Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
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- FCarvalho
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Ponto. Se a MB descidiu construir mais dois NDD novos, e um por oportunidade, julgo então que:
1. já está decidido, da parte do governo, que o Prosuper é inviável como um todo, não será executado;
2. serão atendidas parcialmente todas as indicações de navios ali contidas;
3. as compras que forem efetivadas estarão obrigatoriamente atreladas a algum programa do governo, com claros e efetivos retornos a parte civil do projeto;
4. todos os cronogramas estão atrasados e não serão corrigidos;
5. na falta de perspectivas concretas para o Prosuper, todo ele será revisto de forma a antecipar necessidades e manter a esquadra em mínimas condições de apronto operativo.
6. quem não gostar que vá chorar na cama que é lugar quente.
abs.
1. já está decidido, da parte do governo, que o Prosuper é inviável como um todo, não será executado;
2. serão atendidas parcialmente todas as indicações de navios ali contidas;
3. as compras que forem efetivadas estarão obrigatoriamente atreladas a algum programa do governo, com claros e efetivos retornos a parte civil do projeto;
4. todos os cronogramas estão atrasados e não serão corrigidos;
5. na falta de perspectivas concretas para o Prosuper, todo ele será revisto de forma a antecipar necessidades e manter a esquadra em mínimas condições de apronto operativo.
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Carpe Diem
Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Isso é suposição em cima da suposição.FCarvalho escreveu:Ponto. Se a MB descidiu construir mais dois NDD novos, e um por oportunidade, julgo então que:
1. já está decidido, da parte do governo, que o Prosuper é inviável como um todo, não será executado;
2. serão atendidas parcialmente todas as indicações de navios ali contidas;
3. as compras que forem efetivadas estarão obrigatoriamente atreladas a algum programa do governo, com claros e efetivos retornos a parte civil do projeto;
4. todos os cronogramas estão atrasados e não serão corrigidos;
5. na falta de perspectivas concretas para o Prosuper, todo ele será revisto de forma a antecipar necessidades e manter a esquadra em mínimas condições de apronto operativo.
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- lobo_guara
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Pelo que se escuta oficialmente da MB o PROSUPER esta mantido, aguardando melhorar o momento econômico, e oque esta sendo cogitado é a compra por oportunidade de um NDD e de um projeto para um novo PA. Ao menos é o que eu li até o momento. Com a palavra os especialistas do meio naval.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- FCarvalho
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Sim, com certeza, apenas meras suposições, especulações ou ilações, como queira. Mas entendo que até aqui, considerando-se o nosso histórico, acreditar que o PROSUPER será contemplado integralmente, por este ou por qualquer outro governo, é no mínimo, ingenuidade, pois nem a MB jamais acreditou nisso. Nossa história nos incrimina.GustavoB escreveu:Isso é suposição em cima da suposição.FCarvalho escreveu:Ponto. Se a MB descidiu construir mais dois NDD novos, e um por oportunidade, julgo então que:
1. já está decidido, da parte do governo, que o Prosuper é inviável como um todo, não será executado;
2. serão atendidas parcialmente todas as indicações de navios ali contidas;
3. as compras que forem efetivadas estarão obrigatoriamente atreladas a algum programa do governo, com claros e efetivos retornos a parte civil do projeto;
4. todos os cronogramas estão atrasados e não serão corrigidos;
5. na falta de perspectivas concretas para o Prosuper, todo ele será revisto de forma a antecipar necessidades e manter a esquadra em mínimas condições de apronto operativo.
6. quem não gostar que vá chorar na cama que é lugar quente.
abs.
A indicação da compra de projetos para dois NDD's, e mais compras de oportunidade, que sequer constavam no PAEMB, ou a compra por oportunidade dos NaPaOc da classe Amazonas, sugerem isso.
Posso estar redondamente enganado, mas até prova em contrário, esse negócio de "esperar por dias melhores" ou "esperar a economia melhorar" em termos de defesa no Brasil, significa na prática dizer que a barca furou. E até breve.
A seguir, cenas do próximo capítulo. Um novo PEAMB para 2030 e o que vier depois.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Os candidatos ao NPM da Marinha do Brasil:
1. MISTRAL - o preferido:
2. NAVANTIA BPE - o azarão
3. OCEAN - correndo por fora
4. ENFORCER - um conceito que pode interessar
5. LHD ITÁLIA - novo modelo para novas necessidades
abs
1. MISTRAL - o preferido:
2. NAVANTIA BPE - o azarão
3. OCEAN - correndo por fora
4. ENFORCER - um conceito que pode interessar
5. LHD ITÁLIA - novo modelo para novas necessidades
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Carpe Diem
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Muito tempo atrás o Chile cogitou construir um Enforcer.
http://pbrasil.wordpress.com/2009/11/02 ... truir-lpd/
Penso cá eu com minha miopia estratégica...
