com capacidade de reabastecimento.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10225 Mensagem por Penguin » Qua Jan 16, 2013 9:35 am

.




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jan 16, 2013 9:54 am, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10226 Mensagem por Penguin » Qua Jan 16, 2013 9:36 am

saullo escreveu:Eu só não entendo o porque de não operar a partir da capital, Bamako, já que pelo menos a capital deve ter uma pista e estrutura para receber o Rafale.

Abraços
Os Rafale estão operando a partir da base militar em N'Djamena, no Chade:

Imagem

14 de janeiro de 2013
Caças Rafale combatem islamitas no Mali
Imagem divulgada pela Força Aérea Francesa nesta segunda-feira mostra um caça Rafale decolando de uma base militar em N'Djamena, no Chade, rumo ao Mali, onde a França enfrenta islamitas depois de ter recebido um pedido de ajuda do governo local. O ministro de defesa da França, Jean-Yves Le Drian, disse que houve um recuo dos rebeldes no leste, mas as tropas enfrentam dificuldades no oeste do país.

http://www.dihitt.com.br/barra/cacas-ra ... as-no-mali




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10227 Mensagem por sapao » Qua Jan 16, 2013 10:26 am

saullo escreveu:Eu só não entendo o porque de não operar a partir da capital, Bamako, já que pelo menos a capital deve ter uma pista e estrutura para receber o Rafale.

Abraços
O problema não é só a infraestrutura Saullo, mas também a segurança.

Um tiro de fuzil coloca fora de combate um caça no solo, não importa quão moderno ele seja. Se o perimetro de segurança não puder ser garantido, vale mais a pena operar de longe.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10228 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 16, 2013 1:28 pm

Eu acho que a FAB fez muito bem em realizar tais simulações com o Am-X, o que falta nelas e seria interessante ver como a coisa funcionaria com misseis ar-ar de auto-defesa, bombas, tanques de combustível e pod designador.

Isso exigiria muito mais do Am-x e na minha opinião isso é algo que deveria ser testado depois que o AM-X tiver misseis ar-ar operacionais, ao fim da modernização.

Outro aspecto interessante dessa missão é o uso de aeronaves bipostas e monopostas já que as bipostas diminuem a carga do piloto. Seria interessante ver as vantagens/desvantagens de tal uso.

[]s
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10229 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 16, 2013 5:05 pm

Amigos,

Quanto à comparação com outras missões de longa duração, tal como a citada do AMX ou a travessia do atlântico pelo Gripen, há pouca coisa em comum além do REVO e do tempo de voo.
Essas últimas são definidas e preparadas com grande antecedência, têm seu objetivo totalmente certo e definido; não têm as incertezas e os riscos de uma missão de guerra.
Quanto à ergonomia e automação, lembrem que os pilotos que fizeram essa missão de nove horas e meia terão que fazer missões de seis horas, nas mesmas condições, todos os dias durante a campanha.
Não foi apenas um treinamento para demonstrar capacidade ou para bater recorde.
Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10230 Mensagem por saullo » Qua Jan 16, 2013 9:37 pm

sapao escreveu:
saullo escreveu:Eu só não entendo o porque de não operar a partir da capital, Bamako, já que pelo menos a capital deve ter uma pista e estrutura para receber o Rafale.

Abraços
O problema não é só a infraestrutura Saullo, mas também a segurança.

Um tiro de fuzil coloca fora de combate um caça no solo, não importa quão moderno ele seja. Se o perimetro de segurança não puder ser garantido, vale mais a pena operar de longe.
Tens razão, não tinha pensado por esse lado.

Abraços




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