FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: FAB NEWS

#3256 Mensagem por Helton2042 » Qua Dez 05, 2012 1:37 pm

Órgão / Entidade Vinculada: 52111 - COMANDO DA AERONAUTICA
Unidade Gestora Emitente: 120091 - COMISSAO AERONAUTICA BRASILEIRA NA EUROPA
Favorecido: EXE0F0210 - EUROCOPTER
Valor original: USD 144.008.962,40
Descrição PN: W/O CONTRATO 008/CTA-SDDP/2008 - AQUISIO DE 50 (CINQUENTA) HELICPTEROS DE MDIO PORTE DE EMPREGO GERAL DAS FORAS ARMADAS E APOIO LOGSTICO INICIAL. Requisition: CAF339801CO


Órgão / Entidade Vinculada: 52111 - COMANDO DA AERONAUTICA
Unidade Gestora Emitente: 120091 - COMISSAO AERONAUTICA BRASILEIRA NA EUROPA
Favorecido: EXE0F8224 - THALES RAYTHEON SYSTEMS
Valor original: USD 2.708.730,08
Descrição PN: W/O CT 048/CISCEA/2009 - FORNECIMENTO DE RADARES PARA TERESINA, PALMAS, SANTA TERESA, TANABI, CHAPADA DOS GUIMARES E TRS MARIAS Requisition: CNF339812CO


rgão / Entidade Vinculada: 52111 - COMANDO DA AERONAUTICA
Unidade Gestora Emitente: 120091 - COMISSAO AERONAUTICA BRASILEIRA NA EUROPA
Favorecido: EXE0FB459 - EMBRAER
Valor original: USD 630.883,98
Descrição PN: W/O 009/DCTA-COPAC/2010 - MATERIAIS E SERVICOS PARA MODERNIZACAO 03 (TRES) ANVS F-5F E 08 (OITO) ANVS F-5E ADICIONAIS Requisition: CAF339802CO




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: FAB NEWS

#3257 Mensagem por talharim » Qui Dez 06, 2012 8:18 am

PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DO GALEÃO

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Processo nº 67112.001177/2012-89;
INEXIGIBILIDADE nº 010/PAMAGL/2012;
OBJETO: Serviços de Suporte Logístico Conjunto/Integrado (ILS -
Integrated Logistic Support) para a frota de aeronaves A-1 (AM-X)
em serviço, pertencentes à Força Aérea Brasileira.;
VALOR ESTIMADO: C=$ 60,247,057.98 (Sessenta milhões, duzentos
e quarenta e sete mil, cinqüenta e sete Euros e noventa e oito centavos
de Euro).;
FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 25, Caput, da Lei nº 8.666, de 21
Jun 93 e suas alterações posteriores;
JUSTIFICATIVA: Parecer Técnico nº 004/TTEC-CPA1/2012;
SOLICITANTE: Brig Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira (Ordenador
de Despesas do PAMAGL); e
RATIFICAÇÃO: Maj Brig Ar PAULO JOÃO CURY (Diretor da
DIRMAB).

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 9/2012 - UASG 120049
Nº Processo: 67112001157201216 . Objeto: Serviços de Suporte Logístico
Conjunto/Integrado (ILS Integrated Logistic Support) para a
frota de aeronaves A-1 (AM-X) em serviço, pertencentes à Força
Aérea Brasileira.
Total de Itens Licitados: 00001 . Fundamento Legal:
Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. . Justificativa: Parecer
Técnico nº 003/TTEC-CPA1/2012, em especial no seu item VII Análise
Técnica do Preço. Declaração de Inexigibilidade em 21/11/2012 .
ANTONIO RICARDO PINHEIRO VIEIRA . Ordenador de Despesas
. Ratificação em 04/12/2012 . PAULO JOAO CURY . Diretor Dirmab
. Valor Global: R$ 119.151.316,75 . CNPJ CONTRATADA :
07.689.002/0001-89 EMBRAER S .A..

