osolamaalua escreveu:O problema do equipamento russo hoje é. Falta de padronização na produção. Hoje os armamentos russos são vendidos por uma única empresa a rosoboron export (traduzido), porém se voce comprar 10 helicópteros por exemplo não significa que eles venham todos da mesma linha de montagem e sim de mais de uma. Problemas disso, existem diferentes montagens para o mesmo equipamento. Ai voce adota ele, treina todo mundo no equipamento que a fabrica disponibiliza e na hora de fazer a manutenção do seu equipamento recebido voce ve que tem diferenças.
Vou dar um exemplo, hoje se voce pousar com o Super Puma numa cidade que não tenha Base Aérea, exemplo Campinas e tiver uma queima de fusível, voce vai numa loja de autopeças e compra com uma real esse fusível. Se voce pousa um Mi17 na Base Aerea X e essa não tem esse fusível, voce vai ter que esperar um avião trazer esse fusível da sua base pois ele não é compatibilizado com os ocidentais.
O equipamento russo é barato, mas é barato o heli em si, imagina o preço do transporte de material da Russia para cá.
Hoje como ocorre com as peças para aeronaves. O operador diz que precisa da peça, as CAB na Europa ou EUA buscam essa peça na fábrica (já existe a licitação de tudo isso ou a dispensa se necessario, ou as vezes até emprestada) e mandam no primeiro aviaão comercial que vier destas areas. Então esse processo leva pouco tempo.
Então operacionalmente, operar um equipamento russo complexo como um avião ou helicóptero leva a uma mudança de doutrina e cria uma logística pesada. E o desempenho dos equipamentos é bem similar hoje, com algumas vantagens em certos aspectos para um ou outro. Os helicópteros russos tem geralmente excesso de potência instalada, porém geralmente tem perna curta.
Para o nosso País que é muito grande, que tem dificuldade em gerenciar o ciclo de uso de um equipamento (não por incompetencia e sim por falta de constancia na liberação de recursos) arriscar numa logística diferente pode custar num equipamento de baixissima disponibilidade.
Mas se o preço é CONSIDERAVELMENTE menor, podemos adquirir um lote BEM MAIOR, e incluir PRODUÇÃO LOCAL, TOTS, FABRICAÇÃO DE TODOS OS COMPONENTES DE MAIOR DESGASTE, ETC.
Ai, evitamos estes problemas logísticos, pois produziremos MUITA coisa aqui. E gastando o mesmo, colocamos nossas forças em outro nível.
Se estes preços são reais, imaginem, no lugar dos 50 EC 725 se estivéssemos produzindo 300 Mi-17.