É isso e sempre foi, sem tirar nem por uma vírgula sequer.Túlio escreveu:É com alguma tristeza que vejo que até hoje parece que não conseguimos entender o real papel do A-12 na MB. É sobretudo uma belonave que nos permite/permitirá manter e aprofundar conhecimentos que não estão à venda em lugar algum. E, de lambuja, ainda nos permite/permitirá, quando retomar sua plena operacionalidade:
Manter alguma capacidade de PROJEÇÃO DE PODER, mesmo com meros A-4 modernizados. Quantas marinhas/aviações do mundo poderiam encarar o São Paulo ameaçando sua costa? Aqui na região só vejo o Chile e Venezuela e ainda assim apenas graças à sua aviação, pois marinha de fragata não encara marinha com NAe. Se encarar, é fundo do mar...
Desenvolver NOVAS Doutrinas como Defesa Aérea da Frota, operação NCW com AEW (mesmo que seja Tracker com radar de heli e Skyhawk com M2032 e Derby/Python, já nos mantém preparados para quando pudermos dispor de meios melhores. A alternativa seria esperar parado e começar tudo do zero) e CODA. É outra coisa que não tem ToT que forneça nem dinheiro que compre.
EXPERIÊNCIA E PROFICIÊNCIA SE CONQUISTAM NA FAINA DIUTURNA!
Ah, mas é caro? Demora para voltar a ficar operacional e qualificar novos pilotos? Bueno, crescer dói, pessoal. E demora. Mas, em se sabendo o que se quer - e querendo com intensidade - se chega lá.
Pensamentos chorões tipo "mas demora, custa muito", se vicejassem na MB, teriam impedido sequer a idéia de se ter um SSN. Mas justamente porque o derrotismo passa ao largo, já estamos trabalhando nele e em seu propulsor nuclear, ToT que NINGUÉM repassa por dinheiro nenhum deste mundo...
Gaudérias saudações