(SIDEC - 05/12/2012) 120049-00001-2012NE800219




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: FAB NEWS

#3258 Mensagem por alex » Qui Dez 06, 2012 11:51 am

defesanet:
Um avião da Base Aérea de Santa Maria (BASM) teria caído. Segundo informações preliminares, os moradores de Capinzal, no oeste de Santa Catarina (SC) contam que viram um caça da FAB voando muito baixo na região.

O avião teria caído na localidade de Volta Grande, município de Zortéa, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelos relatos, a aeronave teria se chocado na rede de alta tensão da Usina de Machadinho.

O comandante da BASM, David Alcoforado confirmou que o avião, um caça AMX, pertence à BASM. Ainda não há informações sobre vítimas.

Segundo o gerente da Usina de Machadinho, o avião se chocou contra uma linha de transmissão que liga a usina hidrelétrica à subestação de Campos Novos. Por volta de 10h, o sistema teria caído em função do toque de avião da linha. Ele disse que o avião seria uma aeronave de pequeno porte e que esta linha estaria no território catarinense, em Zortea.

Nota DefesaNet - Caso se confirme que a aeronave era de da BASM deve ser um caça AMX.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: FAB NEWS

#3259 Mensagem por alex » Qui Dez 06, 2012 11:52 am

deletado




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB NEWS

#3260 Mensagem por denilson » Qui Dez 06, 2012 2:17 pm

alex escreveu:defesanet:
Um avião da Base Aérea de Santa Maria (BASM) teria caído. Segundo informações preliminares, os moradores de Capinzal, no oeste de Santa Catarina (SC) contam que viram um caça da FAB voando muito baixo na região.

O avião teria caído na localidade de Volta Grande, município de Zortéa, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelos relatos, a aeronave teria se chocado na rede de alta tensão da Usina de Machadinho.

O comandante da BASM, David Alcoforado confirmou que o avião, um caça AMX, pertence à BASM. Ainda não há informações sobre vítimas.

Segundo o gerente da Usina de Machadinho, o avião se chocou contra uma linha de transmissão que liga a usina hidrelétrica à subestação de Campos Novos. Por volta de 10h, o sistema teria caído em função do toque de avião da linha. Ele disse que o avião seria uma aeronave de pequeno porte e que esta linha estaria no território catarinense, em Zortea.

Nota DefesaNet - Caso se confirme que a aeronave era de da BASM deve ser um caça AMX.
Nessa hora me pergunto se porque a fab não tem um banco de dados com antenas e torres de alta tenção, com toda a tecnologia que possuímos e a modernização do A-1 não inclui esses obstáculos no banco de dados para que o piloto receba um alerta o custo de se fazer isso é irrisório, caso tenha alguém do Exército ou FAB aqui no fórum, estou me oferecendo para fazer o banco de dados, sou funcionário publico totalmente habilitado para tal empreitada, e tenho convicção que minha chefia não negara o apoio, é concebível que continuemos perdendo pilotos e aeronaves por causa disso!!!!




wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#3261 Mensagem por wilsonjsjr » Qui Dez 06, 2012 2:26 pm

denilson escreveu:
alex escreveu:defesanet:
Um avião da Base Aérea de Santa Maria (BASM) teria caído. Segundo informações preliminares, os moradores de Capinzal, no oeste de Santa Catarina (SC) contam que viram um caça da FAB voando muito baixo na região.

O avião teria caído na localidade de Volta Grande, município de Zortéa, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelos relatos, a aeronave teria se chocado na rede de alta tensão da Usina de Machadinho.

O comandante da BASM, David Alcoforado confirmou que o avião, um caça AMX, pertence à BASM. Ainda não há informações sobre vítimas.

Segundo o gerente da Usina de Machadinho, o avião se chocou contra uma linha de transmissão que liga a usina hidrelétrica à subestação de Campos Novos. Por volta de 10h, o sistema teria caído em função do toque de avião da linha. Ele disse que o avião seria uma aeronave de pequeno porte e que esta linha estaria no território catarinense, em Zortea.