É útil termos o projeto e a licença de venda para América Latina ?
Será se for real a oportunidade de venda.
http://pbrasil.wordpress.com/2009/11/02 ... truir-lpd/
Penso cá eu com minha miopia estratégica...
É útil termos o projeto e a licença de venda para América Latina ?
Será se for real a oportunidade de venda.
- FCarvalho
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Me parece, que o que a MB quer com essa classe de navios, é poder diminuir o mais que possível o seu componente naval anfíbio em termos de FT, de forma a poder compô-lo com um mínimo possível de navios. Neste sentido, em termos de multifuncionalidade, destacam-se os Mistral, o BPE da Navantia e o projeto dos ENFORCER.Knight escreveu:Muito tempo atrás o Chile cogitou construir um Enforcer.
http://pbrasil.wordpress.com/2009/11/02 ... truir-lpd/
Penso cá eu com minha miopia estratégica...
É útil termos o projeto e a licença de venda para América Latina ?
Será se for real a oportunidade de venda.
Em minha opinião, se a versão LHD deste último fosse um pouco maior dimensionado, caberia, e bem, nos planos da MB. Mas este não é o caso. Sua grande vantagem é poder oferecer-nos toda uma família de embarcações anfíbias, o que nos garantiria certa comunalidade logística, e maiores facilidades de manutenção e apoio operacional.
A quantidade de NPM's a serem adquiridas, segundo o PEAMB, deve e/ou deverá assegurar-nos a capacidade de embarcar os 4 btls de fuz navais de que viremos a dispor quando, e se, da plena operacionalidade da 2a esquadra. Mas notar-se aqui, que em matéria da revista do CFN, de uns anos atrás, está nos planos de reequipamento, a propositura de um 4o btl na FFE baseada no RJ.
Bom fico pensando aqui com os meus botões de que se realmente este vier a ser criado, se não geraria também a necessidade de um quinto NPM. A Bgda Anfíbia do CFN seria quaternária nos planos da MB, ao menos no que diz respeito aos planos expostos. Salvo decisão em contrário.
No mais, se os Enforcer vierem a ser os navios escolhidos, acho que uma licença para revenda na AS não seria de todo ruim, até pela questão da cada vez maior interação militar entre os países, cabendo crer que uma família de navios deste porte será num futuro não somente um modelo a se adquirir, mas também possível fator de integração entre os países, em relação aos recursos e meios materiais a serem utilizados pelas ffaa's sul-americanas. Afinal, negócios são negócios.
abs
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Aqui uma discussão interessante, em inglês, sobre um inventivo LHD do Enforce na classe de 30.000 toneladas. Se for mais do que uma mera discussão terórica, pode se constituir em uma alternativa efetiva de oferta holandesa para preencher os requisitos da MB.
http://z11.invisionfree.com/shipbucket/ar/t3113.htm
E aqui infos sobre um navio multipropósito que a marinha indiana está/estaria requerendo a si, onde os concorrentes são/seriam basicamente os mesmos do projeto brasileiro do NPM.
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Role_Support_Vessel
abs
http://z11.invisionfree.com/shipbucket/ar/t3113.htm
E aqui infos sobre um navio multipropósito que a marinha indiana está/estaria requerendo a si, onde os concorrentes são/seriam basicamente os mesmos do projeto brasileiro do NPM.
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Role_Support_Vessel
abs
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
FCarvalho escreveu:Aqui uma discussão interessante, em inglês, sobre um inventivo LHD do Enforce na classe de 30.000 toneladas. Se for mais do que uma mera discussão terórica, pode se constituir em uma alternativa efetiva de oferta holandesa para preencher os requisitos da MB.
http://z11.invisionfree.com/shipbucket/ar/t3113.htm
E aqui infos sobre um navio multipropósito que a marinha indiana está/estaria requerendo a si, onde os concorrentes são/seriam basicamente os mesmos do projeto brasileiro do NPM.
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Role_Support_Vessel
abs
Eu, gosto muito do conceito da DAMEN holandesa. Entretanto os NPM devem demorar algum tempo devido a opção de se obter NDD's novos. No caso dos NDD's um projeto interessante e o da classe Galícia da Navantia. Em minha opinião estes navios seriam uma boa alternativa para a MB.
Sds
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
FCarvalho escreveu:Aqui uma discussão interessante, em inglês, sobre um inventivo LHD do Enforce na classe de 30.000 toneladas. Se for mais do que uma mera discussão terórica, pode se constituir em uma alternativa efetiva de oferta holandesa para preencher os requisitos da MB.
http://z11.invisionfree.com/shipbucket/ar/t3113.htm
E aqui infos sobre um navio multipropósito que a marinha indiana está/estaria requerendo a si, onde os concorrentes são/seriam basicamente os mesmos do projeto brasileiro do NPM.
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Role_Support_Vessel
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Eu, gosto muito do conceito da DAMEN holandesa. Entretanto os NPM devem demorar algum tempo devido a opção de se obter NDD's novos. No caso dos NDD's um projeto interessante e o da classe Galícia da Navantia. Em minha opinião estes navios seriam uma boa alternativa para a MB.
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Então Lord, o Galicia é irmão do Rotterdam, são todos baseados no conceito Enforcer, é tudo mesmo projeto conjunto da Damen com a Navantia.Lord Nauta escreveu:FCarvalho escreveu:Aqui uma discussão interessante, em inglês, sobre um inventivo LHD do Enforce na classe de 30.000 toneladas. Se for mais do que uma mera discussão terórica, pode se constituir em uma alternativa efetiva de oferta holandesa para preencher os requisitos da MB.
http://z11.invisionfree.com/shipbucket/ar/t3113.htm
E aqui infos sobre um navio multipropósito que a marinha indiana está/estaria requerendo a si, onde os concorrentes são/seriam basicamente os mesmos do projeto brasileiro do NPM.
http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-Role_Support_Vessel
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Eu, gosto muito do conceito da DAMEN holandesa. Entretanto os NPM devem demorar algum tempo devido a opção de se obter NDD's novos. No caso dos NDD's um projeto interessante e o da classe Galícia da Navantia. Em minha opinião estes navios seriam uma boa alternativa para a MB.
Sds
Lord Nauta
Abraços
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Até onde sei, a MB já há alguns anos, não poucos, perdeu quase que completamente a sua capacidade anfíbia, e portanto, de lançar e fazer cumprir suas operações anfíbias com o CFN a contento, posto que atualmente não consegue sequer formar um FT que comporte o deslocamento de uma simples UAnf e seus elementos de apoio. Imagine-se então uma Bgda Anfíbia.
Em função disso e de outras sérias limitações, o CFN aos poucos foi perdendo sua capacidade de exercitar-se ao longo da costa e tem sido obrigado já há tempos a realizar seus maiores e principais exercícios anfíbios a quase 2.000kms do mar.
Hoje em dia, apesar do ótimo aprestamento e esmero no preparo da tropa anfíbia, é absolutamente ridículo que o principal corpo de fuzileiros navais do hemisfério sul do planeta esteja/seja limitado a imitar operações anfíbias por falta de recursos e de navios que venham a prover suas necessidades operacionais. É realmente lastimável, para não se dizer, irresponsável.
Os navios que hoje dispomos não são suficientes, e mesmo com a aquisição de mais dois NDD's, em quase nada estes ajudarão a modificar-se o atual quadro de descalabro material que reina na parte anfíbia da MB. Infelizmente pouco ou quase nada se fala neste sentido não só aqui no fórum, como na mídia em geral e mesmo nos meios de comunicação da MB, ficando as discussões mais restritas ao meios internos e adjuntos do MD.
Acredito eu, que mesmo que ao atual PAEMB fosse dado tratamento integral no que compete a parte anfíbia do projeto, ainda assim não teríamos os navios em quantidade suficiente para lançar ao mar, por completo, uma Bgda Anfíbia, e se muito uma UAnf. E na verdade, talvez jamais venhamos a conseguir tal intento, ficando somente, como de praxe, no campo das capacidades retóricas, nas quais, aliás, dificilmente somos/seremos superados ou batidos neste lado cá de baixo do mundo.
Mas, a vida continua. E navegar pode até ser preciso, desembarcar, já nem tanto.
abs
Em função disso e de outras sérias limitações, o CFN aos poucos foi perdendo sua capacidade de exercitar-se ao longo da costa e tem sido obrigado já há tempos a realizar seus maiores e principais exercícios anfíbios a quase 2.000kms do mar.
Hoje em dia, apesar do ótimo aprestamento e esmero no preparo da tropa anfíbia, é absolutamente ridículo que o principal corpo de fuzileiros navais do hemisfério sul do planeta esteja/seja limitado a imitar operações anfíbias por falta de recursos e de navios que venham a prover suas necessidades operacionais. É realmente lastimável, para não se dizer, irresponsável.
Os navios que hoje dispomos não são suficientes, e mesmo com a aquisição de mais dois NDD's, em quase nada estes ajudarão a modificar-se o atual quadro de descalabro material que reina na parte anfíbia da MB. Infelizmente pouco ou quase nada se fala neste sentido não só aqui no fórum, como na mídia em geral e mesmo nos meios de comunicação da MB, ficando as discussões mais restritas ao meios internos e adjuntos do MD.
Acredito eu, que mesmo que ao atual PAEMB fosse dado tratamento integral no que compete a parte anfíbia do projeto, ainda assim não teríamos os navios em quantidade suficiente para lançar ao mar, por completo, uma Bgda Anfíbia, e se muito uma UAnf. E na verdade, talvez jamais venhamos a conseguir tal intento, ficando somente, como de praxe, no campo das capacidades retóricas, nas quais, aliás, dificilmente somos/seremos superados ou batidos neste lado cá de baixo do mundo.
Mas, a vida continua. E navegar pode até ser preciso, desembarcar, já nem tanto.
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Para a vossa leitura e reflexão, exponho o link para a uma monografia do CMG Áthila de Faria Oliveira, pela ESG, e que faz uma análise da realidade atual e futura do CFN, em vista da END, do PAEMB e de outras questões específicas.
Uma boa leitura a todos, vale a pena.
http://www.esg.br/uploads/2012/03/OLIVEIRAAthila.pdf
abs
Uma boa leitura a todos, vale a pena.
http://www.esg.br/uploads/2012/03/OLIVEIRAAthila.pdf
abs
Carpe Diem
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
A redução de dotação orçamentaria das FFAA's estadudinenses, incluindo a US Navy, amplia a possibilidade a obtenção por oportunidade de 1/2 NDD.
Sds
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Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF
Esta questão da necessidade de 4 ou 5 unidades eu acho que vai depender muito do modelo escolhido.FCarvalho escreveu:Me parece, que o que a MB quer com essa classe de navios, é poder diminuir o mais que possível o seu componente naval anfíbio em termos de FT, de forma a poder compô-lo com um mínimo possível de navios. Neste sentido, em termos de multifuncionalidade, destacam-se os Mistral, o BPE da Navantia e o projeto dos ENFORCER.Knight escreveu:Muito tempo atrás o Chile cogitou construir um Enforcer.
http://pbrasil.wordpress.com/2009/11/02 ... truir-lpd/
Penso cá eu com minha miopia estratégica...
É útil termos o projeto e a licença de venda para América Latina ?
Será se for real a oportunidade de venda.
Em minha opinião, se a versão LHD deste último fosse um pouco maior dimensionado, caberia, e bem, nos planos da MB. Mas este não é o caso. Sua grande vantagem é poder oferecer-nos toda uma família de embarcações anfíbias, o que nos garantiria certa comunalidade logística, e maiores facilidades de manutenção e apoio operacional.
A quantidade de NPM's a serem adquiridas, segundo o PEAMB, deve e/ou deverá assegurar-nos a capacidade de embarcar os 4 btls de fuz navais de que viremos a dispor quando, e se, da plena operacionalidade da 2a esquadra. Mas notar-se aqui, que em matéria da revista do CFN, de uns anos atrás, está nos planos de reequipamento, a propositura de um 4o btl na FFE baseada no RJ.
Bom fico pensando aqui com os meus botões de que se realmente este vier a ser criado, se não geraria também a necessidade de um quinto NPM. A Bgda Anfíbia do CFN seria quaternária nos planos da MB, ao menos no que diz respeito aos planos expostos. Salvo decisão em contrário.
No mais, se os Enforcer vierem a ser os navios escolhidos, acho que uma licença para revenda na AS não seria de todo ruim, até pela questão da cada vez maior interação militar entre os países, cabendo crer que uma família de navios deste porte será num futuro não somente um modelo a se adquirir, mas também possível fator de integração entre os países, em relação aos recursos e meios materiais a serem utilizados pelas ffaa's sul-americanas. Afinal, negócios são negócios.
abs
Por exemplo, o Mistral usado pela França leva cerca de 450 militares equipados, enquanto que o NPM adquirido pela Austrália, parece que leva 1.200
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.