Lima, eu só falei dos números porque se o Amorim sempre aparece com aquela lorota de que os caças não saem por causa da economia, e com o FX-2 nessa configuração de 36 caças, imagine se fossem 160.
Acredito que ninguém no fórum acha que o FX-2 não sai por motivo econômico. Meia dúzia de bilhões de dólares é muita coisa para o Uruguai, não para o Brasil. Talvez nem para o Chile ou para a Argentina seja.
E também foi uma mensagem do tipo "os 36 já estão quase virando sonho, imagine 160..."
Quanto ao PAED, é claro, estamos discutindo o vazio. Na verdade, é o que mais se faz no fórum...
Mas temos um fato, que é que nem FX-2, nem PROSUPER, os mais custosos (e talvez importantes) programas dessa onda de aquisições - junto com o PROSUB, não saíram.
As desculpas para não sair o PROSUPER já foram diversas. Primeiro, abriram a porta para mais gente lançar proposta. Depois, foi uma possível vinculação ao FX-2. Agora parece que já chegou na mesa da Dilma, ou seja, parou no mesmo lugar que o FX-2 , e não sentimos cheiro de nada (nenhum fontado vem com notícias boas sobre ele...
).
O problema financeiro não compra ninguém. Primeiro que não só não seriam pagos à vista, como ajudariam a indústria e a ciência nacional. Fatores importantes quando tais temas entraram de vez nos debates principais sobre o País.
Então eu sei lá, eu entro em parafuso tentando achar culpados por esses atrasos.
Ao mesmo tempo que podemos falar em má vontade do GF, notamos, como você disse, esses vários extratos com milhões e milhões indo para projetos ou compras para as FAs - e grandes projetos, como o KC-390, o Astros 2020, o PROSUB e o Guarani sendo tocados, pelo que sabemos, sem problemas.