Nota DefesaNet - Caso se confirme que a aeronave era de da BASM deve ser um caça AMX.
Nessa hora me pergunto se porque a fab não tem um banco de dados com antenas e torres de alta tenção, com toda a tecnologia que possuímos e a modernização do A-1 não inclui esses obstáculos no banco de dados para que o piloto receba um alerta o custo de se fazer isso é irrisório, caso tenha alguém do Exército ou FAB aqui no fórum, estou me oferecendo para fazer o banco de dados, sou funcionário publico totalmente habilitado para tal empreitada, e tenho convicção que minha chefia não negara o apoio, é concebível que continuemos perdendo pilotos e aeronaves por causa disso!!!!
Esta tarefa é responsabilidade do ICA, que produz as cartas de navegação visual (VFR), CAP, CNAV/P, WAC e cartas especiais para este tipo de vôo. Em tese digo, em tese, estas deveriam ser sempre atualizadas, mas pode ocorrer que de entre uma edição e outra, estes obstáculos não estarem presentes. Não sei como as coisas estão hoje, mas na época em que estive lá, linhas de transmissão eram uma prioridade e existia pessoal focado apenas em levantar periodicamente esta informação junto a operadoras, geradoras, e agências..... Mas vôo visual é fogo.... tá por conta do piloto....

Na minha época eu cheguei a desenhar um projeto que iria utilizar no mestrado para uma mapoteca que fosse totalmente eletrônica de modo que a navegação ocorre-se sempre cartas e obstáculos atualizados. Mas não sei como as coisas andaram depois que pedi baixa.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB NEWS

#3262 Mensagem por denilson » Qui Dez 06, 2012 2:39 pm

Trabalhei em conjunto com o CENSIPAM e ja atualizei muita coisa, posso te garantir que (pelo menos até o ano passado) tem muita coisa faltando e principalmente muita coisa errada, alguma coisa errada e principalmente gente incompetente querendo apenas manter o status de chefe etc. Mas, a não ser que tenha sido por erro humano, o ICA acaba de nos brindar com a morte de um piloto muito qualificado, a perda de um A-1 e alguns milhões de reais.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB NEWS

#3263 Mensagem por joao fernando » Qui Dez 06, 2012 3:01 pm

Já tão culpando as cartas...pode isso Arnaldo???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: FAB NEWS

#3264 Mensagem por denilson » Qui Dez 06, 2012 3:28 pm

Mas de onde são tirados os dados para um planejamento de voo??? Mas na verdade não estou falando de carta, estou falando de banco de dados geográficos, as cartas são de difícil atualização, mas um banco de dados geográficos, no caso de uma linha de transmissão, é um vetor tipo linha, que é muito fácil e rápido de atualizar pode ser inclusive utilizado em um tablet com o google eath, inclusive se não me engano os pilotos de black hawk utilizam um tablet para navegação.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#3265 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 06, 2012 3:54 pm

Lamento pela morte do Piloto :(

Meus pêsames para a família :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: FAB NEWS

#3266 Mensagem por alcmartin » Qui Dez 06, 2012 4:22 pm

Nossos pesames a familia do guerreiro. :(

Quanto ao fio, se e' que essa realmente foi a causa, nao seria novidade. Incontaveis vezes eles "abateram" cacas e helicopteros em voo rasante. So' do meu "circulo", tive um veterano de 81, junto com outro colega, juisdeforano, de 82, que faleceram em um sapao, em C.Grande. Um instrutor de aeroclube, tambem, mas esse nao faleceu, por estar num Paulistinha e o choque ser bem mais lento. Um colega de turma, na AFA, cortou um fio com a ponta da asa do T25, ao dar um raso na casa do tio dele. Quando descobriram, rua... :?
Eu tambem ja arrebentei um, mas ja' estava caindo mesmo, nao fez muita diferenca... :oops:




wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#3267 Mensagem por wilsonjsjr » Qui Dez 06, 2012 4:55 pm

denilson escreveu:Mas de onde são tirados os dados para um planejamento de voo??? Mas na verdade não estou falando de carta, estou falando de banco de dados geográficos, as cartas são de difícil atualização, mas um banco de dados geográficos, no caso de uma linha de transmissão, é um vetor tipo linha, que é muito fácil e rápido de atualizar pode ser inclusive utilizado em um tablet com o google eath, inclusive se não me engano os pilotos de black hawk utilizam um tablet para navegação.

O problema não esta na tecnologia, mas no processo. Não adianta ter a mais moderna tecnologia GIS, se as agências, empresas (garanto, são muitas), não informam novas linhas, etc e tal. Veja bem, acredito que este não é nem o caso, pois acho que trata-se de uma linha entiga.
Agora uma coisa é certa. Carta de navegação visual, é uma carta que auxilia a navegação. O próprio nome diz, VISUAL... Tá por conta de quem navega naquela condição, até porque a escala não permite certas representações, por exemplo...uma torre em uma carta 1:250.000 (Menor escala atual para cartas VFR) não vai estar na carta e pode derrubar uma aeronave do mesmo modo...
O ICA no caso da carta visual não derruba ninguém...




wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#3268 Mensagem por wilsonjsjr » Qui Dez 06, 2012 4:56 pm

denilson escreveu:Mas de onde são tirados os dados para um planejamento de voo??? Mas na verdade não estou falando de carta, estou falando de banco de dados geográficos, as cartas são de difícil atualização, mas um banco de dados geográficos, no caso de uma linha de transmissão, é um vetor tipo linha, que é muito fácil e rápido de atualizar pode ser inclusive utilizado em um tablet com o google eath, inclusive se não me engano os pilotos de black hawk utilizam um tablet para navegação.

O problema não esta na tecnologia, mas no processo. Não adianta ter a mais moderna tecnologia GIS, se as agências, empresas (garanto, são muitas), não informam novas linhas, etc e tal. Veja bem, acredito que este não é nem o caso, pois acho que trata-se de uma linha entiga.
Agora uma coisa é certa. Carta de navegação visual, é uma carta que auxilia a navegação. O próprio nome diz, VISUAL... Tá por conta de quem navega naquela condição, até porque a escala não permite certas representações, por exemplo...uma torre em uma carta 1:250.000 (Menor escala atual para cartas VFR) não vai estar na carta e pode derrubar uma aeronave do mesmo modo...




Ed SP
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:00 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: FAB NEWS

#3269 Mensagem por Ed SP » Qui Dez 06, 2012 5:11 pm

Será que foi esse o piloto que faleceu no acidente?

Meus sentimentos a família.

http://www.basm.aer.mil.br/index.php?op ... s&Itemid=7




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: FAB NEWS

#3270 Mensagem por talharim » Sex Dez 07, 2012 8:12 am

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 1/2012
Nº Processo: 67701.025582/2012-52. Objeto: Prestação de serviços e
fornecimento de bens necessários para a modernização dos Sensores
Aeroembarcados de Aeronaves E-99.
Autoridade Solicitante: Brig Ar
Carlos de Almeida Baptista Junior. Autoridade Ratificadora: Ten Brig
Ar Juniti Saito. Contratado: Embraer Aviation International - EAI.
Justificativa: aquisição cujo conhecimento das características do objeto
coloca em risco a segurança nacional. Valor: Euros $
86.907.588,64 (oitenta e seis milhões, novecentos e sete mil, quinhentos
e oitenta oito euros e sessenta e quatro centavos de euros)

Amparo Legal: Inciso IX do art. 24, da Lei nº 8.666/93, c/c Inciso I
do art 1º, do Dec. 2.298/97.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder